TRABALHO DE
GEOGRAFIA
BIOMAS
João Paulo, Lucas Adriano, Matheus Anderle, Robson Lara, Vinicius
Amaral
AMAZÔNIA
A Amazônia é o maior bioma brasileiro, ocupando mais de
40% do território nacional. Abrange os estados do
Amazona...
AMAZÔNIA
O bioma possui três tipos de vegetação: matas de terra
firme, várzea e matas de igapó. Matas de terra firme,
como...
AMAZÔNIA
O relevo do bioma é constituído basicamente por planícies,
que estão sempre inundadas pois estão em baixas altitu...
AMAZÔNIA
O solo da floresta amazônica, por incrível que pareça, é
arenoso. Possui uma fina camada de nutrientes que se
for...
CERRADO
O bioma do Cerrado é o segundo maior bioma brasileiro. É
uma espécie de savana, pois está numa faixa de transição
...
CERRADO
A vegetação é basicamente rasteira, com árvores de galhos
tortuosos e de pequeno porte. Suas raízes são profundas,...
CERRADO
O cerrado é subdivido em três tipos: cerradão, com
predomínio de árvores; cerrado típico, com vegetação
rasteira e...
CERRADO
O cerrado abriga muitas espécies de animais, as principais
são anta, cervo, onça-pintada, lontra, gambá, macaco-
p...
MATA ATLÂNTICA
Ocupa basicamente a costa brasileira, do Rio Grande do Sul
até Rio Grande do Norte, é uma floresta com cara...
MATA ATLÂNTICA
O bioma possui uma rica biodiversidade com mamíferos,
anfíbios, peixes, aves, répteis e insetos. Boa parte ...
MATA ATLÂNTICA
Flora da mata atlântica e seu desmatamento começam na
época da colônia, com a extração do Pau-Brasil, uma d...
MATA ATLÂNTICA
Um dos principais fatores para o desmatamento da mata
atlântica é, além da agricultura, o aglomerado das gr...
CAATINGA
A caatinga é um bioma exclusivo do Brasil, possui solo
arenoso, extremamente seco. Cobre praticamente todo o
nord...
CAATINGA
A biodiversidade deste bioma é menor do que a de outros
biomas, os animais que vivem na região são o gambá, cutia...
CAATINGA
A caatinga é o bioma brasileiro que menos é
considerado e estudado, porém a sua degradação
ambiental é grande, de...
CAATINGA
O desmatamento que ocorre na caatinga se
deve, segundo o Ministério do Meio Ambiente,
o uso da mata do bioma para...
PAMPA
Bioma também conhecido como “campos”, e está
presente no Rio Grande do Sul, além de outros
estados com outras subcla...
PAMPA
A maioria do pampa está no Rio Grande do Sul, tem
relevo plano. No local temos os campos limpos, que
possuem apenas ...
PAMPA
Existem extensões deste bioma como ecossistemas,
existentes na costa brasileira, no Maranhão e no sul
do Brasil. No ...
PAMPA
No sul e sudeste, na serra do mar e na serra da
Mantiqueira, há predominância da Mata de
Araucárias, que são árvores...
PANTANAL
O pantanal é um bioma úmido, e que ocupa os
estados do Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, além
de países vizinhos c...
PANTANAL
O pantanal possui elevadas temperaturas e uma
grande biodiversidade, com inúmeras misturas de
outros biomas. Os q...
PANTANAL
A vegetação nas partes baixas é constituída
basicamente por gramíneas e nos locais mais altos
por árvores maiores...
PANTANAL
O relevo do pantanal é constituído por uma grande
planície, em altitude 0, porém com regiões de morros
mais altos...
FIM
Trabalho de cada integrante da equipe:
Vinicius: Pesquisa do Bioma Amazônia
Robson: Pesquisa do Bioma Pantanal
João Pa...
