A vida do homem no paleolítico

55,086 views
54,649 views

Published on

Caracteriza brevemente as sociedades recoletoras.

3 Comments
16 Likes
Statistics
Notes
No Downloads
Views
Total views
55,086
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
381
Actions
Shares
0
Downloads
1,063
Comments
3
Likes
16
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

A vida do homem no paleolítico

  1. 1. A VIDA DO HOMEM NO PALEOLÍTICO
  2. 2. A Pré-História…É o período mais antigo da História da Humanidade, que se inicia com a evolução do Homem e termina com a invenção da escrita. P R É - H I S T Ó R I A ANOS a. C. 4 milhões 1 milhão 100 000 10 000 8 000 6000 5000 4500 P A L E O L I T I C O N E O L Í T I C O A Pré-História é composta por dois grandes períodos: PALEOLÍTICO e NEOLÍTICO
  3. 3. Como não existem registos escritos deste período daHistória da Humanidade, os arqueólogos e outrosespecialistas têm um papel fundamental para o avançodo conhecimento histórico.
  4. 4. O que é o PALEOLÍTICO? O Paleolítico (PALEO: antigo + LÍTICO: pedra) é o período mais longo da História. Também conhecido por “IDADE DA PEDRA LASCADA”, decorreu entre 4 milhões de anos até cerca de 10 000 anos atrás.
  5. 5. Podemos dividir o PALEOLÍTICO em três subperíodos: Paleolítico Inferior – até cerca de 300 000 anos; Paleolítico Médio – entre 200 000 e 30 000 anos; Paleolítico Superior – entre 30 000 e 10 000 anos. FOI NO PALEOLÍTICO QUE SE PROCESSOU A LONGA EVOLUÇÃO FÍSICA E MENTAL DO SER HUMANO (HOMINIZAÇÃO)
  6. 6. Como se processou a evolução do Homem?O homem pertence ao grupo dos primatas e evoluiu entre 4 milhões e 30 000anos. Vejamos de forma simplificada como se processou essa evolução. 4000 2 milhões 1 milhão 100 000 30 000 milhões anos anosA este longo processo de evolução física e mental chamamos… HOMINIZAÇÃO.
  7. 7. Como se processou a evolução do Homem?A cada um destes antepassados do homem atual chamamos… HOMINÍDEOS. Vejamos como evoluíram…. 4000 milhões 2 milhões 1 milhão 100 000 anos 30 000 anos Altura: Altura: 1,40m Altura: Altura: Altura: 1,10 a 1,20m 1,50 m 1,60m 1,80m - Bipedia - Fabrico de - Descoberta e - Fabrico de - Arte móvel e - Verticalidade instrumentos domínio do fogo instrumentos rupestre - Libertação da (seixos talhados) - Desenvolvimento da especializados - Arpão, propulsor e mão - Construção dos linguagem - Ritos mágicos e outros primeiros - Bifaces e primeiros instrumentos de abrigos? acampamentos enterramentos osso
  8. 8. Durante o processo de hominização como se relacionou o Homem com a Natureza e como procurou dominá-la? Começou por, acidentalmente partir um seixo e assim… nasceu o primeiro objeto criado pelo Homem: O seixo quebrado! Fabricando objetos Seixo quebradoE quem o criou foi o Homo Habilis.
  9. 9. Durante o processo de hominização como se relacionou o Homem com a Natureza e como procurou dominá-la? A partir daqui nunca mais o ser humano parou de inventar coisas eobjetos: Biface Ponta de seta Machado Arpões Agulhas Propulsores, etc.
  10. 10. DURANTE O PROCESSO DE HOMINIZAÇÃO COMO SE RELACIONOU O HOMEM COM A NATUREZA E COMO PROCUROU DOMINÁ-LA? Quais eram os materiais utilizados? Pedra, osso, madeira e chifre. Qual a utilidade dos objetos 1. Caçar e matar animais e esfolá-los; 2. Defender-se das feras; 3. Pescar; 4. Coser as peles; 5. Fazer abrigos.
