Your SlideShare is downloading. ×
Soletrar N.º 4
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×

Saving this for later?

Get the SlideShare app to save on your phone or tablet. Read anywhere, anytime - even offline.

Text the download link to your phone

Standard text messaging rates apply

Soletrar N.º 4

1,774
views

Published on

Soletrar - Jornal do Instituto Diocesano de Formação Paulo II (São Tomé e Príncipe)- Os momentos marcantes do quotidiano da escola durante Abril - Maio do ano lectivo 2010/2011.

Soletrar - Jornal do Instituto Diocesano de Formação Paulo II (São Tomé e Príncipe)- Os momentos marcantes do quotidiano da escola durante Abril - Maio do ano lectivo 2010/2011.


0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total Views
1,774
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
4
Actions
Shares
0
Downloads
0
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

Report content
Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
No notes for slide

Transcript

  • 1. Ano Lectivo 2010/2011 Ano VI Número 11 BOLETIM INFORMATIVO N.º 4 / MARÇO - ABRIL INSTITUTO DIOCESANO DE FORMAÇÃO JOÃO PAULO II - SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE EDITORIAL IMAGENS QUE MARCAM... O Instituto Diocesano de Formação João Paulo II desenvol-ve projectos que além de promoverem a excelência do desempe-nho escolar, visam o desenvolvimento do apreço pelos valorescaracterísticos da identidade santomense (língua, história e cultu-ra), incentivam à prática de actividades desportivas individuais ecolectivas, estimulam os estilos de vida saudáveis e conscienciali-zem para o respeito e defesa do património natural, cultural elocal. Os últimos meses têm sido marcados pelo envolvimento detodos em inúmeros projectos que vão ao encontro do ProjectoEducativo do Instituto Diocesano de Formação João Paulo II - Programa 100% IDF (Rádio Jubilar) dedicado à médica tradicional santomense.Desporto e Cidadania. Face aos desafios e projectos propostosos alunos demonstram o seu envolvimento, a sua capacidade e odesejo de fazer cada vez melhor. A finalizar, algumas palavras de João Paulo II, numa altura emque o final do ano lectivo se aproxima rapidamente: “O objectivoda educação deve ser sempre o de tornar o homem mais maduro,isto é, fazer dele uma pessoa que realize de forma perfeita e com-pleta todas as suas possibilidades e aptidões. Isto consegue-seatravés dum aprofundamento consciente e duma assimilação pro-gressiva dos valores absolutos, perenes e transcendentes”. Promoção de valores ecológicos. A Poesia saiu à Rua (Praça da Independência). Peça de Teatro “Os Objectivos de Desenvolvimento do Milénio” - 9º ano.
  • 2. PALESTRAS EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA Entre os dias 11 e 18 de Março esteve patente na esco- la a exposição fotográfica “Plantado no Meio do Mundo – Roças de São Tomé e Príncipe”, cedida pela Embaixada do Brasil. As fotografias, da autoria de Carlos da Fonseca, retra- tam o quotidiano das roças na actualidade.Energias Renováveis em São Tomé e Príncipe - Energia Eólica (Eng. Luís Wagner -Direcção dos Recursos Naturais e Energéticos) Visita dos alunos do 5ºB. PROJECTO EUREKA A disciplina de Física e Química A colocou aos alunos Saúde e Sexualidade - Como prevenir? do 11º CT uma série de desafios que apelaram à sua criativi- (Dra. Helena Costa Neto - Saúde Escolar) dade e capacidade de resolução de problemas por via experi- mental. Os desafios colocaram à prova os conhecimentos dos alunos e permitiram a aplicação da Física e Química a situações reais: compreender a importância da utilização de cintos de segurança e capacetes, entender o funcionamento de um motor eléctrico e de um altifalante, analisar a forma- ção de um arco-íris ou das bolas de sabão, medir a salinidade da água do mar, divulgar formas baratas e fáceis de obtenção de água potável e demonstração do lançamento de um ovo de uma determinada altura (3 m) sem que este se quebre ao atingir o chão. Apresentação do Concurso de Ideias “Move Cacau” - ONG Move Move. O Empreendedorismo e a Psicologia- Dra. Ketty - Keila Borges. Apresentação das respostas encontradas pelos alunos aos desafios.
