SlideShare a Scribd company logo
1 of 38
EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: DESAFIOS E PERSPECTIVAS GO TANI UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
[object Object],[object Object],[object Object],[object Object]
[object Object],[object Object],[object Object],[object Object]
[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: PROBLEMA DE IDENTIDADE
EDUCAÇÃO, EDUCAÇÃO ESCOLARIZADA E EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO  ESCOLARIZADA EDUCAÇÃO  FÍSICA ESCOLAR
EDUCAÇÃO:  DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DA PERSONALIDADE DO EDUCANDO, PREPARANDO-O PARA A VIDA, PARA A VIDA EM SOCIEDADE, PARA A CIDADANIA. EDUCAÇÃO ESCOLARIZADA:  COMPONENTE DA EDUCAÇÃO CUJA META É A DISSEMINAÇÃO DO CONHECIMENTO SISTEMATIZADO E ACUMULADO HISTORICAMENTE (SABER ELABORADO). EDUCAÇÃO, EDUCAÇÃO ESCOLARIZADA E EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
EDUCAÇÃO E EDUCAÇÃO ESCOLARIZADA OS OBJETIVOS ESPECÍFICOS DA  EDUCAÇÃO ESCOLARIZADA  NÃO PODEM SER CONFUNDIDOS COM AS FINALIDADES DA  EDUCAÇÃO , MAS DEVEM A ELAS ESTAR ATRELADOS.
EDUCAÇÃO ESCOLARIZADA E EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR OS OBJETIVOS ESPECÍFICOS DA  EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR  NÃO PODEM SER CONFUNDIDOS COM AS FINALIDADES DA  EDUCAÇÃO ESCOLARIZADA , MAS DEVEM A ELAS ESTAR ATRELADOS.
ESPECIFICIDADE DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR Matemática Educação Física Língua Portuguesa Estudos Sociais Outros Ciências ? Outros Educação Previdência Lazer Trabalho Justiça Habitação Saúde
EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR EDUCAÇÃO FÍSICA ATIVIDADE CURRICULAR COMPONENTE CURRICULAR EDUCAÇÃO FÍSICA ATIVIDADE FÍSICA
EDUCAÇÃO FÍSICA ENVOLVE ATIVIDADE FÍSICA, MAS NEM TODA ATIVIDADE FÍSICA É EDUCAÇÃO FÍSICA. ATIVIDADE FÍSICA   EDUCAÇÃO FÍSICA
ATIVIDADE FÍSICA E EDUCAÇÃO FÍSICA VÍNCULO COM O ESPORTE, O JOGO, O EXERCÍCIO, A GINÁSTICA E A DANÇA, OU SEJA, COM A CULTURA DO MOVIMENTO.
ATIVIDADE FÍSICA E EDUCAÇÃO FÍSICA INTENCIONALIDADE / PROJETO PEDAGÓGICO À RETAGUARDA.
ATIVIDADE FÍSICA E EDUCAÇÃO FÍSICA PROJETO PEDAGÓGIO ESTIMULAR AS PESSOAS A ENVOLVEREM-SE COM ATIVIDADES FÍSICAS PARA AUMENTAR E ENRIQUECER O SEU REPERTÓRIO MOTOR, CAPACITANDO-AS PARA MELHOR INTERAGIR COM O AMBIENTE FÍSICO, SOCIAL E CULTURAL EM QUE VIVEM.
ATIVIDADE FÍSICA E EDUCAÇÃO FÍSICA PROJETO PEDAGÓGICO MANTER E PROMOVER A SAÚDE, PROPORCIONANDO ÀS PESSOAS OPORTUNIDADES DE ADQUIRIR CONHECIMENTOS, APTIDÕES E ATITUDES RELACIONADOS COM UM ESTILO DE VIDA ATIVO.
ATIVIDADE FÍSICA E EDUCAÇÃO FÍSICA PROJETO PEDAGÓGICO PROPORCIONAR ACESSO À CULTURA DO MOVIMENTO PARA DELA PARTICIPAR, USUFRUIR E AINDA CONSTRUIR E TRANSFORMAR AO LONGO DA VIDA.
EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E A ÁREA DE CONHECIMENTO CORRESPONDENTE   EDUCAÇÃO  ESCOLARIZADA ÁREA DE  CONHECIMENTO Ensino da Matemática Ensino da Química Ensino da Física Ensino da Biologia Ensino da Educação Física Matemática Química Física Biologia ?
EDUCAÇÃO FÍSICA : DISCIPLINA ACADÊMICA OU PROFISSÃO?
IDENTIFICAÇÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA COMO UMA ÁREA DE CONHECIMENTO ACADÊMICA (PESQUISA BÁSICA):  compreensão e explicação do objeto de estudo; conhecimento pelo conhecimento; enriquecimento cultural da humanidade. PROFISSIONALIZANTE (PESQUISA APLICADA):  aperfeiçoamento da práxis; conhecimento de aplicação prática; solução de problemas reais da sociedade.
ÁREAS DE CONHECIMENTO ,[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object]
EDUCAÇÃO FÍSICA: ABRANGÊNCIA DA ÁREA E A DIFICULDADE DE DEFINIÇÃO DA SUA IDENTIDADE ACADÊMICA TANI (1988, 1996) EDUCAÇÃO FÍSICA ESTUDOS  ANTROPOLÓGICOS PESQUISAS BÁSICAS PESQUISAS APLICADAS ESTUDOS BIOQUÍMICOS
ÁREAS DE CONHECIMENTO E EDUCAÇÃO ESCOLARIZADA Áreas de conhecimento ou Domínios da cultura Disciplinas Curriculares Parte do  Acervo Critérios  educacionalmente orientados (Tani, 2007)
EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: DEFININDO A SUA IDENTIDADE EDUCAÇÃO FÍSICA (área de conhecimento ) EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR (disciplina curricular) MOVIMENTO HUMANO OU CULTURA DO MOVIMENTO (ESPORTE, EXERCÍCIO, DANÇA, GINÁSTICA, JOGO) CONJUNTO DE CONHECIMENTOS ACERCA DA ESTRUTURA, ORGANIZAÇÃO E SIGNIFICADO DA CULTURA DO MOVIMENTO Parte do  Acervo Critérios  educacionalmente orientados (Tani, 2007)
