• Share
  • Email
  • Embed
  • Like
  • Save
  • Private Content
Título da Apresentação
 

Título da Apresentação

on

  • 1,155 views

Descrição da Apresentação ç~~ç grande

Descrição da Apresentação ç~~ç grande

Statistics

Views

Total Views
1,155
Views on SlideShare
1,155
Embed Views
0

Actions

Likes
1
Downloads
51
Comments
0

0 Embeds 0

No embeds

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Microsoft PowerPoint

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

    Título da Apresentação Título da Apresentação Presentation Transcript

    • Curso OnlineBook Externo(Book Outdoor) Fotógrafa: Rosane Gonçalves
    • Nota da Autora: Parabéns pela sua matrícula, espero que consiga absorver todo o conhecimento passado no curso e se você tiver qualquerdúvida relativo ao curso ou mesmo ao tema fotografia, favor enviar um email usando a opção "CONTATO“, em seu Ambiente deAprendizagem, que irei responder o mais rápido possível! Assim que for efetuado o pagamento único do curso, você poderá solicitar a apostila completa do curso em formato .PDF com asimagens e informações do curso enviados diretamente para o seu email para o estudo offline ou impressão do conteúdo de todomaterial contido neste curso. O curso possui cerca de 100 slides com vídeos, fotos profissionais, informações, dicas e técnicas de fotografia com imagens ediversos links interessantes sobre como fazer um Book Externo(Book Outdoor), quais os melhores equipamentos e ondecomprá-los, links úteis, truques e toda a informação necessária para se fazeruma sessão fotográfica de um Book externo e lucrarcom esta atividade. Tenho um outro curso no site de “Fotografia Digital” com tudo que você precisa saber sobre as técnicas básicas eintermediárias sobre a como fazer uma boa fotografia utilizando qualquer tipo de equipamento, vídeos, fotos, dicas, truques ealgumas técnicas usadas por fotógrafos profissionais!Este curso pode ser encontrado no link abaixo: https://www.buzzero.com/vinicius-coelho.htmlAo final do curso você terá uma avaliação final, para fazer esta avaliação, você terá que completar 100% do curso. Você pode pedir um prazo maior para efetuar o pagamento no boleto ou fazer o pagamento direto com seu cartão, o site é 100%seguro e auditado diariamente, você pode confiar! Caso desista do curso o cancelamento do mesmo deve ser feito em no máximo em até 7 dias, como informado anteriormentese você precisar de um prazo maior para fazer o pagamento, não há problema o Buzzero.com é bem flexível em relação aisto, você deve apenas informar pelo email buzzero@buzzero.com a melhor data de vencimento do seu boleto que eles lheenviarão um novo boleto sem juros!Não deixe de avaliar positivamente caso goste do curso, após a conclusão do mesmo, isso é muito importante para o professor! Obrigada pela atenção e desejo a você um excelente aprendizado! Rosane Gonçalves
    • Mapa do Curso Atenção: Palavras indicadas desta forma: “Links Clicáveis” , estas palavrasna cor azul com um traço abaixo, são links onde você poderá clicar e fazerum download seguro de materiais importantes para seu trabalho ou mesmoirão lhe direcionar para algum sites sobre o assunto abordado. Ao final do curso apresento dicas sobre como lucrar com a profissão e comoconseguir um trabalho na área. São algumas dicas entre as várias outrasmaneiras que você vai descobrir com o tempo. Também ao final do curso existe um guia prático para fotógrafos onde listolinks importantes sobre os assuntos que abordamos. Para Melhor visualização Do curso clique abaixo no ícone indicado na imagem: (Ou segure a tecla Control(ctrl) e aperte a tecla “+”)
    • Tópicos e ApresentaçãoCapítulos do Mapa do Curso Preparação do Book Estabeleça um ContratoCurso Orientações para clientes Books Infantil, Gestante, Modelo... A Escolha do Local Quebrando as Regras Direção de Modelos Fotos Espontâneas Regras de Composição Iluminação para Books Rebatedor Temperatura de Cor Lentes para Books Fotometria Utilização do Flash Como Conseguir Trabalho Lucrando Com a Profissão
    • Dicas para preparação do book Você fechou um trabalho e está ansioso para começar, a satisfação de ter aconfiança da pessoa a ser fotografada é gratificante! Porém, atenção a preparaçãodo book para que tudo saia da maneira planejada para ambos os lados.Ao planejar a sessão fotográfica é de grande importância seguir alguns passoscomo:Converse com a pessoa e se intere sobre os objetivos dela. Saiba qual a finalidadede book e como ela gostaria de ser fotografada. Deixe claro seus objetivos, crie umdiálogo para que exista uma troca e interação neste trabalho.
    • Dicas para preparação do book Mostre quais são suas opções de locais para a sessão fotográfica. Leve emconsideração a infra estrutura do local. Alguns locais que podem serótimos para fotografar noivas podem não serem bons para fotografarmodelos que precisam trocar o figurino ou podem apresentar riscos parafotografar crianças. Passe as orientações necessárias em relação ao book aos modelospessoalmente ou por telefone e por escrito para que a pessoa não seesqueça.
    • Dicas para preparação do book Caso você trabalhe com uma equipe, escolha sempre os melhoresprofissionais. Marque uma reunião com o cliente e a equipe para que aspessoas possam ser apresentadas e esclarecidas em relação ao trabalho aser feito. Isto deixa o cliente mais a vontade e seguro. Uma sugestão para formar uma equipe de trabalho seria ter uma pessoaresponsável por maquiagem e cabelo, um responsável pela produção, umauxiliar para ajudar com os equipamentos como tripé e rebatedor. Não énecessário mais que isso pois quanto menos pessoas no local melhor, paranão inibir o modelo..
