As TIC aplicadas ao pequeno Comercio
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×
 

As TIC aplicadas ao pequeno Comercio

on

  • 6,260 views

 

Statistics

Views

Total Views
6,260
Views on SlideShare
6,202
Embed Views
58

Actions

Likes
0
Downloads
263
Comments
0

3 Embeds 58

http://www.slideshare.net 38
http://novasoportunidadesturmapcacilhastejo.blogspot.pt 13
http://novasoportunidadesturmapcacilhastejo.blogspot.com 7

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Microsoft PowerPoint

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

As TIC aplicadas ao pequeno Comercio As TIC aplicadas ao pequeno Comercio Presentation Transcript

  • TRABALHO REALIZADO POR: ARNALDO BARREIRA CURSO EFA TURMAP Março 2010 AS TIC APLICADAS AO PEQUENO COMÉRCIO
  • AS TIC ALICADAS AO PEQUENO COMÉRCIO O QUE SÃO AS TIC?? TIC é a abreviação de “ Tecnologia da Informação e Comunicação ".
  • AS TIC ALICADAS AO PEQUENO COMÉRCIO Podemos dizer que TIC é um conjunto de recursos tecnológicos, que se estiverem interligados entre si, podem proporcionar a automação e/ou a comunicação de vários tipos de processos existentes nos negócios, no ensino, na pesquisa científica, na área bancária e financeira, etc.. Ou seja, são tecnologias usadas para reunir, distribuir e compartilhar informações, como exemplo: sites da Web, equipamentos de informática (hardware e software), telefonia, quiosques de informação e balcões de serviços automatizados.
  • AS TIC ALICADAS AO PEQUENO COMÉRCIO O objectivo deste trabalho é mostrar, com um CASO PRÁTICO , a evolução da aplicação das TIC ao pequeno comércio, as vantagens e os inconvenientes. OU SEJA:
  • AS TIC ALICADAS AO PEQUENO COMÉRCIO SE ANTES ERA ASSIM….
  • AS TIC ALICADAS AO PEQUENO COMÉRCIO HOJE E AMANHÃ SERÁ ASSIM:
  • AS TIC ALICADAS AO PEQUENO COMÉRCIO OURIVESARIA CRISTAL A Ourivesaria Cristal é uma pequena empresa cujo legado foi construído, desde sempre, pela família. Foi fundada em 1958 pelo meu pai, José de Jesus Barreira
  • AS TIC ALICADAS AO PEQUENO COMÉRCIO Aos 20 anos começou, com o seu irmão, a sua actividade profissional como ourives ambulante. Deslocavam-se em grupos, quase sempre de comboio, levando as bicicletas e malas tendo cada um a sua área de trabalho.
  • AS TIC ALICADAS AO PEQUENO COMÉRCIO O chapéu e a bicicleta “Ralia” com a mala em folha e de cor verde, presa ao suporte por cintas de cabedal, identificavam, por si só, a profissão! De aldeia em aldeia, vendiam os mais diversos objectos em ouro e em prata, desde anéis a brincos, de dedais a relógios.
  • AS TIC ALICADAS AO PEQUENO COMÉRCIO As ferramentas com que mais trabalhavam eram o canivete de ourives e o alicate. Hoje a ferramenta com que mais trabalho são as TIC, nomeadamente o computador e a internet
  • AS TIC ALICADAS AO PEQUENO COMÉRCIO Em 1984, depois de cumprir o Serviço Militar, entro para a empresa e naturalmente começo a aprender o ofício, até que, em 1987, tomo as rédeas do negócio com a morte do meu pai. É a partir desta data, que existe um forte esforço de investimento para modernizar e reestruturar a empresa, e inclusivamente, acompanhar e aplicar as Novas Tecnologias sempre com uma visão de futuro.
  • AS TIC ALICADAS AO PEQUENO COMÉRCIO Encontrei um estabelecimento onde tudo era feito manualmente: Controlo de stock Etiquetas de preços dos produtos Pagamento em dinheiro ou cheque . O contacto com os fornecedores (armazenistas/fabricantes) era de forma presencial ou telefonicamente e mais tarde por fax. A publicidade feita nesta altura era nula, existindo a aposta na boa relação cliente/comerciante que se revelava suficiente.
  • AS TIC ALICADAS AO PEQUENO COMÉRCIO O primeiro computador foi adquirido em 1989 com objectivo de gestão de stock e inventários, codificação de produtos e a criação de posto de venda. O software utilizado, já continha características muito próprias devido à especificidade desta actividade comercial no entanto era ainda muito rudimentar. Podemos dizer que pertencia à 5ª geração de computadores.