Pesquisa básica Biodinâmica Comportamento Motor Estudos Sócio-culturais  Bioquímica Fisiologia Biomecânica Controle motor Aprendizagem  motora Desenvolvimento motor Sociologia História Antropologia Pesquisa Aplicada Administração Treinamento ESPORTE OBJETO DE ESTUDO O ESTUDO DO ESPORTE   (TANI, 1996) Conhecimento acadêmico Conhecimento aplicado
EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR UMA DISCIPLINA CURRICULAR CUJA META É A DISSEMINAÇÃO DO CONHECIMENTO SISTEMATIZADO E ACUMULADO HISTORICAMENTE SOBRE O FENÔMENO MOVIMENTO  HUMANO  (CULTURA  DO  MOVIMENTO),  MEDIANTE A PROMOÇÃO DA APRENDIZAGEM DO MOVIMENTO, APRENDIZAGEM ATRAVÉS DO MOVIMENTO E APRENDIZAGEM SOBRE O MOVIMENTO. (Tani, 2007)
APRENDIZAGEM DO MOVIMENTO ATRAVÉS DO MOVIMENTO SOBRE O MOVIMENTO APRENDIZAGEM DO MOVIMENTO, ATRAVÉS DO MOVIMENTO E SOBRE O MOVIMENTO
APRENDIZAGEM DO MOVIMENTO APRENDER A MOVER-SE ENVOLVE CONTÍNUO DESENVOLVIMENTO NA CAPACIDADE DE USAR O CORPO EFETIVAMENTE E HARMONIOSAMENTE COM CRESCENTE EVIDÊNCIA DE CONTROLE E QUALIDADE NO MOVIMENTO. ENVOLVE A CAPACIDADE DE MOVER-SE NUMA VARIEDADE DE MANEIRAS EM SITUAÇÕES ESPERADAS E INESPERADAS E NAS TAREFAS CRESCENTEMENTE COMPLEXAS. ISSO REQUER MAIS QUE UMA RESPOSTA MECÂNICA AUTOMÁTICA. APRENDER A MOVER-SE ENVOLVE ATIVIDADES COMO TENTAR, PRATICAR, PENSAR, TOMAR DECISÕES, AVALIAR, OUSAR E PERSISTIR. (Halverson, 1971)
APRENDIZAGEM ATRAVÉS DO MOVIMENTO APRENDER ATRAVÉS DO MOVIMENTO IMPLICA NO USO DO MOVIMENTO COMO UM MEIO PARA UM FIM, MAS O FIM NÃO É NECESSARIAMENTE A MELHORA NA CAPACIDADE DA CRIANÇA DE MOVER-SE EFETIVAMENTE. É UM MEIO ATRAVÉS DO QUAL A CRIANÇA PODE APRENDER MAIS SOBRE SI MESMA, SEU AMBIENTE E SEU MUNDO. (Halverson, 1971)
APRENDIZAGEM SOBRE O MOVIMENTO APRENDER SOBRE O MOVIMENTO ENVOLVE A AQUISIÇÃO DE CONHECIMENTOS SISTEMATIZADOS SOBRE AS IMPLICAÇÕES BIO-PSICO-SÓCIO-CULTURAIS DO MOVIMENTO. ESSES CONHECIMENTOS SÃO RELEVANTES NÃO APENAS PELO SEU VALOR CULTURAL E INFORMACIONAL, MAS TAMBÉM UTILITÁRIO E INSTRUMENTAL. (Tani, 1991)
EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR:  ENSINO FUNDAMENTAL DE 1 A  A 4 A  SÉRIE Aprendizagem  sobre o  movimento Aprendizagem  através do  movimento Aprendizagem  do movimento (Tani, 1991)
Aprendizagem  através do  movimento EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR:  ENSINO FUNDAMENTAL DE 5 A  A 8 A  SÉRIE Aprendizagem  sobre o  movimento Aprendizagem  do movimento (Tani, 1991)
EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR:  ENSINO MÉDIO Aprendizagem  através do  movimento Aprendizagem  do movimento Aprendizagem  sobre o  movimento (Tani, 1991)
PROGRAMA DE EDUCAÇÃO FÍSICA  ,[object Object],[object Object],[object Object],[object Object]
MUITO OBRIGADO PELA ATENÇÃO
O CONCEITO DE ESPORTE (TANI, 1996) OBJETIVA O VISA A OCUPA-SE COM PREOCUPA-SE  COM SUBMETE A ORIENTA-SE  PARA ENFATIZA O RESULTA EM MÁXIMO COMPETIÇÃO TALENTO POTENCIAL TREINAMENTO ESPECIFICIDADE PRODUTO INOVAÇÃO ÓTIMO APRENDIZAGEM PESSOA COMUM POTENCIAL E LIMITAÇÃO PRÁTICA GENERALIDADE PROCESSO DIFUSÃO ESPORTE/ RENDIMENTO ESPORTE/CONTEÚDO DA EDUCAÇÃO FÍSICA PATRIMÔNIO CULTURAL DA HUMANIDADE ESPORTE
P E S Q U I S A B Á S I C A P E S Q U I S A A P L I C A D A CINESIOLOGIA EDUCAÇÃO FÍSICA BIODINÂMICA DO MOVIMENTO HUMANO COMPORTAMENTO MOTOR HUMANO ESTUDOS SOCIO- CULTURAIS DO MOVIMENTO  HUMANO PEDAGOGIA DO MOVIMENTO HUMANO ADAPTAÇÃO DO MOVIMENTO HUMANO TANI (1989, 1996)
P E S Q U I S A B Á S I C A P E S Q U I S A A P L I C A D A CINESIOLOGIA ESPORTE BIODINÂMICA DO MOVIMENTO HUMANO COMPORTAMENTO MOTOR HUMANO ESTUDOS SOCIO- CULTURAIS DO MOVIMENTO  HUMANO TREINAMENTO ESPORTIVO ADMINISTRAÇÃO ESPORTIVA TANI (1996)
ESTRUTURA ADMINISTRATIVA PARA CINESIOLOGIA, EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE (TANI, 1996) Faculdade de Cinesiologia, Educação Física e Esporte Departamento de Educação Física Departamento de Esporte Biodinâmica Do Movimento Humano Comportamento Motor Humano Estudos Socioculturais do Movimento Humano Pedagogia do Movimento Humano Adaptação do Movimento Humano Treinamento Esportivo Administração Esportiva Departamento de Cinesiologia

