Your SlideShare is downloading. ×
Alimentação
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×
Saving this for later? Get the SlideShare app to save on your phone or tablet. Read anywhere, anytime – even offline.
Text the download link to your phone
Standard text messaging rates apply

Alimentação

3,200

Published on

alimentos construtores, energéticos e reguladores

alimentos construtores, energéticos e reguladores

0 Comments
4 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total Views
3,200
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
2
Actions
Shares
0
Downloads
97
Comments
0
Likes
4
Embeds 0
No embeds

Report content
Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
No notes for slide

Transcript

  • 1. NUTRIÇÃO- ALIMENTOS
  • 2. Os seres humanos utilizam os alimentos para obter a energia de que necessitampara se desenvolver, realizar as atividades necessárias para o funcionamento do corpo, semovimentar, entre outras atividades. Alimentos são substâncias indispensáveis para o crescimento e bom funcionamentodo corpo. Os alimentos ingeridos pelo ser humano podem ser de origem animal ou vegetal.Esses alimentos são compostos de nutrientes como proteínas, gorduras, carboidratos,vitaminas e sais minerais. Além disso, necessitamos ingerir substâncias de origem mineral,como água e o sal. A criança, no início da vida, alimenta-se exclusivamente de leite. Aos poucos, vãosendo introduzidos novos tipos de alimentos na sua alimentação. Alimentos como frutas, verduras e legumes são de origem vegetal. As carnes, os ovos eo leite são alimentos de origem animal. Muitas vezes, esses alimentos podem sertransformados em outros produtos, que são chamados derivados. O queijo, por exemplo, é umalimento derivado do leite. A água e o sal de cozinha são de origem mineral. Cada tipo de nutriente presente nos alimentos exerce uma ou mais funções diferentes noorganismo. Os principais nutrientes que podemos encontrar nos alimentos são proteinas,carboidratos, gorduras, vitaminas e sais minerais. PRINCIPAIS FUNÇÕES DE CADA NUTRIENTE NUTRIENTES FUNÇÕESProteínas Participam na multiplicação das células, permitindo o crescimento e o desenvolvimento do corpo humano.Carboidratos e gorduras Fornecem energia que é utilizada pelo organismo na realização de diversas atividades.Vitaminas Ajudam a defender o organismo de algumas doenças.Sais minerais Ajudam na formação dos ossos, dos dentes e das células sanguíneas e ajudam no controle dos batimentos cardíacos. Os alimentos são divididos em três grupos de acordo com o tipo de nutriente possuemem maior quantidade. Os principais grupos são : alimentos construtores, alimentosenergéticos e alimentos reguladores.
  • 3. CONSTRUTORES São encarregados da estrutura do corpo humano. São ricos em proteinas. Asproteinas são encontradas nas carnes vermelhas, brancas como aves e peixe, no leite e em seusderivados como queijo, iogurte, nos ovos e nos cereais: feijão, ervilha, soja, lentilha, grão debico, etc. ENERGÉTICOS São ricos em carboidratos como amido, açucar e gorduras , fornencemenergia ao organismo. As gorduras são encontradas na banha gordura animal, nos óleosvegetais, manteiga, na margarina e queijo são alimentos ricos em gordura. O amido éfornecido pelos cereais como arroz, milho, trigo, macarrão, pão, aveia, pela batata, pelamandioca, pelo cará. O açúcar é fornecido pela cana, pela beterraba, pela uva, banana, maçã epelos cereais.