    • Dicas para preparação do bookEscolha a luz que você deseja ter nas fotos e marque a sessão fotográficapara a hora do dia em que esta luz seja incidente. Prepare sua câmera no dia anterior, recarregue as baterias, verifique oflash, recarregue as pilhas do flash, coloque tudo o que vai precisar nabolsa da câmera e teste para ver se ela está funcionando perfeitamente.Chegue no mínimo com meia hora de antecedência no local para que vocêpossa preparar a sua câmera, observar o ambiente com tranqüilidade eplanejar os melhores locais para a fotografia.
    • Estabeleça um contrato Faça um contrato com o cliente tornando o seu acordo mais formal eprofissional. Transmita credibilidade com um contrato bemfeito, especificando preço, forma de pagamento e deixando claro que vocêpode usar as fotos em seu portfólio. É importante o contrato, justamente para estar seguro sobre o uso daimagem do modelo, caso você tenha interesse em usá-la em seu portfólio.Esclareça esta questão para seu cliente e não deixe nenhuma dúvida sobreeste assunto para evitar indisposições futuras. Neste link, segue um modelo de contrato de prestação de serviçosfotográficos que você pode adaptar ao seu trabalho.
    • Estabeleça um contrato Faça um contrato com o cliente tornando o seu acordo mais formal eprofissional. Transmita credibilidade com um contrato bem feito,especificando preço, forma de pagamento e deixando claro que você podeusar as fotos em seu portfólio. É importante o contrato, justamente para estar seguro sobre o uso daimagem do modelo, caso você tenha interesse em usá-la em seu portfólio.Esclareça esta questão para seu cliente e não deixe nenhuma dúvida sobreeste assunto para evitar indisposições futuras. Neste link (Clique no “link” para baixar o modelo), segue um modelo decontrato de prestação de serviços fotográficos que você pode adaptar aoseu trabalho.
    • Orientaçõespara clientes
    • Orientações para gestantes
    • Orientações paraBooks de Gestantes Deixe a gestante a vontade em relação a fotografar sozinha ouacompanhada, seja com o companheiro ou pai da criança e com seus outrosfilhos.Oriente a gestante em relação a roupas e maquiagem. Prefira os tons claros tantopara a maquiagem quanto para as roupas.É importante dar preferência a roupas sem estampas ou listras pois elas podempoluir a foto.Tops, blusas curtas e batas são muito úteis para que a barriga fique a mostra.Roupas escuras também tem um bom efeito, desde que sejam lisas. A preferênciapor tons claros é porque esses tons rebatem a luz suavizando a luz no rosto.
    • Orientações parabooks de GestantesCabelos limpos e secos e unhas feitas, com esmaltes em tons claros depreferência, ficando a critério da gestante.Não use muitos acessórios como colares e pulseiras. Prefira algo dentro doobjetivo da foto e leve acessórios relacionados ao bebê comoursos, brinquedo e sapatinhos.Caso a gestante queira usar acessórios que não sejam do bebê tenha peçaschaves como lenços, chapéus ou camisa branca de botão.
    • Orientações parabooks de Gestantes O objetivo não é mostrar só uma barriga.Faça fotos da grávidasegurando a barriga mas faça também fotos derostos, mãos, detalhes, pai, outros filhos… O ensaio com uma gestante não serve somente para mostrar umabarriga, mas para mostrar uma futura mãe e uma família. Por isso, devez em quando, deixe a barriga de fora e dê importância em retratar oamor. É bem clássico fazer fotos do sapatinho do bebê. Mas mostre osapatinho e outros objetos de forma criativa. Coloque os bichinhos emlocais inusitados (além da barriga!) Aquele sapatinho, daqueletamanhozinho, vai servir em um pequeno ser humano, não é incrível?Lembre-se sempre de fotografar esses detalhes e mostrar aimportância deles.
    • Orientações parabooks de Gestantes Um ensaio inteiro só com fotos com pose fica chato. Faça sua modelofazer outra coisa, faça o casal dar risada, faça eles olharem para outro lado. O pai pode e deve participar, não só na hora de dar um beijinho nabarriga. Ele pode aparecer com sapatinho, pode estar abraçado com agestante, pode aparecer discretamente, somente desfocado… as fotosdevem mostrar a importância do pai, mesmo a gente sempre fazendo maisfotos da mãe. A forma de uma mulher grávida pode ser mostrada em toda suadelicadeza com uma luz suave ou destacada com uma luz mais dura. Use eabuse de luzes difusas ou duras, silhuetas e vindo de direções diferentes.
    • Vídeo Orientações para Gestantes eCrianças(locais, iluminação, comportamento e tratamento...) http://www.youtube.com/watch?v=hVlFSdhzQEw Fonte – www.youtube.com Créditos:Fernanda Sá
    • Orientações para books femininos
    • Dicas para books femininosCabelo, unhas e maquiagens são as mesmas regras das gestantes.Preferência para roupas claras, porém para as mulheres em geral isto pode sermais flexível. Peças chaves são importantes como calça djeans e preta, camisetasbranca e preta. Prefira roupas lisas.Oriente em relação a roupas muito apertadas, que além de desconfortáveisdeformam o corpo, ou roupas muito largas que não realçam as curvas do corpo. Um tratamento no dia anterior como um banho de lua, uma massagem relaxante etudo que deixar a pele mais perfeita, contribuem muito para a beleza da foto.
    • Orientações para Books Infantis
    • VídeoDicas para Book Infantil - Como Fotografar Crianças http://www.youtube.com/watch?v=EVuULkBgP1k Fonte – www.youtube.com Créditos:Wagner Pina
    • Dicas para books infantisA primeira coisa que se deve fazer é perguntar aos pais qual é a hora que acriança está mais disposta, principalmente se você for fotografar criançasde até 4 anos. Elas são intensas mas a "pilha" acaba rápido, então, paraevitar que ela durma logo que chegar ao estúdio é bom prestar atençãonesses horários de pico de atividade da criança. É muito importante que o estúdio já esteja pronto quando a criançachegar. Para crianças esse quesito é ainda mais relevante devido ao curtotempo que se tem para fotografar. Procure não deixar nada que chame a atenção da criança fora da área docenário, tudo que chame a atenção dela tem que estar no cenário, procurecolocar coisas coloridas como brinquedos, pelúcia e etc.