More Related Content

What's hot

Introdução ao estudo do esporte
Introdução ao estudo do esporteIntrodução ao estudo do esporte
Introdução ao estudo do esporte
Rafael Laurindo
 
Jogos cooperativos na escola
Jogos cooperativos na escolaJogos cooperativos na escola
Jogos cooperativos na escola
evandrolhp
 
Educação Física 6º ao 9º ano
Educação Física 6º ao 9º anoEducação Física 6º ao 9º ano
Educação Física 6º ao 9º ano
Rogerio Melo
 
Introdução ao condicionamento físico - Prof. Paulo Costa Amaral
Introdução ao condicionamento físico - Prof. Paulo Costa AmaralIntrodução ao condicionamento físico - Prof. Paulo Costa Amaral
Introdução ao condicionamento físico - Prof. Paulo Costa Amaral
PAULO AMARAL
 

What's hot (20)

Jogos e brincadeiras
Jogos e brincadeirasJogos e brincadeiras
Jogos e brincadeiras
 
Aula 01 fundamentos da educacao fisica, recreacao e lazer
Aula 01   fundamentos da educacao fisica, recreacao e lazerAula 01   fundamentos da educacao fisica, recreacao e lazer
Aula 01 fundamentos da educacao fisica, recreacao e lazer
 
Apresentação da Disciplina Educação Física
Apresentação da Disciplina Educação FísicaApresentação da Disciplina Educação Física
Apresentação da Disciplina Educação Física
 
Educação Física na BNCC.pptx
Educação Física na BNCC.pptxEducação Física na BNCC.pptx
Educação Física na BNCC.pptx
 
Recreação e lazer
Recreação e lazerRecreação e lazer
Recreação e lazer
 
Condicionamento físico
Condicionamento físicoCondicionamento físico
Condicionamento físico
 
Slides ginástica
Slides ginásticaSlides ginástica
Slides ginástica
 
Educação física e_o_conceito_de_cultura_-_jocimar_daolio
Educação física e_o_conceito_de_cultura_-_jocimar_daolioEducação física e_o_conceito_de_cultura_-_jocimar_daolio
Educação física e_o_conceito_de_cultura_-_jocimar_daolio
 
Conceitos Variados de Esporte
Conceitos Variados de EsporteConceitos Variados de Esporte
Conceitos Variados de Esporte
 
Introdução ao estudo do esporte
Introdução ao estudo do esporteIntrodução ao estudo do esporte
Introdução ao estudo do esporte
 
Jogos cooperativos na escola
Jogos cooperativos na escolaJogos cooperativos na escola
Jogos cooperativos na escola
 
