Newsletter AIESEC BELO HORIZONTE | Setembro 01 | #8
Qual é a sua paz?
Quando se fala em paz, logo imaginamos         Pensando em uma esfera menor podemos
pombinhas voando fre...
Faça intercâmbio
         sem sair de casa
Se mesmo depois da ação Santo Antônio da equipe OGX você ainda não se casou?
Nã...
AIESEC no Salão
            do Estudante
A AIESEC participou do Salão do Estudante 2009 no último Domingo, dia 13. A
maior...
Você conhece o NOXT e
       o NIXT?
A AIESEC Brasil possui vários times de                  assegura que os problemas e
s...
Dê o seu máximo para
            cumprir os mínimos
                               Por Vanessa Reis (TM)


Depois de um di...
MURAL
                                                                              do intercâmbio


     Casamento coleti...
MURAL
                                                                     do intercâmbio


ET

Localização: Nigéria

Área...
Que tal

                                                CONHECER?
                         Cazaquistão
O país é localizad...
POP
                                                                                             UP

                   De...
pense

                                                                NISSO
              Sustentabilidade
              ...
COM
                                                           a palavra



                          Maurílio Melo
      ...
ANIVERSÁRIOS
          01/09 Natasha                                   ICX
          01/09 Bruno Altoé                    ...
Upcoming SlideShare
Loading in …5
×

Whats Up#9

730 views

Published on

Edição nº9 da What's Up, newsletter interna da AIESEC Belo Horizonte

Published in: Entertainment & Humor
0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
730
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
22
Actions
Shares
0
Downloads
5
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Whats Up#9

