Your SlideShare is downloading. ×
Teste hgp 3   correção
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×

Saving this for later?

Get the SlideShare app to save on your phone or tablet. Read anywhere, anytime - even offline.

Text the download link to your phone

Standard text messaging rates apply

Teste hgp 3 correção

12,052
views

Published on


0 Comments
3 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total Views
12,052
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
16
Actions
Shares
0
Downloads
310
Comments
0
Likes
3
Embeds 0
No embeds

Report content
Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
No notes for slide

Transcript

  • 1. A divisão da terra Lê todas as questões com muita atenção antes de responderes. 1. Escolhe a opção que melhor completa a resposta, marcando-a com um X. Em meados do século XIX, Portugal estava desorganizado porque:  Tinha sofrido as invasões francesas, tinha perdido o Brasil e acabara a Guerra Civil. Na segunda metade do século XIX, os governos liberais preocuparam-se em:  Desenvolver e modernizar o país. 2. Preenche o esquema. 3. Explica as consequências da modernização da agricultura. Aumento das áreas cultivadas e aumento das produções. 4. Lê atentamente o documento 1 e observa a figura 1. AGRUPAMENTO DE ESCOLAS PADRE JOÃO COELHO CABANITA Escola Básica Professor Sebastião Teixeira - Salir ANO LETIVO - 2012 / 2013 Ficha de Avaliação de História e Geografia de Portugal – 6º ano Nome:_______________________________________N.º_____ Turma:_____ Data: ____________ Professora: Ana Pereira Classificação: _________________________ Enc. de Educação:______________ Estudar em casa as matérias. Ler as perguntas com mais atenção. Corrigir os erros ortográficos no caderno. Estar atento nas aulas. Dar respostas completas. Melhorar a caligrafia. Medidas para a modernização da agricultura A divisão da terra As novas técnicas Extinção do direito de morgadio; Entrega dos terrenos incultos/baldios aos agricultores; Venda de terras tiradas aos nobres e aos mosteiros. Introdução de adubos químicos e de sementes seleccionadas. Aplicação da alternância de culturas para evitar que as terras ficassem em pousio. Utilização de máquinas agrícolas. Desenvolvimento de culturas, como a batata, o trigo, o milho e o arroz /vinho. Doc. 1 Era a época de mais intensiva vida nas granjas, os cereais cobrindo as eiras; carros , a vergarem sob o fardo das colheitas, transpunham as portas do caseiro (…); os moços de lavoura iam e vinham atarefados (…). Fig. 1- Postal ilustrado.
  • 2. 4.1. O documento 1 e a figura 1 referem-se à vida quotidiana do século XIX na cidade ou no campo? No campo. 4.2. Coloca um V à frente das frases verdadeiras e um F à frente das frases falsas. 4.3. Preenche o esquema indicando quatro divertimentos dos camponeses. MISSAS ROMARIAS PROCISSÕES FEIRAS/BAILES 5. Faz a ligação correta. 5.1. Indica o nome do invento introduzido na indústria em 1835, revolucionando todo o processo de transformação das matérias-primas. MÁQUINA A VAPOR. 6. Completa a tabela sobre os dois tipos de produção existentes. Produção artesanal Produção mecanizada Oficina Fábrica Artesão Operário Quantidade de trabalhadores: poucos. Quantidade de trabalhadores: muitos. Energia: humana, animal, água e vento. Força do vapor produzida através do carvão. O artesão faz todas as tarefas. O operário é especializado numa tarefa. Tempo gasto na produção: mais tempo. Tempo gasto na produção: menos tempo. Quantidade de produtos: poucos. Quantidade de produtos: muitos. Aspeto dos produtos: todos diferentes. Aspeto dos produtos: todos iguais. Preço dos produtos: mais caro. Preço dos produtos: mais barato. - Os grandes proprietários não arrendavam as suas terras. F - Os rendeiros também contratavam moços de lavoura. V - Os camponeses trabalhavam de sol a sol. V - A sardinha e o pão de centeio faziam parte da alimentação do camponês. V - O vestuário dos habitantes do campo era igual em todas as regiões. F - A agricultura e a pecuária eram atividades pouco importantes na vida do campo. F Indústria manufatureira Indústria mecanizada Atividades de produção e transformação através das máquinas. Atividades de produção e transformação pelos artesãos utilizando ferramentas rudimentares.
