Your SlideShare is downloading. ×
  • Like
130522  pátria - instituto brasileiro de cidadania ativa 1
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×

Now you can save presentations on your phone or tablet

Available for both IPhone and Android

Text the download link to your phone

Standard text messaging rates apply

130522 pátria - instituto brasileiro de cidadania ativa 1

  • 114 views
Published

 

  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Be the first to comment
    Be the first to like this
No Downloads

Views

Total Views
114
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0

Actions

Shares
Downloads
1
Comments
0
Likes
0

Embeds 0

No embeds

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
    No notes for slide

Transcript

  • 1. POR QUE FAÇO PARTE DOINSTITUTO PÁTRIAAlberto Bittencourt22 de maio de 2013Auditório do Museu Militar do Fortedo Brum
  • 2. PÁTRIA−INSTITUTOBRASILEIRO DECIDADANIA ATIVA
  • 3. C O N V I T EPÁTRIA –INSTITUTO BRASILEIRO DE CIDADANIAATIVAO Presidente Dr. Petrônio Raymundo Gonçalves Muniztem a honra de convidar V. Excia e Exma Famíliapara a solenidade de posse da nova Diretoriapresidida pelo Drs. Waldênio Porto e Alberto BittencourtData – 22 de maio de 2013 – quarta-feiraLocal – Auditório do Museu Militar do Forte do BrumHorário – 10h00Traje – Esporte Fino
  • 4. HISTÓRICOFundada em03 de agosto de 2003pelo advogadoPetrônio RaymundoGonçalves Muniz.
  • 5. DESCRIÇÃO Organização não governamental - ONG,com natureza jurídica, de sociedade civilsem fins lucrativos, nem qualquervinculação política ou partidária, comsede e foro na cidade do Recife, capitaldo Estado de Pernambuco, Brasil, que serege pelos presentes Estatutos e as leisdo País, com prazo de duraçãoindeterminado.
  • 6. OBJETIVOS Promover estudos especializados deinteresse comunitário, como pressupostodas ações respectivas sob a perspectivasociológica, visando a melhoria daqualidade de vida do cidadão brasileiro,pelo seu aprimoramento intelectual efísico, em uma estrutura dedesenvolvimento sustentável, pelaecológica utilização do meio ambiente e adefesa dos legítimos interesses dessacidadania.
  • 7. ÁREAS DE ATUAÇÃOCulturalEcológica/ambientalEmpresarialEsportivaHistóricaJurídicaTurística (Rural e Urbana)
  • 8. PROMOVENDO Elaboração de projetos técnicos Cursos especializados Congressos Simpósios Feiras Eventos públicos de natureza diversa Diretamente ou em parceria.
  • 9. POR QUE FAÇO PARTE DO INSTITUTO PÁTRIA ?1. Porque foi fundado e tem como presidentedo Conselho Diretor o dr. Petrônio Muniz,exemplo de cidadão, voltado para osvalores morais e éticos da sociedade,defensor das tradições e feitos heróicosdaqueles que forjaram a nacionalidadebrasileira, um homem que luta de formaincansável pela paz, pela dignidade do serhumano, defensor da liberdade, da lei e daordem, um patriota acima de tudo.
  • 10. POR QUE FAÇO PARTE DO INSTITUTO PÁTRIA ? 2. Porque resgata a memória de nossoscompatriotas, como o Mestre de CampoAntonio Dias Cardoso, estrategista e tático,antes chamado de “O Herói Esquecido”, aquem foi outorgado, pela ALEPE, poriniciativa do Instituto Pátria e proposta doDep Est Augusto Coutinho, o primeiro títulode Cidadão Pernambucano post mortem, a23/11/10. Dias Cardoso é considerado o 5°Restaurador, no mesmo nível de FernandesVieira, Vidal de Negreiros, Felipe Camarão eHenrique Dias.
  • 11. POR QUE FAÇO PARTE DO INSTITUTO PÁTRIA ? 3. Porque celebra anualmente com aMarcha da Vitória, a Batalha do Monte dasTabocas, onde, naquele sítio, perto dacidade de Vitória de Santo Antão, no dia 03de agosto de 1645, as forças luso-brasileirasinfringiram fragorosa derrota às holandesasque, mesmo com efetivo e armamentosuperiores, fugiram em debandada de voltapara o Recife.
  • 12. POR QUE FAÇO PARTE DO INSTITUTO PÁTRIA ? 4. Porque, como o próprio nome indica,cultiva o sentimento de Pátria, sentimentoesse, expresso pela primeira vez no Brasil, a23 de maio de 1645, quando FernandesVieira e mais 18 companheiros, respaldadospela força militar organizada e treinada porAntonio Dias Cardoso, firmaram umcompromisso de honra, adiante transcrito:
  • 13. COMPROMISSO DE HONRA “Nós, abaixo assinados, nosconjuramos e prometemos, emserviço da liberdade, a não faltar emnenhum tempo com toda ajuda defazendas (engenhos) contraqualquer inimigo (incluía atéPortugal) na restauração da nossaPátria.”
  • 14. POR QUE FAÇO PARTE DO INSTITUTO PÁTRIA ? 5. Porque, como seu próprio nome indica, oPátria - Instituto Brasileiro de CidadaniaAtiva, tem como objetivo desenvolver acultura da paz, transmitindo aos jovens, apartir dos bancos escolares, os princípios decidadania, ética, civismo, civilidade e boaeducação, bem como, cultivar asolidariedade, a compreensão e a amizadeentre os homens, estimulando aslideranças, capacitando-os à ação, atravésdo exemplo individual e fortalecendo afamília, célula-mater da sociedade.
  • 15. JUNTE-SE A NÓS Pátria – Instituto Brasileiro deCidadania Ativa Alberto Bittencourt abitt9@gmail.com Blog FEIXE DEVARAS-http://albertobittencourt.blogspot.com