  • 3. de de todos. Em diversos locais, espalhados pela escola, os DIA MUNDIAL DA FLORESTA alunos foram convidados a jogar Damas, Xadrez, Origami ou Ouri. Além dos jogos, os alunos encontraram desafios que A 21 de Março assinalou-se o Dia Mundial da Floresta colocaram o seu raciocínio lógico e geométrico à prova:no Instituto Diocesano de Formação João Paulo II. Os alu- jogos de engenho, tangram e origami!nos do 5º ano estiveram muito activos na promoção desta A adesão por parte dos alunos foi bastante significativa,actividade através da realização de alguns jogos e indo de sala que demonstram possuir um espírito competitivo saudável.em sala cantar uma música hip-hop da sua autoria, promoven- No átrio da Escola também decorre o desafio “A Mate-do a sustentabilidade das florestas. mática é fixe”, que quinzenalmente convida toda a comunida- O ano de 2011 é o Ano Internacional das Florestas e de escolar a resolver um novo problema matemático. Ostodos os alunos foram convidados a descobrir a floresta san- vencedores terão direito a prémios. Participa e diverte-te!tomense através de alguns jogos e exposições que irãodecorrer ao longo de todo o ano. POESIA NA PRAÇA O Dia Mundial da Poesia celebra-se a 21 de Março, foi criado na XXX Conferência Geral da Unesco em 16 de Novembro de 1999. O propósito deste dia é promover a leitura, escrita, publicação e ensino da poesia através do mundo. Os alunos do IDF, não deixaram passar este dia tão importante e comemoraram-no sob o lema a «A Poesia Saiu à Rua». O palco da actividade foi no dia 21 de Março, a partir Actuação dos alunos do 5º ano - Dia Mundial da Floresta das 16h00, a Praça da Independência. Na floresta vive a riqueza de cada país. A Poesia é a forma mais bela de expressão de senti- Arycelda (5º A) mentos A Poesia está em todo o lado, nós por vezes é que As florestas são gigantes e elegantes. andamos distraídos e não a vemos. Márcia Nazaré (5º A) A floresta é um bem muito precioso para o Mundo. Segundo Eugénio de Andrade « Toda a poesia é lumi- Mileide (6ºB) nosa, até a mais obscura. O leitor é que tem às vezes em lugar de sol, nevoeiro dentro de si». Petra Fernandes MATEMÁTICA EM MOVIMENTO Com o intuito de promover e despertar o interessepela Matemática, o IDF foi palco de inúmeros desafios mate-máticos, que desafiaram o engenho, o intelecto e a criativida- Jogo de Xadrez. Poesia, ritmo e muita alegria na Praça da Independência - actuação do 12ºLH.
  • 4. PALESTRAS TORNEIO INTER - TURMAS - IDF EM ACÇÃO A Escola esteve muito animada durante a interrupção lectiva do Carnaval com diversas actividades desportivas (futsal, andebol, basquetebol e jogos tradicionais) que envol- veram os alunos do 5º ao 12º anos em jogos entre turmas e entre selecções dos alunos de cada ano . RESULTADOS (5 / MARÇO) [Futsal Fem.] 6º A vs. 6º B 0-2 Democracia e Processos Eleitorais - Professora Leila Rodrigues (Delegada da Comis- [Futsal Mas.] 6º A vs. 6º B 1-0 são Eleitoral de Cabo Verde em São Tomé e Príncipe) e Dr. Carlos Barreiros (Ex – Presidente da Comissão Eleitoral Nacional). [Futsal Fem.] 7º A vs. 7º B 2-1 [Futsal Mas.] 7º A vs. 7º B 1-2 [Andebol Fem.] 8º A vs. 8º B 18 - 4 [Andebol Mas.] 8º A vs. 8º B 7 - 16 [Basquetebol Fem.] Selecção 10º vs. Selecção 11º 14 - 4 [Basquetebol Mas.] Selecção 10º vs. Selecção 11º 28 - 17 RESULTADOS (7 / MARÇO) [Voleibol Fem.] Selecção 10º vs. Selecção 11º 1-3 RESULTADOS (8 / MARÇO) Reflexão no Dia Mundial da Água - “A Água em São Tomé” [Andebol Fem.] Selecção 8º vs. Selecção 9º 20 - 3 [Andebol Fem.] 7º A vs. 7º B 4-9 [Futsal Mas.] Selecção 8º vs. Selecção 9º 3-9 [Futsal Mas.] Selecção 11º vs. Selecção 12º 6-7 [Andebol Fem.] 8º A vs. 8º B 18 - 4 [Andebol Mas.] 8º A vs. 8º B 7 - 16 [Basquetebol Fem.] Selecção 10º vs. Selecção 11º 14 - 4 [Basquetebol Mas.] Selecção 10º vs. Selecção 11º 28 - 17 Xadrez: Wadmilson Lima (6º A) 1º Lugar Deserino Tavares (6º B) 2º Lugar Saúde em São Tomé e Príncipe - Projecto Saúde para Todos (Instituto Marquês de Bruno Daniel (6º A) 3º Lugar Valle Flôr (Organização Não Governamental para o Desenvolvimento ) - Dr. Edgar Neves. Januwill Barreto (8º B) 4º Lugar O IDF é co-financiado por:CONTACTOS:IDF - Instituto Diocesano de Formação João Paulo IICampo de Milho - Caixa Postal 636Telefone: 222 11 94 Ministério da Educação, Cultura eE-mail: idf.stp@gmail.com formação STP