  1. 1. Newsletter AIESEC BELO HORIZONTE | Setembro 01 | #8
  2. 2. Qual é a sua paz? Quando se fala em paz, logo imaginamos Pensando em uma esfera menor podemos pombinhas voando freneticamente e nos questionar o que NÓS fazemos para bandeiras brancas hasteadas tremulando conquistar a paz. O que é a paz para você? graciosamente. Baseados nesta indagação, o grupo do Pelo segundo ano consecutivo a AIESEC Belo projeto Peace One Day elaborou um vídeo Horizonte não deixará o Peace One Day que está sendo enviado para toda a rede passar batido. Nos inspiramos na AIESEC. Além de interligar os comitês e organização que leva o mesmo nome do dia divulgar a data, o grupo convidou todos os (www.peaceoneday.org). comitês a também produzirem vídeos com seus momentos de paz. Fundada pelo americano Jeremy Gilley, a Peace One Day conseguiu instituir nas A AIESEC Belo Horizonte vai comemorar a Organizações Unidas o dia 21 de setembro data na próxima segunda promovendo uma como dia mundial da paz. A data faz parte do ação coletiva na Praça da Liberdade. Você calendário mas não é comemorada por faz parte desse evento! todos. Precisamos de no mínimo 25 membros para fazer um plantão na praça das 16h às 20h. A intenção é disseminar a proposta do Peace One Day e convocar a população para a ação surpresa que acontecerá as 19h30. Cadastre-se no evento para participar do plantão, assista o vídeo da campanha e compre a camisa do evento. Quer saber o que vai acontecer às 19h30? Bom, isso é surpresa, mas sua presença é fundamental para que a mensagem da paz seja espalhada. A proposta do Peace One Day não se restringe a vestirmos uma camisa alva e pregar um discurso poético, mas sim a refletir e sobretudo praticar a paz efetivamente Acreditamos no efeito dominó: uma pessoa pode fazer dar o primeiro passo para uma revolução.
  3. 3. Faça intercâmbio sem sair de casa Se mesmo depois da ação Santo Antônio da equipe OGX você ainda não se casou? Não se preocupe! Você pode fazer intercâmbio sem sair de casa! A AIESEC Belo Horizonte está captando novos hosts e você pode ser um. Isto é, ser um anfitrião e receber um trainee AIESECo na sua própria casa. Pense nas vantagens de ser um host: você vai viver de perto a diversidade, aprenderá novos costumes e uma cultura nova, será a principal referência para nosso amiguinho do que é ser um belohorizontino. E ainda corre o risco de criar conquistar uma amizade para o resto da vida. lar doce lar Essa é uma super responsabilidade, que permite realmente incorporar nossos valores de viver a diversidade e curtir a participação. Vamos fazer jus à boa hospitalidade mineira! Procure agora mesmo um membro de TREX e se inscreva. Seu nome ficará num banco de dados e poderá a qualquer momento ser agraciado com um cidadão do mundo . O banco de dados para host estará no nosso site em breve! Divulgue para seus familiares e amigos, e ajude a AIESEC Belo Horizonte a encontrar um lar para nossos trainees!
  4. 4. AIESEC no Salão do Estudante A AIESEC participou do Salão do Estudante 2009 no último Domingo, dia 13. A maior Feira de Intercâmbio da América Latina passou por Belo Horizonte e atraiu muitos estudantes interessados a entrar na AIESEC. Ao final de 6 horas de evento, a AIESEC Belo Horizonte divulgou a organização para centenas de estudantes universitários, recém-formados, pais e estudantes que ainda estão cursando o ensino médio. A AIESEC também realizou o cadastro de 80 estudantes quese interessaram pelo próximo processo seletivo. O evento também foi uma forma de ampliar o networking do comitê local, que recebeu até proposta de parceria. Os membros que participaram da feira também tiveram a oportunidade de desenvolver uma visão estratégica sobre como comunicar a AIESEC. O Salão do Estudante teve direito até a Roll Call no centro da sala de convenções do Hotel Mercure Muita gente passou pelo stand da AIESEC para conhecer a organização
  5. 5. Você conhece o NOXT e o NIXT? A AIESEC Brasil possui vários times de assegura que os problemas e suporte que auxiliam a gestão e orientam questionamentos dessa área cheguem até o os comitês locais, garantindo que os MCVPs MC e sejam devidamente discutidos e dêem conta do recado. solucionados. A AIESEC Belo Horizonte está bem Como integrante do time virtual, a Hévila é representada nessas equipes de suporte: responsável por dar coaches para VPs de nossas Vps Hévila Prates e Anita Dias OGX da rede, fazer tracking de programas de foram escolhidas recentemente para intercâmbio, auxiliar os comitês a otimizar integrar o NOXT (National Outgoing os processos internos de exchange através Exchange Team) e o NIXT (National de material virtual e treinamentos, fazer o I n c o m i n g E x c h a n g e Te a m ) , gerenciamento de ferramentas para a respectivamente. promoção do exchange no Brasil e na AIESEC Network Já o NIXT ajuda a planejar estratégias nacionais dos Incoming Exchange. A equipe cria projetos educacionais e desenvolve pools que irão auxiliar os comitês a criar e cumprir suas metas de intercâmbio. A Anita é responsável por desenvolver pools para abertura de ETs (EducationTraineeship) e DTs (Delevopment Traineeship), dar s u p o rt e p o r m e i o d e m a t e r i a l d e aprendizagem virtual e treinamentos, dar coach aos Vps de ICX da rede e também a Nossas representantes nos times nacionais, Hévila e dar suporte nas sessões de conferências Anita nacionais e reuniões, e Gestão do Conhecimento. Esses dois times são responsáveis pelas estratégias nacionais das áreas de Anita afirma que existem muitas vantagens intercâmbio no Brasil. em ser parte de um time de suporte. “Os benefícios de participar é que posso O NOXT dá suporte aos comitês locais desenvolver mais o lado estratégico, quanto ao direcionamento estratégico dos desenvolver o dinâmica de pensamento Outgoing Exchange. O time faz o diálogo rápido e eficaz na resolução de problemas. entre LCVPs e o MCVPOGX, e também Passo a ter um networking maior na rede da AIESEC BRASIL. ”