FOTO DA EQUIPE TRABALHANDO
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Trab12092013

1,045

Published on

0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total Views
1,045
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0
Actions
Shares
0
Downloads
30
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Trab12092013

  1. 1. TRABALHO DE GEOGRAFIA BIOMAS João Paulo, Lucas Adriano, Matheus Anderle, Robson Lara, Vinicius Amaral
  2. 2. AMAZÔNIA A Amazônia é o maior bioma brasileiro, ocupando mais de 40% do território nacional. Abrange os estados do Amazonas, Amapá, Pará, Rondônia, Roraima, Acre, oeste do Maranhão e norte do Mato Grosso. Cobre também territórios em países próximos, como Guiana, Suriname, Venezuela, Equador, Bolívia e Peru. O bioma se destaca por possuir a maior floresta equatorial do mundo, a maior biodiversidade, além da maior bacia hidrográfica. Nela podem ser encontrados milhares de espécies de animais, vegetais e micro-organismos. O clima é equatorial úmido, pois se localiza próximo a linha do Equador, com muita chuva e calor, com temperaturas variando em torno de 30°C.
  3. 3. AMAZÔNIA O bioma possui três tipos de vegetação: matas de terra firme, várzea e matas de igapó. Matas de terra firme, como o próprio nome já diz, estão em regiões mais elevadas e não são inundadas pelos rios, são árvores de grande porte, como a palmeira. Matas de várzea são as que sofrem periodicamente inundações, porém a vegetação é parecida com as de terra firme. As matas de igapó estão sempre inundadas pelos rios, e é uma vegetação mais rasteira, como arbustos, musgos e vitória- régia.
  4. 4. AMAZÔNIA O relevo do bioma é constituído basicamente por planícies, que estão sempre inundadas pois estão em baixas altitudes e próximas aos rios; planaltos, com altas altitudes, onde estão situadas as serras do Taperapecó, Imeri e Parima, além de não estarem tão submersas aos rios, em comparação às planícies. É importante destacar que o Pico da Neblina, ponto mais alto do Brasil, está em um planalto, não esquecendo que as nascentes dos principais afluentes do Rio Amazonas também estão nessas regiões de planalto.
  5. 5. AMAZÔNIA O solo da floresta amazônica, por incrível que pareça, é arenoso. Possui uma fina camada de nutrientes que se forma a partir da decomposição de folhas, frutos e animais mortos. Esta camada é rica em húmus, e matéria orgânica. Fala-se que caso este bioma viesse a ser totalmente desmatado, o local se tornaria um deserto. Esta afirmação é verdadeira, pois o solo arenoso pobre nas áreas desmatadas sofreria lixiviação, ou seja, as chuvas iriam escoar os nutrientes, deixando o solo totalmente infértil, inibindo a vinda da vegetação naquele lugar. Por esse motivo é necessário destacar a importância da preservação do bioma.
  6. 6. CERRADO O bioma do Cerrado é o segundo maior bioma brasileiro. É uma espécie de savana, pois está numa faixa de transição entre a vegetação equatorial e a vegetação tropical. Está presente nos estados de Goiás e Tocantins e Distrito Federal. Também abrange parte do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Maranhão, Bahia, Minas Gerais, São Paulo e Piauí. Possui estações definidas, vegetação rasteira e temperatura moderada. Relevo mais estável e plano, com planícies e planaltos.
  7. 7. CERRADO A vegetação é basicamente rasteira, com árvores de galhos tortuosos e de pequeno porte. Suas raízes são profundas, já que como há pouca água na superfície durante a seca, elas buscam água em camadas mais inferiores do solo. Este bioma é um dos que mais sofreu com o avanço da agricultura e da pecuária. Para se ter uma ideia, ambientalistas afirmam que a vegetação típica do cerrado diminuiu pela metade nos últimos 50 anos, e que de todo o seu local original, restam apenas 20% de mata totalmente nativa.
  8. 8. CERRADO O cerrado é subdivido em três tipos: cerradão, com predomínio de árvores; cerrado típico, com vegetação rasteira e árvores mais espaçadas; campo cerrado com apenas vegetação arbórea e simples. Seu solo em certas regiões é acido e pobre, porém com a evolução tecnológica da agricultura o bioma sofreu a correção do solo seco, se tornando propício para a exploração da agricultura. É importante lembrar que este destaca na plantação de soja e criação de gado
  9. 9. CERRADO O cerrado abriga muitas espécies de animais, as principais são anta, cervo, onça-pintada, lontra, gambá, macaco- prego, quati, capivara, porco-espinho, tamanduá-bandeira e tapiti. Tais espécies sofrem com o desmatamento do bioma, com a caça predatória e a destruição de seu habitat devido a facilidade na ocupação humana e agrícola.
