Teste 1

3,353 views
3,671 views

Published on

0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
3,353
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
2,197
Actions
Shares
0
Downloads
32
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Teste 1

  1. 1. DGEstE – Direção - Geral dos Estabelecimentos Escolares DSRAl - Direção de Serviços da Região Algarve AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ENGº DUARTE PACHECO Ficha de Avaliação de Cidadania e Mundo Atual – CEF B Nome: ___________________________________________Nº ___ Turma ___ Data: ___/___/___ Encarregado de Educação: __________________________ A Professora: Ana Maria G. R. Pereira Classificação: ____________________________________________________________________ Leia todas as questões com muita atenção antes de responder. 1- Assinale verdadeiro (V) ou falso (F) as seguintes afirmações. a) As diferenças que existem entre as pessoas têm a ver com a forma como controlam as suas emoções. b) Cada um de nós conhece-se totalmente e sabe as potencialidades ou dificuldades que tem. c) A autoestima é fundamental para fortalecer o autoconhecimento. d) Para conhecermos os outros devemos estar atentos aos seus elementos exteriores. e) O melhor caminho para nos conhecermos a nós próprios é de dentro para fora. 1.1. Justifique as afirmações que considerou falsas, indicando as respetivas alíneas. __________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________ 2. Faça a ligação adequada escolhendo a definição correta para cada palavra. Autoestima • É a perceção que o indivíduo tem de si. É o que cada um pensa e conhece de si. • É a avaliação objetiva que uma pessoa faz de si mesma. Autoconhecimento • É o não reconhecimento que cada pessoa tem de si mesma. • Inclui a avaliação subjetiva que cada um faz de si mesmo, considerando-a positiva ou negativa. 3. Qual será o motivo pelo qual nós desconfiamos das nossas capacidades e não vamos em busca dos nossos sonhos? __________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________ 4. Complete o texto preenchendo os espaços em branco, utilizando as palavras Comunicar e Informar.
  2. 2. ___________________é um processo unidirecional, enquanto ______________________é um processo interativo e pluridirecional. 5. Explique qual o papel da codificação no processo de comunicação. __________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________ 6. Complete o esquema sobre os vários tipos de comunicação, consoante se relacionem com a linguagem verbal ou não verbal. (Deve escrever nas linhas em branco). Linguagem_________________________ Linguagem__________________________ Escrita (cartas, jornais, revistas, cartazes…) _________ das mãos, do corpo, etc. Posturas do nosso _____________ . __________ (pedidos, ordens, comunicações, discussões, etc.) _______________ faciais. Tom de ______________ . Pronúncia. ____________________ . 7. Concorda com esta afirmação? Justifique. A comunicação não verbal dá mais significado à linguagem verbal. __________________________________________________________ __________________________________________________________ __________________________________________________________ . 8. Estabeleça a ligação correta entre as colunas A e B. COLUNA A COLUNA B 1- Barreiras externas. 2- Barreiras internas. A. Falar uma língua diferente do recetor. B. Distância entre emissor e recetor. C. Empregar palavras ambíguas. D. Iluminação do espaço onde se comunica. 9. Considera verdadeira (V) ou falsa (F) a seguinte afirmação.  “Quando existe um tema sobre o qual não gostamos de falar, mas que nos obrigam a exprimir-nos sobre ele, pode ser considerado uma barreira interna da comunicação.” 10. Marque com uma cruz (X) só as afirmações corretas sobre os diferentes estilos de comunicação.
  3. 3.  O indivíduo agressivo pede desculpa com alguma facilidade.  Os políticos utilizam o estilo passivo.  Ser assertivo significa afirmar o que eu quero, penso e sinto dando espaço de afirmação ao outro.  O manipulador não se implica nas relações interpessoais.  O assertivo gosta de submeter os outros às suas vontades.  Todos nós usamos apenas um dos estilos de comunicação. 11. Marque com uma X as características corretas da mensagem para uma comunicação eficaz e assertiva: Quando somos emissores Quando somos recetores  Dirigida ao indivíduo.  Ouvir até ao fim.  Específica.  Evitar fazer juízos de valor.  Oportuna.  Estar atentos.  Aplicável à situação.  Confirmar a mensagem recebida.  Suspender os juízos de valor.  Ouvir até ao fim.  Confirmar os pontos principais do discurso.  Abstrair-nos do ruído. 12. Dê um exemplo de um conflito intrapessoal de repulsão-repulsão, colocando uma questão. __________________________________________________________________________ 13. Pode-se considerar como conflito interpessoal não aceitar bem uma pessoa como seu chefe? Justifique. __________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________ 14. Atente no seguinte provérbio: “ Ouvir é ouro, falar é prata.” 14.1. Considera que o devemos ter em conta para ultrapassar um conflito e até o evitar? Justifique. __________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________ Bom trabalho!

×