    • Dicas para books infantisRoupas e acessórios claros ou coloridos são mais úteis. As roupas devem ser asmais confortáveis possíveis para que a criança não fique incomodada.Fotografar com os pais deixa a criança segura e as fotos ficam mais interessantes.Brinquedos que a criança mais goste ajudam para a descontração do ambiente edeixam a criança mais segura e animadaLevar pessoas que tenham afinidade com a criança para descontraí-la e fazercom que ela sorria é uma boa dica.Alguns artefatos são chaves como usar balões coloridos para as criançasbrincarem ou levar pequenos animais de estimação como um gato ou umcachorro.
    • Dicas para books infantisDeixar a criança à vontade. Quanto mais relaxados estiverem o fotógrafo e o fotografadomelhor. A foto com certeza vai ter mais espontaneidade.Tente ficar na altura da criança, olhar olho no olho(você pode quebrar esta regra e fazer fotosdiferenciadas, procurando ângulos diferentes.) Capte os detalhes como os sapatinhos, brinquedos, mãozinha, pezinhos e tudo que acharinteressante. Atente ao fundo da foto, quanto mais neutro melhor para destacar mais a criança.Fazer fotos só do rosto da criança também é uma ótima maneira de pegar as feições dospequenos. Leve sua zoom e bons cliques!Evite Fotos posadas, fotografe a espontaneidade.Geralmente para captar um momentoespecial e único, você terá de disparar a máquina várias vezes, não poupe disparos!Use o enquadramento vertical quando necessário, nem toda foto deve ser horizontal.
    • Dicas para books infantis Uma das pessoas de confiança da criança como pai, mãe, avó etc, devemficar próximos ao fotógrafo para chamar a atenção da criança quandoquiser que ela olhe para câmera, esse contato visual é importante paraalgumas fotos. E por fim depois de uns 20 a 40 minutos que ela se cansar, dependendo dacriança, ela começará a chorar ou pedir o colo dos pais, isso significa que asessão fotográfica acabou, não insista. Se ainda não tiver conseguido as fotos dê algo de comer, um biscoito, balase puder e você terá mais alguns minutos de diversão.
    • Orientações para books de modelos
    • Dicas para books de modelosAs orientações para books de modelos dependem das exigências dasagências.É costume das agências de modelos, exigir roupas lisas eclaras, maquiagens e esmaltes também em tons claros.Não usar acessórios, apenas um brinco muito pequeno como umapequena pedra de brilhante e nada além.O cabelo da modelo deve ser da maneira que ela se sinta melhor e estáacostumada a usar. Os tons de cor devem ser uniformes e devem estarbem hidratados. As fotos devem ter uma fotometria que transpareçacom perfeição esta cor e hidratação.
    • Orientações para Books de Noivas
    • Dicas para Books de NoivasAs noivas devem apresentar-se ao local das fotos da maneira quepreferir, seja com o vestido, cabelo e maquiagem usados no casamento oude maneira que achar melhor.Deixe a noiva a vontade em relação a fotografar com o noivo ou sozinha.Converse com ela a respeito do vestido em relação ao local escolhido tendoo cuidado para não estragá-lo.Pergunte se ela gostaria de fazer fotos mais ousadas e peça para que ela useum vestido mais leve que dê mais liberdade para os movimentos.
    • A escolha do localEntende-se como book em local externo, todas as fotos que forem feitasfora do estúdio, seja em um ambiente aberto com a iluminação natural dosol ou em um ambiente fechado como uma sala ou um quarto.Escolha um local público ou privado, que apresente um cenário bonitopara a composição da foto. Converse com o modelo para que juntosdecidam o local das fotos que mais se encaixe com a personalidade dele.Caso a pessoa seja muito tímida e não goste da presença de muitas pessoasno local da foto, escolha locais mais tranqüilos e menos freqüentados.
    • A escolha do localUma ótima dica é conseguir o guia turístico de sua cidade onde vocêencontra informações sobre diversos lugares interessantes para fotografar.Lembre-se de considerar a infra estrutura do local comovestiário, banheiro, restaurante ou lanchonete próximos. Os bookscostumam levar horas, por isso é importante ter uma infra estruturaadequada, principalmente ao fotografar crianças e gestantes.Faça a escolha do local de acordo com o modelo. Fotos infantis ou degestantes ficam muito bem em locais que remetem a infância comoparques de diversões, clubes, playgrounds, quartos do bebê.
    • A escolha do localBooks de noivas ficam melhores em locais onde o objetivo seja focar aalegria dos noivos e a produção da noiva. Podem ser feitos em lugaresabertos, arborizados, parques ecológicos, sítios, fazendas, casas decampo, cidades do interior onde podemos explorar fotos em linhas detrens, maria fumaça, casarões antigos, etc.Para books de modelos ou femininos, ambientes externos simples, semmuitos objetos por perto para não desviar a atenção da modelo. Podem serfeitos como nos exemplos de lugares para noivas em ambientes amplos eclaros.
    • Quebrando as RegrasInove! Nem sempre você precisa fotografar pessoas em locais tradicionais.Treine o seu olhar, pesquise. Ao final deste curso tem dicas de fotógrafosque fazem books, dos quais você pode ter várias ideias interessantes delocal para fotografar.Você pode levar um casal de noivos para um parque de diversões ou atémesmo para um campo de futebol vazio ou lotado. Existem fotosinteressantes onde uma noiva entra em um ônibus ou mergulha em umacachoeira.Nos próximos slides veremos uma sessão de fotos do fotógrafoEvandro Rocha utilizando uma técnica chamada deTrash the Dress (Desconfigurar o Vestido).
    • Quebrando as regras
    • Quebrando as regras