  6. 6. Dê o seu máximo para cumprir os mínimos Por Vanessa Reis (TM) Depois de um dia de palestras, dinâmicas e No estágio Taking Responsibility, os debates; sessões de entrevistas e dias de mínimos são diferentes. Cada membro descobertas incríveis e intensos, o processo deve: trabalhar em equipes, planejar como seletivo da AIESEC Belo Horizonte está atingir objetivos, conhecer e realizar chegando ao fim. atividades em relação à descrição do cargo que ocupam, participar de treinamentos, ser A fase de Induction teve início no dia 31 de acompanhados e ter sessões de coaching agosto e terminará no dia 27 de setembro, com VPs, ser avaliados e avaliar os colegas no famoso Speech! de time e, por fim, refletir sobre sua experiência AIESECa (@XP). Mas será que todo mundo sabe quais são os critérios mínimos, estabelecidos pela Mas esses são os mínimos que cada um de AIESEC Internacional, que cada um deve nós deve cumprir! Ser super-herói AIESECo cumprir para passar para a próxima fase, implica em realizar o máximo e tornar a sua como membro pleno da AIESEC BH? Por @XP memorável e impactante! meio das tasks de área, reuniões, projetos de Induction e treinamentos, todos os membros novos devem conhecer a AIESEC, manter contato com a nossa rede, rever objetivos e mudar a visão de mundo. O poder é de vocês!
  7. 7. MURAL do intercâmbio Casamento coletivo Santo Antônio deu uma força e muitos casamentos aconteceram nos últimos dias. Prepare-se para uma temporada de despedidas: Fabíola parte daqui a alguns dias para a Colômbia < < (Peixão) está literalmente no Caminho das Índias Alexandre < para Portugal Júlia vai < para o Cazaquistão Lucas vai Aguarde as próximas What’s Up para mais informações sobre nossos membros rrecém-casados! Vagas de intercâmbio ET Localização: ROMÊNIA O projeto: Academy baseado em treinamentos e workshops sobre soft skills. Tarefas/Competências: Criação e entrega de recursos de treinamento relacionados a empreendedorismo, plano de negócios, gestão de equipas, gestão do tempo, vendas e técnicas de negociação, liderança, habilidades de comunicação, técnicas de apresentação, falar em público. Participar de equipe de edifícios e na avaliação do projeto, juntamente com as entidades envolvidas.Sensibilizar os alunos sobre as suas oportunidades futuras e as suas competências. Duração: 9 semanas Salário: US $100,00 DT Localização: Nigéria Tarefas/competências: preparar seminários-workshops e grupos de trabalho, vendas, campanhas publicitárias, lecionar em escolas sobre problemas ambientais, mudanças climáticas e sustentabilidade. Projetos de embelezamento do ambiente ao redor da cidade. Salário: US$ 20,00 Acomodação e transporte serão oferecidos
  8. 8. MURAL do intercâmbio ET Localização: Nigéria Área de atuação: tecnologia da Informação, recursos humanos, assuntos de educação. Tarefas/Competência: manutenção de sistemas de computador, desenvolvimento e gerenciamento de servidor de rede do cliente, treinar alunos e professores sobre a educação informática básica e avançada. Salário: US$120,00 MT Localização: Nigéria Áreas de atuação: contabilidade, administração de empresas, economia, recursos humanos. Tarefas/competências: irá gerenciar as questões de Recursos Humanos, arquivos de pessoal, recrutamento e desligamento; acompanhar os registros do estudante,pagamento de taxas e gestão de certificados dos alunos, gerenciamento de registros da empresa e presentes durante as reuniões do conselho, trabalhar em conjunto com o director do centro de garantir uma gestão eficiente da instituição. Salário: US$420,00 Acomodação e transporte serão oferecidos TT Localização: Colômbia Empresa: www.ada.com.co Área de atuação: programação, desenvolvimento de software, certificação CMMI Tarefas/Competências: punctuality in software testing, program efficiency. Benefícios: computador com acesso a internet, telefone e email corporativo. Duração: 24 a 48 semanas
  9. 9. Que tal CONHECER? Cazaquistão O país é localizado na Ásia central sendo um banquete, no qual se abate um banhado pelo mar Cáspio, limita-se a cordeiro. Os convidados são norte e oeste com a Rússia, a leste com a incentivados a abençoar o cordeiro e China. pedir permissão ao seu espírito para partilhar de sua carne. O nome Kazakhstan quer dizer terra dos cazaques. Já a palavra cazaque Lugares incríveis significa: sujeito independente, rebelde, bravo e livre; o sufixo -stan vem do persa e significa terra. De clima árido frio, o país tem como capital a cidade de Astana e como moeda o tenge. Alma-ata - na cidade com avenidas largas de estilo russo talvez o edifício mais impressionante seja a Catedral de Zenkov. Construída em estilo neo- clássico, típico da era dos czares, as paredes e tetos são feitos inteiramente em madeira sem utilização de um único prego. O Cazaquistão foi um dos países que se tornaram independentes com a dissolução da União Soviética, tendo se declarado independente em 1991. Sua cultura mescla elementos do tengrilismo, islamismo e da economia pastoral. A crença tradicional cazaque Os Lagos köl-Say estendem-se aos pés acreditava que diversos espíritos do pico Küngery Altau, a 110 quilômetros habitavam a terra, o céu, a água e o fogo, de Alma-ata. São três belíssimos lagos assim como os animais domésticos. Até de águas verdes a que se pode chegar hoje, nas áreas rurais, os convidados em excursões em helicóptero ou a especiais costumam ser recebidos com cavalo.
