Power Point Analise de Midia sobre infancia e racismo no Brasil

1,467 views

Published on

Apresentação feita por Suzana Varjão na oficina Midia, Infância e Desigualdade Racial organizada pela ANDI e UNICEF em Belem no dia 17 de maio de 2011

Published in: Education
0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
1,467
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
2
Actions
Shares
0
Downloads
15
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Power Point Analise de Midia sobre infancia e racismo no Brasil

  1. 1. Análise de Mídia Infância, Adolescência e Igualdade de Raça e Etnia <br />Realização:<br />Apoio:<br />
  2. 2. Igualdade de raça & etnia <br /><ul><li>Período de busca: 2009
  3. 3. Número de textos: 605
  4. 4. Método de seleção: Clipping eletrônico
  5. 5. Veículos: 39 jornais diários brasileiros de todas as regiões do País (12 jornais da região Nordeste, 11 da região Sudeste, 6 da região Sul, 5 da região centro-oeste e 5 da região Norte)</li></li></ul><li>Localização geográfica <br /><ul><li>A produção de quatro veículos de circulação nacional – Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo, O Globo e Correio Braziliense –, que, em 2009, concentraram cerca de 25% das matérias produzidas sobre Infância, Raça e Etnia no Brasil.
  6. 6. Veículos de estados que apresentam forte presença da população indígena – como Roraima, Amazonas, Mato Grosso e Pernambuco – também foram responsáveis por mais um quarto da cobertura sobre o tema.</li></li></ul><li>Tipo de texto<br /><ul><li>Embora o formato reportagem seja predominante nos textos sobre Infância, Raça e Etnia (76,4%), há uma considerável presença de conteúdos opinativos.
  7. 7. Artigos de opinião, editoriais e entrevistas correspondem a 23,6% do total de notícias analisadas – percentual bastante superior ao observado na cobertura em geral sobre Infância & Adolescência (7,5%).</li></li></ul><li>Principais temas<br />
  8. 8. Enquadramento institucional<br />
  9. 9. Poderes públicos<br /><ul><li>Presença marcante do legislativo: o Poder Legislativo é a principal instituição presente em 7,8% das pautas, seguido pelo Poder Executivo, com 6,6% – o que demonstra uma inversão na tendência historicamente identificada nos monitoramentos realizados pela ANDI.
  10. 10. Os debates em torno do Estatuto da Igualdade Racial nas duas casas do Legislativo em 2009 foram determinantes para este resultado.</li></li></ul><li>Fontes de informação e opiniões divergentes<br /><ul><li>O número de fontes consultadas nas matérias ficou pouco acima dos patamares dos últimos monitoramentos desenvolvidos pela ANDI: 1,63 fonte por notícia.
  11. 11. A sociedade civil foi ouvida em 62% das matérias, superando as esferas de governo – responsáveis por 49% das fontes de informação.
  12. 12. Em um tema cercado por aspectos considerados polêmicos, apenas 14,21% das notícias analisadas pela ANDI para o presente estudo buscaram destacar perspectivas distintas sobre uma questão.</li></li></ul><li>Marco legal e dados estatísticos<br /><ul><li>Cerca de 17% dos textos publicados em 2009 trazem referência a legislação – percentual bem acima do registrado na cobertura em geral sobre Infância & Adolescência (5,7%).
  13. 13. O Estatuto da Igualdade Racial é mencionado em 7,7% do total de textos analisados. Outras leis específicas para a área ainda estão ausentes dessa agenda de discussão.
  14. 14. 33,2% das notícias sobre o tema trazem dados estatísticos – percentual bem acima do verificado na cobertura sobre infância em geral.</li></li></ul><li>Igualdade racial e infância<br /><ul><li>Casos concretos de preconceito e discriminação racial foram noticiados em 24% dos textos sobre Infância, Raça e Etnia.
  15. 15. A maior parte desses textos (39,5%) não cita vítimas específicas de racismo, tratando do assunto de forma genérica ou discutindo a temática do preconceito de raça e/ou etnia de modo geral.
  16. 16. Chama a atenção o fato de a utilização de termos pejorativos na cobertura ter sido praticamente inexistente.</li></li></ul><li>Gratos(as)!<br />

×