Your SlideShare is downloading. ×
Fábulas
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×

Saving this for later?

Get the SlideShare app to save on your phone or tablet. Read anywhere, anytime - even offline.

Text the download link to your phone

Standard text messaging rates apply

Fábulas

6,387
views

Published on

Published in: Education

2 Comments
4 Likes
Statistics
Notes
No Downloads
Views
Total Views
6,387
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
9
Actions
Shares
0
Downloads
255
Comments
2
Likes
4
Embeds 0
No embeds

Report content
Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
No notes for slide

Transcript

  • 1. AS FÁBULAS
  • 2. Uma fábula é … uma história curta com características muito especiais. Em Portugal, teve grande valor na tradição oral. Era contada de geração em geração, de avós e pais para filhos e netos, e, sendo curta, era mais fácil de memorizar.
  • 3. A fábula tem duas características principais:1. As personagenssão animais, plantasou objetos que falame agem comopessoas.A esta atribuição de capacidades humanas a outrosseres ou coisas chama-se personificação.
  • 4. 2. A fábula contém sempre uma lição de moral, umensinamento sobre o comportamento das pessoas. O leitor ou ouvinte da fábula pode encontrar esta lição nas situações contadas na história, ou pode encontrá-la escrita ou dita diretamente numa máxima ou num provérbio.
  • 5. EXEMPLOS DE PROVÉRBIOS A palavra é de prata e o silêncio é de ouro. A união faz a força. Águas passadas não movem moinhos. A necessidade aguça o engenho.Escuta o conselho dos outros e segue o teu. Mais viver, mais aprender.
  • 6. Quase todos os povos do mundo criaram fábulas,atribuindo características humanas a animais e a outrosseres. Por isso, estas histórias fazem parte da sabedoriapopular. Eram contadas fábulas na antiga Suméria, no Egito e na tradição do povo hebreu.
  • 7. Noutra parte do mundo, as histórias contadas pelosíndios da América falavam de situações vividas poranimais, como forma de educar os mais novos na difícilarte da sobrevivência.
  • 8. Pensa-se que existiu, na Gréciaantiga, um fabulista chamadoEsopo, que terá contadohistórias como “O leão e o rato”,“A tartaruga e a lebre”, ou “Araposa e o corvo”. As fábulas eram usadas na educação grega como exercício de treino na aprendizagem dos estudantes. Mais tarde, Fedro, um poeta latino, divulgou-as entre os romanos.
  • 9. Na Índia, ainda antes de Cristo, havia uma coleção de fábulas chamada Panchatantra, que, mais tarde, foi reinventada pelos árabes.Nesta obra, váriashistórias protagonizadaspor animais pretendiamtransmitir sabedoria devida a três jovenspríncipes.
  • 10. Todas estas fábulas foram viajando através do tempoe das diferentes culturas, sendo reinterpretadas eservindo de inspiração a muitas outras histórias.
  • 11. O fabulista francês Jean de La Fontaine, que viveu no século XVII, recontou mais de duzentas fábulas em verso.Criador da fábula moderna,serviu-se deste tipo de históriaspara descrever e criticar asociedade do seu tempo.
  • 12. A fábula é, assim, uma forma narrativa muito antiga quecontinua a despertar a curiosidade de muitos leitores. Os animais são personagens com características bem definidas e que ajudam a mostrar vários aspetos do caráter das pessoas: vaidade, bondade, orgulho, inteligência, persistência, etc.
  • 13. A palavra fábula tem origem no latim (significa “relato”,“história”) e, ao longo do tempo, também adquiriu osignificado de “história imaginária, inverosímil”. Ainda hoje usamos a palavra fabuloso, para caracterizar tudo o que seja extraordinário, admirável e, de certa maneira, maravilhoso.
  • 14. Podemos mesmo dizerque são fabulosas estashistórias vividas poranimais!