  • 3. 7. Observa o mapa e completa as frases. 7.1. Refere um problema da indústria relacionado com:  o horário de trabalho: era muito longo, podendo ir até às 16 horas diárias;  a segurança: era reduzida, e havia muitos acidentes de trabalho;  a mão de obra: era, essencialmente, feita por mulheres e crianças. 8. No século XIX, o carvão passou a ser a principal fonte de energia. Enumera três aplicações do carvão.  Para alimentar a máquina a vapor;  Para fins domésticos;  Para produzir o gás (usado na iluminação pública). 8.1. Que outros minerais eram também muito procurados? O cobre e o ferro. 8.2. Explica por que motivo as fábricas dessa época tinham chaminés muito altas. As chaminés das fábricas eram muito altas para evitar que os fumos e os maus cheiros afetassem a saúde das populações. 9. Completa as frases. “Durante o governo do ministro Fontes Pereira de Melo construíram-se muitos quilómetros de novas estradas e de linhas férreas. Para ultrapassar barreiras naturais também se construíram pontes, túneis e faróis /portos.” 9.1. Explica as três vantagens da utilização do comboio. Viajar de comboio tornou-se mais rápido, seguro e barato. 10. O século XIX trouxe outras inovações. 10.1. Preenche o esquema. Na segunda metade do século XIX, os governos liberais procederam à construção de grandes fábricas localizadas principalmente em duas áreas:  No norte: Porto, Braga e Guimarães.  No sul: Lisboa, Barreiro e Setúbal. Meios de comunicação de ideias e informações Telégrafo Telefone Marco do correio Bilhete postal Fig 2- Mapa de Portugal Fig. 3-Fábrica portuguesa.
  • 4. 11. Faz a associação correta, ligando cada nome à sua atividade, conforme o exemplo. 12. Indica uma medida tomada pelos governos liberais no período de modernização do país:  No ensino: Criaram-se escolas primárias e liceus; (p. ex.)  Nos direitos humanos: Abolição da pena de morte (p. ex.). 13. Observa o gráfico que representa a evolução da população portuguesa no século XIX. 13.1. Tira uma conclusão do gráfico. Houve um aumento da população de 1801 a 1900. 13.2. Apresenta dois motivos que explicam a evolução da população na segunda metade do século XIX.  Melhor alimentação e melhor assistência médica. 14. Assinala a resposta certa. - Numeramento X - Recenseamento X 14.1 De quantos em quantos anos se passaram a fazer contagens da população? De 10 em 10 anos. 15. No século XIX, muitos trabalhadores do campo fugiram das suas aldeias. 15.1. Completa as frases. 15.2. Indica o destino preferido dos emigrantes portugueses e a principal razão. O Brasil, pois falava-se a mesma língua e tinha acabado a escravatura, havendo necessidade de mão de obra. Processo de contagem da população utilizado a partir de 1890 - outros EMIGRARAMÊxodo rural do século XIX  Eça de Queirós  José Malhoa  Rafael Bordalo Pinheiro  Almeida Garrett  Soares dos Reis  Escultor  Pintor  Escritor  Ceramista - uns fixaram-se nas CIDADES Fig. 4-Gráfico da população portuguesa.
  • 5. 16. Lê atentamente o texto 1 e observa a figura 6, referentes à vida quotidiana nas cidades. Fig. 6 – Lisboa no século XIX 16.1. Cada frase do quadro A tem correspondência no quadro B. Completa o quadro B de acordo com o exemplo dado. FIM Texto 1 Quando a moda francesa, com os seus figurinos caprichosos, os seus tecidos deslumbrantes e os seus enfeites custosos, invadiu Lisboa, começou nesse momento a transformação… Sousa Bastos, “Lisboa Velha” Quadro A Comerciantes, médicos, advogados, intelectuais 1 Carruagem de duas rodas puxada por cavalos 2 Transporte coletivo 3 Espécie de parque que era o local de encontro das pessoas da cidade 4 “Toilette”, “tournure” 5 Casaco comprido até aos joelhos usado pelos homens 6 Vendedor ambulante que anunciava os seus produtos a cantar 7 Quadro B 3 “Americano” 5 Moda francesa 2 Sege 1 Burgueses 4 Passeio Público 7 Pregoeiro 6 Sobrecasaca