Cópia de jardinagem prática

3,622 views

Published on

0 Comments
4 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
3,622
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
23
Actions
Shares
0
Downloads
224
Comments
0
Likes
4
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Cópia de jardinagem prática

  1. 1. O COMPOSTO ORGÂNICO ouCondicionador de Solo BIOMIX éproduzido com materiaisorgânicos humuficados o queconcentra macros e micros nutrientesessenciais à vidavegetal.O COMPOSTO BIOMIX proporciona,além da adubação, uma novatextura aos solos permitindoum excelente enraizamento commaior aproveitamento das regase dos nutrientes.
  2. 2. GARANTIASCondicionador de soloregistrado no Ministério da Agricultura EMBALAGENS 20 kg - 35 litros 35 kg - 60 litros Granel
  3. 3. O que é COMPOSTO ORGÂNICOO que é COMPOSTO ORGÂNICOOu CONDICIONADOR DE SOLOO condicionador de solo é um produtoque tem a finalidade de melhorar ascaracterísticas físicas, químicas ebiológicas dos solos. Não é um meio decultivo como os substratos, e sim umreforço às propriedades do solo.Composto é o resultado da fermentaçãode materiais orgânicos que resulta emhúmus. Entende-se fermentação como oprocesso de transformação de materialorgânico por microorganismos Pilha de compostagem(bactérias). Nesse processo, também sendo reviradachamado de humificação, nutrientes sãomineralizados gerando os macros emicros nutrientes que são essenciais àsplantas.
  4. 4. Ainda importante que nesse processo defermentação uma grande quantidade decalor é gerada, fazendo com que a pilhade composto, em processo defermentação, atinja altas temperaturas(70ºC) o que esteriliza o material,eliminando vetores de doenças (fungos,nematóides, bactérias nocivas...) eneutralizando as sementes de ervasinvasoras.Como podemos ver o COMPOSTOORGÂNICO /CONDICIONADOR DE SOLOS é a melhoropçãoque temos para reforçar e garantir afertilidade do solo. No processo de compostagem as pilhas atingem 70oC
  5. 5. Importante observar é que as matasnativas produzem seu próprio composto.A constante queda de folhas, galhos,árvores velhas e outros materiais quese depositam no solo das matas passampelo processo de decomposição(humificação) mineralizando nutrientespara as plantas. A BIOMIX tem o maior estoque de composto orgânico dentro da Grande São Paulo
  6. 6. Como o COMPOSTO ORGÂNICO ajuda as plantasO que será que existe no COMPOSTO ORGÂNICO que ajuda as plantas acrescerem?Na terra estercada há uma grande quantidade de microrganismos, mas muitos jardineirosnão sabem disso.Este grupo de seres vivos é muito importante para o processo de fertilização do solo.Como estes microrganismos fertilizam o solo?Para responder a essa pergunta é necessário conhecer como funcionam as cadeiasalimentares:As cadeias alimentares e os microrganismos do soloO que acontece com os organismos quando eles morrem?Vamos imaginar a cadeia alimentar abaixo.PLANTA / LAGARTA / PÁSSAROSAs folhas e os galhos que a planta perde, as lagartas que morrem devido aosol ou ao frio intensos, os corpos dos pássaros mortos, as fezes das lagartas e dospássaros, as penas que os pássaros perdem etc., ou seja, toda essa matéria orgânicaserve de alimento para um grupo de seres vivos que estão em todos os ambientes.Estes seres vivos, representados pelos fungos e pelas bactérias, são denominadosdecompositores.
  7. 7. Decompositores são seres vivos (fungos e bactérias) que utilizam os corpos dosorganismos mortos e/ou partes perdidas pelos seres vivos (penas, folhas, pêlos,fezes, urina etc.) para sua sobrevivência. Com isso, eles decompõem a matériaorgânica e devolvem para o ambiente substâncias úteis para as plantas como água, gáscarbônico e compostos nitrogenados. Os decompositores sempre ocupam o último níveltrófico das cadeias alimentares.Os decompositores têm um papel importante na natureza, pois são eles os responsáveispela transformação da matéria orgânica em substâncias que serão reutilizadas poroutros organismos.Todos os compostos, formadores dos seres vivos, participam do ciclo que a matériarealiza na natureza; o carbono é um exemplo. A mesma coisa acontece com os outrosátomos: água e dos minerais como fósforo, enxofre, potássio, magnésio, nitrogênioetc.Os decompositores e os mineraisOs sais minerais, absorvidos pelas raízes dos vegetais, estão presentes no solo emquantidades limitadas. O ambiente que não tiver os sais minerais necessáriosàs plantas será inadequado à prática da agricultura.Colocar COMPOSTO ORGÂNICO na plantação garante o crescimento sadio da planta emelhora a sua colheita e beleza.