  10. 10. MATA ATLÂNTICA Ocupa basicamente a costa brasileira, do Rio Grande do Sul até Rio Grande do Norte, é uma floresta com características muito variadas, porém se destaca por ter uma pluviosidade adequada, com chuva no verão e seca no inverno, e estações definidas. Possui árvores baixas, médias e altas, além de boa parte ser em relevo acidentado. É o bioma que mais sofre com o desmatamento, atualmente tem 7% da sua vegetação nativa, e a maioria das áreas não desmatadas pertencem a parques ecológicos e reservas ambientais ou em locais sem interesses econômicos.
  11. 11. MATA ATLÂNTICA O bioma possui uma rica biodiversidade com mamíferos, anfíbios, peixes, aves, répteis e insetos. Boa parte desses animais, como o mico-leão-dourado, bugio, tamanduá bandeira, tatu-canastra, arara-azul-pequena e onça pintada sofrem risco de extinção, devido o desmatamento e outras ações do homem
  12. 12. MATA ATLÂNTICA Flora da mata atlântica e seu desmatamento começam na época da colônia, com a extração do Pau-Brasil, uma das árvores mais importantes árvores do bioma, praticamente extinta. Além do pau-brasil, o bioma se destaca por sua sua rica flora. Alguns exemplos são palmeiras, peroba, jequitibá-rosa, figueira, cedro, jacarandá, tapiriria, andira, ananas, briófitas, cipós, orquídeas, begônias, bromélias. A maioria são hidrófitas, tem uma ligação muito grande com a água. A mata atlântica em quesito territorial é a segunda maior floresta do Brasil.
  13. 13. MATA ATLÂNTICA Um dos principais fatores para o desmatamento da mata atlântica é, além da agricultura, o aglomerado das grandes cidades, como por exemplo Rio de Janeiro, que era um local extremamente fechado e denso em mata. Como a mata atlântica está próxima ao litoral e ele é preferencialmente no Brasil o local sempre mais povoado, a floresta acaba sofrendo com a ocupação humana.
  14. 14. CAATINGA A caatinga é um bioma exclusivo do Brasil, possui solo arenoso, extremamente seco. Cobre praticamente todo o nordeste brasileiro e o norte de Minas Gerais. Se destaca pela presença de cactos e ausência de árvores de grande porte, com predominância de pequenos arbustos. Sofre desmatamento através do extrativismo, causando desertificação.
  15. 15. CAATINGA A biodiversidade deste bioma é menor do que a de outros biomas, os animais que vivem na região são o gambá, cutia, tatu peba, ararinha-azul, asa-branca, sagui-de-tufos- brancos, entre outros. Uma curiosidade importante é lembrar que o gado da região durante a seca, geralmente se alimenta do cacto mandacaru que é rico em água. As principais características da vegetação da caatinga são os arbustos com galhos retorcidos e raízes profundas, a ausência de folhas na maioria das plantas, para não desperdiçar água por evaporação.
  16. 16. CAATINGA A caatinga é o bioma brasileiro que menos é considerado e estudado, porém a sua degradação ambiental é grande, devido ao extrativismo feito pela população do local. 0,2% da caatinga é protegida em unidades de conservação, e 70% de todo o bioma já sofreu alguma interferência do homem. Aproximadamente 53% do bioma ainda possui vegetação nativa e não desmatada.
  17. 17. CAATINGA O desmatamento que ocorre na caatinga se deve, segundo o Ministério do Meio Ambiente, o uso da mata do bioma para abastecer siderúrgicas de Minas Gerais e Espírito Santo, e indústrias de gesso e cerâmica do próprio semiárido. Os dois estados mais devastados são Bahia e Ceará. Como o bioma é pouco estudado e conhecido, o governo e órgãos ambientais tem se mobilizado para a preservação de tal.