  11. 11. MAS O HOMEM DESCOBRIU E PASSOU A DOMINAR UMOUTRO ELEMENTO, SEM O QUAL A SUA VIDA TERIA SIDOMUITO MAIS DIFÍCIL: O FOGO! Os primeiros hominídeos terão conhecido o fogo através de fenómenos naturais:  Relâmpagos que provocavam fogos;  Faíscas que resultavam do choque entre duas pedras;  Lava dos vulcões… O fogo era um bem muito precioso e era necessário guardá-lo para evitar que alguém o roubasse ou que ele se apagasse…
  12. 12. O HOMEM DESCOBRIU E PASSOU A DOMINAR UM OUTRO ELEMENTO DA NATUREZA: O FOGO Há cerca de 500 000 anos o Homo Erectus descobriu a forma de produzir o fogo e passou a dominá-lo.E o domínio do fogo provocou mudanças na vida dos seres humanos: Os alimentos passaram a ser cozinhados, alterando a sua dieta alimentar; Passaram a estar protegidos do frio; As cavernas e as grutas passaram a estar iluminadas; Os animais ferozes passaram a ser mantidos à distância; O fabrico de objetos foi melhorado; Os laços entre os membros do grupo foram fortalecidos pelo convívio; E a linguagem desenvolveu-se.
  13. 13. COMO VIVIA O HOMEM NO PALEOLÍTICO?O Homem, apesar de fabricar instrumentos e dominar o fogo, estava dependente da Natureza e do que esta lhe dava.O homem praticava uma ECONOMIA RECOLETORA, ou seja: 1. Recolhia frutos, raízes e ovos; 2. Caçava animais de grande e pequeno porte, recorrendo a armadilhas e atuando em grupo; 3. Pescava usando para o efeito anzóis de osso e chifre.
  14. 14. COMO VIVIA O HOMEM NO PALEOLÍTICO?O Homem, apesar de fabricar instrumentos e dominar o fogo, estava dependente da Natureza e do que esta lhe dava. De todas as actividades destacava-se a CAÇA porque:  Além da carne para a alimentação;  Fornece peles para o vestuário e abrigos; e  Ossos, chifres e dentes para fabricar instrumentos.A procura de alimentos impôs ao homem o NOMADISMO: Quando o alimento se esgotava, o Homem deslocava-se para outras regiões para garantir a sua subsistência.
  15. 15. Viviam em grupo e cooperavam uns com os outros, ou seja, ajudavam-se uns aos outros: As MULHERES recolhiam frutos silvestres, ovos e raízes, cuidavam dos filhos e tratavam as peles; Os HOMENS caçavam e garantiam a segurança dos acampamentos ou das grutas e cavernas.
  16. 16. Entretanto… O Uma Aperfeiçoa- O domínio Uma melhor organização mento das do fogo alimentação social baseada técnicas de na divisão de caça tarefas  Mais e melhor alimentação  Mais segurança O Homem vive mais tempo Aumento da populaçãoAproveitando a formação dos grandes glaciares, o Homem sai de África à procurade alimentos, indo para regiões da Europa, Ásia e depois América e Oceânia.
  17. 17. OS RITOS MÁGICOS E A ARTEO Homem depois de satisfeita a fome, a sede e a segurançainterrogava-se sobre aquilo que não compreendia: O nascimento de mais um membro do grupo; A morte; A chuva; Os trovões; A noite que se seguia ao dia, etc.
  18. 18. OS RITOS MÁGICOS E A ARTE Para tentar dominar as forças da Natureza e conseguir sobreviver o Homem praticava uma série de ritos mágicos: a. Danças; b. Gestos estudados; Exemplo de um rito mágico c. Pinturas; d. Máscaras; e. Sacrifícios de animais.Assim o Homem procurava agradaraos deuses e à mãe Natureza.
