Your SlideShare is downloading. ×
Whats Up #10
Whats Up #10
Whats Up #10
Whats Up #10
Whats Up #10
Whats Up #10
Whats Up #10
Whats Up #10
Whats Up #10
Whats Up #10
Whats Up #10
Whats Up #10
Whats Up #10
Whats Up #10
Whats Up #10
Whats Up #10
Whats Up #10
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×
Saving this for later? Get the SlideShare app to save on your phone or tablet. Read anywhere, anytime – even offline.
Text the download link to your phone
Standard text messaging rates apply

Whats Up #10

773

Published on

Edição nº 10 da What's Up, newsletter da AIESEC Belo Horizonte

Edição nº 10 da What's Up, newsletter da AIESEC Belo Horizonte

0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total Views
773
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0
Actions
Shares
0
Downloads
2
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

Report content
Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
No notes for slide

Transcript

  • 1. Ediçã o nº Newsletter AIESEC BELO HORIZONTE | Setembro 28 | #10
  • 2. What’s Up especial! Hey AIESEC BH! Estamos realmente nos sentindo excelentes. Nossa newsletter chegou em sua 10ª edição e não vai parar por aí Para comemorar estreamos novas seções, que podem ser descobertas durante sua leitura! O melhor de tudo é que a What’s Up sairá periodicamente de 10 em 10 dias! Fique por dentro do que acontece na AIESEC BH!
  • 3. Um dia de paz A comemoração do Peace Se você ainda não viu o vídeo, One Day, no dia 21 de confira a cobertura ao vivo do setembro, foi um sucesso! Jornal da Alterosa: (http://www.alterosa.com.br/html/notici Nem a chuva forte desanimou a_interna,id_sessao=9&id_noticia=2272 o espírito de a paz e o comitê 3/noticia_interna.shtml). compareceu em peso na Praça da Liberdade. Pelo segundo ano consecutivo, a AIESEC BH comemorou o Dia O evento contou com roll Mundial da Paz e pretende calls e free hugs e rendeu a torná-lo uma tradição. AIESEC uma divulgação na imprensa do significado da Nas palavras de nossa essência da organização. presidente Tati Minardi, o mais importante é multiplicar.
  • 4. AIESEC NA FUMSOFT Como foi a apresentação da proposta de parceria A AIESEC participou de um importante evento externo da FUMSOFT, o Profissionais Estrangeiros Nas Empresas, que foi realizado no dia 18 de Setembro, na sede da empresa no bairro Cruzeiro. A reunião teve como objetivo apresentar a rede AIESEC e seus benefícios para empresas parceiras. O comitê foi representado por Leonardo Lima, Tatiana Minardi e Anita Dias, que apresentaram os nossos valores, histórico e um produto voltado para a abertiura de mercado de softwares em outros países e também de profissionais na área deTI. Em seguida, Rafael, um dos sócios da ETEG, nossa parceira, falou um pouco sobre a experiências de receber intercâmbistas AIESECos. Ao final do evento combinou-se uma outra ação com a FUMSOFT, na qual ofereceremos a abertura de vagas de intercâmbio direcionada ao mercado da empresa. FUM...O QuÊ? A Fumsoft é uma organizacao que faz parte da rede SOFTEX, que promove capacitação e apoio às empresas que desenvolvem softwares em Minas Gerais. A instituição trabalha desde 1992 como representante do setor de Tecnologia da Informação(TI), oferecendo diversos programas direcionados ao desenvolvimento de empresas do estado. MN contando para mãe sobre AIESEC: - Mãe conheci uma organização super legal que faz intercâmbios! Mãe preocupada: - Meu filho! Cuidado com essa coisa de tráfico de pessoas!!!