  18. 18. PAMPA Bioma também conhecido como “campos”, e está presente no Rio Grande do Sul, além de outros estados com outras subclassificações, como a mata dos cocais (no Maranhão), a mata ciliar ou de galeria (locais no sul do Brasil), a mata de Araucária ou Pinhais (ocupa Rio Grande do Sul até regiões de Minas Gerais), e vegetação litorânea de mangues (sul do Brasil até litoral do Amapá).
  19. 19. PAMPA A maioria do pampa está no Rio Grande do Sul, tem relevo plano. No local temos os campos limpos, que possuem apenas gramíneas, e os campos sujos com a presença de gramíneas de até 60 cm de altura com árvores e arbustos. É utilizado como pastagem natural e uso agropecuário, porém nas regiões com maior quantidade de areia, ocorre o processo de arenização do solo que impede o uso agropecuário.
  20. 20. PAMPA Existem extensões deste bioma como ecossistemas, existentes na costa brasileira, no Maranhão e no sul do Brasil. No Maranhão existe a Mata dos Cocais que tem formação vegetal em uma transição de caatinga, floresta amazônica e cerrado, com árvores como a carnaúba. A população daquele local pratica extração desta madeira para várias utilidades.
  21. 21. PAMPA No sul e sudeste, na serra do mar e na serra da Mantiqueira, há predominância da Mata de Araucárias, que são árvores muito altas, além de serem as mais desmatadas. Atualmente 3% da floresta nativa está de pé. A mata ciliar ocorre em toda a região subtropical, acompanha as margens de rios perenes, impedindo o assoreamento. E também temos a vegetação litorânea, com pântanos e mangues, em quase toda a costa brasileira, com árvores de raízes à mostra em locais extremamente úmidos, com um tronco bem sinuoso.
  22. 22. PANTANAL O pantanal é um bioma úmido, e que ocupa os estados do Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, além de países vizinhos como Paraguai e Bolívia. Faz parte de uma das maiores áreas alagáveis do mundo. Se localiza numa imensa planície que fica quase toda submersa na estação úmida, devido ao transbordamento do Rio Paraguai. É considerado patrimônio natural da humanidade pela UNESCO.
  23. 23. PANTANAL O pantanal possui elevadas temperaturas e uma grande biodiversidade, com inúmeras misturas de outros biomas. Os que mais influenciam no Pantanal são a Floresta Amazônica e o Pampa. Porém, o solo deste bioma é muito frágil, as regiões mais altas do Pantanal estão habitadas e são os locais onde nascem os seus rios
  24. 24. PANTANAL A vegetação nas partes baixas é constituída basicamente por gramíneas e nos locais mais altos por árvores maiores. As principais árvores são aroeira, ipê, figueira e palmeira. Os principais animais que vivem no pantanal são jacarés, capivaras, peixes, tatu, onça-pintada, macaco-prego, cobras, etc. O pantanal também sofre com uma evolução (mesmo que modesta) da pecuária.
  25. 25. PANTANAL O relevo do pantanal é constituído por uma grande planície, em altitude 0, porém com regiões de morros mais altos e até planaltos. O pantanal se destaca por suas fazendas de gado e atividades de pesca. Além disso, o turismo ecológico também se desenvolveu, com a intensão educativa de manter o bioma preservado, e conservar ao máximo suas características originais.
  26. 26. FIM Trabalho de cada integrante da equipe: Vinicius: Pesquisa do Bioma Amazônia Robson: Pesquisa do Bioma Pantanal João Paulo: Pesquisa dos Biomas Caatinga e Mata Atlântica Matheus Anderle: Pesquisa dos Biomas do Cerrado e Pampa Lucas Adriano: edição e montagem dos slides FONTES •http://pt.wikipedia.org/wiki/Mata_Atl%C3%A2ntica •http://www.suapesquisa.com/geografia/vegetacao/campos_pampas.htm •http://www.suapesquisa.com/geografia/vegetacao/caatinga.htm •http://www.invivo.fiocruz.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=958&sid=2 •http://www.suapesquisa.com/geografia/pantanal.htm •http://pt.wikipedia.org/wiki/cerrado •APOSTILA, PÁG.38 E 39
  27. 27. FOTO DA EQUIPE TRABALHANDO
  1. A particular slide catching your eye?

    Clipping is a handy way to collect important slides you want to go back to later.

×