0
Suas fases e características.
Sistema
Capitalismo é
o sistema socioeconômico em
que os meios de produção
(terras, fábricas, máquinas,
edifícios) e o capital (di...
Livre iniciativa da regulação do
mercado. Esse processo ocorre por
meio da oferta e da procura, que
regula os preços e os ...
Consiste no sistema produtivo
vinculado à propriedade individual.
Ou seja, uma pessoa é dona de um
determinado meio de pro...
É o principal objetivo capitalista,
proveniente do resultado da
acumulação de capital.
Essa é a característica mais marcante
desse sistema, uma pequena parte da
população são os que detém a maior
parte do capi...
O capitalismo tem pelo menos 500 anos de história. Nesse longo período,
não permaneceu estático, mas evoluiu e se transfor...
 O capitalismo comercial consolidou-se com base nas trocas comerciais,
cada vez mais internacionalizadas, e na colonizaçã...
• O capitalismo industrial teve início com a transformação do trabalho manual
em mecânico e com o uso acelerado da energia...
Com a industrialização, a produção
de mercadorias cresceu num ritmo
muito mais rápido que o dos
mercados existentes. Esse ...
As indústrias obtinham lucros cada
vez maiores (ocorrendo uma
superacumulação de capital), e a
saturação dos mercados exis...
Para a manutenção do processo de
produção industrial, tornava-se
decisivo garantir o abastecimento
de matérias-primas, mui...
Iniciada no século XX, esta fase vai
ter no sistema bancário, nas
grandes corporações financeiras e
no mercado globalizado...
A globalização permitiu as grandes
corporações produzirem seus
produtos em diversas partes do
mundo. Estas empresas, dentr...
Objetivos e países membros.
Mundiais
• Com a economia mundial globalizada, a tendência comercial é a formação de blocos
econômicos. São criados com a finalidad...
• A União Europeia (UE) foi oficializada no ano de 1992, através do Tratado de
Maastricht.
• Este bloco é formado pelos se...
• Fazem parte do NAFTA (Tratado Norte-Americano de Livre Comércio) os
seguintes países: Estados Unidos, México e Canadá.
•...
• O Mercosul (Mercado Comum do Sul) foi oficialmente estabelecido em
março de 1991.
• É formado pelos seguintes países da ...
Outro bloco econômico da América
do Sul é formado por: Bolívia,
Colômbia, Equador e Peru. Foi
criado no ano de 1969 para i...
APEC
• A APEC (Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico) foi criada em
1993 na Conferência de Seattle.
• Integram este b...
A ASEAN (Associação de
Nações do Sudeste Asiático)
foi criada em 8 de agosto de
1967. É composta por dez
países do sudeste...
A SADC (Comunidade para o
Desenvolvimento da África
Austral) foi criada em 17 de
outubro de 1992 e é formada
por 15 países...
Criado em 1960, o MCCA
(Mercado Comum Centro-
Americano) é o bloco
econômico da região da
América Central, cujo
principal ...
Criado em junho de 2012,
este bloco econômico latino-
americano é composto por
México, Colômbia, Peru e
Chile.
Considerado o embrião da
União Europeia, este bloco
econômico envolve a Bélgica,
Holanda e Luxemburgo.
O BENELUX foi criad...
Aline 01
Anny Helen 02
Daniel 05
Fernanda 07
João Victor 10
Lucas 12
Colégio Gênesis.
Profª Fátima – Geografia.
2º Ensino ...
Capitalismo e blocos economicos
Capitalismo e blocos economicos
Capitalismo e blocos economicos
Capitalismo e blocos economicos
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Capitalismo e blocos economicos

2,356

Published on

Trabalho sobre as características do sistema capitalista e suas divisões, bem como os blocos econômicos mundiais e a localização de cada um dele, e seus objetivos.

