• Like
Iconografia Da RepúBlica   Beatriz
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

Iconografia Da RepúBlica Beatriz

  • 1,336 views
Published

 

  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Be the first to comment
    Be the first to like this
No Downloads

Views

Total Views
1,336
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0

Actions

Shares
Downloads
36
Comments
0
Likes
0

Embeds 0

No embeds

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
    No notes for slide

Transcript

  • 1. Centenário da 1ª República Imagens
  • 2. 1ª República Mapa cor-de-rosa: Os Portugueses também realizaram expedições no continente africano. Serpa Pinto, Brito Capelo e Roberto Ivens chegaram a ir do litoral de Angola ao litoral de Moçambique. Livro de História e Geografia de Portugal 6º ano – Porto Editora (Fátima Costa e António Marques)
  • 3. 1ª República Conferência de Berlim: Aí ficou decidido que as terras africanas seriam dos países que as ocupassem efectivamente, não interessando quem as tivesse descoberto em primeiro lugar. Livro de História e Geografia de Portugal 6º ano – Porto Editora (Fátima Costa e António Marques)
  • 4. 1ª República Manifestação contra o Ultimatum . Livro de História e Geografia de Portugal 6º ano – Porto Editora (Fátima Costa e António Marques)
  • 5. 1ª República A primeira bandeira republicana: Centro Democrático Federal – 15 de Novembro Livro de História e Geografia de Portugal 6º ano – Porto Editora (Fátima Costa e António Marques)
  • 6. 1ª República A revolta de 31 de Janeiro: As tropas fiéis à monarquia atacam os republicanos que tinham ocupado a Câmara Municipal Livro de História e Geografia de Portugal 6º ano – Porto Editora (Fátima Costa e António Marques)
  • 7. 1ª República Com a morte de D. Carlos e do príncipe herdeiro Luís Filipe, foi aclamado rei D. Manuel II, que tinha apenas 18 anos. Livro de História e Geografia de Portugal 6º ano – Porto Editora (Fátima Costa e António Marques)
  • 8. 1ª República Um testemunho real do atentado à família real (regicídio) Livro de História e Geografia de Portugal 6º ano – Porto Editora (Fátima Costa e António Marques)
  • 9. 1ª República Barricadas na Rotunda (actual Praça Marquês de Pombal) Livro de História e Geografia de Portugal 6º ano – Porto Editora (Fátima Costa e António Marques)
  • 10. 1ª República Os “espaços” da Revolução (desenho esquemático) Livro de História e Geografia de Portugal 6º ano – Porto Editora (Fátima Costa e António Marques)
  • 11. 1ª República Testemunho real da revolução do 5 de Outubro de 1910 Livro de História e Geografia de Portugal 6º ano – Porto Editora (Fátima Costa e António Marques)
  • 12. 1ª República A primeira página de um jornal da época Livro de História e Geografia de Portugal 6º ano – Porto Editora (Fátima Costa e António Marques)
  • 13. 1ª República Esquema da divisão de poderes segundo a Constituição de 1911 Livro de História e Geografia de Portugal 6º ano – Porto Editora (Fátima Costa e António Marques)
  • 14. 1ª República O parlamento na 1ª República (caricatura): Nas primeiras eleições da República só podiam votar os portugueses com mais de 21 anos que soubessem ler e escrever ou fossem chefes de família. Livro de História e Geografia de Portugal 6º ano – Porto Editora (Fátima Costa e António Marques)
  • 15. 1ª República A Constituição Republicana de 1911 Livro de História e Geografia de Portugal 6º ano – Porto Editora (Fátima Costa e António Marques)
  • 16. 1ª República Gráfico da evolução de número de escolas e de professores primários, devido às importantes reformas no ensino Livro de História e Geografia de Portugal 6º ano – Porto Editora (Fátima Costa e António Marques)
