Your SlideShare is downloading. ×
  • Like
Dogmatismo
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×

Now you can save presentations on your phone or tablet

Available for both IPhone and Android

Text the download link to your phone

Standard text messaging rates apply

Dogmatismo

  • 3,856 views
Published

Dogmatismo

Dogmatismo

Published in Education
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Be the first to comment
    Be the first to like this
No Downloads

Views

Total Views
3,856
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
1

Actions

Shares
Downloads
83
Comments
0
Likes
0

Embeds 0

No embeds

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
    No notes for slide

Transcript

  • 1. Prof. Aldenei Barros
  • 2. Posição teórica filosófica que considera possívela existência e o conhecimento de um conjuntode verdades inquestionáveis e válidas parasempre. Atitude de quem pretende que seupensamento seja aceito como verdadedefinitiva. ©Encyclopaedia Britannica do Brasil Publicações Ltda.
  • 3. O dogmatismo pode entender-seprincipalmente em três sentidos:1) Como a posição própria do realismo, ou seja,disposição ingénua que admite não só apossibilidade de conhecer as coisas no serverdadeiro mas também a efetividade desteconhecimento no uso diário e direto com ascoisas.2) Como confiança absoluta num determinadoórgão de conhecimento (ou supostoconhecimento), principalmente a razão.
  • 4. 3) Como a completa submissão, a determinadosprincípios ou à autoridade que os impõe ourevela. Em geral, é uma atitude adotada noproblema da possibilidade do conhecimento eportanto compreende as duas primeirasacepções. Contudo, a ausência do exame críticorevela-se também em certas formas deceticismo e por isso diz-se que certos céticossão, a seu modo, dogmáticos.
  • 5. A atitude dogmática ou natural se rompequando somos capazes de uma atitude deestranhamento diante das coisas que nospareciam familiares.A atitude dogmática é conservadora, isto é,sente receio das novidades, do inesperado,do desconhecido e de tudo o que possadesequilibrar as crenças e opiniões jáconstituídas. Esse conservadorismo setransforma em preconceito, isto é, em idéiaspreconcebidas que impedem até mesmo ocontato com tudo quanto possa pôr emperigo o já sabido, o já dito e o já feito.
  • 6. O conservadorismo pode aumentar ainda maisquando o dogmatismo estiver convencido deque várias de suas opiniões e crenças vieram deuma fonte sagrada, de uma revelação divinaincontestável e incontestada, de tal modo quesituações que tornem problemáticas taiscrenças são afastadas como inaceitáveis eperigosas; aqueles que ousam enfrentar essascrenças e opiniões são tidos como criminosos,blasfemadores e heréticos.
  • 7. O conflito entre verdades reveladas e verdadesalcançadas pelos humanos através do exercícioda inteligência e da razão tem sido tambémuma questão que preocupa a Filosofia, desde osurgimento do Cristianismo. Podemos conheceras verdades divinas? Se não pudermosconhecê-las, seremos culpados? Mas, comoseríamos culpados por não conhecer aquilo quenosso intelecto, por ser pequeno e menor doque o de Deus, não teria forças para alcançar?