Published in: Education
0 Comments
1 Like
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total Views
2,356
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0
Actions
Shares
0
Downloads
101
Comments
0
Likes
1
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Transcript of "Capitalismo e blocos economicos"

  1. 1. Suas fases e características. Sistema
  2. 2. Capitalismo é o sistema socioeconômico em que os meios de produção (terras, fábricas, máquinas, edifícios) e o capital (dinheiro) são propriedade privada, ou seja, tem um dono.
  3. 3. Livre iniciativa da regulação do mercado. Esse processo ocorre por meio da oferta e da procura, que regula os preços e os estoques das mercadorias. O Estado tem a responsabilidade de intervir somente na implantação de medidas que garantem instabilidade econômica.
  4. 4. Consiste no sistema produtivo vinculado à propriedade individual. Ou seja, uma pessoa é dona de um determinado meio de produção, se tornando dona de todo seu lucro e produtos.
  5. 5. É o principal objetivo capitalista, proveniente do resultado da acumulação de capital.
  6. 6. Essa é a característica mais marcante desse sistema, uma pequena parte da população são os que detém a maior parte do capital, donos das grandes fábricas, empresas ou serviços, na outra classe, a grande maioria, são os proletariados, recebem por seu trabalho, e tem direito garantido a saúde, transporte, alimentação e lazer, todos de qualidade. Porém, sabemos que isso não é o que acontece. Possuem salários baixos e não tem garantido do Governo necessidade básicas e serviços públicos de qualidade. 13% da população mundial. 34% da população mundial. 54% da população mundial.
  7. 7. O capitalismo tem pelo menos 500 anos de história. Nesse longo período, não permaneceu estático, mas evoluiu e se transformou. Geralmente, são aceitas as seguintes fases: comercial, industrial e financeiro. fases
  8. 8.  O capitalismo comercial consolidou-se com base nas trocas comerciais, cada vez mais internacionalizadas, e na colonização da América, África e Ásia.  As potências da época (Portugal, Espanha, Inglaterra, França e Holanda) enriqueceram explorando novas terras e comercializando escravos, manufaturas, metais preciosos e produtos agrícolas.  Buscava-se o enriquecimento por meio da acumulação de metais preciosos.  Foi o período do Mercantilismo.
  9. 9. • O capitalismo industrial teve início com a transformação do trabalho manual em mecânico e com o uso acelerado da energia não-humana: a máquina movida a vapor, gerado por meio da combustão do carvão, é típica dessa fase. • A invenção e a implantação de máquinas no processo produtivo foram facilitadas pelo grande volume de capital acumulado durante o Mercantilismo. • Numa segunda etapa, a industrialização se expandiu para outros países, permitindo a multiplicação das indústrias e a utilização de um número crescente de trabalhadores. • Ampliou-se assim a classe operária. Ao mesmo tempo ocorria uma explosão urbana, com transformações no modo de vida e na economia, que marcam o mundo de hoje.
  10. 10. Com a industrialização, a produção de mercadorias cresceu num ritmo muito mais rápido que o dos mercados existentes. Esse ritmo de crescimento gerou uma grande produção excedente, o que levou à disputa por novos mercados.
  11. 11. As indústrias obtinham lucros cada vez maiores (ocorrendo uma superacumulação de capital), e a saturação dos mercados existentes não viabilizava o reinvestimento interno desse capital. Dessa forma, era necessário buscar outros locais para investir os excedentes de capital, o que contribuiu para mais um passo em direção à globalização econômica mundial.
  12. 12. Para a manutenção do processo de produção industrial, tornava-se decisivo garantir o abastecimento de matérias-primas, muitas vezes escassas ou inexistentes nos países industrializados europeus.
  13. 13. Iniciada no século XX, esta fase vai ter no sistema bancário, nas grandes corporações financeiras e no mercado globalizado as molas mestras de desenvolvimento. Podemos dizer que este período está em pleno funcionamento até os dias de hoje. Grande parte dos lucros e do capital em circulação no mundo passa pelo sistema financeiro.
  14. 14. A globalização permitiu as grandes corporações produzirem seus produtos em diversas partes do mundo. Estas empresas, dentro de uma economia de mercado, vendem estes produtos para vários países. Os sistemas informatizados possibilitam a circulação e transferência de valores em tempo real. Apesar das indústrias e do comercio continuarem a lucrar muito, podemos dizer que os sistemas bancário e financeiro são aqueles que mais lucram e acumulam capitais.