Educação Física 6º ao 9º ano
Educação Física 6º ao 9º anoEducação Física 6º ao 9º ano
Educação Física 6º ao 9º ano
 
Jogos eletrônicos
Jogos eletrônicosJogos eletrônicos
Jogos eletrônicos
 
Introdução ao condicionamento físico - Prof. Paulo Costa Amaral
Introdução ao condicionamento físico - Prof. Paulo Costa AmaralIntrodução ao condicionamento físico - Prof. Paulo Costa Amaral
Introdução ao condicionamento físico - Prof. Paulo Costa Amaral
 
Confef
ConfefConfef
Confef
 
A atividade física como ferramenta para a inclusão
A atividade física como ferramenta para a inclusãoA atividade física como ferramenta para a inclusão
A atividade física como ferramenta para a inclusão
 
Slide de educação fisica
Slide de educação fisicaSlide de educação fisica
Slide de educação fisica
 
Educação física no brasil
Educação física no brasil Educação física no brasil
Educação física no brasil
 
Aula01:
Aula01:Aula01:
Aula01:
 
Apresentação
ApresentaçãoApresentação
Apresentação
 

Viewers also liked

O que devo saber sobre educação física escolar
O que devo saber sobre educação física escolarO que devo saber sobre educação física escolar
O que devo saber sobre educação física escolar
Junior Oliveira
 
Conteúdos das aulas de educação física
Conteúdos das aulas de educação físicaConteúdos das aulas de educação física
Conteúdos das aulas de educação física
FRANCISCO MAGNO CARNEIRO
 
Apresentação Educação Física - primeiro dia de aula
Apresentação   Educação Física - primeiro dia de aulaApresentação   Educação Física - primeiro dia de aula
Apresentação Educação Física - primeiro dia de aula
Gilson Silva
 
Planejamento educacao fisica
Planejamento educacao fisicaPlanejamento educacao fisica
Planejamento educacao fisica
Danilo Pires
 
Historia da educação física no mundo
Historia da educação física no mundoHistoria da educação física no mundo
Historia da educação física no mundo
Maryanne Guimarães
 
Modelo formatação artigo científico
Modelo formatação artigo científicoModelo formatação artigo científico
Modelo formatação artigo científico
Marcos Azevedo
 
História da educação física
História da educação física História da educação física
História da educação física
Marcone Almeida
 
Modelo trabalho na ABNT
Modelo trabalho na ABNTModelo trabalho na ABNT
Modelo trabalho na ABNT
Micheli Wink
 

Viewers also liked (20)

O que devo saber sobre educação física escolar
O que devo saber sobre educação física escolarO que devo saber sobre educação física escolar
O que devo saber sobre educação física escolar
 
Conteúdos das aulas de educação física
Conteúdos das aulas de educação físicaConteúdos das aulas de educação física
Conteúdos das aulas de educação física
 
Apresentação Educação Física - primeiro dia de aula
Apresentação   Educação Física - primeiro dia de aulaApresentação   Educação Física - primeiro dia de aula
Apresentação Educação Física - primeiro dia de aula
 
Planejamento educacao fisica
Planejamento educacao fisicaPlanejamento educacao fisica
Planejamento educacao fisica
 
Aula hm basicas_2012
Aula hm basicas_2012Aula hm basicas_2012
Aula hm basicas_2012
 
Apresentações 1º dia VI SEPE UFFS - Campus Passo Fundo
Apresentações 1º dia VI SEPE UFFS - Campus Passo FundoApresentações 1º dia VI SEPE UFFS - Campus Passo Fundo
Apresentações 1º dia VI SEPE UFFS - Campus Passo Fundo
 
Apresentações 2º dia VI SEPE UFFS - Campus Passo Fundo
Apresentações 2º dia VI SEPE UFFS - Campus Passo FundoApresentações 2º dia VI SEPE UFFS - Campus Passo Fundo
Apresentações 2º dia VI SEPE UFFS - Campus Passo Fundo
 
Historia da educação física no mundo
Historia da educação física no mundoHistoria da educação física no mundo
Historia da educação física no mundo
 
Apresentações 3º dia VI SEPE UFFS Campus Passo Fundo
Apresentações 3º dia VI SEPE UFFS Campus Passo FundoApresentações 3º dia VI SEPE UFFS Campus Passo Fundo
Apresentações 3º dia VI SEPE UFFS Campus Passo Fundo
 
Modelo formatação artigo científico
Modelo formatação artigo científicoModelo formatação artigo científico
Modelo formatação artigo científico
 
Avaliação na Educação Física Escolar
Avaliação na Educação Física EscolarAvaliação na Educação Física Escolar
Avaliação na Educação Física Escolar
 
Projeto; O corpo em movimento 2013
Projeto; O corpo em movimento 2013Projeto; O corpo em movimento 2013
Projeto; O corpo em movimento 2013
 
História da educação física
História da educação física História da educação física
História da educação física
 
Modelo trabalho na ABNT
Modelo trabalho na ABNTModelo trabalho na ABNT
Modelo trabalho na ABNT
 