    • VídeoQuebrando as Regras – Desfigurando os Vestidos(Trash the Dress) http://www.youtube.com/watch?v=k8om-6KnvWM Fonte – www.youtube.com Créditos:Evandro Rocha
    • Quebrando as regras O importante conseguir uma boa sintonia entre o modelo fotografado e olocal. Pessoas tradicionais gostam de lugares tradicionais, pessoasmodernas adoram lugares inusitados. Faça fotos inusitadas e envie para: rosaneagoncalves@yahoo.com.br paraser publicado no www.flickr/photos/rosanegoncalves em uma pastadirecionada aos alunos do curso. Sua foto será publicada em seu nome noflickr para compartilharmos experiências.
    • Escolhido o local e orientaçõespassadas, hora de fotografar!
    • Direção de Modelos Saiba direcionar seus modelos daforma mais adequada. Você podefotografar uma modelo que saibamuito bem se posicionar como podefotografar alguém quem não tenha amenor noção do que fazer. Passe confiança para a pessoa quevocê está fotografando.Oriente, ajude, conduza as fotos.Mostre fotos que você jáfez, selecione umas revistas de modacom poses interessantes leve no diada sessão fotográfica. Elogie quandoa foto estiver boa, incentive o modelosempre.
    • Direção de ModelosEvite tocar na pessoa mas caso precise, faça com cuidado e seja delicado.Apenas a conduza com leveza para não deixá-la inibida. Peça para queolhe pra cima, para baixo, para algum ponto de referência. Converse com a pessoa enquanto troca as lentes ou manuseia a câmera.Conte casos engraçados, tente uma conversa descontraída para tirar atenção do ambiente. Cuidado com conversas desnecessárias que ao invésde descontrair podem causar um clima ruim.
    • Direção de ModelosTentem posicionar a cabeça reta alinhada com o corpo, nada de virar acabeça como se fosse deitar sobre o ombro. Quando em pé atenção para a posição dos pés e pernas, evitem colocar ospés paralelos isso causa um efeito estranho nas pernas, tornando-as maisfinas ou arqueadas. Caras e bocas tem limites, use-as mas não abuse! Quando colocar as mãos na cintura ou nas pernassejam delicadas, poses suaves ficam mais agradáveis de se olhar.
    • Direção de ModelosExplique as fotos que está fazendo e o tipo de luz que estáusando, deixando a pessoa mais segura para fazer as poses. Use acessórios para distrair ou mais pessoas para fazer algumas fotos emgrupo no início da sessão fotográfica. Isto vai descontrair seu modeloresultando em fotos naturais e espontâneas. Você pode criar um vínculo e até uma amizade com a pessoa fotografada.Isto torna o seu trabalho mais prazeroso e o book mais humano. Existemmuitos casos de fotógrafos que fazem um book , depois são contratadospara fotografar o casamento, nascimento da criança e toda a trajetória deuma mesma família durante anos.
    • Faça fotos espontâneasÉ realmente enfadonho ter um bookapenas com fotos posadas. As fotosespontâneas são mais bonitas ecriativas. Para fazer este tipo de foto éimportante usar algumas artimanhas.Enquanto você fotografa converse comseu modelo e tire as fotos ao mesmotempo. Explique que você está apenasfazendo um teste de luz. Quando vocêmostrar o resultado a pessoa ficarásatisfeita.Para fotografar crianças isto é mais fácilpois elas se distraem com qualquercoisa, para isso basta levar algunsbrinquedos.
    • Faça fotos espontâneasPara fotografar modelos adultos é um pouco mais complicado,principalmente se a pessoa for tímida. Então, use a sua imaginação.Algumas dicas são:Em caso de book de noiva, leve pétalas de rosas e peça para que ela aslance para o alto, ou peça uma outra pessoa que o faça. Use um objetointeressante e bonito que tenham o mesmo efeito como bolhas desabão.
    • Faça fotos espontâneasEm fotos de duas pessoas, peça para que elasconversem, corram, brinquem, é muito natural que elas se distraiam.O uso de uma lente tele permite ao fotógrafo ter uma distancia domodelo o deixando ele mais a vontade para as fotos.Peça para que os modelos brinquem com seus acessórios ou ajustemsuas roupas enquanto você fotografa.Escolha um local onde tenha objetos interessantes que possam atrair aatenção dos modelos.
    • Faça fotos espontâneas Encha o cartão de memória. A maioria das câmeras hoje tem a opção“burst” que tira várias fotos com apenas um click. Isso é bom porquepermite capitar diferentes expressões faciais em diferentes momentos. O mais importante ao tirar fotos espontâneas é não interferir no queestá acontecendo na cena fotografada. Usar o zoom é essencial nessescasos porque permite que você fique mais distante.Tente pegar a real emoção das pessoas, sem interferências. Nada acabamais com a vida de uma foto do que pedir para a pessoa sorrir mais ouchegar mais perto.
    • AlgumasIdéias dePoses
    • Idéias de Poses (Geral)
    • Idéias de Poses (Close)
    • Idéias de Poses(Com apoio)
    • Idéias de Poses(Sentada/Deitada)
    • Idéias de Poses
    • Regras decomposição
    • Aplicando as regras de composição Dominar as regras de composição e utilizá-las ao fotografarpessoas, mostra o seu bom entendimento neste assunto, aliando o seuconhecimento com a criatividade. Neste curso apresento alguns exemplos de como utilizar as regras decomposição nos books, para que o aluno possa enriquecer suas fotos.Apenas com a prática o fotógrafo passa a aplicar com facilidade estastécnicas. Não se atenha apenas as regras, saiba extrapolá-las com ousadia, façasempre o melhor que você puder.
    • Aplicando as regras de composição Ao fotografar uma pessoa, você pode utilizar várias regras decomposição que tornam suas fotos mais interessantes. São dicasvaliosas na hora de fotografar:Observe o sentido de leitura. Caso não consiga fotografar a pessoano sentido que achar mais adequado você pode espelhar a foto. Use as linhas a seu favor: Explore o ambiente onde vai fotografar.Sempre existem objetos que podem ser usados como linhas ediagonais. Direcionar a modelo a frente de uma longa estrada, apoiá-la em uma cerca que forma uma linha horizontal, virar um pouco acâmera para que o próprio modelo forme uma diagonal são maneirasinteressante de usar as linhas.