  • 17. 1ª República Sala de aulas de uma escola primária (inicio do século XX) Livro de História e Geografia de Portugal 6º ano – Porto Editora (Fátima Costa e António Marques)
  • 18. 1ª República Percentagem de analfabetos de 1900 a 1930: Houve uma diminuição da percentagem, mas mais de metade da população portuguesa continuava analfabeta, principalmente nas pequenas vilas e aldeias. Livro de História e Geografia de Portugal 6º ano – Porto Editora (Fátima Costa e António Marques)
  • 19. 1ª República Almanaque Editora: A liberdade de expressão permitia que todos os temas e assuntos fossem abordados. Por isso o número de revistas, almanaques e jornais diários e semanários aumentou. Em 1917, existiam em Portugal 414 publicações deste tipo . Livro de História e Geografia de Portugal 6º ano – Porto Editora (Fátima Costa e António Marques)
  • 20. 1ª República Os governos republicanos também tentaram responder às reivindicações dos trabalhadores. No sentido de diminuir as injustiças sociais e melhorar as condições de trabalho, publicaram algumas leis. Livro de História e Geografia de Portugal 6º ano – Porto Editora (Fátima Costa e António Marques)
  • 21. 1ª República Cabeçalho de um jornal operário: Os jornais operários mais divulgados foram “O Sindicalista”, “O Movimento Operário”, “O Despertar” e “A Batalha” Livro de História e Geografia de Portugal 6º ano – Porto Editora (Fátima Costa e António Marques)
  • 22. 1ª República Logo com as primeiras greves, os trabalhadores começaram a ter consciência da força que tinham quando se uniam e lutavam em conjunto, por isso formaram-se inúmeras associações de trabalhadores ou sindicatos. Livro de História e Geografia de Portugal 6º ano – Porto Editora (Fátima Costa e António Marques)
  • 23. 1ª República Crítica à substituição constante de governos, pois na altura existia uma grande instabilidade política, o que causava o descontentamento da população. Livro de História e Geografia de Portugal 6º ano – Porto Editora (Fátima Costa e António Marques)
  • 24. 1ª República Gráfico da subida dos preços entre 1914 e 1921, in J. H. Saraiva, “Diário da História de Portugal” (adaptado: Os eléctricos subiram 4 vezes, o pão subiu 9 vezes, o carvão 10 vezes, o açúcar 12 vezes, o petróleo 13, a carne 15, o azeite 20 e as batatas 22. Livro de História e Geografia de Portugal 6º ano – Porto Editora (Fátima Costa e António Marques)
  • 25. 1ª República Sopa dos pobres e pedintes em Lisboa: O número de pobres aumentou consideravelmente. Em 1918, cerca de 5000 pessoas procuravam nas “sopas de caridade” a única refeição diária. Livro de História e Geografia de Portugal 6º ano – Porto Editora (Fátima Costa e António Marques)
  • 26. 1ª República Testemunho real de uma festa burguesa Livro de História e Geografia de Portugal 6º ano – Porto Editora (Fátima Costa e António Marques)
  • 27. 1ª República Capa da revista ABC: A moda feminina, em 1920-1925, impunha silhuetas alongadas, saias acima dos tornozelos e cabelos curtos. As viagens de automóvel e a ida ao animatógrafo contavam-se entre as “novas distracções” Livro de História e Geografia de Portugal 6º ano – Porto Editora (Fátima Costa e António Marques)
  • 28. 1ª República http://farm1.static.flickr.com/206/478427355_eb728e36c6.jpg A imagem apresenta uma caricatura, publicada na revista ABC, dia 7 de Janeiro com o “slogan”: Ano novo, vida velha. É alusiva aos problemas políticos e sociais dos últimos anos da 1ª República. Com base nesta caricatura observamos que os problemas se referem a crises, guerras, golpes de estado, racionamentos, etc.