Ed. física 2º ano
Ed. física 2º anoEd. física 2º ano
Ed. física 2º ano
 
Plano de aula educacao fisica
Plano de aula    educacao fisicaPlano de aula    educacao fisica
Plano de aula educacao fisica
 
Slide história da educação física-blog
Slide história da educação física-blogSlide história da educação física-blog
Slide história da educação física-blog
 
História da Educação Física no Brasil
História da Educação Física no BrasilHistória da Educação Física no Brasil
História da Educação Física no Brasil
 
Conteúdos de educação física
Conteúdos de educação físicaConteúdos de educação física
Conteúdos de educação física
 
EDUCAÇÃO INFANTIL
EDUCAÇÃO INFANTILEDUCAÇÃO INFANTIL
EDUCAÇÃO INFANTIL
 

Similar to Educação Física Escolar: Desafios e Perspectivas

Curso de jogos transversais(1)
Curso de jogos transversais(1)Curso de jogos transversais(1)
Curso de jogos transversais(1)
miguelkallemback1
 
Coloquial com Experiências Regionais: - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pú...
Coloquial com Experiências Regionais: - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pú...Coloquial com Experiências Regionais: - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pú...
Coloquial com Experiências Regionais: - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pú...
Associação Viva e Deixe Viver
 
Intervenção da educação física no projeto vida saudável
Intervenção da educação física no projeto vida saudávelIntervenção da educação física no projeto vida saudável
Intervenção da educação física no projeto vida saudável
gepef
 
Educação física abril 2013
Educação física abril 2013Educação física abril 2013
Educação física abril 2013
Mônica Fragoso
 
A espera do super homem
A espera do super homemA espera do super homem
A espera do super homem
Kátia Lorrany
 

Similar to Educação Física Escolar: Desafios e Perspectivas (20)

Curso de jogos transversais
Curso de jogos transversaisCurso de jogos transversais
Curso de jogos transversais
 
Curso de jogos transversais(1)
Curso de jogos transversais(1)Curso de jogos transversais(1)
Curso de jogos transversais(1)
 
Curso
CursoCurso
Curso
 
Educação Física na Escola e a Questão da Organização Curricular
Educação Física na Escola e a Questão da Organização CurricularEducação Física na Escola e a Questão da Organização Curricular
Educação Física na Escola e a Questão da Organização Curricular
 
Coloquial com Experiências Regionais: - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pú...
Coloquial com Experiências Regionais: - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pú...Coloquial com Experiências Regionais: - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pú...
Coloquial com Experiências Regionais: - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pú...
 
Intervenção da educação física no projeto vida saudável
Intervenção da educação física no projeto vida saudávelIntervenção da educação física no projeto vida saudável
Intervenção da educação física no projeto vida saudável
 
Educação física escolar e diversidade
Educação física escolar e diversidadeEducação física escolar e diversidade
Educação física escolar e diversidade
 
Apresentação EFEII Giseli
Apresentação EFEII GiseliApresentação EFEII Giseli
Apresentação EFEII Giseli
 
Contribuições da(s) Psicologia(s) acerca das conquistas e superação das dific...
Contribuições da(s) Psicologia(s) acerca das conquistas e superação das dific...Contribuições da(s) Psicologia(s) acerca das conquistas e superação das dific...
Contribuições da(s) Psicologia(s) acerca das conquistas e superação das dific...
 
Ensinar aprender
Ensinar aprenderEnsinar aprender
Ensinar aprender
 
Metodologia da Pesquisa Cientifica _1.ppt
Metodologia da Pesquisa Cientifica _1.pptMetodologia da Pesquisa Cientifica _1.ppt
Metodologia da Pesquisa Cientifica _1.ppt
 
Saude coletiva.pdf
Saude coletiva.pdfSaude coletiva.pdf
Saude coletiva.pdf
 
PPP - SLIDES DE APRESENTAÇÃO PARA A COMUNIDADE
PPP - SLIDES DE APRESENTAÇÃO PARA A COMUNIDADEPPP - SLIDES DE APRESENTAÇÃO PARA A COMUNIDADE
PPP - SLIDES DE APRESENTAÇÃO PARA A COMUNIDADE
 
Educação Inclusiva:mediações para a vida
Educação Inclusiva:mediações para a vidaEducação Inclusiva:mediações para a vida
Educação Inclusiva:mediações para a vida
 
Educação física abril 2013
Educação física abril 2013Educação física abril 2013
Educação física abril 2013
 
A espera do super homem
A espera do super homemA espera do super homem
A espera do super homem
 
A origem da educação física escolar
A origem da educação física escolarA origem da educação física escolar
A origem da educação física escolar
 
Minicurso-EJA-Salto.ppt
Minicurso-EJA-Salto.pptMinicurso-EJA-Salto.ppt
Minicurso-EJA-Salto.ppt
 
Apresentação LAPED-SM
Apresentação LAPED-SMApresentação LAPED-SM
Apresentação LAPED-SM
 