  • 4. REGULADORES Ajudam a regularização do corpo humano. São ricos em vitaminas e sais minerais.As vitaminas são encotradas nas frutas e nas verduras, couve, feijão e amendoim. O leite,queijo, iogurte, peixe, figado de boi, ovo são ricos em sais minerais. Os sais minerais sãoencontrados no sal de cozinha. FUNÇÕES E FONTES DAS PRINCIPAIS VITAMINAS VITAMINA FUNÇÃO FONTEVitamina A Importante para visão, a pele Gema do ovo, fígado, gordura do leite, e crescimento frutas e legumes (cenoura e abóbora)Vitamina D Essencial para a dormação Leite, peixe, fígado, ovos, manteiga e dos ossos e dos dentes margarinaVitamina C Ajuda na cicatrização de Laranja, caju, acerola, goiaba, abacaxi, feridas e aumenta a resistência tomate, repolho e couve flor do corpoVitamina E Auxilia no metabolismo das Cereais, óleos de sementes, amendoim, gorduras castanhas, espinafres e brócolisVitamina K Auxilia na coagulação Vegetais de folhas verdes, fígado e leite sanguínea
  • 5. ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL Uma boa alimentação deve ser equilibrada, isto é, deve conter os nutrientes emquantidades adequadas, para isso a alimentação deve ser variada. Para uma alimentaçãosaudável usamos uma dieta variada e equilibrada com metodo da pirâmide alimentar. Comer pouco ou comer mal acarreta a desnutrição, o exesso pertuba o funcionamento doorganismo. A desnutrição retarda ou impede o crescimento e o desenvolvimento das crianças.APRENDA QUE... Na escola , a boa alimentação concorre para um bom rendimento na escola, pois trazdisposição para o trabalho, para os passeios e para a prática de esportes. A pratica deexercicios fisicos é importante para qualquer idade, evitando o sedentarismo e obesidade
  • 6. HIGIENE ALIMENTARDEVEMOS:  Nos alimentar nas horas certas;  Mastigar bem os alimentos;  Não abusar dos doces e refrigerantes;  Comer muitas verduras e frutas;  Tomar leite e comer carne;  Evitar alimentos muito condimentados;  Tomar água fervida ou filtrada;  Lavar as mãos antes das refeições.É PRECISO:  Colocar os alimentos em lugares frescos;  Proteger os alimentos contra as moscas;  Lavar bem as frutas e verduras com água corrente, antes de serem consumidas;  Comer carnes bem cozidas ou bem fritas. PARA UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVELTIPOS DE ALIMENTOS RECOMENDADOS NÃO RECOMENDADOS Carnes em Geral Carne fresca magra(patinho, Hamburger, bacon, carne seca, salsichas, e Derivados coxão mole, coxão duro, linguiças, carnes salgadas ou defumadas, lagarto, alcatra e maminha) extratos e caldos de carne, charque. Frango, peru ou chester sem Miúdos e patês, salsichas, linguiças, extrato e Aves pele ( retirar antes de caldo de galinha, pé , asa e pescoço de cozinhar) galinha Peixes frescos(pescada, Sardinhas, anchovas, atum e aliche em lata, Peixes meduza, salmão, badejo, peixes defumados, bacalhau salgado linguado e outros) Queijo branco e ricota sem Queijos amarelos e curados(parmesão, Lacticínios e sal, leite e iogurte desnatado, provolone, suíço,etc), queijos cremosos, Embutidos peito de peru não defumado. salame, mortadela, presento gordo, apresentado, copa, lombinho. Ervas e temperos naturais, Temperos prontos, molho de tomate Molhos e molhos caseiros industrializado, amaciante de carnes, Condimentos glutamato nmonossódico, mostarda, ketchup, molho de soja, molho inglês, pimenta vermelha, alho/cebola em pasta, missô(pasta de soja), molhos à base de maionese, adoçantes a base de sódio. Picles, azeitonas, aspargos, palmito, etc. Conservas Água e suco de frutas naturais Bebidas alcoólicas em exesso, refrigerantes Bebidas em geral(inclusive diet/light), milk shakes, bebidas energéticas, sucos artificiais.FONTE: Revista da Unimed,2009.
  • 7. FIGURAS RELACIONADAS
  • 8. ALHO
  • 9. BANANA
  • 10. BATATA
  • 11. BERINGELA
  • 12. CENOURA
  • 13. ERVILHA
  • 14. LIMÃO
  • 15. MORANGO
  • 16. PERA
  • 17. PIMENTÃO

×