Introdução ao marketing de busca

1,429 views

Published on

Published in: Technology
0 Comments
3 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
1,429
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
241
Actions
Shares
0
Downloads
24
Comments
0
Likes
3
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Introdução ao marketing de busca

  1. 1. www.facebook.com/upmarketingdigital @allenvidal
  2. 2. Definição É uma estratégia de marketing digital utilizada para melhorar a visibilidade de um website nos motores de busca. Para essa finalidade podem ser utilizadas duas estratégias: Search Engine Optimization (SEO) e Links Patrocinados.
  3. 3. Links Patrocinados e Busca Natural
  4. 4. DefiniçãoO SEO trabalha na otimização de um website paraser encontrado mais facilmente pelos mecanismosde busca. Existem diversas técnicas de SEOpara alavancar o tráfego de dados de um website, aconsequência da utilização dessas técnicas é obterum melhor posicionamento do seu website emuma página de resultados de busca orgânicaou natural gratuitamente.
  5. 5. DefiniçãoÉ um dos principais formatos de anúncio publicitárioveiculado na internet.Este sistema de divulgação permite que sua empresaapareça nas páginas de resultados dos sites de busca eem parceiros de conteúdo.Os links patrocinados são cobrados no sistema Custo porClique(CPC), ou seja, o anunciante só paga quandoalguém clica no link.
  6. 6. Como funcionaA posição do link do anunciante depende daquantidade de cliques, assim, o anúncio que é maisclicado que outros, paga mais e aparece logo no inícioda lista dos links patrocinados, uma vez que o sistemade busca entende que o anúncio por ser mais clicadoé mais relevante para o usuário e o posiciona notopo da pesquisa.
  7. 7. ServiçosSão destaques de serviços brasileiros de linkspatrocinados o Yahoo!, Google Adwords e UOL LinksPatrocinados.O mais conhecido e utilizado é o Google Adwords,este inclui tanto a busca como a publicidade deanúncios em websites (TEIXEIRA, 2008).
  8. 8. Modelo de anúncios em websites
  9. 9. Publicidade OnlineEste modelo de publicidade segundo Vaz (2008)movimenta R$ 150 milhões no Brasil e cresce 80% aoano.
  10. 10. Links Patrocinados x Busca OrgânicaObter um bom posicionamento nos resultados debusca orgânica é mais vantajoso, pois apesar daredução do preconceito em relação aoslinks patrocinados a maioria dos usuários confiammais nos resultados retornados pela busca natural.
  11. 11. Vantagens do SEO (Busca Orgânica)Segundo Vaz (2008) a busca orgânica ou natural,ganha uma quantidade muito maior de cliques do que oslinks patrocinados. Isto ocorre devido a vários motivos:1. A busca orgânica detém de um espaço maior na tela, logo é mais vista.2. A maioria dos usuários já sabem que os links patrocinados são propagandas.3. Os resultados retornados da busca são na maioria das vezes mais relevantes do que os links patrocinados.
  12. 12. The Golden Triangle of Search
  13. 13. Otimização Orgânica Links PatrocinadosPosição do site controlada pelo buscador. Posição do site controlada pelo administrador da campanha.Apresentação do site na área de resultados Apresentação do site nas áreas de linksorgânicos dos buscadores. patrocinados dos buscadores e sites parceiros e afiliados.Não existe custo por clique no link para o Existe custo por clique (CPC) no link para osite. site.Recebe de 60% a 70% dos cliques, em média. Recebe de 30% a 40% dos cliques em média.A comunicação apresentada nos resultados Pode-se criar a comunicação como sedepende dos conteúdos dos sites/páginas. desejar, independente do conteúdo do site/página.Produz resultados em médio e longo prazo. Produz resultados imediatos.Os resultados dependem do Os resultados são proporcionais aoconteúdo/código dos sites e dos buscadores investimento realizado na compra dee suas regras. palavras-chaves e à sua comunicação nos textos dos links.
  14. 14. SEO ou Links PatrocinadosOs Links patrocinados complementam as otimizaçõesorgânicas.Ou seja, o que SEO não consegue atingir, os linkspatrocinados atingem.
  15. 15. Casos em que links patrocinados são recomendados• Testar as melhores palavras-chave• Erros de digitação• Campanhas temporárias• Otimizar para muitas palavras• Rapidez• Palavra chave muito concorrida
  16. 16. Por que Investir no marketing de busca?
  17. 17. Percentual de Cliques dos usuários na SERP
  18. 18. ConclusãoDê Que Adianta Ter Um Website,Se Ninguém Consegue Encontra-lo? Você investiria grande parte do seu orçamento em um outdoor maravilhoso, quem sabe até LCD, cheio de inovações, ao menor preço, mas colocado no meio do deserto?
  19. 19. ConclusãoMarketing de BuscaSua marca colocada no lugar certo nomomento em que o cliente resolve interagircom a marca, o produto ou o serviço.Capacidade de explorar o “momento decompra”.

×