Estrategias de Relaxamento para Crianças
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Like this? Share it with your network

Share

Estrategias de Relaxamento para Crianças

  • 4,383 views
Uploaded on

Confira as técnicas para Relaxamento para Crianças.

Confira as técnicas para Relaxamento para Crianças.

More in: Education
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Be the first to comment
No Downloads

Views

Total Views
4,383
On Slideshare
4,383
From Embeds
0
Number of Embeds
0

Actions

Shares
Downloads
56
Comments
0
Likes
1

Embeds 0

No embeds

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
    No notes for slide

Transcript

  • 1. Estratégias de Relaxamento Para Crianças Por: Profa. Dra. Msc. Mônica Portella Técnicas Baseadas na Imagem Mental Técnicas Baseadas no Relaxamento Muscular Técnicas Baseadas na Respiração Clique aqui Clique aqui Clique aqui
  • 2. 1) Não existe uma única forma de ensinar uma criança a relaxar. 2) É importante descobrir qual a melhor estratégia de relaxamento para o seu cliente. 3) Técnicas de relaxamento diferentes podem ser úteis em momentos diferentes, logo é importante que o cliente saiba empregar mais de uma estratégia de relaxamento. Considerações Gerais: Relaxamento Para Crianças
  • 3. 1) Técnicas Baseadas em Imagens Mentais: Dez Velas A criança imagina dez velas acesas em seqüência. O terapeuta instrui a criança a imaginar velas bonitas e coloridas, empregando para esse fim a imaginação. Clique para voltar ao Slide n. 1
  • 4.
    • continuação. A criança é instruída a apagar uma vela de cada vez, por meio de suas expirações. Cada vela deve ser apagada lentamente. O terapeuta instrui a criança a apagar cada uma das velas, enquanto a mantém focada nas imagens mentais.
    Clique para voltar ao Slide n. 1
  • 5. 1) Técnicas Baseadas em Imagens Mentais: Um Lugar Relaxante O terapeuta solicita que a criança feche os olhos e imagine ou um local seguro e relaxante. A cena imaginada deve transmitir paz.
  • 6.  Continuação A criança deve ser incentivada a concentrar-se na cena, imaginado a mesma detalhadamente. É importante imaginar usando os cinco sentidos. Depois do exercício conversar com a criança sobre a experiência de relaxamento, procurando verificar se esta conseguiu relaxar.
  • 7. 2) Técnica Baseada no Relaxamento Muscular: Como o Chefe Manda O terapeuta sugere uma brincadeira chamada “como o chefe mandar”, onde a criança deve seguir todas as orientações do chefe (terapeuta). No exercício, os músculos podem ser tencionados e relaxados no seguinte jogo: a) Marchar em posição de sentido ao redor da sala. (tensão) b) Depois, soltar o corpo. (relaxamento) c) Ficar todo duro, que nem um robô. (tensão) d) Ficar todo mele, como uma maria-mole, bem mole. (relaxamento)
  • 8.  Continuação. e) Fazer uma careta bem feia, como um monstro. (tensão) f) Fingir que está dormindo, soltar o rosto. (relaxamento) g) Esticar-se para o alto e ser o maior possível. (tensão) h) Soltar tudo. Chutar, balançar os braços. (relaxamento) i) Encolher com força para ficar o menos possível. (tensão) j) Soltar tudo. Chutar, balançar os braços. (relaxamento) Criança iniciando a manobra “i”. Encolher-se. Uma careta feia. Manobra “e”. Clique aqui para voltar ao Slide 1.
  • 9. Atenção Importante: O período de relaxamento deve durar pelo menos o dobro do período de tensão para que a criança possa realmente relaxar os músculos que foram tencionados.
  • 10. 3) Técnicas Baseadas na Respiração Instrua a criança a inspirar lenta e profundamente. Assim que inspirar o ar deve ser retido durante de três a cinco segundos, e depois expirado lentamente.
  • 11.  Continuação. Enquanto, respira a criança deve pronunciar mentalmente a palavra: “relaxado”. Explique que fazer esse exercício algumas vezes ajudará a reconquistar o controle de seu corpo e a se sentir mais calma.
  • 12. 3) Técnicas Baseadas na Respiração: Vela e Flor Peça que a criança imagine que tem uma flor na sua mão direita e uma vela na esquerda. Em seguida ela deve inspirar o perfume da flor.
  • 13.  Continuação. Depois a criança volta-se para a outra mão e sopra a vela, afim de apagá-la. Repita esta seqüência com a criança algumas vezes (no mínimo 10 vezes). Para tornar o exercício mais divertido lance mão da imagem mental. Clique aqui para voltar ao Slide 1.