• Share
  • Email
  • Embed
  • Like
  • Save
  • Private Content
Semiótica & Web Semântica
 

Semiótica & Web Semântica

on

  • 6,730 views

Apresentação sobre o estudo dos signos e significados (semiótica); mensagem subliminar e publicidade associativa; a evolução da web, web semântica e perspectivas para o futuro.

Apresentação sobre o estudo dos signos e significados (semiótica); mensagem subliminar e publicidade associativa; a evolução da web, web semântica e perspectivas para o futuro.

Statistics

Views

Total Views
6,730
Views on SlideShare
6,725
Embed Views
5

Actions

Likes
3
Downloads
2
Comments
0

2 Embeds 5

http://www.slideshare.net 3
http://www.linkedin.com 2

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Adobe PDF

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

    Semiótica & Web Semântica Semiótica & Web Semântica Presentation Transcript

    • SEMIÓTICA A LÓGICA DOS SIGNOS
    • A Lógica de Pierce Charles Sandres Pierce (1839-1914) “...era uma espécie de filósofo que era, em primeiro lugar um cientista, e um cientista que era em primeiro lugar, um lógico da ciência.” Desde o começo do despertar de seu interesse pela lógica, Pierce a concebeu como nascendo dentro do campo de uma teoria geral dos signos ou Semiótica. “O signo é aquilo que, sob certo aspecto, representa alguma coisa para alguém”
    • A Primeiridade, a Secundidade e a Terceiridade do Signo Primeiridade: O signo em si mesmo (Qualidade) Secundidade: A relação do Signo e seu objeto (Relação ou Reação) Terceiridade: Relação entre o Signo e o Interpretante (Representação ou Mediação)
    • (QUALIDADE)
    • (Qualidade) Poder Procura
    • (Qualidade) Claro Escuro
    • (Qualidade) Rústico Sofisticado
    • (REAÇÃO)
    • (Reação) Liberdade Solidão
    • (Reação) Alegria Melancolia
    • (Reação) Agitação Calma
    • (REPRESENTAÇÃO) Expectativas Cognitivas: O que mais chamou a atenção e porque?
    • SIGNIFICADOS OCULTOS: INFORMAÇÕES SUBLIMINARES Mensagem Subliminar é a definição usada para o tipo de mensagem que não pode ser captada diretamente pelos sentidos humanos. Subliminar é tudo aquilo que está abaixo do limiar, a menor sensação detectável conscientemente. Toda mensagem subliminar pode ser dividida em duas características básicas, o seu grau de percepção e de persuasão. -Percepção Subliminar: capacidade do ser humano de captar, de forma inconsciente, mensagens ou estímulos fracos demais para provocar uma resposta consciente. -Persuasão Subliminar: a capacidade que uma mensagem teria de influenciar o receptor (grau de persuasão). “A experiência de James Vicary”
    • SIGNIFICADOS OCULTOS: INFORMAÇÕES SUBLIMINARES - A Publicidade Associativa Quando as imagens dos ambientes e as situações são conscientemente percebidas. Ex. Os anúncios de bebidas alcoólicas acompanhados de grupos de jovens, belos e bem vestidos; Automóveis que se anunciam associando ao êxito, beleza e virilidade. - Emplazamento Ou Product Placement em inglês cuja tradução literal seria produto expressamente colocado. Esta forma de publicidade encoberta não é subliminar porque as imagens, sons, comentários, etc, estão dentro do “umbral” da sensibilidade e são percebidos de maneira totalmente consciente pela audiência.
    • WEB SEMÂNTICA TUDO AO MESMO TEMPO AGORA!
    • WEB SEMÂNTICA Semântica é a parte da gramática que estuda o sentido e a aplicação das palavras em um contexto. Assim sendo, a palavra manga pode ter alguns significados dependendo o contexto.
    • WEB SEMÂNTICA Segundo Tim Berners-Lee (2001), a Web Semântica será uma extensão da web atual, porém apresentará estrutura que possibilitará a compreensão e o gerenciamento dos conteúdos armazenados na O World Wide Web Consortium é um consórcio de empresas de tecnologia, web independente comforma em que estes se apresentem, seja texto, atualmente da cerca de 500 membros. Fundado por Tim Berners-Lee em som, imagem e1994 para levar a Webda valoração semântica desses gráficos à partir ao seu potencial máximo, por meio do conteúdos, e através de agentes que serão programasque promovem sua desenvolvimento de protocolos comuns e fóruns abertos coletores de conteúdoevolução e asseguram a sua interoperabilidade. de processar aspadrões advindos de fontes diversas capazes O W3C desenvolve para a criação e a interpretação dos conteúdos para a Web. Sites informações e permutar resultados compodem serprogramas. desenvolvidos segundo esses padrões outros acessados e visualizados por qualquer pessoa ou tecnologia, independente de hardware ou software O objetivo principal da Web Semântica é desenvolver tecnologias e utilizados, de maneira rápida e compatível com os novos padrões e linguagens que tornem a que possam surgir com apara as máquinas. A tecnologias informação legível evolução da internet. finalidade passa pelo desenvolvimento de um modelo tecnológico que permita a partilha global de conhecimento assistido por máquinas (W3C 2001). A integração das linguagens ou tecnologias eXtensible Markup Language (XML), Resource Description Framework (RDF), arquiteturas de Metadados, Ontologias, Agentes Computacionais, entre outras, favorecerá o aparecimento de serviços Web que garantam a interoperabilidade e cooperação.