  8. 8. Mas de que maneira o COMPOSTO ORGÂNICO contribui para o desenvolvimentodos vegetais?Os minerais utilizados pelos seres vivos circulam pela natureza. Os decompositoresparticipam ativamente destes ciclos.Vamos discutir o ciclo do nitrogênio, um dos mais importantes para os seres vivos, umavez que este elemento químico È parte integrante das proteínas e dos cromossomos dosorganismos.Compostos nitrogenados são,neste caso específico, as substâncias com nitrogênio em suamolécula. Vários deles são absorvidos pelas raízes das plantas, como o nitrato (NO3-),a amônia (NH3) e o íon amônio (NH4+).O ciclo do nitrogênioOs compostos ricos em nitrogênio presentes nos corpos dos animais e vegetais sãodevolvidos ao ambiente de duas formas:a) quando os animais e vegetais morrem;b) quando os animais eliminam fezes e urina.Para facilitar o nosso estudo, vamos apresentar o ciclo do nitrogênio oriundo dadecomposição:Considere a seguinte situação:
  9. 9. “Um campo agrícola vai ser preparado para o plantio. É colocada uma certa quantidadede COMPOSTO ORGÂNICO, preparando-o para fazer a semeadura de milho”.Muitas coisas podem ser encontradas no solo preparado da forma descrita acima. Hárestos de fezes e de urina de gado e aves, restos de folhas, pequenos seres vivos,além de muitos fungos e bactérias.Os decompositores, fungos e bactérias alimentam-se desses restos orgânicos. Durante oprocesso de alimentação, os decompositores eliminam, para o ambiente, compostosnitrogenados.Os compostos nitrogenados presentes no solo são assimiláveis pelas raízes dos vegetaisque aí se encontram. A produção das proteínas dos vegetais depende da presença doscompostos nitrogenados do solo.Resumindo:A ação das bactérias e dos fungos decompositores é importante para afertilização dos solos, pois sua atividade devolve ao ambientesubstâncias necessárias para a produção das proteínas dos vegetais. Porisso o adubo orgânico È um elemento útil para o desenvolvimento sadiodas plantas.O COMPOSTO ORGÂNICO BIOMIX é o mais completo e confiável materialorgânico disponível no mercado. Deve ser incorporado aos solos antes dequalquer tipo de plantio.Como vimos o material orgânico é essencial à vida vegetal e amanutenção dos solos férteis.
  10. 10. Na formação do JARDIM 1 - Gradeie o solo com a enxada (cavoque mais ou menos 25cm) quebrando todos os torrões. O COMPOSTO ORGÂNICO BIOMIX deve ser utilizado na implantação de qualquer jardim. Seja na formação de gramados ou canteiros o COMPOSTO BIOMIX deve ser misturado ao solo na proporção de 32 - Misture o COMPOSTO partes de solo para 1 de COMPOSTOBIOMIX, que já vem ORGÂNICO BIOMIX.peneirado, ao solo. Outra proporção é a aplicação de 6 aPronto a base de seu 10kg por m2 misturando com 25cmnovo jardim já está depreparada. solo da superfície.
  11. 11. Na manutenção do JARDIMO solo de qualquer jardim sofre desgastes no decorrer do tempo, acompactação e o “cansaço” são processos naturais.O COMPOSTO ORGÂNICO BIOMIX deve ser utilizado para repor os nutrientese reestruturar o solo de seu jardim. Utilize 3 kg por m2 misturando acamada superficial - 20cm - de seus canteiros.Na HORTA O COMPOSTO BIOMIX é um ótimo adubo para sua HORTA. Mistute ao solo comum de 3 a 5 kg por m2 antes de formar os canteiros. Misture de 1 a 2 kg por m2 caso sua HORTA já tenha sido formada com SUBSTRATO HORTA BIOMIX. IMPORTANTE: Para o aproveitamento total da adubação, após a aplicação mantenha os canteiros sempre úmidos com regas diárias.