  10. 10. POP UP De onde vem o Roll Call? Teorias (quase) conspiratórias sobre quem criou a dança AIESECa Existe maneira mais inusitada e divertida de integrar os AIESECos do que através de nossas peculiares danças? Ninguém resiste a um Roll Call, prova disso é o Youtube: basta digitar as palavrinhas mágicas e surgem uma infinidade de vídeos com coreografias de todo o planeta. Foram os africanos? Segundo a lenda, essa história começou quando a África passou a participar das conferências internacionais. Ao invés de responder a chamada dos comitês simplesmente acenando os braços, eles usaram a tradicionalíssima dança africana para marcar presença no encontro. A brincadeira foi tão bem sucedida que logo foi copiada pelos outros países e virou um padrão de identificação em qualquer conferência. De quebra ainda permite o entrosamento. A partir Foram os indianos? daí, o Roll Call ganhou o mundo e virou atividade indispensável na AIESEC. O nome vem do inglês call = chamada. Mas a origem exata dos Roll Calls na AIESEC rende muitas teorias diferentes. Muita gente acredita que a dancinha simpática que os comitês fazem para se apresentarem em conferências foi invenção dos indianos... já que, aparentemente, tudo na Índia termina em uma coreografia inusitada. Outra corrente defende que a origem do fenômeno que virou cultura organizacional na AIESEC é criação dos africanos. Foi o Michael Jackson?
  11. 11. pense NISSO Sustentabilidade no dia-a-dia por Paulo Mortara - VPASI Muitas vezes nos deparamos com coisas que não gostamos de ver. Isso, muitas vezes, nos leva a perguntar para outras pessoas ou a nós mesmos o que poderíamos estar fazendo para mudar alguma situação. Poucas são as vezes em que transformamos essa angústia em alguma solução. Talvez por falta de tempo para pesquisa, talvez por nos esquecermos no calor das atividades da semana. Porém sempre tenha em mente que sustentabilidade não se refere somente ao contexto ambiental, longe disso. Sustentabilidade se refere ao social, ao econômico, aos processos, a saúde das pessoas. Enquanto pesquisava na internet ao fazer este texto, descobri que mudar sua dieta para o vegetarianismo faz com que você deixe de emitir 0.5 toneladas de CO2 por ano. Ou então, que já economizei 1 tonelada de CO2 só por ter mantido um único celular por 5 anos, ao invés de trocá-lo por um novo. O fato é que a sustentabilidade está em todo lugar, basta procurá-la.. Pesquise mais, saiba mais, faça sua parte!
  12. 12. COM a palavra Maurílio Melo VPIM Pra quem você tira o chapéu? O que te tira do sério? Deus Violências gratuitas. Frase favorita? Pop rock, samba ou sertanejo? “A mente que se abre a uma nova Posso escolher todas? 1º Poprock, 2º idéia jamais voltará ao seu tamanho sertanejo e 3º samba. original. Albert Einstein “ Música que não sai da cabeça? Montanha ou praia? Putzgrilla! Essa é a pergunta mais Praia. difícil pra mim, porque eu amo tantas que não saem da minha cabeça! Essa Um filme marcante? não sai da minha cabeça a Em Busca da Felicidade , com Will muuuuuitos anos: More than Words, Smith. do Extreme. Vale mais de uma? Tem também uma do Guns n’ Roses: Viagem dos sonhos? Passagem só Get in the Ring. de ida para a Holanda. Se fosse fazer uma passeata na Do que você tem saudades? rua, sobre qual causa iria se De quando eu treinava em um time de manifestar? futsal, em um de basquete e fazia Qualquer causa sobre saúde! natação (e pedalava por BH todo fim de semana). AIESEC é... o portal de passagem pra casa, da Qual é a sua maior força? E seu Caverna do Dragão. (Por que não ter ponto fraco? passado pela AIESEC pode significar Esperança / Coração. lutar e correr sem sair do lugar). O que não pode faltar na mala? Um mapa.
  13. 13. ANIVERSÁRIOS 01/09 Natasha ICX 01/09 Bruno Altoé CR 03/09 Maria Letícia MKT 17 /09 André César Medeiros IM RESPEITE NOSSO MATERIAL INSTITUCIONAL Na semana passada, a AIESEC participou do Salão do Estudante. Quando a equipe responsável pela montagem do nosso stand no evento abriu nosso banner institucional, detectou que ele vem sido usado e guardado de maneira displicente: está amassado por ter sido dobrado, sujo, com fitas adesivas coladas em várias partes e com a impressão danificada por falta de cuidado. O material institucional da AIESEC custa caro e deve ser reutilizado em todos os nossos eventos. Se você utilizar qualquer um de nossos banners ou folderes, cuide deles!Tenha consciência de que esse material é muito importante e deve ser tratado com todo carinho. Respeitar nosso material institucional e a nossa marca é cumprir com a Branding XP . Banner da AIESEC foi danificado por mau uso

×