    • WEB SEMÂNTICA Segundo Tim Berners-Lee (2001), a Web Semântica será uma extensão da web atual, porém apresentará estrutura que possibilitará a compreensão e o gerenciamento dos conteúdos armazenados na web independente da forma em queéestes se apresentem, seja texto, XML (eXtensible Markup Language) uma recomendação da W3C para gerar linguagens de marcação para necessidades especiais. É um subtipo de SGML som, imagem e gráficos à partir da valoração semântica desses (acrônimo de Standard Generalized Markup Language, ou Linguagem conteúdos, e através de agentes que serão programas coletores de Padronizada de Marcação Genérica). É uma linguagem de marcação que conteúdo advindos de fontesSGML com acapazes deda HTML. O principio do combina a flexibilidade da diversas simplicidade processar as informações eraas demais linguagens.que pudesse ser lidaprogramas. e integrar-se projeto e permutar resultados com outros por é a facilidade de com criar uma linguagem Seu propósito principal software, compartilhamento de informações através da Internet. O objetivo principal da Web Semântica é desenvolver tecnologias e linguagens que tornem a informação legível para as máquinas. A finalidade passa pelo desenvolvimento de um modelo tecnológico que permita a partilha global de conhecimento assistido por máquinas (W3C 2001). A integração das linguagens ou tecnologias eXtensible Markup Language (XML), Resource Description Framework (RDF), arquiteturas de Metadados, Ontologias, Agentes Computacionais, entre outras, favorecerá o aparecimento de serviços Web que garantam a interoperabilidade e cooperação.
    • WEB SEMÂNTICA Segundo Resource Description (2001), a Web é uma linguagem para representar A Tim Berners-Lee Framework (RDF) Semântica será uma extensão da web atual, porém apresentará estrutura que possibilitará informação na Internet. Arquivos RDF são modelos ou fontes de dados, também a compreensão ecomo metadata, tecnologia endossada e recomendada pela W3C conhecidos o gerenciamento dos conteúdos armazenados na desde fevereiro de 1999, tendo como principais objetivos criar um modelo web independente dacom uma em que estes se apresentem, URI-based e simples de dados, forma semântica formal, usar o vocabulário seja texto, som, imagem e gráficos à partir da valoração semântica desses três uma sintaxe XML-based e suportar o uso de XML. Os arquivos RDF têm conteúdos, e através de agentes que serão programas o que torna a componentes básicos: recurso, propriedade e indicação, coletores de linguagem altamente escalável: conteúdo* advindos de fontes diversasconter um URI, incluindo as páginas da Recurso: Qualquer coisa que pode capazes de processar as informações e permutar resultados com outros programas. web, assim como elementos de um documento XML. * Propriedade: Um recurso que tenha um determinado nome e possa ser O objetivo principal da Web Semântica épropriedade utilizado como uma desenvolver tecnologias e linguagensIndicação: consiste informação legível para as máquinas. A e * que tornem a na combinação de um recurso, de uma propriedade, de um valor. finalidade passa pelo desenvolvimento de um modelo tecnológico que permita a partilha global de conhecimento assistido por máquinas (W3C 2001). A integração das linguagens ou tecnologias eXtensible Markup Language (XML), Resource Description Framework (RDF), arquiteturas de Metadados, Ontologias, Agentes Computacionais, entre outras, favorecerá o aparecimento de serviços Web que garantam a interoperabilidade e cooperação.
    • WEB SEMÂNTICA Segundo Tim Berners-Lee (2001), a Web Semântica será uma extensão da web atual, porém apresentará estrutura que possibilitará a compreensão e o gerenciamento dos conteúdos armazenados na web independente da forma em que estes se apresentem, seja texto, som, imagem e (DD ou Dicionário deda valoração semânticasão dados sobre Metadados gráficos à partir dados), ou Metainformação, desses conteúdos,dados. Um item de um metadado serão programas trata aquele dado, outros e através de agentes que pode dizer do que se coletores de geralmente uma informação inteligível por um computador. conteúdo advindos de fontes diversas capazes de processar as informações e permutar resultados com outros programas. sobre aa Os metadados são marcos ou pontos de referência que permitem circunscrever informação sob todas as formas, pode se dizer resumos de informações O objetivo principal da Web Semânticade uma fonte. forma ou conteúdo é desenvolver tecnologias e linguagens que tornem a informação legível para as máquinas. A finalidade passa pelo desenvolvimento de um modelo tecnológico que permita a partilha global de conhecimento assistido por máquinas (W3C 2001). A integração das linguagens ou tecnologias eXtensible Markup Language (XML), Resource Description Framework (RDF), arquiteturas de Metadados, Ontologias, Agentes Computacionais, entre outras, favorecerá o aparecimento de serviços Web que garantam a interoperabilidade e cooperação.
