Trabalho De Grupo GlobalizaçãO José, Marco E Valdemar

  • 7,357 views
Uploaded on

 

  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Be the first to comment
No Downloads

Views

Total Views
7,357
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0

Actions

Shares
Downloads
115
Comments
0
Likes
1

Embeds 0

No embeds

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
    No notes for slide

Transcript

  • 1. Globalização
  • 2. Cidadania e Profissionalidade
    DR4: Globalização
    Identificar Factores e Dinâmicas de Globalização
    Trabalho realizado por: José Carlos, Marco Leite e Valdemar Marques
  • 3. Conceito Da Globalização
    Globalização é um conceito que descreve um processo de tendência para a mundialização da economia, dos negócios, dos mercados, gostos e hábitos de consumo .
    O desenvolvimento das tecnologias de informação, dos transportes e das telecomunicações facilitaram a aproximação das pessoas, diminuíram as distâncias e contribuíram para o crescimento global.
  • 4. O fenómeno da globalização tem uma importância relevante para os sociólogos, políticos e empresários contemporâneos.
    A globalização traduz a “interdependência crescente entre povos diferentes, regiões e países em todo o mundo, na medida em que relações económicas e sociais abrangem todo o mundo os indivíduos, os grupos e as nações tornam-se mais interdependentes. Corresponde aos processos que intensificam cada vez mais a interdependência e as relações sociais a nível mundial.”
  • 5. História da Globalização
    Uma das teorias apontadas para o início da globalização é ….
    A globalização moderna surgiu com o fim da Segunda Guerra mundial, e a vontade de impedir que uma monstruosidade como ela ocorresse novamente no futuro, sendo que as nações vitoriosas da guerra e as devastadas potências do eixo chegaram a conclusão que era de suma importância para o futuro da humanidade a criação de mecanismos diplomáticos e comerciais para aproximar cada vez mais as nações uma das outras.
    Deste consenso nasceu as Nações Unidas, e começou a surgir o conceito de bloco económico pouco após isso com a fundação da Comunidade Europeia do Carvão e do Aço - CECA.
  • 6. A globalização está aí; e está para ficar, tudo o indica, para uma permanência longa, provavelmente tão longa quanto o foi o seu percurso anterior, já que se poderá argumentar que o comportamento das sociedades humanas tem sido desde sempre no sentido do alargamento dos horizontes, da descoberta, do “achamento”, que não deixariam de ser formas de globalização com ritmos diferenciados no tempo, impulsionadas por ambições de alargamento do conhecimento, por vezes associadas à expansão da fé e de valores espirituais, mas sempre determinadas por interesses com forte dominância económica.
    De facto, a globalização e crescimento diferenciado entre as comunidades – designadamente entre países, entre regiões e entre continentes – têm uma longa história, aqui e além interrompida.
  • 7. Focando a atenção em épocas mais recentes, será de reter que noséculo que antecedeu a 1ª Grande Guerra as transformaçõestecnológicas e a política económica impulsionaram significativamentea globalização, com resultados desiguais e desequilibrados em termosde distribuição do rendimento. A 1ª Grande Guerra, fragmentando a economia internacional, interrompeu o processo de globalização pormais de uma geração porque as tentativas do pós-guerra para arestaurar terminaram desastradamente em depressão, autarcia e novaguerra. A globalização viria no entanto a emergir de novo comotendência e, desde então, a convergência a nível dos preços parece tertido algum sucesso que não se registou a nível dos rendimentos.Por várias razões, o impacto da globalização foi dominantementeassimétrico. A produção em massa adoptada pela economia americanae muito replicada noutros quadrantes havia de impulsionar mais aglobalização; e a integração dos processos produtivos havia de geraras grandes “corporações”, levando-as a assumirem-se como“multinacionais”.
  • 8. Vantagens e Desvantagens da Globalização
    1-A abertura foi fundamental no combate à inflação e para a modernização da economia com a entrada de produtos importados, o consumidor foi beneficiado: podemos contar com produtos importados mais baratos e de melhor qualidade e essa oferta maior ampliaram também a disponibilidade de produtos nacionais com preços menores e mais qualidade.
    2-A globalização é que ela gera empregos, investimentos externos, traz tecnologias, melhora a relação do país com os outros países, ajuda o país a participar das trocas comerciais internacionais, traz cultura de outros lugares.
    Vantagens da Globalização
  • 9. Desvantagens da globalização
    1.A necessidade de modernização e de aumento da competitividade das empresas produziu um efeito muito negativo, que foi o desemprego. Para reduzir custos e poder baixar os preços, as empresas tiveram de aprender a produzir mais com menos gente. Incorporavam novas tecnologias e máquinas.
    2.Desvaloriza a cultura nacional, faz com que as transnacionais se instalem em outros países pobres, explorando a matéria-prima abundantemente e pagando mão-de-obra barata.
  • 10. Actores Da Globalização
    Os actores da globalização são: as organizações internacionais (como a ONU, a OMC – Organização Mundial do Comércio, o FMI – Fundo Monetário Internacional ou a OIT – Organização Internacional do Trabalho); as organizações não governamentais; as organizações regionais (UE, NAFTA); as multinacionais; os Estados-nação; os investidores institucionais; as cidades; e os indivíduos.
  • 11. Demonstração da Globalização no seu dia-a-dia
    Ora, a globalização está aí, chegou e vem para ficar e talvez se assista diariamente ao aumento dessa aldeia global em que vivemos. Hoje o longe tornou-se perto e o muito longe tornou-se muito perto. Hoje podemos viajar para qualquer lado em poucas horas, a preços low cost, quando antigamente era considerado um luxo viajar, hoje todos temos mais do que um telemóvel, mais do que um computador. Hoje, podemos trabalhar em qualquer parte do mundo sem perder contacto com o que deixamos para traz. Enfim, são tudo sinónimos de globalização.
  • 12. Mas existirá sempre outras formas de ver e exemplificar as coisas.
     
    Exemplo: Morte da Princesa Diana
     
    "Uma princesa inglesa com um namorado egípcio, tem um acidente de carro dentro de um túnel francês, num carro alemão com motor holandês, conduzido por um belga, bêbado de whisky escocês, que era seguido por paparazzis italianos, em motos japonesas; a princesa foi tratada por um médico americano, que usou medicamentos brasileiros.Esta definição de globalização apareceu, enviado por um Português, usando tecnologia americana (Bill Gates), e, provavelmente, você está lendo isso num computador genérico que usa chips feitos em Taiwan, e num monitor coreano montado por trabalhadores de Bangladesh, numa fábrica de Singapura, transportado em camiões conduzidos por indianos, roubados por indonésios, descarregados por pescadores sicilianos, reempacotados por mexicanos e, finalmente, vendido a você por judeus, através de uma conexão paraguaia.
     
    Isto é, caros amigos, GLOBALIZAÇÃO!"
      Pois é uma maneira diferente de exemplificar o mundo onde vivemos hoje, todos os países estão presentes no nosso dia a dia, há uma invasão total das fronteiras de cada país. Foi bom? Foi mau?.. Nunca saberemos.