  12. 12. Passo-a-passo Plantio de Árvores O COMPOSTO ORGÂNICO BIOMIX é o material orgânico que mais se assemelha ao humus natural gerado nas matas nativas. Portanto nada mais indicado para o plantio de ÁRVORES ornamentais, nativas ou frutíferas. A dose correta de COMPOSTO BIOMIX depende do tamanho da cova em que será plantada a ÁRVORE. Veja tabela abaixoTabela de quantidade para o plantio de ÁRVORESSiga a tabela de dosagem abaixo observando que para um melhoraproveitamento misture a quantidade indica de de COMPOSTO ORGÂNICOBIOMIX com o solo retirado do fundo da cova.Tamanho da cova - cmDiâmetro ou lados x profundidade kg COMPOSTO ORGÂNICO BIOMIX
  13. 13. 40 x 40 x 40 (mudas até 1m) 10-1560 x 60 x 60 (maioria das frutíferas) 15-2060 x 60 x 100 (grandes acima de 2,5m) 20-35Plantio de Frutíferas Tamanho da Cova: É comum depararmos com covas não muito maiores que o tamanho do torrãoLocal e Espaçamento: Para o plantio de árvores dafrutíferas o local escolhido deve receber sol muda. Este procedimento está ERRADO !pleno. Escolhido o local faça as covas com a Para o plantio de mudas de 1 a 2m de alturacavadeira respeitando o espaçamento exigido pela oespécie que será plantada. Em nosso caso iremos tamanho mínimo da cova é de 50cmplantar laranjeiras e espaçamos as covas em diâmetro por4m. 50cm de profundidade.
  14. 14. Plantio de ÁRVORE FRITÍFERA - ContinuaçãoMaterial: Para cada muda utilizar Passo 1: Revolva a terra que foi1 sc de 20kg de COMPOSTO ORGÂNICO tirada da cova. Quebre todos osBIOMIX e 500g de BOKASHI. torrões.
  15. 15. Passo 2: Espalhe a terra e adicioneos 20kg de COMPOSTO ORGÂNICOBIOMIX Passo 1: Com uma enxada misture muito bem o COMPOSTO com o SOLO
  16. 16. Passo 4: Depois de bem misturadocoloque a mistura no fundo dacova.
  17. 17. Passo 5: Com a muda aina no vasomeça a altura que irá ficar. Aplanta deve ficar ao nível do solo Passo 6: Com a ajuda de um estilete recorte o vaso para retirar o torrão.
  18. 18. Passo 7: Coloque o torrão no centroda cova e complete com amistura e solo e COMPOSTO ORGÂNICO Passo 8: Coloque 500g de BOKASHI ao redor da muda na distância da COVA, substrituindo, a farinha de osso e a torta de mamona.
  19. 19. Passo 9: Faça uma cobertura commaterial seco (palha) para mantera umidade e a temperatura do solo. Passo 10: Para finalizar faça uma rega generosa com uns 20 litros dágua.
