Reunião 27092011

170 views

Published on

0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
170
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
3
Actions
Shares
0
Downloads
0
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Reunião 27092011

  1. 1. REUNIÃO PEDAGÓGICA- 26/04/2012 Local:Escola M. Paul Harris
  2. 2. INFORMAÇÕES:REUNIÃO PEDAGÓGIALOCAL: EM PAUL HARRISDIA: 26/04/2012 (Quinta – Feira)Professor: Alexandre SchulzDisciplina: História – Séries Finais (8º e 9º anos)
  3. 3. TEMA: Resgate da Aprendizagem• É quase que unânime em todas as disciplinas a dificuldade e em alguns casos a extrema dificuldade por parte dos alunos (as) no que se refere à leitura e interpretação e elaboração de textos em geral;
  4. 4. Dificuldade na elaboração de:TEXTOS SIMPLES, COM INCONTÁVEISERROS DE ORTOGRÁFIA, O QUE NÃO ÉACEITÁVEL P/ ALUNOS(AS) DAS SÉRIESFINAIS.
  5. 5. Por este motivo, será desenvolvido trabalho diferenciado, na tentativa de melhorar a aprendizagem dos alunos (as) no itens mencionados abaixo:• Concentração;• Leitura e interpretação de textos;• Elaboração de textos diversos (sem cópia).
  6. 6. Trabalho Desenvolvido em 2011Local: EM Nelson de Miranda CoutinhoPeríodo: 2011 e 2012Turmas: 2011 (8º e 9º anos)Turma: 2012 (9º ano)Ferramenta Diferenciada de Aprendizagem: MAPA CONCEITURAL
  7. 7. SEQUÊNCIA DIDÁTICA: Tema: Revolução Industrial e ImperialismoObjetivo: Proporcionar o entendimento por parte dos alunos (as) a respeito dos temas; onde tiveram origem, quais os motivos de tais acontecimentos, que tipo de mudanças políticas, econômicas, sociais e culturais surgiram. Fazer a ponte (ligação) com a nossa realidade nos dias de hoje, não ficar bitolado ao passado(até prq, na maioria dos casos o passado não tem relevância para adolescentes)
  8. 8. CRONOLOGIA:Tempo viabilizado: + ou – 07 ou 08 aulas;Material utilizado: Livro, quadro, imagens relacionadas ao tema estudado, texto base, texto com curiosidades, internet, laboratório de informática, data show e tudo mais que o professor (a) achar necessário.
  9. 9. AVALIAÇÃO:• Confecção de Mapa Conceitual;• Texto base para explicação do que é um mapa conceitual e quais o tipos de mapas conceituais existentes (alguns);• Entrega de material xerocado com conceito de mapa conceitual, assim como, modelo de mapa confeccionado pelo professor;
  10. 10. • Divisão da sala em equipes com no máximo 04 pessoas;• 02 aulas para que as equipes possam se reunir em sala para elaboração do rascunho do mapa;• Mapas deverão ser digitalizados no laboratório de informática;• Estes deverão ser enviados para:
  11. 11. E-mail do professor ou a equipe deverá imprimir o trabalho para ser entregue.A digitalização no laboratório de informática da escola, assim como, o envio via e-mail irá proporcionar aos alunos (as) a inclusão digital (por mais incrível que possa parecer, alguns alunos (as) possuem ferramentas e fazem parte de sites de relacionamentos como:
  12. 12. MSN, FACE BOOK e ORKUT – mas mesmo assimnão sabem o que é um e-mail e dizem não terum e-mail; não sabem utilizar recursos básicosde um editor de texto, digitam conforme alinguagem utilizada na internet (msn – comabreviações); não sabem fazer pesquisas, alíasa pesquisa se restringe a colagem, ou seja,“plágio”.
  13. 13. Última etapa: exposição dos mapas no mural da escola.(demonstração de mapas confeccionados pelos alunos (as) da EM NMC – Turma: 9º ano 01. Trabalho realizado no mês de abril de 2012).

×