Portfólio_1º semestre_pcte_Ana Cristina

1,486 views

Published on

Portfólio referente às atividades realizadas no 1º semestre de 2012 na Escola Municipal Sulivan Silvestre Oliveira

Published in: Education
0 Comments
1 Like
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
1,486
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
7
Actions
Shares
0
Downloads
17
Comments
0
Likes
1
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Portfólio_1º semestre_pcte_Ana Cristina

  1. 1. ESCOLA MUNICIPAL SULIVAN SILVESTRE OLIVEIRA – TUMUNE KALIVONO “CRIANÇA DO FUTURO”PCTE: ANA CRISTINA PANIAGUA CARDOSO EQUIPE TÉCNICA: DIRETORA: LUCIMAR TRINDADECOORDENADORAS PEDAGÓGICAS: ONILDA E ELIANA
  2. 2. A E.M. Sulivan Silvestre Oliveira Tumune Kalivono Criança do Futuronasceu do desejo da comunidade indígena do Loteamento Marçal de Souza terseus filhos estudando na localidade. Então em 12 de fevereiro de 1999 foiinaugurada a Escola dentro de uma aldeia urbana de Campo Grande-MS. O nome Tumune Kalivono em língua Terena foi escolhido pelacomunidade indígena e pela SEMED (Secretaria Municipal de Educação). Emhomenagem ao presidente da FUNAI, Sulivan Silvestre que faleceu na data dacriação da escola em janeiro de 1999. A escola oferece ensino de Educação Infantil e Ensino Fundamentalaté o 5º ano. E em 2011 foi inserido no currículo o Ensino da Língua Terena eCultura Terena. Com a inserção intercultural está sendo possível a troca dediferentes culturas proporcionando assim novos significados no processopedagógico. Vale ressaltatar que neste portfólio serão demonstradas atividades eprojetos desenvolvidos no período matutino no primeiro semestre de 2012.
  3. 3. Tempo de execução: Decorrer do Ano letivo de 2012Turma a que se destina: 2º ao 5º ano1. TemaTransitando com consciência2. ProblemaObserva-se uma urgente necessidade de se trabalhar trânsito no EnsinoFundamental, transversalmente e de forma interdisciplinar, para que os seusconceitos sejam assimilados pelos alunos desde a sua infância, para que nomomento oportuno, tornem-se condutores e pedestres conscientes dos seuspapéis como cidadãos.A hipótese que orienta este trabalho relaciona-se com a inserção da educaçãopara o trânsito, proporcionando, dessa forma, tempo hábil para se aprofundar notema trânsito com as crianças. Será que desta forma facilitaria a compreensão ea consciência das crianças em relação à realidade do trânsito?
  4. 4. 3. Justificativa Para que toda e qualquer ação educativa no ensino fundamental tenhasucesso é necessário que as instituições escolares propiciem uma aprendizagemcontextualizada, de modo a compreender a realidade social, posicionando eintervindo frente às questões que interferem na vida coletiva da comunidade. Desta forma surge a necessidade de trabalhar Educação para o Trânsitojunto aos alunos do 5º ano, de uma escola municipal de Campo Grande, MS, nodecorrer do processo de ensino e aprendizagem do ano letivo de 2011, buscandocontribuir para um trânsito mais seguro e legal. O capítulo VI do C.T.B. (Código deTrânsito Brasileiro) em seu artigo 76, estabelece que a educação para o trânsitodar-se-á na pré-escola e nas escolas de Educação Básica e Ensino Superior. Outro fator determinante que justifica este projeto é o falecimento de umaaluna em um acidente de trânsito, numa das vias públicas próximas a escola noprimeiro semestre de 2011. E sabendo que a maior parte de nossa clientela quemora nas proximidades da escola utiliza tais vias públicas para se locomover,acreditamos que tal projeto se faz necessário. Neste sentido o enfoque principal do Projeto é tornar a criança umpedestre responsável e ciente de seus direitos e deveres, de modo que, quandochegar à idade adulta e for circular como condutores, de veículos estejapreocupado com a segurança de todos que trafegam pelas vias de trânsito.Conscientizando-a também sobre os perigos que o trânsito pode oferecer.
  5. 5. 4. ObjetivosGeral:* Promover ações educativas que facilitem às crianças o conhecimento sobre asregras de circulação para integrá-los com segurança no contexto trânsito,através de vivência das diversas situações como pedestre, ciclista e passageiro.Específico:* Identificar comportamentos que proporcionem segurança no trânsito e oscomportamentos que proporcionem ou comprometem essa segurança;* Analisar atitudes positivas e negativas, comparando-as com as normasestabelecidas no Novo Código Brasileiro de Trânsito;* Observar o movimento de pessoas dentro da Escola;* Descrever a sinalização de trânsito como fator de segurança;* Reconhecer as cores dos sinais de trânsito;* Identificar os principais sinais de trânsito;* Ensinar obediência à sinalização.
  6. 6. 5. MetodologiaO presente projeto será trabalhado de forma interdisciplinar, cujo objetivo é integrar o assuntoem diversas situações de pesquisa em livros e atividades na Sala de tecnologia, e atividadesque envolva palestra com profissionais capacitados, criatividade e participação efetiva dosalunos, educadores e comunidade escolar.Dessa forma, a serão desenvolvidas várias estratégias para abordar a temática, e assimalcançar os objetivos. Logo a seguir são apresentadas as diversas atividades que serãodesenvolvidas:Conhecer e trabalhar as normas e regras existentes na escola;Orientações sobre o trânsito;Leitura e interpretação de textos informativos sobre trânsito;Produção de texto;Jogo do trânsito;Conhecimento de algumas placas de trânsito na sala de tecnologia;Cruzadinha relacionada ao trânsito;Confecção de um painel sobre o trânsito;Desenho sobre o trânsito: Criação e pintura.Projeção de vídeos sobre o trânsito na biblioteca;Discussão sobre a importância das regras de trânsito;Hipertextos informativos e ilustrativos com links e abordagem sobre o assunto ( sala detecnologia);Parceria com CIPTRAN: Participação do Programa Portas Abertas.Visita ao Detranzinho;Palestra com profissionais do DETRAN;Produção de vídeo com as ações desenvolvidas.Palestra sobre trânsito com os profissionais da AGETRAN, com cadastramento para oCLUBE DO SETINHA;Acessar o site: http://www.capital.ms.gov.br/setinha,
  7. 7. 6. RecursosTecnologias e mídias disponíveis na escola: televisão, data show, rádio, vídeo,notebook, computadores dentre outrosJogosSoftware sobre Educação para o TrânsitoSala de tecnologia;Biblioteca.Painéislivro de dicas para o pedestre7. AvaliaçãoSerá utilizado durante todo o desenvolvimento do projeto, instrumentos deavaliação e registros de desempenho dos alunos. Será considerado aparticipação, interesse, criatividade e entusiasmo. Além do que foi mencionadotambém serão observadas as mudanças comportamentais no contexto trânsito.8. CulminânciaCulminância com a exposição dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos em painele em vídeo.

×