Lingua hebraica 01

  • 5,592 views
Uploaded on

 

  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Be the first to comment
No Downloads

Views

Total Views
5,592
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
4

Actions

Shares
Downloads
307
Comments
0
Likes
4

Embeds 0

No embeds

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
    No notes for slide

Transcript

  • 1. Língua HebraicaProf. Pr Aldenei Barros Esp. em Línguas Bíblicas
  • 2. Introdução• A Língua da Bíblia, o hebraico antigo é a única língua semítica ocidental que sobreviveu até os nossos dias, se bem que com uma forma mais moderna. O Fenício e moabita desapareceram e o aramaico permanece de uma maneira isolada.
  • 3. IntroduçãoO hebraico antigo, ou arcaico, que foi ohebraico da Bíblia, passou por muitas fasesaté chegar a ser o hebraico moderno, é ojudaico que se usa na atualidade em Israel,e em algumas colônias judaicas fora deIsrael. Neste curso, chamaremos dehebraico ao antigo idioma, usado na Bíbliae vamos chamar de judaico ao atual idioma.
  • 4. IntroduçãoO hebraico antigo que se conhece é muitosimilar ao fenício, sem se saber ao certo, sefoi o fenício que copiou do hebraico ouhebraico copiou do fenício. Os estudos defilologia, não todos, acreditam nesta últimahipótese. As formas do hebraico antigoeram diferentes das formas modernas daescritura quadrática e da escritura cursiva.A escritura quadrática começou a serusada aproximadamente em 586 antes deCristo, na época do exílio babilônico.
  • 5. IntroduçãoA Língua hebraica conheceu durante a Idade Médiaum período de continuidade, mas teve que esperaraté o século XVIII para que o judaico (Hebraicomoderno) viesse à luz. Em 1887, o judaico surgiuliberando-se da hashala, ou seja, do preciosismocaracterístico da época, manifestando-se emabundantes obras literárias, tanto no jornalismocomo em livros, isso tudo, até que Eliezer benYehuda (1857-1922), estabelecesse o judaicodefinitivamente em 1881, redigindo um monumentaldicionário da língua hebraica.
  • 6. IntroduçãoO Alfabeto, hoje conhecido como: Alef bet, tem 22letras principais, todas consoantes e nenhumavogal. Quando o hebraico se escreve desta forma,ou seja, usando apenas as consoantes, se chama deescrita consonantal. Assim foi escrita a Bíblia, emlinguagem consonantal, ou seja, sem nenhumavogal. O uso das vogais veio muito depois entre osséculos VII e VIII d.C.A escrita e a leitura do hebraico devem ser feitas dadireita para a esquerda, chama-se de leiturasemítica.
  • 7. O Alfabeto HebraicoEstudaremos neste curso, o hebraico bíblico,portanto, se alguém desejar estudar o hebraicomoderno (judaico), deverá fazer um curso separado,pois, as variantes entre um e outro são muitas,como poderá comprovar aos fazer uma pesquisasobre a língua. O hebraico bíblico moderno sechama quadrático, pois as letras seguem umformato similar ao de um quadrado. No passado emtempos bíblicos o alfabeto se chamava “Ashurit”(lê-se “achurit” palavra que significa Assírio), poisse acreditava que sua formação final aconteceujustamente em virtude do cativeiro Assírio.
  • 8. O Alfabeto HebraicoObservação importante: Neste cursoseguiremos a transliteração do Sidur.(Sidur: Livros de Orações judaicas comtransliteração para o português).Transliteração: Entendemos portransliteração a forma de representação deuma grafia para outra, ou seja, a formacomo representamos em português a letraem estudo.O estudante deve ter sempre em mente adiferença entre transliteração e tradução.
  • 9. ESTUDO 01 – ALEFNome: A primeira letra do Alef Bet hebraicose chama Alef, está letra não é uma vogal,ela é uma consoante, de maneira que nãopodemos confundir com a letra “a” denosso alfabeto português.As letras do alfabeto hebraico são 22 e sãoTODAS consoantes, portanto, nenhumadelas inicialmente representa uma vogal.
  • 10. ESTUDO 01 – ALEF• Como pronunciamos o nome da primeira letra do Alfabeto Hebraico? A-léf (com o acento na última sílaba).• Valor numérico: Em hebraico não existem números, cada letra representa um valor numérico, desta maneira, se eu desejar escrever em hebraico o número “um (1)” eu escrevo a letra Alef, pois Alef vale 1 (Alef = 1)
  • 11. ESTUDO 01 – ALEFPronúncia: A letra Alef, não tem pronúncia,ela é uma letra muda, sem som, somenteterá algum valor fonético quandoacrescentemos alguma vogal, casocontrário, se estiver isolada será sempremuda.
  • 12. ESTUDO 01 – ALEFTransliteração: Pela mesma razão acima,por ser uma letra muda ela não temtransliteração, ou seja, não representamosesta letra em língua portuguesa. Lembremais uma vez que estamos usando o Sidurjudaico para aprender a transliteração dasletras, de maneira que se o estudante dehebraico encontra em gramáticashebraicas a transliteração desta letra(geralmente como uma vírgula acima dalinha [ ’ ]), essa transliteração não segue oSidur hebraico.
  • 13. ESTUDO 01 – ALEF Direção da leitura e escrita hebraicaNesta figura acima, você pode identificar aletra Alef, na sua modalidade de leiturasemítica como sendo a primeira letra doalfabeto, por quê? Porque você está lendo naforma semítica, ou seja, da direita para aesquerda, então para guardar na memóriavamos fazer:
  • 14. ESTUDO 01 – ALEFUm Resumo do estudo da primeira letra.Qual é a primeira letra desta lista de letrashebraicas? Resposta: Alef.Qual é o valor numérico desta letra? Resposta:Valor 1.Qual é a pronúncia desta letra? Resposta: Nenhum,pois é uma letra muda?Alef é consoante ou vogal? Resposta: Ela é umaconsoante.Qual é a transliteração de Alef? Resposta: Nãotransliteramos Alef.Você acabou de conhecer a primeira letra do Alefbet – Parabéns.