Your SlideShare is downloading. ×
Ficha informativa nº 5  d 5
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×
Saving this for later? Get the SlideShare app to save on your phone or tablet. Read anywhere, anytime – even offline.
Text the download link to your phone
Standard text messaging rates apply

Ficha informativa nº 5 d 5

55

Published on

0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total Views
55
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0
Actions
Shares
0
Downloads
3
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

Report content
Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
No notes for slide

Transcript

  • 1. DGEstE – Direção - Geral dos Estabelecimentos Escolares DSRAl - Direção de Serviços da Região Algarve AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ENGº DUARTE PACHECO FICHA INFORMATIVA Nº 5 MÓDULO D 5 “Cada vez mais pessoas vivem no litoral…” “O interior está a ficar com menos população…” Como se calcula a densidade populacional? Dividindo o nº de habitantes de uma região pela respetiva área. Nº de habitantes : Área = Densidade populacional ( 650 231 : 250 = 2600 habitantes Km 2 ) DENSIDADE POPULACIONAL: É o número de habitantes por quilómetro quadrado que vive numa dada região.
  • 2. FATORES FÍSICOS Solo fértil Clima ameno Relevo pouco acidentado Acesso à água FATORES HUMANOS Oferta de emprego e bons salários Boas vias de comunicação Transportes Mais serviços e equipamentos sociais População mais jovem Nota: pode haver regiões com áreas semelhantes, mas com diferentes densidades populacionais. P. Ex: Vila Nova de Gaia (169 km2) com 1736 habitantes por Km2 e Barrancos (168) km2 com 11 habitantes por Km2 Que fatores explicam esta desigualdade de ocupação do território?
  • 3. Existem áreas com maior densidade populacional que outras: ÁREAS ATRATIVAS ÁREAS REPULSIVAS
  • 4. ÁREAS ATRATIVAS Funcionam como ímanes para a população. Elevada densidade populacional. ÁREAS REPULSIVAS Afastam a população. Baixa densidade populacional. A MORTE LENTA DAS ALDEIAS “Nem com o regresso dos emigrantes, nem pela moda da casa no campo. Descaracterizadas e desertificadas, as aldeias estão condenadas a desaparecer. Quem lá viveu partiu para as cidades, em busca de melhor vida. Os resistentes são só idosos que não tiveram outra alternativa senão ir ficando. O que será das aldeias depois deles? (…)” Jornal Terras da Beira, 22 de Março de 2001 As constantes migrações do interior para o litoral podem levar à litoralização excessiva do nosso país (e de outros).
  • 5. CEF B QUAIS AS CONSEQUÊNCIAS PARA O PLANETA? Prof. Ana Pereira QUAL O PAPEL DO HOMEM NO EQUILÍBRIO DAS POPULAÇÕES HUMANAS E ANIMAIS NO MUNDO? EU PENSO QUE…

×