    • Aplicando as regras de composiçãoLocalize possíveis molduras. Uma dica queapresentei no curso de fotografia digital é usaro cabelo da modelo para emoldurar seu rosto.Isto prova a quantidade de possibilidades queexistem em um ambiente e como você podeusá-las com criatividade.Uma porta aberta com a modelo aocentro, uma janela entreaberta que foca apessoa do outro lado, a pessoa posicionadaentre dois galhos de árvores, são exemplos demolduras bem aplicadas.Atenção ao enquadramento. oenquadramento pode ser muito perigoso, casoo fotógrafo não saiba utilizá-lo corretamente.Atenção aos cortes, jamais corte asarticulações das pessoas para que nãopareçam amputadas.
    • Aplicando as regras decomposição Proximidade e profundidade de campo: Aproximar-se do modelo, destacar osseus detalhes usando pouca profundidade de campo realça seus traços e tornaa foto agradável. Abuse do ponto de vista: Tire fotos de cima, peça que o modelo assente nochão ou deite. Use uma escada, um banco ou até mesmo uma árvore para quevocê possa fazer as fotos de cima, variando e usando todos os ângulospossíveis. Fotos tiradas de baixo não são muito utilizadas em books devido a sensaçãode imponência. Costumam deixar as pessoas com a sensação de que estãoacima do peso. Mas sempre existe algum ângulo que deixa a foto bonita. Entãopratique e use sua criatividade.
    • Como usar a iluminação parafotografar pessoas
    • Usando a iluminação adequadaSaiba qual a luz que você deseja ter nas suas fotos e os horários que elas sãoincidentes.Pela manhã antes do sol nascer: a luz é azulada, deixando suas fotos neste tom.À medida que o dia avança a luz passa a ser branca, luz ideal para que as fotosreproduzam com fidelidade as cores. Um bom horário para agendar seus booksseriam de 8 horas da manhã até as 11h.A luz do meio dia é branca, porém, produz sombras muito duras embaixo dosolhos das pessoas fotografadas, por isso esteja sempre com o flash e o rebatedor.Ao nascer e no pôr do sol a luz é amarelada deixando todas as fotos tiradas nestehorário amarelas. Esta luz proporciona um belo resultado em fotos de contraluz, quando se deseja realçar apenas os contornos dos objetos fotografados (efeitosilhueta). Horário ideal para books de noivas ou de debutantes.
    • Rebatedor Rebatedores são placas utilizadaspara refletir a luz mais intensa de umrefletor (luz artificial) ou então do Sol(luz natural). Podem apresentarsuperfície branca ou entãometalizada, nas tonalidades prateadae dourada. O dourado possibilita imitar a luz donascer ou então do pôr-do-sol, que émais amarelada do que a luz durante amaior parte do dia. Para isso, bastarefletir a luz do Sol sobre o rebatedor edirecioná-la para o rosto de umapessoa por exemplo, para obter-se oefeito desejado. A pessoa ficará entãocom o tom de pele "mais quente" (comcoloração tendendo para oalaranjado). Você pode comprar umrebatedor, usar uma folha de isoporbranca ou fazer um rebatedor em casa.
    • Como utilizar o rebatedorPosicione o modelo ao sol ou a fonte de luz existente da maneira quedesejar. Peque o rebatedor e use-o contra o feixe de luz de maneira que estaluz incidente possa ser rebatida no rosto do modelo. Adéqüe o rebatedoraté conseguir a claridade que deseja.É bom que o fotografo tenha um auxiliar para este tipo de trabalho.Na faltadeste auxiliar use algum objeto para posicionar o rebatedor.
    • Use a direção da luz a seu favorSaiba como as direções da luz podem influenciar no resultado de suasfotos. Identifique qual delas e em qual momento elas podem serutilizadas em seu book.Dicas: Abuse da luz lateral e do contra luz nas fotos de gestantes para darênfase no volume da barriga. Use essas direções para books de noivas.Para fotos de modelos, mulheres em geral e crianças use a luz diretasuave, com rebatedor. A luz lateral fica bem nas fotos de detalhes e dorosto mas use-a com moderação para que não aumentem as medidasdo corpo.Para fotos de homens a luz lateral realça os contornos do corpo e dãoênfase aos músculos.
    • Use a direção da luz a seu favorA iluminação ao ar livre pode ser complicada às vezes devido à falta de tomadaselétricas disponíveis. O Sol funciona como uma grande fonte de luz natural, mas às vezes o sol pode criarsombras que são muito fortes. Colocar o objeto na sombra pode aliviar as sombrasmais fortes que o Sol gera, mas isso pode levar a imagens escuras e poucodefinidas. Uma ótima maneira de resolver qualquer um destes problemas deiluminação exterior é usando rebatedores.Rebatedores podem ser usados como iluminação de fundo, preenchimento ouprincipal. Uma maneira de usar um rebatedor é ao ar livre para colocar o objeto da filmagem nafrente do sol. Usando o Sol como luz de fundo, por exemplo, vai criar uma borda de luzna cabeça e ombros do sujeito. Então, para evitar uma aparência silhueta, use umrebatedor para capturar a luz do sol e rebatê-la das costas para a frente do modelo. Outra maneira de usar um rebatedor é ao ar livre, colocando o objeto na sombra. Asombra irá atuar como um difusor natural, eliminando a força da luz do sol. Você podeentão usar rebatedores para refletir luz adicional sobre o objeto. Isso ajudará apreencher as sombras e separar o objeto do fundo.
