Your SlideShare is downloading. ×
0
Dogmatismo
Dogmatismo
Dogmatismo
Dogmatismo
Dogmatismo
Dogmatismo
Dogmatismo
Dogmatismo
Dogmatismo
Dogmatismo
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×
Saving this for later? Get the SlideShare app to save on your phone or tablet. Read anywhere, anytime – even offline.
Text the download link to your phone
Standard text messaging rates apply

Dogmatismo

4,203

Published on

Dogmatismo

Dogmatismo

Published in: Education
0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total Views
4,203
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
1
Actions
Shares
0
Downloads
98
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

Report content
Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
No notes for slide

Transcript

  • 1. Prof. Aldenei Barros
  • 2. Posição teórica filosófica que considera possívela existência e o conhecimento de um conjuntode verdades inquestionáveis e válidas parasempre. Atitude de quem pretende que seupensamento seja aceito como verdadedefinitiva. ©Encyclopaedia Britannica do Brasil Publicações Ltda.
  • 3. O dogmatismo pode entender-seprincipalmente em três sentidos:1) Como a posição própria do realismo, ou seja,disposição ingénua que admite não só apossibilidade de conhecer as coisas no serverdadeiro mas também a efetividade desteconhecimento no uso diário e direto com ascoisas.2) Como confiança absoluta num determinadoórgão de conhecimento (ou supostoconhecimento), principalmente a razão.
  • 4. 3) Como a completa submissão, a determinadosprincípios ou à autoridade que os impõe ourevela. Em geral, é uma atitude adotada noproblema da possibilidade do conhecimento eportanto compreende as duas primeirasacepções. Contudo, a ausência do exame críticorevela-se também em certas formas deceticismo e por isso diz-se que certos céticossão, a seu modo, dogmáticos.
  • 5. A atitude dogmática ou natural se rompequando somos capazes de uma atitude deestranhamento diante das coisas que nospareciam familiares.A atitude dogmática é conservadora, isto é,sente receio das novidades, do inesperado,do desconhecido e de tudo o que possadesequilibrar as crenças e opiniões jáconstituídas. Esse conservadorismo setransforma em preconceito, isto é, em idéiaspreconcebidas que impedem até mesmo ocontato com tudo quanto possa pôr emperigo o já sabido, o já dito e o já feito.
  • 6. O conservadorismo pode aumentar ainda maisquando o dogmatismo estiver convencido deque várias de suas opiniões e crenças vieram deuma fonte sagrada, de uma revelação divinaincontestável e incontestada, de tal modo quesituações que tornem problemáticas taiscrenças são afastadas como inaceitáveis eperigosas; aqueles que ousam enfrentar essascrenças e opiniões são tidos como criminosos,blasfemadores e heréticos.
  • 7. O conflito entre verdades reveladas e verdadesalcançadas pelos humanos através do exercícioda inteligência e da razão tem sido tambémuma questão que preocupa a Filosofia, desde osurgimento do Cristianismo. Podemos conheceras verdades divinas? Se não pudermosconhecê-las, seremos culpados? Mas, comoseríamos culpados por não conhecer aquilo quenosso intelecto, por ser pequeno e menor doque o de Deus, não teria forças para alcançar?

×