  • 29. http://www.castelodosaprendizes.com/imagensdeco/Republica.JPG Proclamação da republica portuguesa a 5 de Outubro de 1910 na Câmara Municipal de Lisboa, onde podemos observar o símbolo republicano (a mulher semi-nua com a bandeira portuguesa ao ombro e com um chapéu tipicamente republicano). A opressão monárquica foi muito pouca, pelo que na figura apenas vemos republicanos. 1ª República
  • 30. 1ª República Nova bandeira portuguesa: o azul e branco deram lugar ao vermelho e verde, nunca esquecendo a esfera armilar, os sete castelos e as cinco quinas com as respectivas chagas de Cristo, e a primeira parte do novo hino português, adoptado pelos republicanos: A Portuguesa (letra de Lopes Mendonça e música de Alfredo Keil) – que salvaguarda a honra portuguesa, gravemente ferida pelos ingleses. http://crdfanzeres.no.sapo.pt/hino.jpg
  • 31. 1ª República http://www.arqnet.pt/imagens/imag020102.jpg 1ª ofensiva directa à família real, no terreiro do paço, onde são assassinados o rei D. Carlos e o seu filho, sucessor ao trono, pelos homens da carbonária: Regicídio
  • 32. 1ª República III Governo de Afonso Costa , Abril de 1917 Da esquerda para a direita: Arantes Pedroso (Marinha), Lima Bastos (Trabalho), Ernesto Vilhena (Colónias), Almeida Ribeiro (Interior), Afonso Costa (Presidência e Finanças), Alexandre Braga (Justiça), Norton de Matos (Guerra), Augusto Soares (Estrangeiros), Herculano Galhardo (Fomento) e Barbosa de Magalhães (Instrução) http://www.citi.pt/cultura/historia/personalidades/afonso_costa/images/cos_10.jpg
  • 33. 1ª República Presidentes da 1ª Republica Portuguesa http://netin.ese.ipcb.pt/alunos/historia_portugal/imagens/presidentes.jpg - com uma pequena edição no paint (apenas corte da imagem)
  • 34. 1ª República Manuel de Arriaga: Nasceu na Ilha do Faial em 1840 e faleceu em 1917. Foi filosofo e poeta, publicando: Contos sagrados; Harmonias sociais; Primeira Presidência da republica. Político eminente, foi o 1º Presidente da Republica Portuguesa, eleito em 24 de Agosto de 1911, terminando o seu mandato em Fevereiro de 1914. http://www.aceav.pt/blogs/alvarinho/Lists/Fotografias/Manuel_Jose_de_Arriaga.jpg
  • 35. 1ª República Teófilo Braga: Nasceu em Ponta Delgada, ilha de São Miguel, Açores, em 1843 e Faleceu em 1924. Adoptou como nome literário Teófilo Braga, mas na realidade o seu nome era Joaquim Fernandes Braga: Poeta, critico e filosofo português. A sua obra poética manifesta uma imaginação brilhante, que por vezes se elevaria ao sublime se a forma acompanhasse os voos do pensamento. Destacou-se igualmente por ter sido Presidente do Governo Provisório da Republica, e mais tarde (1915) exerceu a suprema magistratura da nação. http://1.bp.blogspot.com/_wcmxN4A6BUU/RxiCtQKNGDI/AAAAAAAAAbk/hY6uUDV96HQ/s320/Teofilo_braga.jpg
  • 36. 1ª República Bernardino Machado: Pedagogista, político e estadista português, nasceu no Rio de Janeiro em 1851 e faleceu no Porto em 1944. Foi professor catedrático da faculdade de filosofia da universidade de Coimbra e ministro das obras públicas no tempo da monarquia. Filiou-se depois no partido republicano e tomou parte activa na propaganda democrática. Implantada a Republica, foi ministro dos Estrangeiros do governo provisório, deputado às constituintes em 1911 e membro do 1ª senado da republica. Em 1912 foi nomeado embaixador no rio de Janeiro, de onde regressou para organizar ministério. Em 1915 foi presidente da republica, cargo que foi obrigado a abandonar em 1917, pela revolução chefiada por Sidónio Pais. Quando em 1925, Teixeira Gomes renunciou à chefia do estado, voltou Bernardino Machado a ser eleito presidente da republica. Deposto em revolução de 28 de Maio de 1926, partiu para o exílio. Regressou em 1940. http://www.leme.pt/biografias/portugal/presidentes/bernardino.jpg
