O que é antropologia
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Like this? Share it with your network

Share

O que é antropologia

  • 14,832 views
Uploaded on

Antropologia Missionária, SETEBAN-AM

Antropologia Missionária, SETEBAN-AM

  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
  • 10
    Are you sure you want to
    Your message goes here
No Downloads

Views

Total Views
14,832
On Slideshare
13,824
From Embeds
1,008
Number of Embeds
6

Actions

Shares
Downloads
221
Comments
1
Likes
1

Embeds 1,008

http://educacaodialogica.blogspot.com.br 625
http://pastormobile.wordpress.com 361
http://educacaodialogica.blogspot.com 11
http://educacaodialogica.blogspot.pt 9
http://educacaodialogica.blogspot.fr 1
http://www.educacaodialogica.blogspot.com.br 1

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
    No notes for slide

Transcript

  • 1. O Que é Antropologia? Prof. Pr. Aldenei BarrosAdaptado de “Costumes e Culturas” -Uma Introdução à Antropologia Missionária, Barbara Burns
  • 2. DefiniçãoA antropologia é o "estudo do ser humano"ou, mais especificamente, "a ciência dacultura humana", ou, como Kroeber adefine, é "a ciência dos grupos humanos,seu comportamento e suas produções".
  • 3. Divisões da AntropologiaA antropologia abrange uma ampla esfera deestudos. Divide-se em duas áreas: AntropologiaFísica e Antropologia Cultural.
  • 4. Antropologia Física Na Antropologia Física, estudam-se os primatas, a genética, a evolução, as medidas do corpo humano e as descrições das características físicas dos povos.
  • 5. Antropologia CulturalA Antropologia Cultural estuda as culturas pré-históricas, a etnologia, o folclore, a organizaçãosocial, a cultura e a personalidade, a aculturação ea aplicação da antropologia aos problemashumanos.
  • 6. Questões• Quais as funções dos vários aspectos duma cultura, isto é, comida, abrigo, transporte, organização da família, crenças religiosas, língua, valores, etc?• O que faz um membro de uma sociedade agir como age? Em outras palavras, por que todos não agem da mesma maneira? Quais sãos as normas que determinam a conduta dos membros de uma sociedade?• Quais os fatores que determinam a conservação de certos aspectos culturais e a substituição de outros com o correr do tempo?
  • 7. O Que é Cultura?
  • 8. Para muitas pessoas, a palavra "cultura"significa o grau de estudos de uma pessoa.Esta não é a definição de um antropólogo; emuito menos a definição que vamos daraqui. Definimos cultura como o conjunto decomportamentos e ideias característicos deum povo, que se transmite de uma geraçãoa outra e que resulta da socialização eaculturação verificadas no decorrer de suahistória.
  • 9. Primitivo x CivilizadoGeralmente a cultura chamada civilizada tem uma maiorvariedade de escolhas, todas aceitáveis dentro de umasociedade. Maior pluralidade = maior diversidade
  • 10. Primitivo x CivilizadoNuma cultura “primitiva” não há tantas possibilidades, tantopara o homem como para a mulher. A vida consiste quaseque apenas em pescar, caçar e plantar, cozinhar, criar osfilhos, participar de rituais, etc. — todos da mesma maneiraque os demais membros da sua sociedade. Menor pluralidade = maior unidade
  • 11. Primitivo x CivilizadoSão expressões comuns que designam os doisprincipais tipos de cultura humana, não em termosnegativos, mas simplesmente em função do grau dedesenvolvimento para industrialização de cadagrupo. Influência do capitalismo!
  • 12. Conclusão - CulturaCultura pré-letrada Cultura letrada Diferente, não significa inferior!
  • 13. Conclusão - CulturaMuitas vezes, em muitos aspectos, tais culturas (pré-letradas) têm conhecimentos muito mais profundos do quenós, sem que nunca tenha sido necessário passarem pelosnossos sistemas de escolaridade. Não dispõem de todasas possibilidades de escolhas que temos, mas vivem muitobem e com sua linguagem expressam todos os conceitosda sua vida. Fixemos isto em nossa mente: a diferençaestá nas alternativas de comportamento. E, muitas vezes,essa limitação de escolha e a falta das outraspreocupações materiais os têm levado a um nível de vidamelhor em outras áreas — moralidade, vida familiar, etc.
  • 14. Como Funciona a Cultura?Para sabermos como funciona uma cultura, não bastafazermos uma descrição do que observamos docomportamento humano naquela sociedade. É necessárioque entendamos o porquê dos acontecimentos — a lógicada cultura. Podemos observar uma aliança de ouro, usadano dedo anular da mão direita de uma pessoa antes docasamento e na mão esquerda depois do casamento. Masqual o significado desse anel? Qual a sua função? Quandoentendermos que aquele anel é um símbolo de umcompromisso assumido entre duas pessoas perante asociedade, saberemos que houve uma união de duaspessoas, consequentemente de duas famílias, pelos laçosdo matrimônio. Quando entendermos isso, aí entãoestaremos entendendo como funciona uma cultura.
  • 15. As Várias Partes de uma Cultura Formam um Sistema OrganizadoA cultura não é um aglomerado de traços e características, nem umamontoado de conhecimentos. Mas cada parte distinta da cultura seinterliga às demais de forma que resulta num funcionamentosistemático da sociedade — a sociedade organizada.Um exemplo disto é o significado da cerveja na cultura dos tarahumarado Norte do México. O sistema econômico inteiro é centralizado nacerveja. Quando um homem tem muita cerveja, ele pode convidarmuitos amigos para o ajudarem a cortar as árvores e limpar a terrapara a plantação de milho. Quanto mais cerveja, mais amigos para otrabalho. Consequentemente, no ano seguinte ele produz mais milho, edeste milho o homem pode fazer mais cerveja. Com mais milho, ohomem pode obter mais gado, que produz mais esterco, que ajuda aproduzir mais milho ainda.
  • 16. O Relativismo CulturalEm decorrência dos estudos antropológicos efetuados atéo momento presente, alguns antropólogos estão dizendoque há relativismo cultural. "Se os esquimós matam osvelhos que não podem mais trabalhar, por que nãopodemos fazer o mesmo também?" "Se pode haverliberdade sexual em algumas tribos da África, por que nãopodemos tê-la também? Tudo é relativo.“Paulo também sabia que os valores de cada cultura eramdiferentes e que alguns costumes eram relativos e outrosnão (1 Co 9.20-21). Ele exigiu que Timóteo secircuncidasse (At 16.3) e deixou Ti to sem circuncisão (Gl2.3). Não foi incoerência na conduta do apóstolo, mas umreconhecimento bíblico de que há níveis de valores deuma cultura para outra e mesmo dentro de uma cultura.
  • 17. O Que a Antropologia nos Ensina?A antropologia tem feito muitas contribuições aoconhecimento de nós mesmos e de outros seres humanos.Podemos resumir algumas dessas contribuições básicasda seguinte maneira:1. O comportamento humano não é ilógico ou efetuado ao acaso, mas segue modelos culturais definidos.2. As partes que formam o padrão de comportamento de uma cultura são inter-relacionadas.3. A maneira como os diferentes povos seguem e pensam pode tomar formas bastante variadas de cultura para cultura.