IDADE MÉDIA: FEUDALISMO/ RENASCIMENTO CULTURAL E URBANO

12,408 views
12,292 views

Published on

Published in: Education, Technology
2 Comments
1 Like
Statistics
Notes
  • Olá! Boa tarde! Sou professora de História. Achei muito interessante essa apresentação, como a prof. Alessandra, também gostaria de obter esse vídeo. Agradeço. neiaarantes2007@yahoo.com.br
       Reply 
    Are you sure you want to  Yes  No
    Your message goes here
  • Olá, meu nome é Alessandra sou professora de História. Gostaria muito dessa apresentação, achei muito interessante, se fosse possível liberá-la ou me envie por e-mail. Agradeço desde já. ale.hist.escola@gmail.com
       Reply 
    Are you sure you want to  Yes  No
    Your message goes here
No Downloads
Views
Total views
12,408
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
27
Actions
Shares
0
Downloads
110
Comments
2
Likes
1
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

IDADE MÉDIA: FEUDALISMO/ RENASCIMENTO CULTURAL E URBANO

  1. 1. Idade Média
  2. 2. Mapa: Império Romano do Ocidente e do Oriente
  3. 3. Os povos germânicos que moravam em outros reinos (estados) fora do território do Império Romano, eram denominados povos bárbaros. Por que? R- Porque os romanos adotaram esse termo para designar os povos que viviam fora do Império Romano.
  4. 4. Os povos germânicos foram se infiltrando no Império Romano com o passar dos anos. Eles iam ao Império em busca de empregos. Muitos desses povos eram contratados para formar o próprio exército romano .
  5. 5. Mapa das invasões bárbaras:
  6. 6. Povos bárbaros:
  7. 7. Devido as invasões bárbaras e os problemas internos (corrupção, desentendimentos políticos, etc) o Império Romano vai perdendo poder. Os bárbaros se unem para dominar o império... ...e conseguem expulsar o último imperador romano no ano de 476... ...daí em diante o império passar a ser comandado pelos reis bárbaros.
  8. 8. Alguns anos depois... Desde o início das invasões bárbaras iniciadas no séc. IV (final da Idade Antiga), os europeus sentiam muita insegurança, e isso os levaram a deixarem as cidades e migrarem para o campo em busca de proteção. E é no campo que se inicia uma nova forma de produzir, de viver, ou seja, no campo houve uma grande transformação social, política e econômica, começa o FEUDALISMO.
  9. 9. FEUDALISMO, se iniciou no séc. X (SE FORMOU NA REGIÃO ONDE HOJE é A frANÇA, Inglaterra, e Alemanha), e se manteve até o séc. XIII (alta idade média).
  10. 10. Organização política:
  11. 11. Castelo e feudos:
  12. 12. Servos:
  13. 13. CASTELOS MEDIEVAIS DA FRANÇA, INGLATERRA, ALEMANHA:
  14. 21. As Cruzadas (séc. XI – XIII) A igreja católica reúne cristãos para reaver a terra santa (Jerusalém) que estava sob domínio dos Árabes.
  15. 25. Começa um tempo difícil na europa: Fome, Guerras e a Peste Negra ... Devido a esses fatores o sistema feudal entra em crise e enfraquece, mas permanece até o ´seculo Xv, e nesse mesmo momento, nas principais cidades (principalmente italianas) o comércio se aquece, e surge então uma nova classe social a burguesia...
  16. 26. ... SURGE UMA NOVA ERA: O RENASCIMENTO COMERCIAL E URBANO
  17. 27. Quando retornavam das cruzadas , muito cavaleiros saqueavam cidades no oriente. O material proveniente destes saques (jóias, tecidos, temperos, etc) eram comercializados no caminho. Foi neste contexto que surgiram as rotas comerciais e as feiras medievais. A saída dos muçulmanos do mar Mediterrâneo também favoreceu o renascimento comercial. 
  18. 28. Foi neste contexto que começou a surgir uma nova camada social: a burguesia . Dedicados ao comércio, os burgueses enriqueceram e dinamizaram a economia no final da Idade Média. Esta nova camada social necessitava de segurança e buscou construir habitações protegidas por muros. Surgia assim os burgos que, com o passar do tempo, deram origem a várias cidades ( renascimento urbano ).
  19. 29. As cidades passaram a significar maiores oportunidades de trabalho. Muitos habitantes da zona rural passaram a deixar o campo para buscar melhores condições de vida nas cidades européias. 
  20. 30. Com o aquecimento do comércio surgiram também novas atividades como, por exemplo, os cambistas (trocavam moedas) e os banqueiros (guardavam dinheiro, faziam empréstimos, etc).  Estes novos componentes sociais (burgueses, cambistas, banqueiros, etc) passaram a começar a se preocupar com a aquisição de conhecimentos. Este fato fez surgir, nos séculos XII e XIII, várias universidades na Europa. Estas instituições de ensino dedicavam-se ao aos conhecimentos matemáticos, teológicos, medicinais e jurídicos. 
  21. 31. FEUDALISMO X BURGUESIA
  22. 32. LEIA O TEXTO DO LIVRO DIDÁTICO DA PÁG. 65/66 E RESPONDA OS EXERCÍCIOS ( 2 e 3) SOBRE AS RELAÇÕES DOS NOBRES (SENHORES FEUDAIS, REIS, CLERO) COM OS BURGUESES (COMERCIANTES, CAMBISTAS, BANQUEIROS)...
  23. 33. ... PRÓXIMA AULA: RENASCIMENTO CULTURAL E CIENTÍFICO
  24. 34. FIM!!!

×