  20. 20. O que é SUBSTRATOSubstrato é todo o material utilizado como meio de germinação,manutenção e crescimento de plantas, que não seja terra (solo).Importante observar que qualquer produto que contenha TERRA em suaformulação NÃO É SUBSTRATONo Brasil o primeiro substrato agrícola foi comercializado em 1982. Maisde 20 anos depois os substratos são materiais imprescindíveis naagricultura moderna. Há razão de 10 anos os substratos agrícolas tiveramsuas fórmulas adaptadas para o uso em jardinagem, nos projetospaisagísticos e na construção de campos esportivos.Os substratos são constituídos de uma mistura balanceada de materiaisorgânicos e/ou minerais que têm a função de garantir uma boa e uniformegerminação, proporcionar condições ideais para o perfeito enraizamento,reter água apenas o necessário e permitir a disponibilidade denutrientes.Para que as condições ideais de cultivo sejam atendidas os substratosprecisam ser formulados de maneira que as principais característicasestejam em equilíbrio:
  21. 21. Físicas: Textura e densidade que permitam um suporte firme e uma boarelação drenagem / aeração determinando uma relação ideal de ar / águaque é fundamental para a formação das raízes e conseqüentemente naqualidade da nutrição das plantas.Químicas: pH e índice de sais suportáveis e em níveis adequados para queos nutrientes possam ser absorvidos pelas plantas.Biológicas: Conter material orgânico suficiente de forma que possaconter e mineralizar nutrientes.É importante ressaltar que as plantas retiram do substrato, através dasraízes, os nutrientes necessários para a sua manutenção e crescimento.Os SUBSTRATOS BIOMIX têm a composição exata para que as condições decultivo sejam atendidas.Outras vantagens no uso dos SUBSTRATOS BIOMIX é que suas característicasfísicas, químicas e biológicas são estáveis e uniformes, além de seremIsentos de patógenos, pragas e plantas daninhas.
  22. 22. O SUBSTRATO FLORES BIOMIX éuma mistura PRONTA PARA O USOno plantio de flores efolhagens em vasos, floreiras ecanteiros.O BIOMIX FLORES, devido a sualeveza, constituídaa partir de sua composiçãoúnica, proporciona uma ótimadrenagem e um excelenteenraizamento, além de umaadubação completa e balanceadapara todas as suas plantas.
  23. 23. GARANTIASSubstrato para plantasregistrado no Ministério da Agricultura EMBALAGENS 20 kg - 35 litros 05 kg - 09 litros Granel
  24. 24. Na formação de CANTEIROS Para formar canteiros exuberantes e sadios use SUBSTRATO FLORES E FOLHAGENS BIOMIX sem mistura alguma. Basta fazer uma camada de 25cm de altura e plantar as Mudas. Não é necessário fazer adubação complementar por 6 meses. A dosagem é de 2 sacos de 20kg de SUBSTRATO FLORES E FOLHAGENS BIOMIX para formar 3m2 de canteiro. É aconselhável que o solo, abaixo da camada, seja tratado com COMPOSTO ORGÂNICO BIOMIX.
  25. 25. Na produção de MUDAS Profissionais e amadores utilizam o SUBSTRATO FLORES E FOLHAGENS BIOMIX para produzir grandes ou pequenas quantidades de belíssimas e sadias mudas - tanto para fins comerciais quanto para hobby. Você pode cultivar touceiras, estacas, pequenas mudas, cactus, rizomas, bulbos... diretamente no SUBSTRATO FLORES E FOLHAGENS BIOMIX. JÁ VEM ADUBADO O SUCESSO É GARANTIDO !!!
  26. 26. No Plantio de Vasos O SUBSTRATO FLORES E FOLHAGENS BIOMIX é completo, tanto na extrutura quanto na adubação, para o plantio de flores, inclusive BULBOS, e folhagens em vasos e floreiras. Utilize-o sem mistura alguma para manter e cultivar exemplares invejáveis por muito tempo sem a necessidade de técnicas especias ou experiência na jardinagem. Veja o passo-a-passo na próxima página
  27. 27. Passo-a-passo - Plantio de BULBO Material necessário: . 1 Vaso plástico ou cerâmico de pelo menos 30cm de altura; .Substrato FLORES E FOLHAGENS BIOMIX o que baste para encher o vaso; . Pazinha de jardinagem; . Manta de drenagem; . Argila expandida ou cacos de telha para drenagem; . Bulbo de boa procedência.Passo 1 - Montando o sachê de drenagem
  28. 28. . Coloque os cacos de telha num quadradode 30x30cm de manta de drenagem. . Amarre com barbante ou aramePasso 2 - Plantando fazendo um sachê. Esse método de drenagem de vasos é útil quando da necessidade de se refazer o vaso ou transplante da planta.. Coloque o sachê nofundo vaso. Certifiqueque o vaso esteja furado.
  29. 29. . Coloque o SUBSTRATO FLORES EFOLHAGENS BIOMIXaté o ponto que o bulbo fique com obroto naborda do vaso - veja foto. . Preencha com SUBSTRATO BIOMIX até a borda, deixando o broto do bulbo para fora.