  • 37. 1ª República http://fotos.sapo.pt/mSgNu8rKVHRcVEJvFKjz/ Sidónio Pais: Militar, professor universitário, diplomata e estadista (1872-1918). Foi professor catedrático da universidade de Coimbra, ministro das finanças e (depois do triunfo da revolução de 5 de Dezembro de 1917, que ele próprio chefiou), eleito presidente da republica por sufrágio directo. Assassinado por um fanático em 14 de Dezembro de 1918.
  • 38. 1ª República João de Canto e Castro: Oficial da Marinha e político Português (1862-1936). Foi governador de Lourenço Marques, deputado, ministro da Marinha em 1918 e eleito presidente da republica, em substituição de Sidónio Pais. http://www.wikiwak.com/image/Canto+e+Castro.jpg
  • 39. 1ª República António José de Almeida: (1866-1929) Orador eloquente e estadista português. Foi o sexto presidente da republica portuguesa. Neste cargo visitou em 1922 o Rio de Janeiro, que fascinou pelo brilho da sua palavra, representando condignamente Portugal. http://motg.blogs.sapo.pt/arquivo/ph_ajalmeida2.jpg
  • 40. 1ª República Manuel Teixeira Gomes: (1867-1941) Notável prosador e diplomata português. Foi embaixador de Portugal em Londres e presidente da republica em 1924. Renunciou e exilou-se indo viver em bugia, na Argélia, onde faleceu. http://www.emspublinet.com/images/articles/5485/teixeira_gomes.jpg
  • 41. 1ª República Afonso Costa: Estadista português, nascido em Seia (1871-1937). Parlamentar e advogado notável, foi ministro e presidente do Conselho. Fez parte do Governo Provisório da Republica, como ministro da Justiça e mais tarde como ministro das Finanças, onde extinguiu o défice orçamental do pais. Representou também Portugal na sociedade das nações. http://www.laicidade.org/galeria/main.php?g2_view=core.DownloadItem&g2_itemId=387&g2_serialNumber=1
  • 42. 1ª República http://www.prof2000.pt/users/maceira/saber_estudar/historia_2ciclo/olga_hgp6/republica.jpg José Relvas (1858-1929): Político português e grande filantropo (aquele que tem amor aos Homens; que se ocupa de melhorar a sorte dos seus semelhantes). Fez parte do Directório do partido republicano que levou a efeito a revolução de 5 de Outubro de 1910; Foi ministro das finanças do Governo Provisório e chefe de Governo em 1919. Foi grande amador de arte, e a sua casa dos patudos era um verdadeiro museu. É também autor de: “ Conferencias sobre questões económicas”
  • 43. Caricatura de Afonso Costa http://images.google.pt/imgres?imgurl=http://farm2.static.flickr.com/1435/1454087737_1f49ac093b.jpg&imgrefurl=http://blogdaruanove.blogs.sapo.pt/2007/09/&usg=__aS5O_JfytJFCOKXoF_C3VcfKvqM=&h=500&w=322&sz=180&hl=pt-PT&start=1&um=1&tbnid=kkleFdkUB5AT2M:&tbnh=130&tbnw=84&prev=/images%3Fq%3Dcaricatura%2Bde%2Bbernardino%2Bmachado%26hl%3Dpt-PT%26sa%3DN%26um%3D1 1ª República
  • 44. 1ª República http://www.fundacao-mario-soares.pt/iniciativas/ilustra_iniciativas/2005/000500_01.jpg O entusiasmo popular: Em 5 de Outubro de 1910, população de Lisboa aclama um oficial da marinha participante na revolta.
  • 45. 1ª República http://img119.imageshack.us/i/digitalizar0001fh1.jpg/ A república e a Igreja Católica: Afonso Costa, foi na qualidade de ministro da Justiça, o autor da Lei da Separação da Igreja e do Estado. Nesta caricatura surge a ser coroado pelo diabo e ameaçado pelo papa (sob a forma de serpente), enquanto estrangula dois membros do clero.
  • 46. Caricatura de António José Almeida http://images.google.pt/imgres?imgurl=http://farm2.static.flickr.com/1435/1454087737_1f49ac093b.jpg&imgrefurl=http://blogdaruanove.blogs.sapo.pt/2007/09/&usg=__aS5O_JfytJFCOKXoF_C3VcfKvqM=&h=500&w=322&sz=180&hl=pt-PT&start=1&um=1&tbnid=kkleFdkUB5AT2M:&tbnh=130&tbnw=84&prev=/images%3Fq%3Dcaricatura%2Bde%2Bbernardino%2Bmachado%26hl%3Dpt-PT%26sa%3DN%26um%3D1 1ª República