    • Use a direção da luz a seu favorLuz A fotografia costuma ser referida como escrita com luz. A qualidade desta é muitasvezes determinante no sucesso visual de uma fotografia. O modo como inunda o tema, acentuando ou suavizando uma determinadatextura, tornando as cores mais fortes ou suaves, tornando uma cena tridimensionalou bidimensional. A luz, especialmente durante o dia vai alterando as suascaracterísticas, podendo ser forte ou suave, quente ou fria alterando completamentea cena à nossa frente. Por exemplo, se olharmos para uma determinadapaisagem, verificamos que se altera completamente com a luz que a inunda. Se a observarmos numa manhã com nevoeiro, iluminada pelo forte sol do meio-dia, num belo e quente pôr-do-sol ou num dia encoberto transmitem-se ideiasdiferentes. Percebendo bem de que forma todos estes tipos de luz irão inundar anossa cena, iremos facilmente chegar à conclusão que tipo de luz pretendemos usarpara passar uma determinada ideia. Outro conceito importante é também atemperatura de cor, explicado em pormenor noutro ponto mais à frente.
    • Use a direção da luz a seu favorAntes do nascer do SolNeste período a luz é o resultado da reflexão do sol no céu, criando uma luzmuito suave, sombras suaves e de cor azul acinzentado. Muito apreciada pelosfotógrafos de paisagens.Nascer do SolAssim que aparecem os primeiros raios de sol, a luz torna-se mais quente. Assombras são finas, longas e de cor azulada, visto a superfície terrestre aindaestar fria. Neste período as coisas acontecem muito rápido, toda a atmosferaque envolve uma paisagem altera-se imenso em poucos minutos à medida queo sol nasce. Muito apreciada pelos fotógrafos de paisagem pelas imagenscarregadas por uma atmosfera de charme e um misto de cores quentes comfrias.ManhãÀ medida que o sol sobe no horizonte a luz vai tornando-se mais intensa e decor menos quente. As sombras vão aumentando de densidade e vêem o seutamanho a ser reduzido. As cores vão ganhando mais vivacidade.
    • Use a direção da luz a seu favorMeio-diaO sol está a pico, a luz é muito dura e intensa. Não aconselhada para fotografiade pessoas visto as pessoas ficarem com sombras muito densas nas cavidadesdos olhos, do nariz sobre a boca e queixo é conveniente procurar uma sombra eaí tirar as fotografias visto a luz ser mais suave e difusa. As fachadas dosedifícios e paisagens ficam sem textura e vida.TardeDepois do meio-dia o sol começa a descer, a luz torna-se cada vez maisquente, as sombras maiores, começando a revelar toda a textura da cena ecriando um efeito tridimensional.Pôr-do-SolEste é outro dos períodos preferidos pelos fotógrafos para produzir as suasimagens. Mais ou menos uma hora antes do pôr-do-sol, toda a cena é banhadapor uma luz quente, as sombras são longas e a textura apresenta o seu máximopotencial. Esta luz é mais rica que a do nascer do sol porque a atmosfera esuperfície terrestre estando quentes aumenta a nitidez e visibilidade da cena.Favorita para fotografia de pessoas, paisagem e arquitectura.
    • Use a direção da luz a seu favorDepois do Pôr-do-SolDepois do sol desaparecer a luz existente é o resultado da sua reflexão nocéu, isto resulta numa rica multiplicidade de tons quentes e/ou frios, muitodependentes da estação do ano, a existência ou não de nuvens. É umaóptima altura para fotografar cenas que contenham o elemento água, sejamrios, lagos ou o mar. A reflexo dos tons do céu nestes torna uma fotografianum autêntico festival de tons e cores para os olhos do observador. Àmedida que o sol vai desaparecendo no horizonte o céu torna-segradualmente num azul mais escuro e dando a oportunidade de fotografarumas belas cenas nocturnas nas quais a luminosidade do céu poderá estarequilibrada com a luz artificial nocturna das cidades.
    • Use a direção da luz a seu favorContrasteA diferença entre os pontos de luz e sombra é medido pelo nível de ontraste.Será tanto maior quanto mais dura for a luz utilizada. Num dia limpo de sol onível de contraste é levado ao seu máximo, devido à grande diferença entreluz e sombra. Num dia encoberto ao seu mínimo, devido à pouca diferençaentre os pontos de luz e sombra.Este conceito é importante especialmente no digital devido à menor latitudede exposição que do filme negativo. Senão tivermos cuidado e a exposição nãofor a correcta poderemos perder detalhe nas zonas de luz ou sombra ou atéambas.SombrasAo iluminar uma pessoa que esteja perto de um determinado fundo é naturalque apareça uma sombra muito densa. É aconselhável pedir à pessoa para seencostar ao fundo ou afastar-se cerca de 2 metros.
    • Use a direção da luz a seu favorReflexosQuando por trás de uma pessoa temos uma janela de vidro ou um espelho énatural que apareçam reflexos desagradáveis na foto. O ideal é puxar ascortinas da janela ou então se quisermos mesmo que o espelho apareça nafoto não fotografar de frente para o espelho mas em diagonal.MovimentoOutra das funções do flash é congelar o movimento. Muitas vezes emfotografia de desporto para garantir que o objecto em movimento fiquecongelado usa-se muitas vezes o flash mesmo em pleno dia.
    • Dicas de Temperatura de Cor O efeito cromático que emite a luz através da fonte luminosa depende desua temperatura. Se a temperatura é baixa, intensifica-se a quantidade deamarelo e vermelho contida na luz, mas se a temperatura de cor se mantémalta terá maior número de radiações azuis.As temperatura cromática, pode-se modificar antepondo filtros deconversão sobre as fontes luminosas.Luz contínua: É a luz que se tem dentro de um estúdio além da utilizaçãoda luz de flash. Podem-se conseguir alguns efeitos e cores impossíveis decolocar com a fonte de luz natural.Luz de flash: A luz que produz o efeito de um flash aproxima-se muito àtemperatura do sol. A rapidez na emissão do reflexo da luz de flash, faz quepossa superar os (1/50.000 de segundo), permitindo imobilizar omovimento do motivo da câmera obtendo umas imagens com uma nitidezextraordinária.Luz mista: Com a luz do dia e a luz artificial se obtêm efeitos diferentes aosnaturais.
