Termologia thompson
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×
 

Termologia thompson

on

  • 1,135 views

Apresentação do Professor Thompson Justa - Aula de Termologia, no Projeto Alcance.

Apresentação do Professor Thompson Justa - Aula de Termologia, no Projeto Alcance.

Statistics

Views

Total Views
1,135
Views on SlideShare
1,134
Embed Views
1

Actions

Likes
0
Downloads
24
Comments
0

1 Embed 1

http://translate.googleusercontent.com 1

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Microsoft PowerPoint

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

Termologia thompson Termologia thompson Presentation Transcript

  • O CALOR E OS FENÔMENOSTÉRMICOSProfessor Thompson Justa
  • TEMPERATURA Grau de agitação das moléculas e está relacionadoà energia cinética média das moléculas.
  • CALOR Energia térmica em movimento (passa do corpo demaior temperatura para o corpo de menortemperatura, até atingir o equilíbrio térmico).
  • ESCALAS TERMOMÉTRICAS
  • TIPOS DE CALOR Calor Sensível (Qs): responsável pela variação detemperatura de um sistema.Qs = m.c.ΔƟ → Qs = C.ΔƟc calor específico sensível (substância/fase)C capacidade térmica (corpo)
  • TIPOS DE CALOR Calor Latente (Ql): responsável pela mudança defase de um sistema.Ql = m. L (L calor específico latente)
  • PRINCÍPIO DAS TROCAS DE CALOR O somatório de todos os calores dentro de umsistema termicamente isolado é igual a zero.Σ Q = 0
  • OBSERVAÇÕES1 caloria = 4,186 joules (SI)c água = 1 cal/g oCc ferro = 0,11 cal/g o CLfusão da água = 80 cal/gLsolidificação da água = - 80 cal/gIMPORTANTEGANHAR CALOR CALOR POSITIVO (Q > 0)PERDER CALOR CALOR NEGATIVO (Q < 0)
  • ENERGIA MECÂNICA
  • QUESTÕES
  • 01. A fotossíntese é uma reação bioquímica que ocorre nas plantas, para a qual énecessária a energia da luz do Sol, cujo espectro de freqüência é dado a seguir.a) Sabendo que a fotossíntese ocorre predominantemente nas folhas verdes, dequal ou quais faixas de freqüências do espectro da luz solar as plantas absorvemmenos energia nesse processo? Justifique.b) Num determinado local, a energia radiante do Sol atinge a superfície da Terracom intensidade de 1 000 W/m2. Se a área de uma folha exposta ao Sol é de 50cm2 e 20% da radiação incidente é aproveitada na fotossíntese, qual a energiaabsorvida por essa folha em 10 minutos de insolação?
  • a) Devido ao fato de as folhas parecerem predominantemente verdes quandoiluminadas pela luz do Sol, difundem o verde e absorvem as outras cores.Assim, a faixa de freqüência do espectro da luz solar de menor absorção deenergia está entre 5,2 . 1014 a 6,1 . 1014 Hz.b) Como 20% da radiação incidente, 200 W/m2, é aproveitada nafotossíntese e a área da folha exposta ao sol é de 50 . 10-4m2, temos:
  • 02. (ENEM) O esquema abaixo mostra, em termos de potência (energia/tempo),aproximadamente, o fluxo de energia, a partir de uma certa quantidade decombustível vinda do tanque de gasolina, em um carro viajando com velocidadeconstante.O esquema mostra que, na queima da gasolina, no motor de combustão,uma parte considerável de sua energia é dissipada. Essa perda é da ordemde:a) 80% b) 70% c) 50% d) 30% e) 20%
  • 03. Em uma caminhada, um jovem consome1 litro de O2 por minuto,quantidade exigida por reações que fornecem a seu organismo 20 kJ/minuto(ou 5 “calorias dietéticas”/minuto). Em dado momento, o jovem passa a correr,voltando depois a caminhar. O gráfico representa seu consumo de oxigênio emfunção do tempo.Por ter corrido, o jovem utilizou uma quantidade de energia a mais, do quese tivesse apenas caminhado durante todo o tempo, aproximadamente, de:a) 10 kJ b) 21 kJ c) 200 kJ d) 420 kJ e) 480 kJ
  • 04. Uma barra de chocolate de 100 g pode fornecer ao nosso organismocerca de 470 kcal.a) Se essa quantidade de calor fosse transferida à água a 0 °C, na faselíquida, que massa de água poderia ser levada a 100 °C?b) Se uma pessoa de massa 80 kg quisesse consumir essa energia subindouma escadaria cujos degraus têm 25 cm de altura, quantos degraus eladeveria subir?Dados: calor específico da água 1 cal/g °C;1 cal 4,2 J e g 10 m/s2.
  • 05. A garota possui um aquário de 60 l, com peixes tropicais de água doce, muitosensíveis a baixas temperaturas. Para mantê-los na temperatura ideal de 23 °C,utiliza um aquecedor com termostato. Tendo observado o funcionamento dessetipo de aquário, ao longo de um ano, ela constata uma máxima diminuição detemperatura de 1,5 °C por hora. Sabendo-se que alguns peixes não sobrevivemmais de 5 horas em temperaturas inferiores a 23 °C e que na sua cidade atemperatura mínima pode chegar a 8 °C, é CORRETO afirmar: (Dado: 1 cal 4 J)01. A potência mínima do aquecedor deverá ser 100 W, desde que não haja trocade água.02. Com um aquecedor de 200 W, havendo troca de água no inverno, algunspeixes morrerão.04. Um aquecedor de 400 W não precisaria ser ligado mais de 15 minutos porhora, caso não houvesse troca de água.08. Mesmo com um aquecedor de 500 W, alguns peixes morreriam se a aquaristaprecisasse trocar a água no inverno.16. Com um aquecedor de 60 W ligado constantemente, a temperatura da águapode ser mantida em 20 °C, desde que ela não seja trocada.
  • 06. No nordeste do Brasil, as condições de insolação favorecem o uso do fogãosolar, cujo funcionamento é baseado na concentração de energia por meio deespelhos. A água absorve 2 .104 calorias por minuto quando aquecida numdeterminado tipo de fogão solar. Determine o tempo necessário para aquecer 4kg de água de 30 °C a 80 °C.Considere o calor específico da água a 1 cal/g °C.
  • TENTE A SUA SORTE! A VIDA É FEITA DEOPORTUNIDADES. O HOMEM QUE VAI MAIS LONGEÉ QUASE SEMPRE AQUELE QUE TEM CORAGEM DEARRISCAR.Dale CarnegiePROFESSOR THOMPSON JUSTAE-MAIL: thompson.justa@gmail.com