O poder da visão
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×
 

Like this? Share it with your network

Share

O poder da visão

on

  • 3,568 views

 

Statistics

Views

Total Views
3,568
Views on SlideShare
3,568
Embed Views
0

Actions

Likes
0
Downloads
99
Comments
0

0 Embeds 0

No embeds

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Microsoft PowerPoint

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

O poder da visão Presentation Transcript

  • 1. Seminário O Poder da Visão Criação, Edição e Textos: Elizeu C. Lira
  • 2. Em 1963, num discurso no Lincoln Memorial, Martin Luther King expressou a sua visão de futuro para a América: “Agora é a hora de abrir as portas da oportunidade para todos os filhos de Deus. Agora é a hora de retirar a nossa nação da areia movediça da injustiça social, e coloc á -la na rocha sólida da fraternidade. Apesar das dificuldades e frustrações do momento, ainda tenho um sonho. Tenho um sonho de que meus quatro filhinhos viverão, um dia, em uma nação onde não serão julgados pela cor de sua pele, mas pelo conteúdo de seu caráter”. Você tem algum sonho? Se tem, partilhe-o! Pois, como diz o poeta popular, “Um sonho que se sonha só, é um sonho só!” O Ponto de Partida
  • 3. Visão: Marca do Verdadeiro Líder Credencial: “Visão é a revelação da vontade de Deus; é o fundamento da liderança” (John Haggai). “ Os verdadeiros líderes cristãos são pessoas movidas no caminho de Deus, no tempo de Deus, para o lugar de Deus; não porque tenham imaginado isto, mas porque foram arrastados para isto” (George MacDonald).
  • 4. Visão: O G rande Diferencial “ O que realmente identifica as pessoas como líderes não é o título que ostentam ... Uma característica comum a todos os verdadeiros líderes é que eles são possuidores de visão espiritual” (George Barna). Locomotiva, Não Vagão! “ O líder não espera que as coisas aconteçam; ele as faz acontecer em função dos objetivos que tem em mente” (Nancy Dusilek).
  • 5. Os Ingredientes da Visão Matéria Prima: “A visão do líder é diferente da visão do cientista – que trabalha sozinho. O sucesso do cientista solitário beneficiará outros, mas não requer o envolvimento direto deles. O líder, entretanto, trabalha por meio de outras pessoas”. – John Haggai, Seja um Líder de Verdade , pág. 32.
  • 6. Os Ingredientes da Visão Metas: “As metas constituem o programa a ser desenvolvido para se cumprir a missão e, assim, tornar realidade a visão. O líder só tem uma visão, bem como uma só missão, mas deverá ter muitas metas ”. – Idem, pág. 33.
  • 7. A Força da Visão “ O requisito principal para um crescimento verdadeiro de Igreja – um crescimento ilimitado – é estabelecer objetivos”. – Paul Yonggi Cho. Reflete Fé “ Um motivo porque estabelecer alvos pisa em uma fonte de poder espiritual, é que reflete fé” (Peter Wagner). Base do Sucesso: “Planejar é a arte de fazer com que as coisas aconteçam. Planejar é a base para o sucesso de sua administração como líder cristão” (Nacy G. Dusilek. Divisor das Águas: “Se falhar em planejar, você está planejando falhar” (Robert Schuller).
  • 8. Captando a Visão “ Aí o Eterno levou Abraão para fora e disse: Olhe para o céu e conte as estrelas, se puder. Pois bem, será esse o número dos seus descendentes” (Gênesis 3:15, BLH). Imagem Clara, Alvo Definido: “Uma visão é uma imagem clara de algo que o líder quer que seu grupo seja ou faça. A partir dessa imagem clara, o líder planeja de que maneira essa visão pode transformar-se em realidade” (John Haggai). Indispensável e Ampla: “Visão. É essencial à sobrevivência. É gerada pela fé, nutrida pela esperança, aguçada pela imaginação e fortalecida pelo entusiasmo. É muito mais do que olhar, mais profunda que sonhar, bem mais ampla do que ter idéias” (Charles Swindoll, A Busca do Caráter , pág. 78).
  • 9. Aceitando a Visão: “Pelo que, ó rei Agripa, não fui desobediente à visão celestial”(Atos 26:19). Vem de Deus: “Se Deus pôs um desejo em seu coração, aceite a presença desse desejo como uma afirmação divina de que ele pode ser realizado, e dedique-se ao cumprimento da visão” (J. Haggai). É Possível: “A visão espiritual reflete uma perspectiva realista. Ela não consiste em receber um sonho impossível, e, sim, sonhar o mais possível dos sonhos” (George Barna). É Revolucionária: “Toda visão sem ação não passa de sonho. Toda ação sem visão é utopia. Mas uma visão de Deus, com ação, pode mudar o mundo” (George Barna).