    • Dicas de Temperatura de CorLuz do dia: A temperatura da cor daluz durante o dia vai mudandosegundo o momento do dia que nosencontremos, já sendo pela manhã oua tarde etc., e as condiçõesatmosféricas. Normalmente é de corrosa pela manhã, amarelada durante asprimeiras horas da tarde, e alaranjadapara o pôr-do-sol, com uma tendênciaa uma cor verde ao cair a noite.
    • Dicas deTemperatura de Cor Use o filtro de acordo com a luz do ambiente Use o filtro eletrônico para dias ensolarados ao fazer os books externos. Este filtro deixa a pele das pessoas mais coradas. Lembre-se que este filtro deixa o ambiente também um pouco amarelado.
    • Dicas de lentes para books
    • Objetiva Normal O ideal é que você tenha em mão todas as lentes. Porém, nem sempretemos todas devido ao alto custo deste equipamento. Então leve uma lente normal (ângulo de visão próximo a 46º oudistância focal em torno de 50mm) para fazer fotos amplas onde apessoa aparece de corpo inteiro. Leve uma meia tele (ângulo decobertura inferior a aproximadamente 30º ou distância focal superiorde 80mm a 135mm) para fazer fotos mais próximas ou de detalhes.Elas possuem pequena profundidade de campo. Deve-se tomarcuidado com a velocidade no caso desta objetiva. Usar velocidadesaltas para que a foto não saia tremida.
    • Dicas para o uso do FotômetroPara dias ensolarados, para fazer a fotometria, deixe a foto um poucomais escura que o normal. Não existe regra, teste várias fotometrias eobserve as cores da imagem. Nas fotos em que aparecer o céu, você vaiperceber pelo azul como as fotos ficam bonitas e as cores mais fortes.Para fotos de modelos, onde se pretende isolar o fundo, deixe a foto umpouco mais clara de modo que estoure levemente o fundo e destaqueapenas a pele da modelo. Esse tipo de foto é muito usado emcomposites de agências.
    • Dicas para utilização do flashDependendo do local onde forem realizados os books externos aquantidade de luz é perfeita e muitos fotógrafos preferem nemutilizar o flash. O ideal mesmo é usar o rebatedor e desligar o flash.Mas se você não tiver um rebatedor vai ter que usar o flash.Uma dica válida na hora de suavizar esta sombra é alterar aintensidade de seu flash. Leia no manual de sua câmera onde alteraresta intensidade. Se você utilizar um flash mais fraco, conseguesuavizar as sombras sem estourar o fundo da foto.Outra dica válida e levantar um pouco o flash externo para difundir aluz.
    • Como conseguir um trabalho Fotografe sempre com vontade e intensidade. Monte um portfólio criativoimpresso ou digital. Faça um site ou use mídias gratuitas. Faça propaganda eapareça. O marketing é a melhor maneira que você tem de se tornarconhecido no mercado.Apresente-se a agências de fotografia, agências de modelos, de publicidadede eventos sociais. Os eventos sociais como casamentos, aniversários e formatura estão muitoem alta e são as agências que mais empregam fotógrafos atualmente.Entre em contato com editores de revistas e jornais e marque uma reunião.Leve seu portfólio e se ofereça para o trabalho. Seja destemido, tenha coragem, corra atrás de seus objetivos pois só assimvocê consegue o que deseja!
    • Como posso lucrar?Faça uma pesquisa de mercado, compare os preços e os produtos, façauma média de quanto você pode cobrar.Estabeleça um preço para sua mão de obra, some aos gastos que vocêterá com revelação, álbum, deslocamento, e outras coisas que irágastar. Seu preço final deve conter todos esses itens para que nãofique no prejuízo.Cobre um preço justo para você e para o cliente. Determine o públicoque deseja atingir. Não se subestime cobrando muito abaixo do valorde mercado e nem se vanglorie cobrando caro demais. Tenhaequilíbrio.Faça pacotes contendo book + maquiagem + ampliações por exemplo.Agregue valor ao seu trabalho sempre tentando ter um diferencial dosoutros fotógrafos.
    • Como posso lucrar?Crie produtos. Existe uma diversidade incrível de produtos que vocêpode criar com fotografias desde um jogo americano até uma paredeinteira de fotos como objeto de decoração.Faça um cartão de visitas e folders. Distribua em pontos de ondecirculem os seus possíveis clientes como em consultórios paragestantes, lojas de artigos para noivas, lojas e escolas infantis.Comece de alguma forma, nem que seja se oferecendo para fazerbooks para amigos, fotografando colegas. Assim você terá umportfólio e muitas indicações que possam gerar um cliente.Anuncie o seu produto nas mídias. A internet tem sido o melhor meiopara o marketing como os sites de promoções diárias que tem umgrande volume de vendas.
    • Como posso lucrar? Faça parte de comunidades, relacione-se com fotógrafos e pessoas envolvidascom fotografia, participe de projetos. Sites que fazem coberturas de eventos também costumam contratarfotógrafos para os fins de semana. É uma boa maneira para começar aconhecer pessoas e conquistar seus clientes. Criar parcerias com buffet e serviços para casamento são uma boa maneira deconseguir uma indicação para fotografia.Existem várias maneiras de lucrar com fotografia. Estas são apenas algumasdicas. Seja grande! Pense alto!
    • Impressão de fotos Saber onde imprimir suas fotos com qualidade e preço justo, ondecomprar bons álbuns em locais onde haja diversidade de produtos. Nestemesmo local é bom que você tenha a opção de imprimir fotos foscas ecom margens. Em lojas tradicionais de revelação de fotos, não existe esta diversidadeque o fotógrafo precisa. O ideal neste caso são as lojas que oferecemserviços para fotógrafos como vendas deequipamentos, revelações, ampliações, venda de álbuns, entre outros.Neste mesmo local existe a opção de montagem de álbum. Caso vocêqueira terceirizar este serviço, basta levar as fotos em cd para que montemo álbum em pastas ou em livro como os álbuns de casamento.
