Manual do Twitter
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×
 

Manual do Twitter

on

  • 1,736 views

Guia rápido

Guia rápido

Statistics

Views

Total Views
1,736
Views on SlideShare
1,732
Embed Views
4

Actions

Likes
3
Downloads
48
Comments
0

3 Embeds 4

https://www.linkedin.com 2
http://www.slideshare.net 1
http://www.linkedin.com 1

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Adobe PDF

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

Manual do Twitter Manual do Twitter Document Transcript

  • Manual do por Guilherme Cherman, do JornalTecnologia.com.br
  • Introdução O Twitter é um destes sites que ou você o entende ou não sabe o que é e acha que ele é a maior besteira. Este livro foi escrito para quem quer aprender a utilizar o serviço, mas mesmo se você já usa o Twitter, tenho certeza de que irá aprender algo novo. Eu espero que este documento te ajude a descobrir a melhor maneira de usar o Twitter, como conseguir seguidores e aumentar sua audiência, e possivelmente ganhar dinheiro com ele. Espalhe a palavra Se você gostar deste ebook, tudo que eu peço para você é que espalhe a palavra, conte para seus amigos. 1. Retwitte este manual para seus seguidores do Twitter: 2. Se quiser, pode mandar um email à seus amigos recomendando este ebook. Use este URL: http://jornaltecnologia.com.br/manualtwitter 3. Me siga no Twitter [http://twitter.com/cherman]
  • O que é o Twitter? A primeira coisa que você tem que você tem que saber é o que é o Twitter. É fácil de entender, mas preste atenção. O Twitter é um serviço onde pessoas escrevem mensagens de no máximo 140 caracteres. Você segue as pessoas que te interessam e receberá todas as mensagens que esta pessoa escrever. Do mesmo modo, qualquer pessoa que te seguir receberá as suas mensagens. Estas mensagens se chamam “tweets”. Além disso, você pode mandar mensagens diretas para uma pessoa (dá para mandar uma mensagem direta que só vocês dois veem ou que qualquer um pode ver). É uma ótima ferramenta de marketing pois você pode divulgar o seu produto ao seus seguidores, conversar com seus clientes/leitores e conseguir clientela. TWEETS Para mandar um tweet, escreva qualquer coisa na caixa embaixo do “What are you doing?”. Você verá um contador regressivo de número de letras. Desde que você não passe dos 140 caracteres, poderá enviar seu tweet. CONVERSAR COM ALGUÉM, ou @REPLIES Para enviar um mensagem para alguém que todo mundo pode ver, é só escrever um tweet com um arroba e o nome desta pessoa na frente. Por exemplo, se eu quero mandar uma mensagem para o João, que tem a conta “joaopereira”, eu mando um tweet “@joaopereira O que você vai fazer amanhã?”. Qualquer um vai poder ler, mas João vai saber que foi para ele. View slide
  • MENSAGEM DIRETA Caso você queira uma mensagem que somente você e seu receptor possam ler, a sintaxe é a seguinte: d [usuário] [mensagem] No caso acima, você poderia escrever “d joaopereira É verdade que você traiu na sua namorada?!” e somente você e o João leriam. RETWEETS Um retweet é quando você quer repassar um tweet que leu e gostou. Normalmente é usado quando há valor no tweet. Normalmente é um vídeo engraçado, um link informativo ou uma notícia importante. A sintaxe aqui é: RT @[pessoa que escreveu] [mensagem] Por exemplo, eu descobri que Michael Jackson tinha morrido por um dos meus seguidores. Quando eu li o link e vi que era verdade, a primeira coisa que eu fiz foi retwittar a mensagem para meus seguidores terem acesso àquilo. RT @joaopereira Michael Jackson morreu! http://bit.ly/96HOV View slide
  • HASHTAGS As hashtags são convenções entre twitteiros que adicionam informação (ou metadata) à um tweet de qual é o assunto dele. O formato delas é o símbolo # mais o termo desejado. Por exemplo, neste momento que escrevo o livro estão acontecendo protestos no Irã. Quando as pessoas twittam sobre as revoltas, elas incluem a hashtag #iranelection em seu tweet, para quando alguém for buscar por #iranelection, o tweet estará lá. As hashtags são úteis para unificar todos os tweets sobre um assunto em um só lugar. USANDO LINKS EM TWEETS Como você já sabe, o Twitter tem o limite de 140 caracteres para mensagens. Deste modo, fica difícil colocar um link normal dentro de um tweet. Para isso que serve os diminuidores de URL. Basicamente, você transforma seu link grande (como http://jornaltecnologia.com.br/ 2009/06/25/michael-jackson-e-declarado-morto-blog-foi-o-primeiro-a-descobrir/) em um link pequeno (como http://bit.ly/96HOV). Se você colocar um link na caixa de tweets do Twitter.com, ele automaticamente vai reduzir o link usando o http://bit.ly, mas nem sempre isto funciona corretamente. Há várias outras opções para diminuir os seus links. Algumas tem vantagens como saber o número de pessoas que clicaram no link (o bit.ly tem), mas todas fazem basicamente a mesma coisa: te redirecionam para o link original.
