Your SlideShare is downloading. ×
0
Flickr
Flickr
Flickr
Flickr
Flickr
Flickr
Flickr
Flickr
Flickr
Flickr
Flickr
Flickr
Flickr
Flickr
Flickr
Flickr
Flickr
Flickr
Flickr
Flickr
Flickr
Flickr
Flickr
Flickr
Flickr
Flickr
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×
Saving this for later? Get the SlideShare app to save on your phone or tablet. Read anywhere, anytime – even offline.
Text the download link to your phone
Standard text messaging rates apply

Flickr

184

Published on

0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total Views
184
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0
Actions
Shares
0
Downloads
5
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

Report content
Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
No notes for slide

Transcript

  • 1. UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS ESCOLA DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO Arquitetura da Informação e Acessibilidade Digital Ministrantes: Cláudio Dinis Alves & Janicy A. P. Rocha Orientadora: Profª. Adriana Bogliolo REDE SOCIAL: FLICKRGrupo 4Felipe Marra de MouraRosiane Grazielle de JesusThaís Cristina Oliveira Agostini
  • 2. O que é uma rede social? “Rede social é um conjunto de pessoas (ou empresas, ou qualquer outra entidade socialmente criada) interligadas por um conjunto de relações sociais tais como amizade, relações de trabalho, trocas comerciais ou de informações.” (SILVA; FERREIRA, 2007, apud MARTINS, 2011, p. 213). “A maneira como as pessoas se relacionam, ocupando um espaço de interação em uma rede social é o que vai determinar a forma como irão produzir e se apropriar desse espaço.” (MARTINS, p. 3, 2011).
  • 3. Histórico do FLICKR O FLICKR foi desenvolvido pela Ludicorp - localizada em Vancouver, Canadá - e lançado no mercado em 2004. Em 2005 o FLICKR passa a pertencer ao Yahoo! Inc., uma vez que este compra a Ludicorp. Inicialmente classificado em Beta, o FLICKR teve seu site alterado, em 2006, para Gama. Isso lhe permitiu ter um vocabulário comum para designar atualizações de versões de software, dando ao site novos desenhos e estruturas.
  • 4. Objetivos do FLICKRO FLICKR tem como objetivos: ajudar as pessoas a disponibilizar suas fotos e vídeos - para quem lhes seja de interesse - de forma segura e variada, seja através da Web, dos dispositivos móveis (celulares, tablets, etc.), dos computadores domésticos ou de qualquer outro software que utilizem para gerenciar seu conteúdo; permitir aos usuários, através de processos colaborativos, novas maneiras de armazenar e organizar as fotos e vídeos que compartilham em rede.
  • 5. FLICKR como repositório e/ou rede de informação O FLICKR é um repositório e/ou rede de informações, preferencialmente visuais, ao passo que possibilita constantes inserção, armazenamento e compartilhamento de imagens – fotografias e vídeos – e de outros documentos gráficos como desenhos e ilustrações para acesso e/ou uso em rede. Esta função é visível a partir de vários de seus espaços/links de exploração, como veremos a seguir.
  • 6. FLICKR como repositório e/ou rede de informação Blog do FLICKR - através dele o usuário tem acesso às informações das constantes inovações de produção, armazenamento e compartilhamento informacional em rede.
  • 7. FLICKR como repositório e/ou rede de informação Projeto The Commons - iniciado em janeiro de 2008 - possibilita ao usuário acessar inúmeros arquivos e coleções de fotografias públicas mundiais. Permite ainda que o usuário interaja e contribua com a expansão da coleção, sendo-lhe possível adicionar arquivos referentes, inserir descrições, tags e comentários sobre as coleções que acessa na rede.
  • 8. FLICKR como repositório e/ou rede de informação Creative Commons – empresa sem fins lucrativos que oferece, aos usuários da rede e produtores de imagens, uma alternativa quanto aos direitos autorais integrais.
  • 9. Uso do FLICKR Permite ao usuário cadastro gratuito; O acesso gratuito às imagens é limitado. Do contrário, o acesso é pago; Disponibiliza acesso em 10 (dez) idiomas, dos quais os mais conhecidossão Inglês, Espanhol, Francês, Italiano e Português; É uma rede muito utilizada por fotógrafos profissionais e demaispessoas que querem divulgar fotos de eventos e campanhas publicitárias. Utiliza os tags como mecanismo facilitador de busca;.
  • 10. Considerações FinaisO FLICKR possui um visual leve e organizado, cujas propagandaspublicitárias aparecem de forma sutil;Não apresenta, a princípio, problemas com nenhum browser duranteo uso;Trata o usuário de forma que se sinta a integrar uma equipe;Na comunicação com usuário e comunidade, nem sempre apresenta uma recuperação fácil ou satisfatória da informação buscada.
  • 11. Considerações Finais Entendemos o FLICKR como um site útil, sobretudo para pessoas que lidam com o universo gráfico e de imagens. Para usuários comuns, parece ter uma função parecida à do FACEBOOK, onde fotografias são postadas a públicos mais restritos, para curtição e comentários de grupos selecionados. Quanto à experiência, pareceu-nos como um desafio passarmos de usuários comuns de uma rede social a “analisadores críticos” de seu funcionamento e eficiência, desde a interface até os produtos por elas oferecidos.
  • 12. Referências MARTINS, Dalton. Analisando a dinâmica de produção e apropriaçãoda informação em redes sociais online. Em Questão, Porto Alegre, v. 17,n. 2, p. 27-43, jul./dez. 2011. Disponível em:http://seer.ufrgs.br/EmQuestao/article/view/21895/14310. Acesso em: 12out. 2012.Site WIKIPÉDIA: http://pt.wikipedia.org/wiki/Flickr. Acesso em: 15 out.2012.Site FLICKR: http://www.flickr.com/. Acesso em: 15 out. 2012.

×