  30. 30. . Agora ésó manter o substratoumido - não encharcado.. Não é necessário fazer adubaçãocomplementar. Acompanhe a planta e observe apresença de pragas.
  31. 31. O SUBSTRATO GRAMADOS BIOMIX éum produto isento de pragas edoenças, PRONTO PARA USOna cobertura e adubação degramados ornamentais ouprofissionais como campos defutebol e de golf.O BIOMIX GRAMADOS devido a suagranulometria menor que 4mm,proporciona uma absorçãoextremamente rápida iniciandosua ação imediatamente após suaaplicação.
  32. 32. GARANTIASSubstrato para plantasregistrado no Ministério da Agricultura EMBALAGENS 20 kg - 35 litros Granel
  33. 33. Na cobertura do GRAMADO IMPORTANTE: Utilizando o SUBSTRATO Nunca aplique na GRAMADOS BIOMIX cobertura de seu para fazer a cobertura de seu gramado, seja gramado qual for a circunstância, você irá garantir beleza e TERRAnem exuberância vegetal, preta, o ano todo em seu jardim ou em roxa, adubada, seus benzida etc. campos profissionais. Essa prática Aplique 10 litros (6kg) por m2 (1 contamina o saco gramado com 20kg = 3,5 m2)apenas espalhando ervas daninhas além dos fungos e sobre doenças. a grama (1,5cm espessura) e regue como de costume nos 5 primeiros dias. A aplicação pode ser manual ou com o auxílio de uma enxada ou rastelo. JÁ VEM ADUBADO O SUCESSO É GARANTIDO !!!
  34. 34. Na manutenção do GRAMADO Para fazer a manutenção de algumas áreas mais danificadas de seu gramado ou mesmo fazer a reposição de grama utilize o SUBSTRATO GRAMADOS BIOMIX misturado com o COMPOSTO ORGÂNICO BIOMIX (3 partes de composto para 1 parte de substrato) na base e faça a cobertura da área como indicado no tópico anterior.
  35. 35. Na formação do GRAMADOTodo gramado é formado por 3 camadas: a base, a grama propriamente ea cobertura ou adubação.Para a primeira camada utilize o COMPOSTO ORGÂNICO BIOMIX (veja nessemanual na página ??) misturado ao solo na proporção de 3 partes desolo para 1 parte de COMPOSTO.Nivele o terreno e aplique as placas ou rolos de grama. Por fim façaa cobertura com o SUBSTRATO GRAMADOS BIOMIX seguindo as instruções dotópico COBERTURA DO GRAMADO.
  36. 36. O SUBSTRATO HORTA BIOMIX é umpreparado especial formuladopara o uso DIRETO na produçãode mudas e no cultivo dehortaliças.A base de sua composição é acasca de pinus moída o quepermite um enraizamento extraordinárioaliado a excelenteretenção de água e nutrientes.O resultado são mudas saudáveise exuberantes que irão promoveruma HORTA maravilhosa independentedo tamanho e da suaformação técnica.
  37. 37. GARANTIASSubstrato para plantasregistrado no Ministério da Agricultura EMBALAGENS 20 kg - 35 litros 05 kg - 09 litros Granel
  38. 38. Na produção PROFISSIONAL Na produção de mudas profissional o SUBSTRATO HORTALIÇAS BIOMIX oferece resultados excelentes proporcionando ao produtor 100% de aproveitamento das sementes com uniformidade no enraizamento e no tamanho das mudas. Com índices de Ph, EC e CTC controlados permite qualquer tipo de fertirrigação.
  39. 39. Na PEQUENA produção Para pequenas produções ou produção de bandejas com espécies variadas o resultado e o mesmo das produções profissionais. Uniformidade no tamanho das mudas e no enraizamento são garantidos pelo SUBSTRATO HORTA BIOMIX. Basta preencher as bandejas ou os potes, semear e regar duas vezes por dia durante os 15 primeiros dias. JÁ VEM ADUBADO O SUCESSO É GARANTIDO !!!