  15. 15. Objetivos e países membros. Mundiais
  16. 16. • Com a economia mundial globalizada, a tendência comercial é a formação de blocos econômicos. São criados com a finalidade de facilitar o comércio entre os países membros. • Adotam redução ou isenção de impostos ou de tarifas alfandegárias e buscam soluções em comum para problemas comerciais. • Em tese, o comércio entre os países constituintes de um bloco econômico aumenta e gera crescimento econômico para os países. • Geralmente estes blocos são formados por países vizinhos ou que possuam afinidades culturais ou comerciais. • Esta é a nova tendência mundial, pois cada vez mais o comércio entre blocos econômicos cresce. Economistas afirmam que ficar de fora de um bloco econômico é viver isolado do mundo comercial.
  17. 17. • A União Europeia (UE) foi oficializada no ano de 1992, através do Tratado de Maastricht. • Este bloco é formado pelos seguintes países : Alemanha, França, Reino Unido, Irlanda, Holanda (Países Baixos), Bélgica, Dinamarca, Itália, Espanha, Portugal, Luxemburgo, Grécia, Áustria, Finlândia e Suécia. • Este bloco possui uma moeda única que é o euro, um sistema financeiro e bancário comum. Os cidadãos dos países membros são também cidadãos da União Europeia e, portanto, podem circular e estabelecer residência livremente pelos países da União Europeia. • A União Europeia também possui políticas trabalhistas, de defesa, de combate ao crime e de imigração em comum. A UE possui os seguintes órgãos: Comissão Europeia, Parlamento Europeu e Conselho de Ministros.
  18. 18. • Fazem parte do NAFTA (Tratado Norte-Americano de Livre Comércio) os seguintes países: Estados Unidos, México e Canadá. • Começou a funcionar no início de 1994 e oferece aos países membros vantagens no acesso aos mercados dos países. • Estabeleceu o fim das barreiras alfandegárias, regras comerciais em comum, proteção comercial e padrões e leis financeiras. • Não é uma zona livre de comércio, porém reduziu tarifas de aproximadamente 20 mil produtos.
  19. 19. • O Mercosul (Mercado Comum do Sul) foi oficialmente estabelecido em março de 1991. • É formado pelos seguintes países da América do Sul: Brasil, Paraguai, Uruguai e Argentina. • Futuramente, estuda-se a entrada de novos membros, como o Chile e a Bolívia. • O objetivo principal do Mercosul é eliminar as barreiras comerciais entre os países, aumentando o comércio entre eles. • Outro objetivo é estabelecer tarifa zero entre os países e num futuro próximo, uma moeda única.
  20. 20. Outro bloco econômico da América do Sul é formado por: Bolívia, Colômbia, Equador e Peru. Foi criado no ano de 1969 para integrar economicamente os países membros. As relações comerciais entre os países membros chegam a valores importantes, embora os Estados Unidos sejam o principal parceiro econômico do bloco.
  21. 21. APEC • A APEC (Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico) foi criada em 1993 na Conferência de Seattle. • Integram este bloco econômicos os seguintes países: Estados Unidos da América, Japão, China, Taiwan, Coreia do Sul, Hong Kong, Cingapura, Malásia, Tailândia, Indonésia, Brunei, Filipinas, Austrália, Nova Zelândia, Papua Nova Guiné, Canadá, México, Rússia, Peru, Vietnã e Chile. • Somadas as produções industriais de todos os países, chega-se a metade de toda produção mundial. • Quando estiver em pleno funcionamento (previsão para 2020), será o maior bloco econômico do mundo.
  22. 22. A ASEAN (Associação de Nações do Sudeste Asiático) foi criada em 8 de agosto de 1967. É composta por dez países do sudeste asiático: Tailândia, Filipinas, Malásia, Cingapura, Indonésia, Brunei, Vietnã, Mianmar, Laos, Camboja.
  23. 23. A SADC (Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral) foi criada em 17 de outubro de 1992 e é formada por 15 países da região sul do continente africano.
  24. 24. Criado em 1960, o MCCA (Mercado Comum Centro- Americano) é o bloco econômico da região da América Central, cujo principal objetivo é a integração econômica entre os países-membros: Nicarágua, Guatemala, El Salvador, Honduras e Costa Rica.
  25. 25. Criado em junho de 2012, este bloco econômico latino- americano é composto por México, Colômbia, Peru e Chile.
  26. 26. Considerado o embrião da União Europeia, este bloco econômico envolve a Bélgica, Holanda e Luxemburgo. O BENELUX foi criado em 1958 e entrou em operação em 1 de novembro de 1960.
  27. 27. Aline 01 Anny Helen 02 Daniel 05 Fernanda 07 João Victor 10 Lucas 12 Colégio Gênesis. Profª Fátima – Geografia. 2º Ensino Médio – 2013.
  1. A particular slide catching your eye?

    Clipping is a handy way to collect important slides you want to go back to later.

×