  19. 19. OS RITOS MÁGICOS E A ARTEO Homo Sapiens provavelmente jáacreditava na vida para além damorte. Porquê? O Homo Sapiens já enterrava os Exemplo de um enterramento no Paleolítico seus mortos, na posição fetal (posição dos fetos no ventre materno) com objetos pessoais, flores, comida e pinturas.
  20. 20. O HOMEM DO PALEOLÍTICO MANIFESTAVA OUTROS INTERESSES - A ARTE As primeiras manifestações artísticas remontam 35 000 anos atrás e podem ser divididas em dois tipos:A arte móvel – é constituída A arte rupestre épor: composta por:1. Pequenas estatuetas 1. Pinturas e gravuras femininas, designadas de feitas em rochas ao Vénus e que representam ar livre; ou mulheres cujas formas 2. Pinturas e gravuras físicas (seios, ancas, ventre) feitas em tetos e aparecem exagerados; e paredes de grutas e2. Por instrumentos de caça cavernas. com cabeças de animais.
  21. 21. O HOMEM DO PALEOLÍTICO MANIFESTAVA OUTROS INTERESSES - A ARTE A Arte Móvel Estatuetas com formas de animais Vénus de Laussel
  22. 22. O HOMEM DO PALEOLÍTICO TAMBÉM JÁMANIFESTAVA OUTROS INTERESSES - COMO A ARTE A Arte Móvel Quais os materiais utilizados? Pedra, osso, chifre e madeira Quais os significados?  As estatuetas tinham um significado mágico-religioso.  As Vénus eram símbolos da fertilidade e de fecundidade da mulher.  Os instrumentos de caça representavam os animais que se pretendia caçar com esses mesmos objetos.
  23. 23. A ARTE RUPESTREPintura da gruta do Escoural (Portugal) cerca de 50 000 anos
  24. 24. A ARTE RUPESTREGravura integrada no Parque Arqueológicode Foz- Côa (Portugal) datada de cerca de 20 000 anos
  25. 25. A ARTE RUPESTREPintura no teto das gruta de Altamira (Espanha), datada entre 15 000 a 13 000 anos.
  26. 26. A ARTE RUPESTREPintura nas grutas de Lascaux (França) datada entre 15 000 e 12 000 anos
  27. 27. QUAIS OS MATERIAIS UTILIZADOS NA ARTE RUPESTRE? Nas gravuras os contornos seriam feitos com uma pedra afiada. As tintas eram feitas de corantes naturais como o carvão, o sangue animal, as plantas tintureiras, misturadas com gordura. O Homem pintava com: a. Os dedos; b. Com um punhado de pelos; c. Com paus; ou d. Soprando através de um osso.
  28. 28. O QUE PINTAVAM? Cenas de caça; Animais (bisontes, touros e cavalos); Mãos humanas; Sinais abstratos.A figura humana aparece muito raramente.
  29. 29. QUAL O SIGNIFICADO DA ARTE RUPESTRE? As opiniões dos historiadores de arte e dos arqueólogossão diversas: Segundo uns, o Homem do Paleolítico teria vontade de produzir arte, ou seja, de embelezar as cavernas e grutas. Segundo outros, talvez com mais razão, as pinturas rupestres teriam, tal como a arte móvel, um significado mágico-religioso. Ou seja, as pinturas fariam parte de um ritual destinado a obter sorte nas caçadas.
  30. 30.  Para saber mais…Podes consultar:Em http://pt.wikipedia.org os artigos: - Paleolítico - Arte do Paleolítico - Sítios de Arte Rupestre do Vale do Côa - Vale do Lapedo (sobre o Paleolítico em Portugal) - Sítio de arte rupestre do Vale do Côa - Caverna de Altamira - Lascaux www.infopedia.pt$o-menino-de-lapedo www.infopedia.pt$gruta-do-escoural

×