O que nao e ef
O que nao e efO que nao e ef
O que nao e ef
 

Recently uploaded

8 - O Teste de sentar e levantar em 1 minuto como indicador de resultado nos ...
8 - O Teste de sentar e levantar em 1 minuto como indicador de resultado nos ...8 - O Teste de sentar e levantar em 1 minuto como indicador de resultado nos ...
8 - O Teste de sentar e levantar em 1 minuto como indicador de resultado nos ...
Leila Fortes
 

Recently uploaded (7)

Inteligência Artificial na Saúde - A Próxima Fronteira.pdf
Inteligência Artificial na Saúde - A Próxima Fronteira.pdfInteligência Artificial na Saúde - A Próxima Fronteira.pdf
Inteligência Artificial na Saúde - A Próxima Fronteira.pdf
 
700740332-0601-TREINAMENTO-LAVIEEN-2021-1.pdf
700740332-0601-TREINAMENTO-LAVIEEN-2021-1.pdf700740332-0601-TREINAMENTO-LAVIEEN-2021-1.pdf
700740332-0601-TREINAMENTO-LAVIEEN-2021-1.pdf
 
Psicologia Hospitalar (apresentação de slides)
Psicologia Hospitalar (apresentação de slides)Psicologia Hospitalar (apresentação de slides)
Psicologia Hospitalar (apresentação de slides)
 
aula entrevista avaliação exame do paciente.ppt
aula entrevista avaliação exame do paciente.pptaula entrevista avaliação exame do paciente.ppt
aula entrevista avaliação exame do paciente.ppt
 
ENFERMAGEM - MÓDULO I - HISTORIA DA ENFERMAGEM, ETICA E LEGISLACAO.pptx.pdf
ENFERMAGEM - MÓDULO I -  HISTORIA DA ENFERMAGEM, ETICA E LEGISLACAO.pptx.pdfENFERMAGEM - MÓDULO I -  HISTORIA DA ENFERMAGEM, ETICA E LEGISLACAO.pptx.pdf
ENFERMAGEM - MÓDULO I - HISTORIA DA ENFERMAGEM, ETICA E LEGISLACAO.pptx.pdf
 
8 - O Teste de sentar e levantar em 1 minuto como indicador de resultado nos ...
8 - O Teste de sentar e levantar em 1 minuto como indicador de resultado nos ...8 - O Teste de sentar e levantar em 1 minuto como indicador de resultado nos ...
8 - O Teste de sentar e levantar em 1 minuto como indicador de resultado nos ...
 
Avanços da Telemedicina em dados | Regiane Spielmann
Avanços da Telemedicina em dados | Regiane SpielmannAvanços da Telemedicina em dados | Regiane Spielmann
Avanços da Telemedicina em dados | Regiane Spielmann
 