  • 10. Aplicando a Visão Seguindo O Melhor Caminho: “Muitos de nós nos encontramos descritos variadamente como perseguindo coelhos, dando voltas, boxeando a própria sombra, desperdiçando nosso tempo ou reiventando a roda; principalmente porque não planejamos ou planejamos mal. A melhor maneira de fazer um trabalho é gastar tempo planejando” (C. Peter Wagner). Percorrendo A Menor Distância: “Assim corro também eu, não sem meta; assim luto, não como desferindo golpes no ar” (I Cor. 9:26). “Por isso, corro direto para a linha final” (BLH). (Aplicar o “Princípio de Euclides”...)
  • 11. Rompendo Mitos e Velhos Paradigmas Mito: A visão deve resultar de um consenso entre os principais líderes da igreja, acerca das atividades futuras da igreja. Realidade: A visão não resulta de consenso; mas deve resultar em consenso [Exemplo: Josué, Calebe e os outros espias] “Apreender a visão de Deus para o ministério da igreja não é processo que dependa de uma comissão” (George Barna). “ Deus usa aquele que está convencido de que o resultado da equação ‘Deus + 1 é = maioria. A matemática divina é completamente diferente da humana. Nós ficamos deslumbrados com números, mas Deus não é assim. Oitocentos e cinqüenta contra um? Não tem problema! No cálculo divino, são oitocentos e cinqüenta contra ‘1 + Deus’. O fator decisivo não é o número ‘1’, mas o Deus que capacita” (Howard Hendricks).
  • 12.
    • Pegando o “Trem” da História
    • Profetas do Atraso
    • “ Broca para petróleo? Você quer dizer furar o chão para encontrar petróleo? Você está louco?” (Operários que Edwin L. Drake tentou contratar para seu projeto de prospecção de petróleo, em 1859).
    • “ No futuro, os computadores não pesarão mais do que 1,5 tonelada” (Mecânica Popular, 1949).
    • “ Este ‘telefone’ tem inconvenientes demais para ser seriamente considerado um meio de comunicação. Esta geringonça não tem nenhum valor para nós” (Memorando Interno da Western Union, convencendo seus funcionários que o futuro estava no telegrama).
  • 13.
    • Profetas do Atraso
    • “ Penso que vale a pena investir. No mundo, há mercado para cinco computadores” (Thomas Watson, pres. da IBM, 1943).
    • “ A caixa de música sem fio não tem nenhum valor comercial. Quem pagaria para ouvir uma mensagem enviada a ninguém em particular?” (Conselho Diretor da David Sarnoff, s obre rádio nos anos 20).
    • “ Quem se interessaria em ouvir os atores falar?” (H. M. Warner, Warner Brothers, no auge do cinema mudo, 1927).
    • “ Não há nenhuma razão ou motivo concreto para que alguém queira ter um computador em casa” (Ken Olson, 1977).
  • 14.
    • Profetas do Atraso
    • “ Nós não gostamos do som deles, e música de guitarra está em franco desaparecimento” (Decca Recording Co., ao rejeitar os Beatles, 1962).
    • “ Então nós fomos para a Atari e dissemos: ‘Hei, nós fizemos essa coisa engraçada, construída com algumas peças de vocês; o que vocês acham de nos financiar? Ou então nós a damos para vocês. Nós só queremos produzi-la: Paguem nossos salários e nós trabalharemos para vocês’. E eles disseram: ‘Não!’ Então nós fomos para a Hewlett-Packard, e eles disseram: ‘Nós não queremos vocês; vocês nem terminaram a faculdade’ (conta Steve Jobs, fundador da Apple Computer Inc., que inventou o computador pessoal).
  • 15. Chester Floyd Carlson montou uma oficina atrás de um salão . Em onze anos fez a primeira copiadora Grandes empresas que surgiram de um pequeno início
  • 16. Seus fundadores venderam uma Kombi velha, para montar computadores na garagem. Hoje , faturam 5,9 bilhões de dólares . Steve Jobs
  • 17. Bill Gates começou a vender softwares num quarto da Universidade Harvard. Tornou-se bilionário – o homem mais rico do mundo.
  • 18. O Papel da Liderança “ Tudo progride ou cai, dependendo de uma liderança” (John Maxwell). Você Decide “ O segredo que fará a diferença fundamental entre sua igreja e as outras de sua área, é liderança. Tudo cresce ou falha por causa de uma liderança” (Elmer Towns). Peso Solene “ O líder que conhece a vontade de Deus e não a cumpre é mais culpado do que aquele que age por ignorância” (Nancy G. Dusilek). “Maldito aquele que fizer a obra do Senhor relaxadamente...” (Jeremias 48:10, p.p.)