  • 47. 1ª República http://storage.msn.com/x1pbglk-vqL4BtH1HCInPNPaudP-wgCEVVujpiXtJhY9gJJZ6a2qUyr8L0pDpXrnvKz1uheGTJChnJxIbTf2BXSHsSwF7keaVZU5fzJQM6EGlGf0gmsEsw3_2xJOL2NDZIO5xFmjLt7XXVjMzNhtikn9A Cartaz de propaganda da proclamação da república.
  • 48. 1ª República http://media.photobucket.com/image/1%2525C2%2525AA%20republica/leoqw/img107-2.jpg
  • 49. 1ª República Felicidade dos republicanos, que gritam de alegria, no dia 5 de Outubro de 1910, pela vitória do poder. http://images.google.pt/imgres?imgurl=http://www.fundacao-mario-soares.pt/iniciativas/ilustra_iniciativas/2005/000500_01.jpg&imgrefurl=http://www.fundacao-mario-soares.pt/iniciativas/ilustra_01.asp%3Fid%3D000500&usg=__bpHJCCvTjPFr1Iv4O85_7JSGrl4=&h=231&w=350&sz=17&hl=pt-PT&start=7&um=1&tbnid=u2IJdtHUsw7RzM:&tbnh=79&tbnw=120&prev=/images%3Fq%3D5%2Bde%2Boutubro%2Bde%2B1910%26hl%3Dpt-PT%26um%3D1
  • 50. 1ª República http://4.bp.blogspot.com/_UHDuE1WzIdk/R6YDfQHCXdI/AAAAAAAABks/g-x7Aoqto-A/s400/postal_selos_primeira_republica.jpg Postal e selos da Primeira República Portuguesa.
  • 51. Caricatura de Manuel de Arriaga http://images.google.pt/imgres?imgurl=http://farm2.static.flickr.com/1435/1454087737_1f49ac093b.jpg&imgrefurl=http://blogdaruanove.blogs.sapo.pt/2007/09/&usg=__aS5O_JfytJFCOKXoF_C3VcfKvqM=&h=500&w=322&sz=180&hl=pt-PT&start=1&um=1&tbnid=kkleFdkUB5AT2M:&tbnh=130&tbnw=84&prev=/images%3Fq%3Dcaricatura%2Bde%2Bbernardino%2Bmachado%26hl%3Dpt-PT%26sa%3DN%26um%3D1 1ª República
  • 52. 1ª República http://images02.olx.pt/ui/1/43/05/12783805_2.jpg Nota de dez mil reis
  • 53. 1ª República http://www.megaleiloes.pt/media/braga/353677_1122358A.jpg Moeda de 1923 – Republica Portuguesa
  • 54. 1ª República http://1.bp.blogspot.com/_fCNAShPkCH0/SdYzqGfcZuI/AAAAAAAABM0/_TGpG_e7l6w/s400/CR_Humor_Elei%C3%A7%C3%B5es.jpg Caricatura sobre as eleições livres na 1ª republica: Afonso Costa a tentar manipular um suposto eleitor (repare no pormenor das mãos atadas atrás das costas e da boca tapada) , sem que os guardas republicanos agissem (Repare no pormenor dos olhos fechados do guarda). É no fundo uma ironia, que identifica as eleições como fraudulentas e ilícitas.
  • 55. Caricatura de Bernardino Machado http://images.google.pt/imgres?imgurl=http://farm2.static.flickr.com/1435/1454087737_1f49ac093b.jpg&imgrefurl=http://blogdaruanove.blogs.sapo.pt/2007/09/&usg=__aS5O_JfytJFCOKXoF_C3VcfKvqM=&h=500&w=322&sz=180&hl=pt-PT&start=1&um=1&tbnid=kkleFdkUB5AT2M:&tbnh=130&tbnw=84&prev=/images%3Fq%3Dcaricatura%2Bde%2Bbernardino%2Bmachado%26hl%3Dpt-PT%26sa%3DN%26um%3D1 1ª República
  • 56. 1ª República http://images.google.pt/imgres?imgurl=http://inlinethumb37.webshots.com/740/2232720920075342562S500x500Q85.jpg&imgrefurl=http://biclaranja.blogs.sapo.pt/arquivo/1062604.html&usg=__cICHkhlFK0EjBkM4L5hPuB6d5Fw=&h=282&w=500&sz=43&hl=pt-PT&start=1&um=1&tbnid=y8OGx6IWgv1s7M:&tbnh=73&tbnw=130&prev=/images%3Fq%3Dgreve%2Bda%2Bcarris,%2Bem%2B%2B1912%26ndsp%3D18%26hl%3Dpt-PT%26sa%3DN%26um%3D1
  • 57. Caricatura de Manuel de Arriaga http://images.google.pt/imgres?imgurl=http://farm2.static.flickr.com/1435/1454087737_1f49ac093b.jpg&imgrefurl=http://blogdaruanove.blogs.sapo.pt/2007/09/&usg=__aS5O_JfytJFCOKXoF_C3VcfKvqM=&h=500&w=322&sz=180&hl=pt-PT&start=1&um=1&tbnid=kkleFdkUB5AT2M:&tbnh=130&tbnw=84&prev=/images%3Fq%3Dcaricatura%2Bde%2Bbernardino%2Bmachado%26hl%3Dpt-PT%26sa%3DN%26um%3D1 1ª República
  • 58. Resumo esquemático: origens e realizações da 1ª república http://historiaaraposo.files.wordpress.com/2008/10/sintesemonarquia1republica1.png