Educação Física Escolar: Desafios e Perspectivas

  • 1. EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: DESAFIOS E PERSPECTIVAS GO TANI UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
  • 2.
  • 3.
  • 4.
  • 5. EDUCAÇÃO, EDUCAÇÃO ESCOLARIZADA E EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO ESCOLARIZADA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
  • 6. EDUCAÇÃO: DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DA PERSONALIDADE DO EDUCANDO, PREPARANDO-O PARA A VIDA, PARA A VIDA EM SOCIEDADE, PARA A CIDADANIA. EDUCAÇÃO ESCOLARIZADA: COMPONENTE DA EDUCAÇÃO CUJA META É A DISSEMINAÇÃO DO CONHECIMENTO SISTEMATIZADO E ACUMULADO HISTORICAMENTE (SABER ELABORADO). EDUCAÇÃO, EDUCAÇÃO ESCOLARIZADA E EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
  • 7. EDUCAÇÃO E EDUCAÇÃO ESCOLARIZADA OS OBJETIVOS ESPECÍFICOS DA EDUCAÇÃO ESCOLARIZADA NÃO PODEM SER CONFUNDIDOS COM AS FINALIDADES DA EDUCAÇÃO , MAS DEVEM A ELAS ESTAR ATRELADOS.
  • 8. EDUCAÇÃO ESCOLARIZADA E EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR OS OBJETIVOS ESPECÍFICOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NÃO PODEM SER CONFUNDIDOS COM AS FINALIDADES DA EDUCAÇÃO ESCOLARIZADA , MAS DEVEM A ELAS ESTAR ATRELADOS.
  • 9. ESPECIFICIDADE DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR Matemática Educação Física Língua Portuguesa Estudos Sociais Outros Ciências ? Outros Educação Previdência Lazer Trabalho Justiça Habitação Saúde
  • 10. EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR EDUCAÇÃO FÍSICA ATIVIDADE CURRICULAR COMPONENTE CURRICULAR EDUCAÇÃO FÍSICA ATIVIDADE FÍSICA
  • 11. EDUCAÇÃO FÍSICA ENVOLVE ATIVIDADE FÍSICA, MAS NEM TODA ATIVIDADE FÍSICA É EDUCAÇÃO FÍSICA. ATIVIDADE FÍSICA EDUCAÇÃO FÍSICA
  • 12. ATIVIDADE FÍSICA E EDUCAÇÃO FÍSICA VÍNCULO COM O ESPORTE, O JOGO, O EXERCÍCIO, A GINÁSTICA E A DANÇA, OU SEJA, COM A CULTURA DO MOVIMENTO.
  • 13. ATIVIDADE FÍSICA E EDUCAÇÃO FÍSICA INTENCIONALIDADE / PROJETO PEDAGÓGICO À RETAGUARDA.
  • 14. ATIVIDADE FÍSICA E EDUCAÇÃO FÍSICA PROJETO PEDAGÓGIO ESTIMULAR AS PESSOAS A ENVOLVEREM-SE COM ATIVIDADES FÍSICAS PARA AUMENTAR E ENRIQUECER O SEU REPERTÓRIO MOTOR, CAPACITANDO-AS PARA MELHOR INTERAGIR COM O AMBIENTE FÍSICO, SOCIAL E CULTURAL EM QUE VIVEM.
  • 15. ATIVIDADE FÍSICA E EDUCAÇÃO FÍSICA PROJETO PEDAGÓGICO MANTER E PROMOVER A SAÚDE, PROPORCIONANDO ÀS PESSOAS OPORTUNIDADES DE ADQUIRIR CONHECIMENTOS, APTIDÕES E ATITUDES RELACIONADOS COM UM ESTILO DE VIDA ATIVO.
  • 16. ATIVIDADE FÍSICA E EDUCAÇÃO FÍSICA PROJETO PEDAGÓGICO PROPORCIONAR ACESSO À CULTURA DO MOVIMENTO PARA DELA PARTICIPAR, USUFRUIR E AINDA CONSTRUIR E TRANSFORMAR AO LONGO DA VIDA.
  • 17. EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E A ÁREA DE CONHECIMENTO CORRESPONDENTE EDUCAÇÃO ESCOLARIZADA ÁREA DE CONHECIMENTO Ensino da Matemática Ensino da Química Ensino da Física Ensino da Biologia Ensino da Educação Física Matemática Química Física Biologia ?
  • 18. EDUCAÇÃO FÍSICA : DISCIPLINA ACADÊMICA OU PROFISSÃO?
  • 19. IDENTIFICAÇÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA COMO UMA ÁREA DE CONHECIMENTO ACADÊMICA (PESQUISA BÁSICA): compreensão e explicação do objeto de estudo; conhecimento pelo conhecimento; enriquecimento cultural da humanidade. PROFISSIONALIZANTE (PESQUISA APLICADA): aperfeiçoamento da práxis; conhecimento de aplicação prática; solução de problemas reais da sociedade.
  • 20.
  • 21. EDUCAÇÃO FÍSICA: ABRANGÊNCIA DA ÁREA E A DIFICULDADE DE DEFINIÇÃO DA SUA IDENTIDADE ACADÊMICA TANI (1988, 1996) EDUCAÇÃO FÍSICA ESTUDOS ANTROPOLÓGICOS PESQUISAS BÁSICAS PESQUISAS APLICADAS ESTUDOS BIOQUÍMICOS
  • 22. ÁREAS DE CONHECIMENTO E EDUCAÇÃO ESCOLARIZADA Áreas de conhecimento ou Domínios da cultura Disciplinas Curriculares Parte do Acervo Critérios educacionalmente orientados (Tani, 2007)
  • 23. EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: DEFININDO A SUA IDENTIDADE EDUCAÇÃO FÍSICA (área de conhecimento ) EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR (disciplina curricular) MOVIMENTO HUMANO OU CULTURA DO MOVIMENTO (ESPORTE, EXERCÍCIO, DANÇA, GINÁSTICA, JOGO) CONJUNTO DE CONHECIMENTOS ACERCA DA ESTRUTURA, ORGANIZAÇÃO E SIGNIFICADO DA CULTURA DO MOVIMENTO Parte do Acervo Critérios educacionalmente orientados (Tani, 2007)
