Social bookmarking
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Like this? Share it with your network

Share

Social bookmarking

  • 622 views
Uploaded on

Ação de Formação: "Bibliotecas Escolares e a Web 2.0 (Formação on-line)...

Ação de Formação: "Bibliotecas Escolares e a Web 2.0 (Formação on-line)
4ª sessão - online - 18:30 h - 21:30 h

More in: Education
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Be the first to comment
No Downloads

Views

Total Views
622
On Slideshare
622
From Embeds
0
Number of Embeds
0

Actions

Shares
Downloads
4
Comments
0
Likes
1

Embeds 0

No embeds

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
    No notes for slide

Transcript

  • 1. 4 Domínio de formação - Social 2012“Social bookmarking" Almerindo Oliveira Pinho bookmarking (de 30 de abril a 6 de maio) Ação de Formação: "BibliotecasEscolares e a Web 2.0 (Formação on-line) 4ª sessão - online - 18:30 h - 21:30 h
  • 2. de 30 de abril a 6 de maio "Social bookmarking" Guia da Unidade Guia da Unidade - Ficha de tarefas Documento PDF Leituras obrigatórias 2 Texto introdutório - Marcadores sociais (Social Bookmarking) Documento PDF Social Bookmarking com o Diigo - Tutorial Ficheiro Leituras facultativas Diigo V3: Highlight & Share the Web! Social Bookmarking 2.0 Ficheiro Social Bookmarking in Plain English Ficheiro Information R/evolution Ficheiro Seven Things you Should Know about Social Bookmarking (tradução em espanhol) Documento PDF Diigo the Web for Education - From TeleGatherer to TelePlanter with Diigo Ficheiro Integração de marcadores sociais no blogue Documento PDF Fóruns Fórum 1 - Endereço do sítio Fórum 2 - Atividade facultativa Tarefa 1 – A realizar entre 30 de abril e 3 de maio 1 - Apos a leitura do texto introdutório e do tutorial Social Bookmarking com o Diigo, devera criar um sítio de social bookmarking com o servico Diigo http://www.diigo.com e indexar um minimo de 20 recursos (vinte paginas de Internet com comprovada utilidade para professores bibliotecarios). Cada recurso devera incluir uma breve descricao do seu conteudo e as etiquetas que achar conveniente. 2 - Apos a realizacao da tarefa 1, devera publicar uma mensagem no forum 1 da sessao com a indicacao do endereco do sitio de social bookmarking criado. O assunto da mensagem devera ser .sitio de social bookmarking de <primeiro e ultimo nome do formando>.. Para evitar erros no endereco, devera copiar o endereco da barra do navegador e colar na mensagem. Ação de Formação: "Bibliotecas Escolares e a Web 2.0 (Formação on-line)"
  • 3. de 30 de abril a 6 de maio "Social bookmarking"http://www.diigo.com/user/almerindopinho 3Tarefa 2 – A realizar entre 4 e 6 de maioSeleccionar um dos sitios de social bookmarking indicados no Forum 1, e comentar aseleccao de recursos (pertinencia do conteudo, adequacao ao publico-alvo, adequacao daetiquetagem e da descricao utilizadas). O comentario devera ser feito sob a forma demensagem de resposta ao sitio seleccionado.___________________________________________________________________________Olá, Carminda!Estive a reler as recomendações relativas à tarefa 1 desta semana e cheguei à conclusão quecumpriste com todo o rigor aquilo que era solicitado pelas nossas formadoras.Selecionaste criteriosamente 21 recursos imprescindíveis para qualquer professor bibliotecário.Cada recurso está impecavelmente descrito e as etiquetas foram apropriadamente escolhidas.O número de recursos solicitado é relativamente baixo para as necessidades das escolas. Estetrabalho terá que ser desenvolvido nos próximos tempos. Foi isso que procurei fazer: utilizeimuitos recursos que possuía nos meus favoritos e criei uma maior coleção de sites.Ação de Formação: "Bibliotecas Escolares e a Web 2.0 (Formação on-line)"
  • 4. de 30 de abril a 6 de maio "Social bookmarking"Ao consultar o teu sítio de social bookmarking e os dos restantes colegas, encontrei muitosrecursos interessantes e, por isso, não hesitei em aumentar a minha nuvem!Com uma “nuvem” gigante concluímos que temos de eliminar muitas etiquetas e procurar usarcritérios que simplifiquem a indexação dos recursos. Além disso, é necessário arrumar osrecursos de acordo com as listas de assuntos criadas. Esta não deverá ser demasiado extensa.Continuação de bom trabalho. 4____________________________________________________________________________Tarefa facultativaUtilizando, se necessário, o guia .Integracao de marcadores sociais no blogue.disponibilizado na seccao de leituras facultativas, adicione ao seu blogue duasminiaplicações html/javascript:a) Uma com a nuvem de etiquetas do seu sitio de social bookmarkingb) Outra com as ultimas 10 adicoes do seu sitio de social bookmarkingIndique no forum 2 o endereco do blogue onde adicionou os marcadores sociaisNota: O guia refere-se aos blogues alojados na plataforma blogspot.http://biblioesas-gaia.blogspot.pt/Ação de Formação: "Bibliotecas Escolares e a Web 2.0 (Formação on-line)"
  • 5. de 30 de abril a 6 de maio "Social bookmarking" 5Ação de Formação: "Bibliotecas Escolares e a Web 2.0 (Formação on-line)"