  • 5. O CL está de casa nova!!! A AIESEC Belo Horizonte ganhou um escritório à altura. A partir desse mês iremos dividir uma sala com a empresa júnior da UNA, até que a faculdade libere um local esclusivo para o CL. Nossa vida vai ficar mais tranqüila, diante de um espaço físico com mesas, cadeiras e internet. Confira os dias e turnos em que poderemos usá-lo: segunda P a quinta: turno da Vem aí o manhã Psegunda a sexta: turno da tarde Congresso P e Quinta: turno da noite quarta do Cone-Sul O Congresso do Cone-Sul (Argentina, Chile e Uruguai) ocorrerá nas versões Atlântico (Buenos Aires) e Pacífico (Santiago do Chile). Vários de nossos coleguinhas do CL já estão animados, pois irão nos representar na Argentina. O nome do encontro é Activating e serão discutidos 3 passos do flow: Induction to AIESEC, Future Leaders e Exchange. O potencial de multiplicação desta conferência tem valor inestimável: é a oportunidade de utilizarmos a rede para conversar sobre o flow e torná-lo palpável. Teremos orgulhosamente a Laís representando o Brasil no time de FACIs (Facilitador apresenta sessões, transmite conteúdos e coordena grupos) do Induction Talvez também integrem o time, as garotas NIXT e NOXT: Hévila e Anita. Vamos torcer!
  • 6. TM – Tá no Mapa Por Estefânia Barsante Se a AIESEC é um organismo vivo que sobrevive, sofre, produz, se desenvolve à medida que seus membros o fazem e a essência deste ser é a ativação da liderança... O que seria TM senão o coração deste organismo?? Mas se TM é tão importante e tem a mega tarefa de desenvolver seus membros, onde esta área está que não aparece no meu dia-a-dia? Que área é essa que ninguém vê? Como o coração que bombeia o sangue, nossa atuação é indireta no CL... Atuamos principalmente nos líderes, para serem multiplicadores de desenvolvimento nos membros. Capacitamos os membros segundo a demanda. E batemos no compasso do CL. Porém, estamos longe do ideal e se você não consegue vê o dedinho de TM no seu dia-a-dia, algo está errado! É foco de TM este ano aparecer, esTar no Mapa, ser reconhecido para os membros se reconhecerem no próprio desenvolvimento... Contamos com a participação de todos! Deêm sugestões, peçam ajuda e ajudemTM a estar mais presente e a bater mais forte na @BH.
  • 7. reflexões de LCP Haja sustentabilidade hein?! Computadores Alou Alou AIESECos de ligados, cadeiras espalhadas, lixo no chão... plantão! Gente isso dava muito sex position! Vamos ser menos "joselitos sem noção"? 10! 10! 10! Mudando de assunto, quero compartilhar com Esse número é bom de falar não é? Era bom vocês o meu frio na barriga... Faltam só duas tirar nota 10 na escola, é bom quando alguém semanas para conhecermos o novo ou a diz "nossa esse cara é 10!"... Está quase nova LCP da AIESEC BH! Tenho pensado chegando 2010... porque na AIESEC o tempo muito nisso e quero convidá-los a pensar corre mais rápido, lembra? É essa mania de comigo também. dividir o ano em partes, nossos queridos quarters, faz com que tenhamos a sensação Na última sessão de membros plenos do clara de que cada semana é quase um mês! DDays criamos algumas "manchetes imaginárias" que gostaríamos de ver sobre a Aos AIESECos que não estão de plantão uma AIESEC BH em 2011. A partir daquelas notícia emocionante: faltam apenas 2 dias manchetes identificamos o que queríamos para terminar o Quarter 3 do ano de 2009. implicitamente. Vejam o que saiu: Isso significa que a maior parte dos nossos * Referência na Rede resultados já foram entregues e o que vier * Reconhecimento daqui pra frente será fonte de sustentabilidade * Engajamento para o ano que vem. * Representatividade * Relacionamento/ Foco nos parceiros * C u i d a d o a o s e c o m u n i c a r ze l a n d o p e l a s Por isso, para que todos nós possamos criar especificidades decada público consciência das nossas metas a What's Up nº * Continuidade( transições sustentáveis) 10 trouxe uma nova sessão que será perene, a * Crescimento Por dentro das metas. Lá você vai encontrar *Espaço físico com identidade AIESECa! (casa sustentável!) os resultados do Quarter 3 e entender tudo nos * Posicionamento com o Governo propusemos a atingir no o Quarter 4. * Replicar idéias para a rede * Externalizar nosso impacto Gente... mesmo com essa sensação ainda * Memória Registrada temos muito a fazer olhem só: * Manutenção da forte disseminação dos nossos valores Eleição de LCP; Eleição de Vps; EFA 2; Cultural O convite para refletir é: como o novo ou a Show Case e SPF nova LCP combina com o que queremos? São 5 eventos em 2 meses! Uhuuuuu! Como posso ajudar a alcançar esses Depois de 39 membros novos selecionados objetivos? estamos fechando o Quarter 3 com 40 membros plenos, 13 EPs no sistema e 6 EPs lá Ah só pra lembrar! As postulações de VP saem fora, num total de 98 membros! dia 12/10! Agora imaginem só como nossa salinha será Bjos, pequena para tanta gente? E como vamos Tatiana Minardi precisar ser mais cuidadosos com ela? objetos esquecidos...
