REVOLUÇÃO DIGITAL
O que é tendência e o que já se tornou realidade no novo
mercado da web?
Estamos vivendo uma nova era. Que era é
essa?
A era da geração de conteúdo pelos internautas
 Estamos na era de atividade das gerações “y” (Nascidos
na década de 80) e...
Ainda existe cliente leal?
 Não. Hoje em dia o cliente está fiel. Isso quer dizer que
ele está aberto a inovações.
E em q...
Os canais da atualidade
 Sites
 Hotsites
 Blogs
 Buscadores
 Redes Sociais
 Mídias Sociais
 Ferramentas e aplicativ...
A emergência dos dispositivos móveis e as
oportunidades geradas
*Dados da Forrest Research Consultoria.
 De acordo com o ...
A emergência dos dispositivos móveis e as
oportunidades geradas
 No primeiro semestre de 2010 os consumidores
acessaram c...
A emergência dos dispositivos móveis e as
oportunidades geradas
*Dados do http://www.teleco.com.br
 Porém, quase 70% dos ...
O que mudou?
 O internauta agora é formador de opinião.
 As empresas tendem a utilizar vários canais na rede, para
ating...
Caso Extra– Que gerente que nada. A reclamação agora é
diretamente com o Diretor do Grupo. #Twitter
 @ Rfeurhuber (Pão Es...
#Fatão
 As novidades da Internet chegam a todo o momento e
por causa da tecnologia, muitas vezes temos clientes
mais info...
Realidade e distribuição digital do Brasil na
Web (Dados de 2010 – Fonte: Ibope Nielsen)
Como as redes e mídias sociais influenciam no
processo de compra?
 A Frost & Sullivan divulgou uma pesquisa sobre redes s...
Como isso se reflete no nosso trabalho?
 Agora nós temos que pensar em opções para oferecer
aos clientes.Temos que agrega...
Como isso se reflete no nosso trabalho?
 Essa mudança também é nova para a gente. Por isso,
também aprendemos com os noss...
Por quais motivos as pessoas seguem uma
marca no Twitter (Dados dos EUA)?
Pesquisa da Exact Target revela que influência d...
Esses dados se repetem por aqui?
 Não. Pela experiência que temos com gerenciamento de
redes e mídias sociais, podemos di...
A tendência dos vídeocasts, podcasts...
 Em junho deste ano, o Youtube anunciou em seu blog que no fim de 2010
começará a...
Agora tem celebridade da web
A onda dos virais
A Devassa #BemMisteriosa
O que fazer com tudo isso?
 Despertar o cliente e apresentá-lo as tendências.
Interação não é sóTwitter.
 Incentivar o c...
Agora é arregaçar as mangas e dar continuidade
ao trabalho
 Não somos só nós que estamos engatinhando nas
estratégias da ...
Alinne Fernandes
(Jornalista com MBA em Marketing Estratégico. Planner e Analista de Redes e
Mídias Sociais.)
 Site www.a...
Upcoming SlideShare
Loading in …5
×

Revolução digital - O que é tendência e o que já se tornou realidade no novo mercado da web.

1,195 views

Published on

Published in: Business, Technology
0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
1,195
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
1
Actions
Shares
0
Downloads
14
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Revolução digital - O que é tendência e o que já se tornou realidade no novo mercado da web.