  • 19. Benção, ou Maldição ? “ Um líder com visão leva a equipe a atingir cada vez mais os objetivos e ao maturamento. Quando o líder perde a visão do trabalho, deve ser substituído, a fim de que o campo não se esfacele” ( Liderança Cristã , pág. 63).
  • 20. “ Deus usa aquele que enxerga as oportunidades , e não os problemas ” (Howard Hendricks). “ Hoje, qualquer aluno de escola dominical conhece o nome de Calebe e Josué, mas será que alguém sabe o nome dos dez homens que constituíam a maioria? O nome deles está registrado no começo do capítulo 13 [Números]. Mas quem se interessa por eles? Eles foram o grupo que enxergou os problemas, que espiou a terra e viu obstáculos por toda parte. Josué e Calebe também viram os gigantes. Mas enxergaram a oportunidade de vitória, porque o grande Deus do Universo lhes havia ordenado que subissem e se apossassem da terra. Deus usou Josué e Calebe. Os outros dez caíram no esquecimento ”.
  • 21. “ Há uma verdade desafiadora que deveria arder na mente de cada obreiro na causa de Deus: uma organização raramente alcança mais do que os seus líderes crêem que podem realizar . Poucas vezes uma igreja local ultrapassa a visão do seu pastor. Uma associação ou missão raramente excedem a medida de fé manifestada pelos seus líderes. Com um líder a obra avança; com outro, o trabalho fica estagnado e no mesmo campo. O fator determinante poderá ser a medida da visão consagrada do líder” (Robert H. Pierson).
  • 22. “ Ter v isão é essencial para todo crente. Infelizmente, parece que as igrejas hoje estão repletas de pessoas atarefadas, mas vazias. Suas agendas estão cheias, mas nada realizam. Então se perguntam: ‘Qual será o propósito de Deus para mim? Por que estou aqui neste planeta?’ Falta-lhes uma visão clara da vida, e por isso lutam para encontrar seu propósito”. - Howard Hendricks . Algo Essencial na Vida de Todo Cristão
  • 23. “ Para ter sucesso, é preciso antes ter v isão ” (Bobb Biehl). “ Isso se dá porque quando temos uma visão para nossa vida temos direção. Possuímos uma idéia geral de onde queremos chegar”. – Howard Hendricks . Fator Determinante Para o Sucesso
  • 24.
    • “ Meu irmão, alguma vez você já pensou em seus objetivos de vida, aonde você quer chegar? Lamentavelmente muitas pessoas não pensam nisso. Conseqüentemente, não chegam a lugar nenhum. Assemelham-se à ‘Alice no País da Maravilhas’, que perguntou ao Gato que caminho deveria tomar:
    • - Isso depende de onde é que você quer ir, respondeu o Gato.
    • Mas, não sei aonde quero ir! disse Alice.
    • Bem, neste caso, você pode escolher qualquer caminho, completou o Gato ” . – Howard Hendricks .
    Fator Determinante Para o Sucesso
  • 25. Àguia, Ou Avestruz?
  • 26. Líder Visionário, Ou Profeta do Atraso?
  • 27. Homens Ordinários, Para Uma Hora Extraordinária! “ O Céu treme por nossa insuficiência e tardança, pelos nossos fracos hábitos quando Deus nos impulsiona a grandes realizações... Fico atônito por alguns que não têm fogo e nem visão, que começam a considerar que isto é difícil, sem precedente, prematuro, demasiado informal ou muito grande. O tipo que somente freia, ou diz: “vamos devagar...”, pode arruinar o programa de Deus. Oh, vocês de pouca fé, tirem o pé do freio! Quem ouviu dizer que Deus está nos detendo? Não temos nada a temer; não cairemos, quando é Deus quem nos empurra para a frente! Eu vos digo o que devemos temer: Temamos a nossa condição atual, porque não somos suficientemente bons, suficientemente quentes, suficientemente arrojados, suficientemente visionários para esta esplêndida hora!” (Dr. Frank Lauback).
  • 28. Acionando as Turbinas “ Podemos seguir adiante mancando, mas é melhor correr. Um automóvel consegue operar com quatro ou cinco cilindros, mas atua melhor com todos os oito funcionando” (C. Peter Wagner). Alargue os Horizontes! Carl Dudley declarou: “Pequeno é algo mais do que uma descrição numérica”. Para não termos dúvidas: “O que ele quer dizer é que a pequenez é, essencialmente, um estado de mente” (C. P. Wagner). Rompa com os Complexos! “ Éramos aos nossos olhos como gafanhotos; e assim também éramos aos seus olhos” (Números 13:33). “ Que igreja alguma julgue ser pequena demais para exercer influência e prestar serviço na grande obra para este tempo” (EGW, Serviço Cristão , pág. 15).