  • 8. POR DENTRO DAS METAS COMO ANDA NOSSO CL? A partir dessa edição a What’s Up contará com a seção Por Dentro das Metas, que irá apresentar como andam nossos objetivos gerais. Serão apresentadas as metas que englobam a atuação de toda a AIESEC Belo Horizonte e não uma área específica. Afinal de contas, para cumprirmos com nossos objetivos precisamos trabalhar em equipe, e não separadamente por áreas. As metas de intercâmbio (X) do quarter 3 (julho, agosto, setembro) são: REX - 2 TN raised, 4 matched e 0 realized. OGX - 4 EP raised, 5 matched e 4 realized. ASI - há 5 vagas de TN para serem abertas em setembro. O que é esperado? EPs até o final do quarter: 4 raised (já foram Fabíola, Larissa e Isabela Handam), 6 matched (já foram Mariana Moura, Peixão, Mariana Gangana, Babi e Lucas Lage) e 4 realized (meta cumprida e superada: Dani Brandão, Mariana Moura, Peixão, Mariana Gangana e Babi) TNs até o final do quarter: 9 raised, 4 matched e 1 realized. Legenda: Eps são pessoas que vão viajar; TNs são vagas de intercâmbio abertas. Raised = inserir no sistema, matched = casar, realized = realizado.
  • 9. MURAL do intercâmbio A Fabíola Zanetti que está arrumando as malas para Catargena na Colômbia, viaja agora em outubro, depende apenas da saída do visto. Ela vai trabalhar na Universidad del Sinú, dando aula de inglês. O contrato vai até Janeiro de 2010, mas ela vai estender a estada no país até depois do carnaval, que já planejou passar na cidade de Barranquilla. “Estou muito animada, afinal foi o que sempre quis: fazer intercâmbio. Lá posso aperfeiçoar meu espanhol que não é lá grandes coisas. Estou com um pouco de medo, mas acho que faz parte... Estou doida pra ir! A polonesa Aleksandra Kalczynska,, apelidada de Ola, vem para Belo Horizonte trabalhar na ONG da artista Yara Tupynambá. Ela chega neste mês e ficará hospedada na casa da Babi, inicialmente por três meses. Ola é formada em filologia, que se compararia aqui a antropologia e tem 25 anos. Ela é da cidade litorânea de Gdansk, de grande expressão cultural na Polônia. Aqui na ONG irá internalizar o trabalho de Yara e depois disso promover uma exposição de arte em seu país. Tem experiências em gerenciamento e está animada em vir para o Brasil. Na Balada: Olívia e Priscila indo para o Mary in hell... Olívia: - Hoje você não me deixa ficar com ninguém! Priscila: - Nem com homem?
  • 10. MURAL do intercâmbio Vagas de intercâmbio TN Local: MALASIA Área de atuação: Administração / Marketing Empresa: Malaysian Aids Council Salário: $457 / mês Duração Minima: de 51 a 52 semanas (Preferencial) Tarefas/Competências: 1-Gestão de Fornecedores 2-Auxiliar Executivo Sênior Com o Project Management/Eventos Gestão Orçamentária Oportunidades de Patrocínio 3-Assistência de apresentações e administração DT Local: UCRANIA (6-8 weeks) Área de atuação: Psicologia e Educação Empresa: Escola #32 Salário: U.S.$ 0 (Fornece moradia, duas refeições) Tarefas/Competências: 1 – Desenvolver habilidades na comunicação entre os estudantes, compartilhar conhecimento sobre cultura, educação, leis, problemas ecológicos e ajuda psicológica. 2 - Preparar e organizar eventos culturais, festivais, clubes de discussões. 3 - Criar projetos e proporcionar atividades extracurriculares relacionados as áreas de atuação. Requisitos: Inglês fluente. TN Local: PORTUGAL Área de atuação: Tecnologia da Informação, Empresa: EAD - Empresa de Arquivo e Documentação Salário: U.S. $925 Tarefas/Competências: O trainee irá trabalhar no departamento de tecnologia da informação com desenvolvimento de software, programação e web design.