  • Preferências na sua conta Depois de criar a sua conta no Twitter, tem algumas coisas que eu recomendo que você faça para otimizar a sua experiência, assim como a de outros visitando o seu perfil: NOTIFICAÇÕES POR EMAIL Nas preferências do seu perfil no Twitter, você pode especificar se quer receber emails quando outras pessoas te seguirem ou quando alguém te mandar uma mensagem direta. Isto é útil para você poder seguir as pessoas de volta (caso deseje) ou responder as suas mensagens diretas. Você também pode optar por não receber nenhum email. BIOGRAFIA Também nas preferências, você escolhe sua biografia, que será vista por qualquer um que entra em sua página. O limite aqui é 160 caracteres. SEU SITE Coloque aqui o URL de seu site. É simples assim. Você pode optar por linkar para sua página do Orkut ou do Facebook caso não tenha um site ou blog.
  • FOTO DO PERFIL Colocar uma foto em seu perfil é extremamente necessário. Caso você deixe a imagem padrão, ninguém vai te seguir e você não terá uma “cara” no Twitter. Você pode mudar sua foto em Settings > Picture. BUSCAS É muito fácil fazer buscas por outros tweets no Twitter. É só acessar o site search.twitter.com e digitar o termo desejado na caixa. No exemplo abaixo, estou fazendo uma busca por Flamengo. Os tweets encontrados são mostrados de forma cronológico, com o primeiro sendo o mais recente.
  • Como conseguir seguidores no Twitter As suas mensagens são vistas pelos seguidores, então logicamente, quanto mais pessoas te seguem, mais pessoas vão te ouvir, clicar em seus links e comprar os seus produtos. Existem várias maneiras de conseguir seguidores no Twitter, vou começar falando da mais rápida e fácil até a mais difícil. SIGA MUITA GENTE Entre na página de seus competidores/pessoas na mesma área, clica no link “followers” para ver quem está os seguindo, e tente seguir todas estas pessoas. Uma boa porcentagem (em torno de 50%) vai te seguir de volta. FAÇA BUSCAS E CONVERSE Busque (usando o search.twitter.com) por palavras da sua área, leia o que as pessoas estão falando, e escreva tweets para elas dando a sua opinião no assunto. INTERAJA COM A SUA COMUNIDADE Entre em conversas (usando as @replies), responda à todas suas mensagens, discuta com outros twitteiros; enfim, crie uma conexão entre você e as pessoas que te seguem. RETWITTE BASTANTE As pessoas que forem retwittadas por você tem uma tendência de retwittar mensagens suas, e assim seu nome é divulgado. COLOQUE UM LINK PARA O TWITTER EM EMAILS Use o recurso de assinaturas no seu programa de email e coloque um link para sua conta no Twitter em todos seus emails enviados.
  • Como ganhar dinheiro com o Twitter Só existe um jeito de conseguir dinheiro com o Twitter: links. O Twitter mesmo não trará dinheiro, mas te dará tráfego ao seu site, que pode ser convertido em dinheiro por vários métodos (propaganda, programa de afiliados, etc.). Aqui também, quanto mais seguidores você tiver, mais pessoas vão ler seus tweets e clicar em seus links, então lembre de usar as estratégias na página anterior para aumentar a sua audiência. Existem sites que te pagam para mandar tweets. Um exemplo deles é o www.be-a- magpie.com. Eu o testei uma vez quando tinha em torno de 1000 seguidores na minha conta e obti R$6 em troca de um tweet. Dá para ganhar dinheiro, mas não recomendo fazer isto pois muitos consideram anti-ético e seus seguidores não confiarão mais em você. Conclusão Espero que depois de ler este ebook, você tenha aprendido alguma coisa sobre o serviço maravilhoso que é o Twitter. Todo dia há novas notícias sobre o Twitter, e você pode lê-las no Jornal Tecnologia. O site é www.jornaltecnologia.com.br. Caso você tenha alguma pergunta ou queira entrar em contato comigo, meu email é guilherme@cherman.com.br e minha conta no twitter é @cherman. Obrigado por ler e espero que recomende este livro aos seus amigos e colegas twitteiros.