[Programa Jovem Aprendiz] Raciocínio Lógico (Aula 1)

3,533 views

Published on

Slides da primeira aula da disciplina "Raciocínio Lógico", apresentada no programa Jovem Aprendiz do Centro Social Comunidade Carisma.

Published in: Business
0 Comments
2 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
3,533
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
46
Actions
Shares
0
Downloads
136
Comments
0
Likes
2
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

[Programa Jovem Aprendiz] Raciocínio Lógico (Aula 1)

  1. 1. AlessandroAlmeida | www.alessandroalmeida.com26/06/2013
  2. 2.  Nas próximas 8 horas (hoje e amanhã)falaremos sobre... Definições e princípios da lógica matemática Interpretação e análise de dados estatísticos
  3. 3.  Pessoalmente ou através dos endereços alessandro.almeida@uol.com.br www.facebook.com/alessandroalmeida www.alessandroalmeida.com www.alessandroalmeida.blogspot.com.br Downloads: www.slideshare.net/alessandroalmeida
  4. 4. Definição inicial
  5. 5.  De acordo com o Dicionário Houaiss:▪ “atividade mental que, por meio de instrumentosindutivos ou dedutivos, fundamenta o encadeamentológico e necessário de um processo argumentativo,especialmente no interior de demonstrações científicas,filosóficas ou matemáticas”Vamos pensar nadefinição...
  6. 6.  Constantemente estamos argumentando...
  7. 7.  Constantemente estamos argumentando...O céu é azul!
  8. 8.  Constantemente estamos argumentando...Não! O céu épreto!
  9. 9.  Mas para argumentar, precisamosestabelecer um encadeamento lógico...
  10. 10.  Estabelecendo o encadeamento lógico...Todos os dias olhopara o céu e vejo queele é azul!
  11. 11.  Estabelecendo o encadeamento lógico...Todas as noites olhopara o céu e vejo queele é preto!
  12. 12. E onde entram os instrumentosindutivos e dedutivos?!?!
  13. 13.  É o raciocínio que, após considerar umnúmero suficiente de casos particulares,conclui uma verdade geral Parte da experiência sensível, dos dadosparticulares
  14. 14.  É o raciocínio que, após considerar umnúmero suficiente de casos particulares,conclui uma verdade geral Parte da experiência sensível, dos dadosparticularesO cobre é condutor de eletricidade,assim como a prata, o ouro, o ferro, o zinco e outros metais,Logo, todo metal é condutor de eletricidade.
  15. 15.  É o raciocínio que, após considerar umnúmero suficiente de casos particulares,conclui uma verdade geral Parte da experiência sensível, dos dadosparticularesPedro joga basquete e é alto.Logo, todo jogador de basquete é alto.
  16. 16.  É o raciocínio que, após considerar umnúmero suficiente de casos particulares,conclui uma verdade geral Parte da experiência sensível, dos dadosparticularesMeu pai, meu avô e meu irmão são engenheiros.Logo, eu também serei engenheiro.
  17. 17.  É o raciocínio que, após considerar umnúmero suficiente de casos particulares,conclui uma verdade geral Parte da experiência sensível, dos dadosparticularesTodas as noites saio para observar o céu e vejo que ele estápreto.Logo, o céu é preto.
  18. 18.  É o raciocínio que, após considerar umnúmero suficiente de casos particulares,conclui uma verdade geral Parte da experiência sensível, dos dadosparticularesTodas as tardes saio para observar o céu e vejo que ele estáazul.Logo, o céu é azul.
  19. 19.  É o raciocínio que, após considerar umnúmero suficiente de casos particulares,conclui uma verdade geral Parte da experiência sensível, dos dadosparticulares O raciocínio indutivo possui maiorprobabilidade de erro Será que minha “verdade geral” se aplica a todosos casos?
  20. 20.  Raciocínio que parte de uma proposiçãogeral (referente a todos os elementos de umconjunto) e conclui com uma proposiçãoparticular (referente a parte dos elementosde um conjunto), que se apresenta comonecessária, ou seja, que deriva logicamentedas premissas.
  21. 21.  Proposição Frases que podem ser submetidas a uma análiselógica (examinar se é falsa ou verdadeira). Elapropõe um conceito. Para construir um argumento, precisamos deproposições.Tanto as premissas quanto aconclusão de um argumento são proposições Perguntas e exclamações não são proposições
  22. 22.  Proposição Quais são as proposições?1. Raciocínio lógico é uma disciplina interessante.2. Odeio o professor!3. Quando vai parar de chover?4. Que dia lindo, hein?5. No final de semana não vai chover.6. Ler é um ótimo passatempo.
  23. 23.  Proposição Quais são as proposições?1. Raciocínio lógico é uma disciplina interessante.2. Odeio o professor!3. Quando vai parar de chover?4. Que dia lindo, hein?5. No final de semana não vai chover.6. Ler é um ótimo passatempo.
  24. 24.  Raciocínio que parte de uma proposiçãogeral (referente a todos os elementos de umconjunto) e conclui com uma proposiçãoparticular (referente a parte dos elementosde um conjunto), que se apresenta comonecessária, ou seja, que deriva logicamentedas premissas.
  25. 25.  Exemplos:Todo metal é dilatado pelo calor. (Premissa maior)Ora, a prata é um metal. (Premissa menor)Logo, a prata é dilatada pelo calor. (Conclusão)
  26. 26.  Exemplos:Todo brasileiro é sul-americano. (Premissa maior)Ora, todo paulista é brasileiro. (Premissa menor)Logo, todo paulista é sul-americano. (Conclusão)
  27. 27.  Exemplos:Todo ser humano é mortal. (Premissa maior)Ora, eu sou um ser humano. (Premissa menor)Logo, eu sou mortal. (Conclusão)
  28. 28.  Exemplos:Todos os números pares são divisíveis por 2. (Premissamaior)Ora, 4 é um número par. (Premissa menor)Logo, 4 é divisível por 2. (Conclusão)
  29. 29.  Indução: Quando, em determinado assunto, consideramoscasos particulares e tiramos conclusões geraissobre ele Maior chance de errar Dedução: Quando partimos de uma afirmação geral (ouafirmações) e extraímos uma conclusão relativa aum caso particular Menor chance de errar
  30. 30.  Fonte dos slides anteriores: Indução -http://educacao.uol.com.br/disciplinas/filosofia/logica---inducao-casos-particulares-se-tornam-lei-geral.htm Dedução -http://educacao.uol.com.br/disciplinas/filosofia/logica---deducao-partindo-do-geral-para-chegar-ao-particular.htm Proposição -http://educacao.uol.com.br/disciplinas/filosofia/logica---proposicoes-universais-particulares-afirmativas-negativas.htm
  31. 31. Aplicando o raciocínio indutivo e dedutivo
  32. 32.  Em grupos de até 5 alunos, realizem asatividades propostas Vocês estarão exercitando o raciocínioindutivo e dedutivo (mesmo que nãopercebam) As atividades são baseadas no livro Jogos deMatemática e de Raciocínio Lógico
  33. 33. alessandro.almeida@uol.com.brwww.alessandroalmeida.comwww.slideshare.net/alessandroalmeida

×