  • 11. MURAL do intercâmbio TN Local: MEXICO Área de atuação: Responsabilidade social Empresa: FUNDACION JUAREZ INTEGRA, A.C. Localização: AIESEC CIUDAD JUAREZ, MEXICO Salário: U.S.$ 0 Tarefas/Competências: -Realizar estudos de caso de todas as famílias no Departamento de Reabilitação Física -Realizar visitas domiciliares de estudos de caso - Coordenar processo de doação TN Local: COLOMBIA Área de atuação: Educação Cultural, Ciências Sociais Empresa: UNIVERSIDAD DEL MAGDALENA Salário: U.S.$ 220 Tarefas/Competências: -Atenção e monitoramento, utilizando as metodologias do programa à comunidade mais vulnerável da população que não pertence ao setor da educação. -Ensino de 16 crianças (ciências básicas: matemática, espanhol, ciências naturais, geografia) através do modelo de educação alternativo de aprendizagem integral -Trabalho e atividades de design para diferentes tipos de ambientes (social, recreativo e educacional), com impacto direto na comunidade no aspecto físico, psicológico e moral. -Avaliar os resultados da concretização deste projeto, metas, objetivos, finalidade das crianças de volta para a escola. TN Local: TURQUIA Empresa: AKSIYON Área de atuação: Marketing Trabalho/tarefas: Monitorar o projeto da união européia. Realizar uma apresentação sobre seu país. Participar de atividades que planejadas em projeto. Participar do plano das organizações que estão planejando o projeto.
  • 12. Que tal CONHECER? Itália DESCUBRA NOVOS ROTEIROS!! A charmosa Porto Fino, repleta de casas muito coloridas e suas floreiras. Passeie A Itália é um país bastante conhecido, pelas ruelas da cidade, por becos que aprendemos sobre sua história, política e escondem restaurantes de deliciosa e cultura que derivam de séculos passados típica culinária. e foram os primórdios da humanidade clássica. Sabemos bem as cores de sua bandeira, a arquitetura exuberante das cidades, o clima, as belas paisagens mediterrâneas que são cenário natural... Entre tanto, existe algo pouco explorado, algo de provinciano, pequenas vilas só apreciadas pelos habitantes locais. O verão incrivelmente quente da Itália faz iluminar um céu sempre azul e noites que caem aproximadamente as 21h. A seguir a bela Verona, cidade que Romeu e Julieta viverem o mais célebre dos romances literários. Como não se render a paisagens apaixonantes!! Experimente novos lugares! Conheça a encantadora Limone! Descubra as maravilhas destas vila, ao norte do país, cercada pelos alpes e banhada pelas águas cristalinas do Lago de Garda. No verão as geleiras alpinas derretem e formam este lago de mais É claro que se você vier à Itália não vai puro azul! deixar de conhecer Roma ou Veneza, Mergulhar nele desperta uma sensação mas fuja de roteiros muito tradicionais, de liberdade indescritível. experimente caminhos diferentes, esteja aberto a se surpreender, se solte e aproveite ‘la dulce vita!’
  • 13. POP UP! MATCHING MANIA: 48h de divulgação de vagas! N as última quarta e quinta-feira o CL ficou 2 dias inteiros online no Skype para vender vagas de BH. Essa foi mais uma edição do Matching Mania, uma campanha de OGX/REX. A AIESEC BH previamente manda e mails para todos os comitês do mundo que tenham um potencial para casar com as vagas com BH. Pela internet permite um primeiro contato com EPs eTns. O evento ocorre duas vezes por ano e já contribuiu bastante com a vinda de estrangeiros. De resultados concretos já temos o casamento do Breno com o Egito!! Além do agendamento e realizção de duas entrevistas pelo ICX. Frases de Babi: Natália chegando bem ‘chegante’ no CL sexta à tarde, com blusa de oncinha... Babi: - Vai amiga da onça!
  • 14. viva a TRANSPARÊNCIA Você conhece as Milhagens AIESECas? Por equipe de Law&Finance Hey AIESEC! Aqui no CL de Belo Horizonte nós usamos o sistema de milhagens (mais conhecido como “arrobinhas”), com o qual nós medimos o envolvimento dos membros do CL nas atividades locais e convertemos isso em descontos para intercâmbios dos mesmos. Essa contagem das Milhas AIESECas é feita pelo EB. Cada VP é responsável pela milhagem dos membros envolvidos em sua área. Antes, o acompanhamento das milhagens ficava retido com os VPs, o que dificultava um pouco o acesso. Agora, o time de Law & Finance desenvolveu uma planilha em Google Docs que será editada e atualizada pelo EB.Todos os membros do CL terão acesso a planilha para poderem acompanhar suas milhagens. O acompanhamento é bem claro e de fácil acesso: Agora todos vão poder acompanhar seu nível de integração com as atividades AIESECas!