  • AS TIC ALICADAS AO PEQUENO COMÉRCIO Actualmente utilizo um novo software que me permite, para além destas características, obter a visualização das peças existente no estabelecimento, o que tem como vantagem a identificação rápida de uma peça (anel, brinco, fio, …)
  • AS TIC ALICADAS AO PEQUENO COMÉRCIO
  • AS TIC ALICADAS AO PEQUENO COMÉRCIO Com o surgimento do correio electrónico tornou simples, o que era complicado. Vejamos….
  • AS TIC ALICADAS AO PEQUENO COMÉRCIO Um cliente necessitava de um objecto que não existia em stock Não há!!
  • AS TIC ALICADAS AO PEQUENO COMÉRCIO Anteriormente, este pedido era feito telefonicamente, onde se usava linguagem verbal para descrever o produto havendo a necessidade de transmitir a imagem do objecto necessitado, a margem de erro na sua identificação era enorme o que fazia com que muitas das vezes, a encomenda não estivesse de acordo com o pedido.
  • AS TIC ALICADAS AO PEQUENO COMÉRCIO Nos dias de hoje, com o aparecimento das TIC (Pc’s, Internet, Digitalização) estes processos ficaram mais rápidos e precisos, podemos dizer “ simplex ”.
  • AS TIC ALICADAS AO PEQUENO COMÉRCIO Com as TIC, encontrei novas respostas, passei a utilizar sistematicamente o correio electrónico ( [email_address] ) porque este permite-me enviar imagens digitalizadas com maior precisão, anulando desta forma, a margem de erro da encomenda pedida, minimizando o tempo dispendido nesta actividade e o custo associado às chamadas telefónicas e/ou fax.
  • AS TIC ALICADAS AO PEQUENO COMÉRCIO Com o aparecimento da Internet, o que antes era feito de forma passiva hoje é feito de forma pró-activa. Os fornecedores apareciam no estabelecimento e apresentavam o produto de forma exposta e directa, hoje, com a ferramenta da internet (sites, msm…) é possível contactar com um maior número de fornecedores e armazenistas, mesmo no mercado estrangeiro , criando assim mais oportunidades de negócio quer na aquisição de produtos como na venda destes.
  • AS TIC ALICADAS AO PEQUENO COMÉRCIO Também utilizo as TIC na: Localização de endereços e telefones, Operações bancárias Consulta de legislação (portais de governo) Consulta do valor monetário dos metais (ouro) Ligação em rede dos computadores do estabelecimento Formas de Pagamento Moldura digital Sistema de alarme
  • AS TIC ALICADAS AO PEQUENO COMÉRCIO Em relação á aplicação da rádio no pequeno comércio….
  • AS TIC ALICADAS AO PEQUENO COMÉRCIO Penso que se poderia equipar as ruas do comércio local com um sistema de sonorização que permitiria difundir todo o tipo de conteúdos, desde publicidade do comércio local , institucional , e de produtos e serviços , informação de interesse para a população, assim como música ambiente . A inserção deste sistema de som nas ruas do comércio local seria um instrumento para a revitalização de toda a área comercial, numa perspectiva de impulsionar a actividade comercial, como também contribuir para a criação de uma imagem de inovação e modernização.
  • AS TIC ALICADAS AO PEQUENO COMÉRCIO Resumindo….. As TIC aplicadas ao pequeno comércio trouxeram grandes vantagens: Maior exposição no mercado / Novas oportunidades de negócio Rentabilidade do negócio Rentabilidade de tempo
  • AS TIC ALICADAS AO PEQUENO COMÉRCIO Existem também alguns inconvenientes ….. Grande resistência à mudança nos elementos mais velhos que fazem parte da empresa.
  • AS TIC ALICADAS AO PEQUENO COMÉRCIO PROJECTOS PESSOAIS
  • AS TIC ALICADAS AO PEQUENO COMÉRCIO Aderir ao comércio electrónico com a criação de um site da loja. Arranque de um novo projecto de Gravação e Corte recorrendo a tecnologia de ponta que associa a informática ao laser. http://www.obrasegura.com/silvaebarreira/
  • AS TIC ALICADAS AO PEQUENO COMÉRCIO FIM!!!!!!!!