Plano de ensino_ead

1,719 views
1,668 views

Published on

0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
1,719
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
695
Actions
Shares
0
Downloads
34
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Plano de ensino_ead

  1. 1. COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR – C APES UNIVERSIDADE ABERTA DO BR ASIL - U AB UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS – UNIMONTES PLANO DE ENSINO CURSO UNIDADE Graduação em Educação Física a distância Centro de Educação a Distância - CEAD DISCIPLINA PROFESSORA Introdução à Educação a Distância Analice Ramos de Souza Marangon ANO MÓDULO PERÍODO CARGA HORÁRIA TOTAL 2013 1 01/02/13 a 28/01/13 20h EMENTAA Evolução da Educação à Distância (EaD): histórico e legislação. Tecnologias da informação e dacomunicação (TICs) aplicadas à EaD. As funções/papéis do aluno e do professor na educação adistância. Hábitos de estudos em um cursos a distância. Introdução às metodologias e estratégiaseducacionais para EaD na web. Navegando no Virtualmontes – Ambiente Virtual de Aprendizagemda Unimontes. OBJETIVOSGerais  Conhecer o ambiente virtual de aprendizagem e suas ferramentas;  Refletir acerca das especificações na modalidade de ensino a distância;  Compreender a importância do uso das TICs na EaD  Caracterizar o EaD em seu contexto histórico;Específicos  Assimilar as ferramentas disponibilizadas no ambiente virtual e a importância de cada uma para o ensino a distância;  Refletir sobre as possibilidades de uso das TICs para a melhoria dos processos de ensino e de aprendizagem;  Conhecer a evolução da educação a distância no Brasil e no mundo;  Caracterizar os diferentes materiais didáticos e mídias digitais a partir de sua viabilidade didática para a educação;  Distinguir e conceituar os vários papéis do professor e do aluno no processo educativo a distância;  Conhecer o processo de avaliação da EaD.
  2. 2. CONTEÚDO PROGRAMÁTICOUnidade 1Introdução à Educação a Distância1.1 Conceito e histórico da EAD1.2 O papel do aluno e do professor na educação a distância1.3 A importância das TIC’s para a modalidade de ensino a distânciaUnidade 2Conhecendo o Virtualmontes2.1 Navegando no Ambiente Virtual de Aprendizagem da Unimontes2.2 Hábitos de estudos em cursos a distância2.3 A avaliação na EaD METODOLOGIA DE ENSINO A disciplina será desenvolvida no ambiente virtual de aprendizagem e contará com o acompanhamento da professora, tutores a distância e tutores presenciais. As atividades compreenderão aspectos que visem a autonomia dos alunos, bem como a necessária compreensão das peculiaridades de tal modalidade de ensino. A proposta de ensino prevê a ambientação no aluno no ambiente e suas ferramentas, sendo que o processo de avaliação acontecerá, inicialmente, no ambiente virtual e, no segundo momento no Polo presencial por meio da avaliação semestral do conteúdo ministrado. As atividades incluirão: - Leitura de textos disponibilizados no ambiente. - Participação nos Fóruns de discussão. - Desenvolvimento de Wiki. - Envio de atividades de aprendizagem disponíveis no material didático. - Duas avaliações: Avaliação on line (AO) e Avaliação Semestral (AS).
  3. 3. RECURSOS DIDÁTICOS  Caderno Didático  Computador conectado à Internet. PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO Aspecto a ser avaliado:  Assimilação do conteúdo desenvolvido na disciplina. Instrumentos de avaliação:  Atividades de aprendizagem das Unidades 1 e 2 do Caderno Didático.  Criação do Wiki.  Participação nos fóruns.  AO e AS. BIBLIOGRAFIA BÁSICAALONSO, K. M. A avaliação e a avaliação na educação a distância: algumas notas para reflexão.2002. Disponível em <http://www.tvebrasil.com.br/SALTO/boletins2002/ead/eadtxt5b.htm> Acesso em: 5 jul. 2012.BELLONI, Maria Luiza. Educação a Distância. Autores Associados. 3ª. Ed. Campinas, SP: AutoresAssociados, 2003.BRASIL. Casa Civil. Lei nº 9394 de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Basesda Educação Nacional. Brasília, 1996. Disponível em <www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm>. Acesso em:5jul. de 2012.MORAN, J.M. O que é educação a distância. Disponível em:http://www.eca.usp.br/prof/moran/dist.htm.Acesso em 18/01/2011.PETERS, Otto. Didática do ensino a distância: experiências e estágio da discussão numa visãointernacional. Tradução Ilson Kayser, RS: Editora UNISINOS, 2003.SANCHO, Juana Maria; HERNANDEZ, Fernando. Tecnologias para transformar a Educação. PortoAlegre: Artmed, 2006.
  4. 4. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTARCOSTA, Cristina. Educação, Image m e Mídias. São Paulo: Cortez Editora, 2005.DUARTE, Rosália. Cinema e Educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.KENSKI, Vani Moreira. Tecnologias e ensino presencial e a distância. SP: Papirus, 2003.PEREIRA Eva Waisros, MORAES, Raquel de Almeida. A educação a distância e os desafios naformação de professores no Brasil: breves apontamentos. Portal Mundo Acadêmico. Disponível emhttp://mundoacademico.unb.br/conteudos/?cod=1240144954170274111214170418. Data de acesso14/07/2009.SILVA, Marco (org.). Educação online. São Paulo:Loyola, 2003.VIEIRA, Fábia Magali Santos. Ciberespaço e educação: possibilidades e limites da interaçãodialógica nos cursos a distancia, 2003. 129 f.(Dissertação de mestrado em educação) Faculdade deEducação da Universidade de Brasília – UnB. Brasília, 2003.ZABALA, A. A prática educativa: Como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.

×