Plano de ensino

396 views
323 views

Published on

0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
396
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
31
Actions
Shares
0
Downloads
3
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Plano de ensino

  1. 1. Universidade Estadual de Montes Claros – UNIMONTES Pró-Reitoria de Ensino PLANO DE ENSINOCENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - CEADCURSO: Pedagogia/UAB UnimontesDISCIPLINA: Estágio Supervisionado DEPARTAMENTO: Estágios e Práticas EscolaresPROFESSORA: Zelita Gonçalves Santos Andrade Período C/Horária C/Horária Total Semestre/Ano Semanal Letivo 5º Teórica Prática 120h/a 2º Semestre/2012 EMENTAObservação e monitoria na Educação Infantil e nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental.Fundamentação, observação e acompanhamento da prática do pedagogo no exercício daSupervisão Pedagógica, com vistas à gestão escolar. OBJETIVOSGerais: • Propiciar condições para que os licenciandos possam articular teoria e prática, tendo a teoria como guia da ação transformadora. • Oportunizar a interação do estagiário com situações reais do trabalho pedagógico, tendo como perspectiva o desenvolvimento do pensamento crítico-reflexivo e de atitudes favoráveis à aprendizagem significativa, pessoal e dos alunos na escola-campo do estágio • Favorecer o desenvolvimento da responsabilidade social e política do licenciando com o sistema educacional. • Possibilitar o desenvolvimento das competências exigidas na prática profissional, no âmbito da Educação Básica.Específicos: • Proceder a um diagnóstico da realidade educacional e escolar, na escola-campo do estágio • Elaborar e executar um projeto de pesquisa a partir do diagnóstico da realidade na escola campo de estágio. • Elaborar projeto de intervenção na realidade escolar com base no diagnóstico realizado. • Participar, no cotidiano das escolas, de atividades variadas, quer observando ou executando-as. • Analisar criticamente a prática pedagógica no contexto escolar, situando o seu papel e as
  2. 2. Universidade Estadual de Montes Claros – UNIMONTES Pró-Reitoria de Ensino suas atribuições como profissional da educação. • Posicionar-se como futuro profissional do ensino, buscando e indicando alternativas para os problemas encontrados na prática educativa, na escola-campo do estágio. CONTEÚDO PROGRAMÁTICOUnidade I Organização e dinâmica do Estágio Supervisionado.Unidade II Caracterização da Classe.Unidade III Observação e Participação da Prática Pedagógica.Unidade IV Observação e acompanhamento da prática do pedagogo no exercício daSupervisão pedagógica, com vistas a gestão escolar. METODOLOGIA DE ENSINO O curso dar-se-á de forma dialógica, com atividades presenciais e a distância. Nos encontros presenciais serão realizadas atividades, tais como: - Aulas expositivas dialogadas; - Orientações do Estágio Supervisonado - Debates; - Seminários; As atividades a distância serão realizadas através do material impresso e no ambiente virtual de aprendizagem Virtualmontes, disponibilizado no site do Unimontes As atividades incluirão: - Leitura de textos disponibilizados - Participação no Fórum de discussão - Participação nos Chats - Envio de atividades ambiente de aprendizagem virtual. RECURSOS DIDÁTICOS- Caderno Didático da disciplina- Data-Show- Computador conectado á Internet PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃOAspectos a serem avaliados: Domínio do conteúdo abordado na disciplinaInstrumentos de avaliação: • Relatório das atividades desenvolvidas durante o Estágio.
  3. 3. Universidade Estadual de Montes Claros – UNIMONTES Pró-Reitoria de Ensino • Proposta técnico-científico da intervenção pedagógica. • Projeto de Pesquisa. • Ficha de avaliação de atuação do estagiário (agentes escolares). BIBLIOGRAFIA BÁSICAGONÇALVES, Hortência de Abreu. Manual de monografia, dissertação e tese. SãoPaulo: Avercamp, 2004.LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Metodologia do trabalhocientífico: procedimentos básicos, pesquisa bibliográfica, projeto e relatório,publicações e trabalhos científicos. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2001.MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio do conhecimento. São Paulo: Hucitec,1993. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTARBASSEDAS, Eulália; HUGUET, Teresa e SOLÉ, Isabel – Aprender e Ensinar emEducação Infantil. Porto Alegre; Artes Médicas Sul, 1999;BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Câmara da Educação Básica.Referencial Curricular Nacional de Educação Infantil. Brasília, 1998.DEHEINZELIN, Monique. A Fome com a Vontade de Comer. Uma proposta curricularde educação infantil. 4ª Edição. São Paulo: Editora Vozes, 1994.

×