• Share
  • Email
  • Embed
  • Like
  • Save
  • Private Content
Social bookmarking
 

Social bookmarking

on

  • 494 views

Ação de Formação: "Bibliotecas Escolares e a Web 2.0 (Formação on-line)

Ação de Formação: "Bibliotecas Escolares e a Web 2.0 (Formação on-line)
4ª sessão - online - 18:30 h - 21:30 h

Statistics

Views

Total Views
494
Views on SlideShare
494
Embed Views
0

Actions

Likes
1
Downloads
4
Comments
0

0 Embeds 0

No embeds

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Adobe PDF

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

    Social bookmarking Social bookmarking Document Transcript

    • 4 Domínio de formação - Social 2012“Social bookmarking" Almerindo Oliveira Pinho bookmarking (de 30 de abril a 6 de maio) Ação de Formação: "BibliotecasEscolares e a Web 2.0 (Formação on-line) 4ª sessão - online - 18:30 h - 21:30 h
    • de 30 de abril a 6 de maio "Social bookmarking" Guia da Unidade Guia da Unidade - Ficha de tarefas Documento PDF Leituras obrigatórias 2 Texto introdutório - Marcadores sociais (Social Bookmarking) Documento PDF Social Bookmarking com o Diigo - Tutorial Ficheiro Leituras facultativas Diigo V3: Highlight & Share the Web! Social Bookmarking 2.0 Ficheiro Social Bookmarking in Plain English Ficheiro Information R/evolution Ficheiro Seven Things you Should Know about Social Bookmarking (tradução em espanhol) Documento PDF Diigo the Web for Education - From TeleGatherer to TelePlanter with Diigo Ficheiro Integração de marcadores sociais no blogue Documento PDF Fóruns Fórum 1 - Endereço do sítio Fórum 2 - Atividade facultativa Tarefa 1 – A realizar entre 30 de abril e 3 de maio 1 - Apos a leitura do texto introdutório e do tutorial Social Bookmarking com o Diigo, devera criar um sítio de social bookmarking com o servico Diigo http://www.diigo.com e indexar um minimo de 20 recursos (vinte paginas de Internet com comprovada utilidade para professores bibliotecarios). Cada recurso devera incluir uma breve descricao do seu conteudo e as etiquetas que achar conveniente. 2 - Apos a realizacao da tarefa 1, devera publicar uma mensagem no forum 1 da sessao com a indicacao do endereco do sitio de social bookmarking criado. O assunto da mensagem devera ser .sitio de social bookmarking de <primeiro e ultimo nome do formando>.. Para evitar erros no endereco, devera copiar o endereco da barra do navegador e colar na mensagem. Ação de Formação: "Bibliotecas Escolares e a Web 2.0 (Formação on-line)"
    • de 30 de abril a 6 de maio "Social bookmarking"http://www.diigo.com/user/almerindopinho 3Tarefa 2 – A realizar entre 4 e 6 de maioSeleccionar um dos sitios de social bookmarking indicados no Forum 1, e comentar aseleccao de recursos (pertinencia do conteudo, adequacao ao publico-alvo, adequacao daetiquetagem e da descricao utilizadas). O comentario devera ser feito sob a forma demensagem de resposta ao sitio seleccionado.___________________________________________________________________________Olá, Carminda!Estive a reler as recomendações relativas à tarefa 1 desta semana e cheguei à conclusão quecumpriste com todo o rigor aquilo que era solicitado pelas nossas formadoras.Selecionaste criteriosamente 21 recursos imprescindíveis para qualquer professor bibliotecário.Cada recurso está impecavelmente descrito e as etiquetas foram apropriadamente escolhidas.O número de recursos solicitado é relativamente baixo para as necessidades das escolas. Estetrabalho terá que ser desenvolvido nos próximos tempos. Foi isso que procurei fazer: utilizeimuitos recursos que possuía nos meus favoritos e criei uma maior coleção de sites.Ação de Formação: "Bibliotecas Escolares e a Web 2.0 (Formação on-line)"
    • de 30 de abril a 6 de maio "Social bookmarking"Ao consultar o teu sítio de social bookmarking e os dos restantes colegas, encontrei muitosrecursos interessantes e, por isso, não hesitei em aumentar a minha nuvem!Com uma “nuvem” gigante concluímos que temos de eliminar muitas etiquetas e procurar usarcritérios que simplifiquem a indexação dos recursos. Além disso, é necessário arrumar osrecursos de acordo com as listas de assuntos criadas. Esta não deverá ser demasiado extensa.Continuação de bom trabalho. 4____________________________________________________________________________Tarefa facultativaUtilizando, se necessário, o guia .Integracao de marcadores sociais no blogue.disponibilizado na seccao de leituras facultativas, adicione ao seu blogue duasminiaplicações html/javascript:a) Uma com a nuvem de etiquetas do seu sitio de social bookmarkingb) Outra com as ultimas 10 adicoes do seu sitio de social bookmarkingIndique no forum 2 o endereco do blogue onde adicionou os marcadores sociaisNota: O guia refere-se aos blogues alojados na plataforma blogspot.http://biblioesas-gaia.blogspot.pt/Ação de Formação: "Bibliotecas Escolares e a Web 2.0 (Formação on-line)"
    • de 30 de abril a 6 de maio "Social bookmarking" 5Ação de Formação: "Bibliotecas Escolares e a Web 2.0 (Formação on-line)"