P1.3.1 introdução à internet

1,524 views

Published on

0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
1,524
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
888
Actions
Shares
0
Downloads
5
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

P1.3.1 introdução à internet

  1. 1. Introdução à InternetA Internet é a maior rede de computadores do Mundo,abrangendo praticamente todos os países.Escrevemos Internet com um «I» maiúsculo por esta serconsiderada, precisamente, a «rede das redes».
  2. 2. O que é preciso para aceder à Internet?Para aceder à Internet é necessário: • equipamento próprio; • um fornecedor para ligar o computador à Internet (ISP); • um programa para navegar (browser).
  3. 3. O que é preciso para aceder à Internet?Existem vários tipos de modem consoante o tipo de ligação usada: Velocidade de Sistema / meio Equipamento Especificidades transf. de inform.* Comunicação Até 56 kb/sLinha Modem interno analógica (ou kbps)telefónica ou externo interrompendo asnormal chamadas telefónicas Placa RDIS (às Comunicação digital 64 kb/s porLinha RDIS vezes chamada Serviço Dial interrompendo as canal (até 2(Rede Digital Modem por – Up porque chamadas telefónicas canais)de Integração analogia com o requer uma no(s) canal(ais)de Serviços) sistema anterior, chamada ao usado(s) mas não o é) ISP antes de Modem ADSL estabelecer Até 8192 a ligação Não interrompe asADSL kb/s. chamadas(Asymmetric Actualmente telefónicas. A larguraDigital são mais de banda éSubscriber usadas de independente paraLine) 128 kb/s a cada utilizador. 1024 kb/s
  4. 4. O que é preciso para aceder à Internet?Existem vários tipos de modem consoante o tipo de ligação usada: Velocidade de Sistema / meio Equipamento Especificidades transf. de inform.* Não usa a linha telefónica mas sim o Até 6 Mb/s. cabo de transporte do sinal televisivo. Actualmente Usa uma frequência como se fosse são maisCabo Modem cabo um canal de televisão. A largura de usadas de 128 banda de uma zona é partilhada por kb/s a 1024 vários utilizadores. kb/s.Satélite Parabólica + De 1 Mb/s a 4 placa de PC Pode receber o sinal de Internet em Mb/s (equipamento qualquer parte do mundo. caro)T1 Linhas Pode ir até Normalmente alugadas pelos ISPs. dedicadas 1,544 Mb/sT3 Linhas Pode ir até 45 Normalmente alugadas pelos ISPs. dedicadas Mb/s
  5. 5. O que é preciso para aceder à Internet?O programa necessário para navegar na Internet chama-sebrowser.O Internet Explorer, o Netscape, o Opera e o Mozilla, entreoutros, são exemplos de browsers da Internet.
  6. 6. NetEtiquetteExiste uma série de normas que devem ser respeitadaspara que a comunicação entre pessoas funcione.Destacam-se, entre outras: • ser breve; • não usar palavras inteiras em maiúsculas, pois significa «gritar» ou estar irritado; • respeitar os temas ao colocar mensagens nos grupos de discussão temática (Newsgroups) – não colocar, por exemplo, mensagens sobre desporto num grupo de fotografia.
  7. 7. NetEtiquetteAlém das normas anteriores, é comum substituir textosimples por smileys para exprimir sentimentos:
  8. 8. Serviços básicos Correio electrónico (e-mail)Apesar de ter algumas semelhanças com o correiotradicional, nomeadamente pela necessidade de remetentee endereço, o correio electrónico prima pela sua rapidez.Está, no entanto, limitado ao envio de informação digital.O serviço de correio electrónico coloca mensagens emqualquer parte do mundo em apenas alguns segundos.
  9. 9. Serviços básicos World Wide WebA WWW é um dos serviços responsáveis pela enormeexpansão da Internet nos últimos anos. É um serviçopreferencial para a troca de informação com todos osacessórios multimédia.
  10. 10. Serviços básicos Transferência de ficheirosA transferência de ficheiros (FTP – File Transfer Protocol) éum protocolo responsável pela transferência de ficheirosentre os computadores da Internet.
  11. 11. Serviços básicos Grupos de discussão (Newsgroups)Nos jornais ou hipermercados existem zonas paracolocação de anúncios.A Internet disponibiliza um serviço semelhante através dosgrupos de discussão temática (newsgroups).
  12. 12. Serviços básicos Grupos de discussão (Newsgroups)Os servidores de News disponibilizam milhares de temas.O utilizador compromete-se a colocar mensagens cujoconteúdo respeita o tema em discussão.
  13. 13. Serviços básicos Listas de correioUma maneira cómoda de receber informação através docorreio electrónico consiste em subscrever listas de correio(mailing lists).
  14. 14. Serviços básicos Comunicação em tempo real (chat: IRC; ICQ)A comunicação em tempo real funciona através do acessoa um servidor de IRC (Internet Relay Chat), usandouma alcunha (nickname). Em seguida deve escolher-se umcanal onde estão os outros utilizadores – o canal éconsiderado, de certa forma, o ponto de encontro. Por fim,basta escolher o destinatário e digitar uma mensagem.
  15. 15. Serviços básicos VideoconferênciaOs sistemas de comunicação evoluíram de modo a permitirconjugar informação áudio e vídeo, em condiçõesaceitáveis, para mais de uma pessoa ao mesmo tempo.Permitem ainda partilhar aplicações como o WordPad equadros de desenho em tempo real.

×