    • Qualidade da Impressão Faça fotos em alta resolução. Leia o manual de sua câmera e veja a qualidadeindicada para cada ampliação. Usar fotos em alta é o ideal para que você consigaampliações de todos os tamanhos e com boa qualidade. Lembre-se de não usar ISO com valores muito altos como 800 para que nãoimprima fotos muito granuladas. Atenção a qualidade das fotos impressas no local. A disputa por clientes estálevando muitos lugares a baixarem muito os preços da impressão, perdendocom isto a qualidade. É melhor pagar mais caro pela qualidade do que economizar e deixar seucliente insatisfeito, correndo o risco de ter que repetir a impressão e até deperder o seu cliente.
    • Montagem do Álbum Compre álbuns de qualidade de acordo com o tamanho das fotos equantidades solicitadas pelo cliente.Monte este álbum com capricho inserindo fotos em preto ebranco, sépia, filtros, montagens diversas e tudo o que sua criatividadepermitir. Em caso de books de modelos atenção aos tamanhos de ampliaçõesexigidos pelas agências. Este tipo de trabalho não permite usar muitosartifícios como nos outros books. Não se esqueça de inserir neste álbum seu nome e telefones para contatos.O ideal é que você mande fazer os álbuns com marca d’água para que seuscontatos sejam impossíveis de serem tirados do álbum.
    • VídeoMontagem do Álbum de Fotografiahttp://www.youtube.com/watch?v=1CJ48_3RxaM Fonte – www.youtube.com Créditos:edwphotoman
    • O bom fotógrafo deve saberMaquiagemMesmo que você tenha um maquiador ou uma equipe responsável pela produção, ébom que entenda de maquiagem. Pelo ao menos tenha noções básicas.“Um blog interessante tanto para fotógrafos quanto para noivas. Ambos precisam terboas noções de maquiagem. Nós porque lidamos com ela no dia-a-dia e elas parasaber escolher um bom profissional! Poxa, homem entender de maquiagem? Sim, émuito importante ter ao menos uma noção básica não só de maquiagem mas de tudoaquilo que cerca o nosso trabalho. O máximo que acontecerá é que seremosprofissionais mais completos, disso não tenha dúvida” Vinicius MatosPesquise em bloggers, sites, faça cursos. Este será o seu diferencial no mercadoonde existem tantos fotógrafos com o mesmo objetivo que o seu.Clique neste link e baixe o download, salve em seu computador o arquivo emformato powerpoint(.ppt), um passo a passo básico para uma maquiagem.
    • O bom fotógrafo deve saberProduçãoO bom fotógrafo entende sobre produção, para saber dar boas dicasaos modelos em relação ao figurino ou palpitar junto a sua equipesobre algum figurino que não considere bom o bastante para as fotos.O fotógrafo se torna mais capacitado e deixa seu book maisinteressante quando pesquisa sobre moda e treina seu olhar com oscatálogos de moda. Além dos diversos sites que falam sobre oassunto, colecione catálogos e revistas.
    • O bom fotógrafo deve saberModaVá em agência de modelos e veja composites(Materais compósitos).Peça alguns para guardar como exemplo. É bom que você tenha bonscontatos dentro das agências para enviar modelos em potencial. Emtroca, suas clientes ficam satisfeitas em saber que podem contar comsua ajuda na hora de tentar uma carreira.Esta é uma opção para conseguir um trabalho como fotógrafo demoda através dos bons contatos que você pode criar nas agências.
    • Guia prático para fotógrafos Dicas de maquiagem www.juliapetit.com.br www.chatadegalocha.com Moda e produção www.chic.ig.com.br Criação de produtos www.retes.com.br Agências de modelos www.fordmodels.com.br Lojas para fotógrafos www.cfoto.com.br Fotógrafos: www.carolinetran.net www.viniciusmatos.com.br www.bressane.com www.manoelguimaraes.com.br
    • Guia prático para fotógrafosLinks Uteiswww.ampro.com.br - website e banco de dados com dezenas de agencias de promoção.http://centraldocomposite.com.br/ Site para impressão de compositeshttp://omelhordamoda.com.br/ lojas, modaLojas de equipamentos fotográficoshttp://www.consigo.com.br/http://www.angelfoto.com.br/http://www.focusfilme.com.br/http://www.beephoto.com.br/http://www.fotoglobal.com.br/http://www.focusfilme.com.br/http://www.adoramacamera.com/http://www.bhphotovideo.com/
    • Guia prático para fotógrafosLaboratórios Equipamentos:http://www.capovilla.com.br/ http://www.agfa.com/http://www.tangran.com.br/ http://www.canon.com/http://www.337labfot.com.br/ http://www.hasselblad.com/http://www.photoservice.com.br/ http://www.leica-camera.com/http://www.labtec.com.br/ http://www.mamiya.com/http://www.cajunfotos.com.br/ http://www.atek.com.br/http://www.printcolor.com.br/ http://www.manfrotto.com/http://www.instancolor.com.br/ http://www.alhvacases.com.br/http://www.labextra.com.br/ http://www.lowepro.com/ http://www.ilford.com/ http://www.sinar.ch/ http://www.polaroid.com/ http://www.jobo.com/ http://www.nikon.com/ http://www.gitzo.com/ http://www.metz.de/ http://www.balcar.com/ http://www.tamron.com/ http://www.pentax.com/
    • Dicas e Outros CursosCursos de minha autoria no Buzzero.comOs cursos de minha autoria podem ser encontrados no endereço abaixo:www.buzzero.com/vinicius-coelho.htmlCurso completo de Fotografia Digital:https://www.buzzero.com/vinicius-coelho/curso-online-Curso-de-Fotografia-Digital.htmlEm breve terei um curso específico e focado em Técnicas Fotográficas, fiqueligado!
    • FimParabéns pela conclusão do curso, caso tenha lido todo o conteúdo e mesmoassim o sistema não computou 100% de acesso, envie um email parabuzzero@buzzero.com e solicite informe que seu curso foi totalmenteassistido e mesmo assim não está como 100% concluido!Se o curso já estiver com 100% você fará uma avaliação final com 10 perguntassobre o conteúdo do curso e ao finalizar está avaliação o seu certificado deconclusão já estará disponível em sua “Área de Aprenzizagem”Caso tenha gostado do curso não esqueça de avaliar positivamente ocurso através do link que será enviado ao seu email pela equipeBuzzero.com, clique no link e faça a sua avaliação do curso, que é muitoimportante para nós, autores! Dúvidas e sugestões rosaneagoncalves@yahoo.com.br