  40. 40. No uso direto na HORTA No uso direto na HORTA o SUBSTRATO HORTA BIOMIX proporciona uma produção invejável sempre com qualidade profissional. Para formar os canteiros com altura de 25 cm por 50cm de largura utilize 2 sacos de 20kg para cada 3 metros. Basta formar os canteiros e transplantar as mudas que foram produzidas com o mesmo SUBSTRATO. Veja o passo-a-passo de como fazer uma horta em pequenos espaços na próxima página.
  41. 41. Passo-a-passo Sementeira - Bandeja de Isopor Material necessário: .01 bandeja de mudas com 72 células. Pode-se utilizar bandejas de 128, 200, 280 e até 400 células. . SUBSTRATO HORTA BIOMIX; . Pazinha de jardinagem; . Régua de madeira; . Tela de sombreamento 50%; . Lápis / Pulverizador; . Etiquetas de plástico e Clips para papel; . Sementes de boa procedência.Materiais necessários: Nesta etapa énecessárioutilizar materiais de excelente qualidade, é oinício de todo processo.
  42. 42. Passo 1 - Enchendo a Bandeja: Antes de Passo 2 : Preencha todas as células, dêcolocar uma pequenao SUBSTRATO na bandeja molhe-a para que o batida com a bandeja na mesa paramaterial compactar e nivelefixe no isopor e não saia pelo fundo. com a régua de madeira.
  43. 43. Passo 4 - Semeando :Passo 3 - Covas: Com o fundo do lápis faça as Agora coloque uma semente emcovas cada cova. Para facilitar essa tarefa vocêno centro de cada célula com pode fazeraproximadamente ½cm de um dispositivo de bambu como mostra aprofundidade. foto.
  44. 44. Passo-a-passo Sementeira - Bandeja de Isopor -ContinuaçãoPasso 5 Identificando: Caso você faça a Passo 6: Corte os clips com um alicate ebandeja fixe asmista, ou seja, com várias espécies, faça a etiquetas na lateral da bandeja de isopor -identificação veja as fotos.das linhas como vamos mostrar agora.
  45. 45. Passo 7 Cobrindo as covas: Com uma peneira Passo 8 Nivelando: Após a cobertura nivelefina comcubra as covas com o próprio substrato. a régua de madeira novamente.
  46. 46. Passo 9 Rega: Agora regue utilizando opulverizador. Passo 10 Local: Cubra a bandeja com aDurante 5 dias regue todos os dias pela manhã tela deea sombreamento e coloque-a em local bemtarde com o pulverizador para não desenterrar iluminado masas protegido da luz direta do sol. Reguesementes. todos os dias.
  47. 47. Passo-a-passo HORTA DOMÉSTICA -Canteiro de ErvasCANTEIRO DE ERVAS E TEMPEROSTamanho:Nº de plantas possíveis:Clima:Solo:Incremento:Regras básicas:Cada canteiro mede 1,20m x 3,00m = 3,6m210 / canteiroAmeno - temperatura média acima dos 15ºC.Naturalmente ácido - adição de matéria orgânica com COMPOSTOORGÂNICO BIOMIXna proporção de 3 litros por m2 de canteiro, misturados a 25cm dosolo originalCanteiros formados com SUBSTRATO HORTA BIOMIXSol pleno por pelo menos 6 horas diárias. Ventos barrados commuros e árvores. Ponto de água potável próximo ao local.
  48. 48. Materiais necessáriosEnxada / Enxadão / Rastelo / Pá Curva / Pá de corteSacho / Jogo de ferramentas pequenasMangueira / Regador / Pulverizador / Balde / BandejaCarrinho de mão / Transplantador / Tesoura de poda pequena / Bandeja paraMudas / Luvas / Avental.COMPOSTO ORGÂNICO BIOMIXBokashi BIOMIXSUBSTRATO HORTA BIOMIXIMPORTANTE: Não utilize utensílios da cozinha para o manejo de sua horta ejardim.Ferramentas e Equipamentos:Insumos:- Matéria orgânica- Adubo Orgânico- Para mudas e Plantio
  49. 49. Escolha do local:Na escolha do local o mais importanteé a insolação, seu canteiro devereceber, no mínimo, 6 horas de soldireto diariamente.

×