  • 15. ALUMNI HALL DA FAMA BABES TELES Quando entrou para a AIESEC? 1o. sem/2005 Qual sua profissão e idade? Jornalista, 24 anos. Qual área trabalhava? Em BH trabalhei com Gestão deTalentos & Ex-membros. O que a AIESEC te proporcionou? A AIESEC me proporcionou ter "pessoas que vão comigo pelo mundo". Cada uma delas, vinda de onde quer que seja, me ensinou um pouco sobre mim mesma e sobre o mundo e que há muito a ser feito e que podemos mudar, para melhor. Basta que estejamos lugar certo, com as pessoas certas. E a AIESEC proporciona isso: conectividade para impacto. Bárbara começou na AIESEC como membro da área que hoje é TM, mas que na época se chamava Students Relations, que trabalhava puramente com Recrutamento & Seleção, sem que houvesse uma preocupação em trabalhar o desenvolvimento do membro, após sua entrada. Depois da primeira conferência, Conade 2005, em Maio, apaixonou-se pela organização, pelos workshops e se encantou pelo número de pessoas que, em vários lugares do Brasil e do mundo, faziam a mesma coisa. Com essa visão nacional, se envolveu em Task Forces do MC , mesmo como Membro Novo, expandindo sua rede. Ao final daquele ano de 2005, ia viajar, mas optou por ser VP Ganhou como . VPSR e logo em Janeiro de 2006, junto com seu EB, apresentou estratégias para que BH virasse um CL exemplo em excelência. E foi... “Ali em 2006 então fomos referência não só para o Brasil, mas para o mundo, como top em várias estratégias da AI” lembra Babes. , Deixou o intercâmbio por esperar, formou-se na faculdade, postulou-se e ganhou para MC. “Muita gente achou que eu não ia ser eleita, porque não tinha sido LCP e estava me postulando pra MKt, não paraTM. Mas, a rede conhecia meu trabalho e o MCP eleito me queria no time. ” Tudo ia bem até que a equipe do IC não conseguia fazer fundraising e a Bárbara foi parar no CC .Acredite! Fazia esse trabalho simultaneamente ao de VPMKT! “Valeu demais a pena, porque pude viver em dois cenários de gestão internacional ao mesmo tempo: MC e CC” E então ela se tornou uma aluminae... . Hoje, a Babes está na Líbia trabalhando pela Oderbrecht e oficialmente não fez o intercâmbio da AIESEC. “Minha ficha tava no Insight, mas a Odebrecht se antecipou. Negociava com eles parceria nacional e global e, como não tem AIESEC na Líbia, onde estou, vim como expatriada mesmo” .
  • 16. COM COM a a palavra palavra Olívia Minardi Coordenadora Time Local de Auditoria O que te deixa muito alegre? Coisas surpreendentes, que não tinham expectativa de serem boas Um grande sonho profissional. e são. Estou em busca de um. Frase que não sai da cabeça. Quem é ou foi um grande líder ‘Não se arrependa do que fez, mas para você? do que deixou de fazer.’ Vou puxar saco [risos...]: Tatiana Minardi. Um filme marcante? ‘Moulan Rouge’. Momento de lazer, ficar em casa com a família ou sair com Qual comida mais diferente já amigos ? experimentou? Sair com amigos. Carne de javali, capivara e rã. Se fosse fazer uma passeata na Calor ou frio? rua, sobre qual causa lutaria Calor. Direitos individuais, como respeito. Minha mãe fala esta frase: ‘Meu limite Defina o Brasil em uma palavra. acaba quando começa o do outro.’ Casa; lugar para onde sei que Banda preferida. sempre poderei voltar. Tenho escutado muito ‘Maná’. Se pudesse escolher, em qual O que é AIESEC para você? outro país você viveria? Lugar de experimentações que No Chipre. proporciona desafios, situações inusitadas, auto-conhecimento e desenvolvimento.
  • 17. ANIVERSÁRIOS 01/09 Natasha ICX 01/09 Bruno Altoé CR 03/09 Maria Letícia MKT 17/09 André César Medeiros IM

×