  1. 1. REVOLUÇÃO DIGITAL O que é tendência e o que já se tornou realidade no novo mercado da web?
  2. 2. Estamos vivendo uma nova era. Que era é essa?
  3. 3. A era da geração de conteúdo pelos internautas  Estamos na era de atividade das gerações “y” (Nascidos na década de 80) e “z” (Nascidos na metade da década de 90).  E o que essas gerações querem?  Nada demais. O que eles querem é que saibamos que eles estão aqui para participar.
  4. 4. Ainda existe cliente leal?  Não. Hoje em dia o cliente está fiel. Isso quer dizer que ele está aberto a inovações. E em que isso interfere no mercado da internet?  Bom, podemos dizer que isso influencia na maneira que produzimos para a Internet.
  5. 5. Os canais da atualidade  Sites  Hotsites  Blogs  Buscadores  Redes Sociais  Mídias Sociais  Ferramentas e aplicativos (Possibilidades infinitas )
  6. 6. A emergência dos dispositivos móveis e as oportunidades geradas *Dados da Forrest Research Consultoria.  De acordo com o relatório sobre o estado da web para dispositivo móvel da Opera, o Brasil continua liderando o setor naAmérica Latina.  Além disso, o número de visualizações (por meio dos dispositivos móveis) de páginas aumentou em mais de 260% desde março de 2009.  A venda mundial de smartphones cresceu 50% no segundo trimestre de 2010, com 61,6 milhões de novas unidades no mercado.
  7. 7. A emergência dos dispositivos móveis e as oportunidades geradas  No primeiro semestre de 2010 os consumidores acessaram cada vez mais as mídias sociais pelos celulares. 33% dos usuários do Twitter enviaram tweets pelo celular e preferiram ler seus tweets no telefone.  Em maio de 2010 as habilitações de novos aparelhos com tecnologia 3G no Brasil chegaram a 728.661. Já são 3G 7,8% dos celulares do Brasil.  O número de usuários de Internet 3G no Brasil(11,9 milhões) superou o de assinantes de banda larga fixa - 11,8 milhões . O crescimento aumentou entre o primeiro trimestre de 2009 e o primeiro trimestre de 2010.
  8. 8. A emergência dos dispositivos móveis e as oportunidades geradas *Dados do http://www.teleco.com.br  Porém, quase 70% dos brasileiros que poderiam estar usando internet em seus celulares não o fazem. O principal fator de resistência é o preço - 55% apontam a web móvel como "muito cara".  No entanto, o mercado pode crescer em breve, e rapidamente, pois 14% (6,1 milhões) estão "pensando em usar", enquanto outras 7,3 milhões de pessoas não sabem das vantagens do serviço.
  9. 9. O que mudou?  O internauta agora é formador de opinião.  As empresas tendem a utilizar vários canais na rede, para atingir públicos diferentes.  Necessidade de aproximação da marca com o consumidor.  Maior exposição.  Perigo.
  10. 10. Caso Extra– Que gerente que nada. A reclamação agora é diretamente com o Diretor do Grupo. #Twitter  @ Rfeurhuber (Pão Estragado dentro do Prazo deValidade)
  11. 11. #Fatão  As novidades da Internet chegam a todo o momento e por causa da tecnologia, muitas vezes temos clientes mais informados que nós mesmos.  Temos novos experts em todos os assuntos.  Nós também aprendemos com eles.
  12. 12. Realidade e distribuição digital do Brasil na Web (Dados de 2010 – Fonte: Ibope Nielsen)
  13. 13. Como as redes e mídias sociais influenciam no processo de compra?  A Frost & Sullivan divulgou uma pesquisa sobre redes sociais com usuários de internet no Brasil produzida durante o mês de junho de 2010.  Dentre os usuários que possuem redes sociais, pelo menos 25% afirmaram ter utilizado alguma mídia social para auxiliá-los no processo de compra de um produto nos últimos seis meses.  Lembrando que, segundo o Ibope Nielsen, o Brasil é o país que mais utiliza redes e mídias sociais no mundo. 86% dos usuários ativos de Internet utilizam pelo menos uma rede.  O Brasil tem 72 milhões de internautas. Eles representam 37,8% da população brasileira, que é de cerca de 190 milhões de pessoas.
  14. 14. Como isso se reflete no nosso trabalho?  Agora nós temos que pensar em opções para oferecer aos clientes.Temos que agregar valor ao nosso produto.  O nosso desafio também é maior, pois quando passamos a monitorar uma marca na web, nós temos mais compromisso com os resultados.  Tudo é muito novo. Por isso, temos que mostrar que o nosso trabalho é um diferencial.
  15. 15. Como isso se reflete no nosso trabalho?  Essa mudança também é nova para a gente. Por isso, também aprendemos com os nossos fails e com os fails alheios.  #Twixfail
  16. 16. Por quais motivos as pessoas seguem uma marca no Twitter (Dados dos EUA)? Pesquisa da Exact Target revela que influência dos #twitteiros para a reputação de uma marca é 3 vezes maior que a dos demais internautas.
  17. 17. Esses dados se repetem por aqui?  Não. Pela experiência que temos com gerenciamento de redes e mídias sociais, podemos dizer que as pessoas necessitam de um fator motivacional para interagir com uma marca.  Que fator é esse?  Sorteio de brindes.  É preciso entender a audiência.
  18. 18. A tendência dos vídeocasts, podcasts...  Em junho deste ano, o Youtube anunciou em seu blog que no fim de 2010 começará a executar o vídeo assim que o usuário clicar no site através do Leanback (canal separado) e estenderá o tempo para 15 minutos.  A idéia é criar recursos para prender cada vez mais a atenção do internauta (que já dedica menos tempo aTV).  A mídia social já tem uma versão do site para ser acessada através da televisão. Mas o computador precisa estar conectado a televisão.
  19. 19. Agora tem celebridade da web
  20. 20. A onda dos virais A Devassa #BemMisteriosa
  21. 21. O que fazer com tudo isso?  Despertar o cliente e apresentá-lo as tendências. Interação não é sóTwitter.  Incentivar o cliente a investir na campanha online.  Nunca perder o time da ação. Isso pode comprometer a sua execução e sucesso.  Pesquisar um pouco mais sobre estrutura e design 2.0 e 3.0 e aplicar aos nossos projetos.  Detectar os erros e não repeti-los. Comportamento do Internauta.  Nunca simular resultados de ações. Trabalhar para que sejam sucesso.
  22. 22. Agora é arregaçar as mangas e dar continuidade ao trabalho  Não somos só nós que estamos engatinhando nas estratégias da nova web. O Brasil inteiro está.  Teremos alguns fracassos. Mas sempre aprenderemos com ele.  Devemos melhorar. Nunca seremos bons o suficiente.  Não devemos focar no sucesso do projeto e sim na qualidade. O sucesso é resultado da dedicação e empenho que tivemos para com ele.
  23. 23. Alinne Fernandes (Jornalista com MBA em Marketing Estratégico. Planner e Analista de Redes e Mídias Sociais.)  Site www.alinnefernandes.com.br  Twitter @alinnefernandes

×