  • 24. Pesquisa básica Biodinâmica Comportamento Motor Estudos Sócio-culturais Bioquímica Fisiologia Biomecânica Controle motor Aprendizagem motora Desenvolvimento motor Sociologia História Antropologia Pesquisa Aplicada Administração Treinamento ESPORTE OBJETO DE ESTUDO O ESTUDO DO ESPORTE (TANI, 1996) Conhecimento acadêmico Conhecimento aplicado
  • 25. EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR UMA DISCIPLINA CURRICULAR CUJA META É A DISSEMINAÇÃO DO CONHECIMENTO SISTEMATIZADO E ACUMULADO HISTORICAMENTE SOBRE O FENÔMENO MOVIMENTO HUMANO (CULTURA DO MOVIMENTO), MEDIANTE A PROMOÇÃO DA APRENDIZAGEM DO MOVIMENTO, APRENDIZAGEM ATRAVÉS DO MOVIMENTO E APRENDIZAGEM SOBRE O MOVIMENTO. (Tani, 2007)
  • 26. APRENDIZAGEM DO MOVIMENTO ATRAVÉS DO MOVIMENTO SOBRE O MOVIMENTO APRENDIZAGEM DO MOVIMENTO, ATRAVÉS DO MOVIMENTO E SOBRE O MOVIMENTO
  • 27. APRENDIZAGEM DO MOVIMENTO APRENDER A MOVER-SE ENVOLVE CONTÍNUO DESENVOLVIMENTO NA CAPACIDADE DE USAR O CORPO EFETIVAMENTE E HARMONIOSAMENTE COM CRESCENTE EVIDÊNCIA DE CONTROLE E QUALIDADE NO MOVIMENTO. ENVOLVE A CAPACIDADE DE MOVER-SE NUMA VARIEDADE DE MANEIRAS EM SITUAÇÕES ESPERADAS E INESPERADAS E NAS TAREFAS CRESCENTEMENTE COMPLEXAS. ISSO REQUER MAIS QUE UMA RESPOSTA MECÂNICA AUTOMÁTICA. APRENDER A MOVER-SE ENVOLVE ATIVIDADES COMO TENTAR, PRATICAR, PENSAR, TOMAR DECISÕES, AVALIAR, OUSAR E PERSISTIR. (Halverson, 1971)
  • 28. APRENDIZAGEM ATRAVÉS DO MOVIMENTO APRENDER ATRAVÉS DO MOVIMENTO IMPLICA NO USO DO MOVIMENTO COMO UM MEIO PARA UM FIM, MAS O FIM NÃO É NECESSARIAMENTE A MELHORA NA CAPACIDADE DA CRIANÇA DE MOVER-SE EFETIVAMENTE. É UM MEIO ATRAVÉS DO QUAL A CRIANÇA PODE APRENDER MAIS SOBRE SI MESMA, SEU AMBIENTE E SEU MUNDO. (Halverson, 1971)
  • 29. APRENDIZAGEM SOBRE O MOVIMENTO APRENDER SOBRE O MOVIMENTO ENVOLVE A AQUISIÇÃO DE CONHECIMENTOS SISTEMATIZADOS SOBRE AS IMPLICAÇÕES BIO-PSICO-SÓCIO-CULTURAIS DO MOVIMENTO. ESSES CONHECIMENTOS SÃO RELEVANTES NÃO APENAS PELO SEU VALOR CULTURAL E INFORMACIONAL, MAS TAMBÉM UTILITÁRIO E INSTRUMENTAL. (Tani, 1991)
  • 30. EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: ENSINO FUNDAMENTAL DE 1 A A 4 A SÉRIE Aprendizagem sobre o movimento Aprendizagem através do movimento Aprendizagem do movimento (Tani, 1991)
  • 31. Aprendizagem através do movimento EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: ENSINO FUNDAMENTAL DE 5 A A 8 A SÉRIE Aprendizagem sobre o movimento Aprendizagem do movimento (Tani, 1991)
  • 32. EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: ENSINO MÉDIO Aprendizagem através do movimento Aprendizagem do movimento Aprendizagem sobre o movimento (Tani, 1991)
  • 33.
  • 34. MUITO OBRIGADO PELA ATENÇÃO
  • 35. O CONCEITO DE ESPORTE (TANI, 1996) OBJETIVA O VISA A OCUPA-SE COM PREOCUPA-SE COM SUBMETE A ORIENTA-SE PARA ENFATIZA O RESULTA EM MÁXIMO COMPETIÇÃO TALENTO POTENCIAL TREINAMENTO ESPECIFICIDADE PRODUTO INOVAÇÃO ÓTIMO APRENDIZAGEM PESSOA COMUM POTENCIAL E LIMITAÇÃO PRÁTICA GENERALIDADE PROCESSO DIFUSÃO ESPORTE/ RENDIMENTO ESPORTE/CONTEÚDO DA EDUCAÇÃO FÍSICA PATRIMÔNIO CULTURAL DA HUMANIDADE ESPORTE
  • 36. P E S Q U I S A B Á S I C A P E S Q U I S A A P L I C A D A CINESIOLOGIA EDUCAÇÃO FÍSICA BIODINÂMICA DO MOVIMENTO HUMANO COMPORTAMENTO MOTOR HUMANO ESTUDOS SOCIO- CULTURAIS DO MOVIMENTO HUMANO PEDAGOGIA DO MOVIMENTO HUMANO ADAPTAÇÃO DO MOVIMENTO HUMANO TANI (1989, 1996)
  • 37. P E S Q U I S A B Á S I C A P E S Q U I S A A P L I C A D A CINESIOLOGIA ESPORTE BIODINÂMICA DO MOVIMENTO HUMANO COMPORTAMENTO MOTOR HUMANO ESTUDOS SOCIO- CULTURAIS DO MOVIMENTO HUMANO TREINAMENTO ESPORTIVO ADMINISTRAÇÃO ESPORTIVA TANI (1996)
  • 38. ESTRUTURA ADMINISTRATIVA PARA CINESIOLOGIA, EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE (TANI, 1996) Faculdade de Cinesiologia, Educação Física e Esporte Departamento de Educação Física Departamento de Esporte Biodinâmica Do Movimento Humano Comportamento Motor Humano Estudos Socioculturais do Movimento Humano Pedagogia do Movimento Humano Adaptação do Movimento Humano Treinamento Esportivo Administração Esportiva Departamento de Cinesiologia