Visita de estudo da turma cef b (1)
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Like this? Share it with your network

Share

Visita de estudo da turma cef b (1)

  • 1,281 views
Uploaded on

 

  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Be the first to comment
    Be the first to like this
No Downloads

Views

Total Views
1,281
On Slideshare
181
From Embeds
1,100
Number of Embeds
7

Actions

Shares
Downloads
3
Comments
0
Likes
0

Embeds 1,100

http://escolinhaportuguesa.blogspot.pt 1,068
http://escolinhaportuguesa.blogspot.com 17
http://escolinhaportuguesa.blogspot.com.br 10
http://escolinhaportuguesa.blogspot.co.uk 2
http://escolinhaportuguesa.blogspot.fr 1
http://bit.ly 1
http://tr.im 1

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
    No notes for slide

Transcript

  • 1. Direção de Serviços da Região do Algarve AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ENGº DUARTE PACHECO _______________________________________________________________________ Ano Letivo: 2013/2014 No dia 20 de março de 2014, a turma CEF B do Agrupamento de Escolas Engº Duarte Pacheco, Loulé, visitou a Adega Cliff Richard, na Guia, acompanhada dos professores Ana Pereira e José Marques, que lecionam respetivamente Cidadania e Mundo Atual (CMA) e Serviço de Cafetaria Bar Mesa e Restauração (SCBMR). A Adega foi construída para produzir o vinho Vida Nova e Onda Nova, a partir das três Quintas em redor: a Quinta do Moinho, a Quinta do Miradouro e a Quinta Vale do Sobreiro. Tem como objetivo produzir o melhor vinho que a região oferece, combinando técnicas de produção tradicionais com as mais modernas e inovadoras.
  • 2. Localiza-se no topo da Quinta do Miradouro e oferece vistas deslumbrantes sobre as vinhas e o mar. E foi dentro da enorme eira debruçada sobre o vinhedo, que a turma escutou a guia responsável pela visita guiada.
  • 3. A visita foi dividida em três momentos: - Num primeiro momento, os alunos escutaram as informações prestadas pela guia, desde a explicação sobre as castas produzidas para os vinhos Vida Nova, passando pelos tipos de uva, influência dos solos, clima até à importância que a temperatura tem no crescimento da vinha.
  • 4. À medida que tudo ia sendo explicado, os alunos puderam entrar na vinha e verificar pormenorizadamente os aspetos referidos.
  • 5. - Num segundo momento, já feito dentro da adega, foi-nos apresentado o enólogo responsável, Ruben Pinto, que descreveu todo o processo de vinificação e identificou as maquinarias existentes e o papel de cada uma no processo de fabrico dos vinhos.
  • 6. - A parte final, e já depois de ser ter passado pelas caves, consiste numa prova de vinhos (mínimo de 3: Tinto, Branco e Rosé) onde se demonstra o processo de análise.
  • 7. Durante as provas, os alunos tomaram conhecimento dos vários tipos de copos adequados a cada vinho. O decorrer das provas teve a interação dos alunos e dos docentes, questionando o enólogo sobre aspetos que consideraram pertinentes.
  • 8. Para além dos espaços visitados, ainda há uma loja onde se podem adquirir os vinhos fabricados na Adega. A visita foi do agrado de todos, tendo decorrido muito além das expetativas. Para terminar o dia, a turma passeou no Guia Shopping, onde lanchou e fez compras. Fontes fotográficas Jéssica Silva e Rudi Tomé. Professores Ana Pereira e José Marques