    • WEB SEMÂNTICA Segundo Tim Berners-Lee (2001), a Web Semântica será uma extensão da web atual, porém apresentará estrutura que possibilitará a compreensão e o gerenciamento dos conteúdos armazenados na web independente da forma em que estes se apresentem, seja texto, som, imagem e gráficos à partir da valoração semântica desses conteúdos, e através de agentes quea serãosemântica da representaçãode Ontologias (Ontologies): Designa faceta programas coletores dos seres, dos entes, aquilo que se convenciona chamar de assuntos, conteúdos conteúdo advindos de fontes diversas capazes de processar as uma temáticos dos registros sobre a realidade. A ontologia seria então, como informações e permutar resultados com outros programas. estabelece especificação de uma conceituação. A Ontologia, na web semântica uma ligação terminológica entre membros de uma comunidade podendo ser O objetivo principal estes membros, agentes humanos ou máquinas. da Web Semântica é desenvolver tecnologias e linguagens que tornem a informação legível para as máquinas. A finalidade passa pelo desenvolvimento de um modelo tecnológico que permita a partilha global de conhecimento assistido por máquinas (W3C 2001). A integração das linguagens ou tecnologias eXtensible Markup Language (XML), Resource Description Framework (RDF), arquiteturas de Metadados, Ontologias, Agentes Computacionais, entre outras, favorecerá o aparecimento de serviços Web que garantam a interoperabilidade e cooperação.
    • WEB SEMÂNTICA Segundo Tim Berners-Lee (2001), a Web Semântica será uma extensão da web atual, porém apresentará estrutura que possibilitará a compreensão e o gerenciamento dos conteúdos armazenados na web independente da forma em que estes se apresentem, seja texto, som, imagem e gráficos à partir da valoração semântica desses conteúdos, e através de função dos que serão programas coletores de é Agentes (Agents): A agentes programas agentes ou agentes inteligentes conteúdo advindos dena web a partir de fontes diversas, processar a informação e coletar conteúdos fontes diversas capazes de processar as informações e permutar resultados com outros permitindo através de permutar os resultados com outros programas programas. linguagem que expressa inferências lógicas resultantes do uso de regras e informação como aquelas especificadas pelas ontologias. O objetivo principal da Web Semântica é desenvolver tecnologias e linguagens que tornem a informação legível para as máquinas. A finalidade passa pelo desenvolvimento de um modelo tecnológico que permita a partilha global de conhecimento assistido por máquinas (W3C 2001). A integração das linguagens ou tecnologias eXtensible Markup Language (XML), Resource Description Framework (RDF), arquiteturas de Metadados, Ontologias, Agentes Computacionais, entre outras, favorecerá o aparecimento de serviços Web que garantam a interoperabilidade e cooperação.
    • WEB SEMÂNTICA Ex1. (Tim Branders-Lee) Você está procurando uma página na web para encontrar uma palestra que quer assistir ou um evento que quer participar. O evento tem um local e um horário e pessoas associadas a ele. Mas você precisa ler a página da web ao mesmo tempo em que abre a sua agenda para inserir as informações. Se quiser achar novamente aquela página, terá que digitar o seu endereço para ela voltar até ela. Se quiser os detalhes corporativos das pessoas, terá que cortar e colar as informações de uma página na web para dentro da sua agenda, porque o arquivo da sua agenda e os arquivos de dados originais não estão integrados com os dados na web. Assim, a Web Semântica trata da integração desses dados. Ex2. Alguém entra em seu mecanismo de busca favorito, procura por hospedagem em Florianópolis. O mecanismo reconhece o usuário, sabe que tem dois filhos pequenos, então irá priorizar no resultado hotéis e pousadas que tenham opções de lazer para crianças. Ex3. http://www.cortex-intelligence.com/engine/ Ex4. http://www.powerset.com/ Ex5. http://www.paggo.com.br/
    • WEB 1.0, WEB 2.0, WEB 3.0... O Futuro da WEB Para Refletir: O futuro da web, segundo Tim Berners-Lee (entrevista para o site IDG Now! em 09 de julho de 2007). Quando inventei a web, pensava nela como uma infra-estrutura, como uma fundação para muitas outras coisas. A Web 2.0 permitiu o surgimento das redes sociais e muitos outros serviços. Quando a Web Semântica surgir daqui alguns anos, os usuários irão utilizá-la em formas que ainda não podemos prever (...) As pessoas que a estudam a Web 3.0 terão que desenvolver idéias para fazer esta nova tecnologia ter sucesso. Eles irão projetar coisas fantásticas, assim como os pesquisadores da Web 2.0 estão desenhando coisas fantásticas neste instante. Quem trabalhar com a Web Semântica irá fazer coisas muito mais poderosas. Não podemos imaginar como elas serão. Mas temos que construir a web para ser uma infra-estrutura. Ela nunca deverá ser usada para propósitos particulares. Somente como uma fundação para futuros desenvolvimentos.
    • Finalmente: A pergunta que não quer calar...