• Like
  • Save
Ai ad-tp2-g6-a
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×
 

Ai ad-tp2-g6-a

on

  • 238 views

 

Statistics

Views

Total Views
238
Views on SlideShare
214
Embed Views
24

Actions

Likes
0
Downloads
0
Comments
0

1 Embed 24

http://ai1112-g6.wikispaces.com 24

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Microsoft PowerPoint

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment
  • Para a realização do segundo trabalho prático à unidade curricular de Aplicações Informáticas foi proposto criar um ambiente pessoal de aprendizagem.Actualmente o estudante está constantemente a aprender, não é só no meio escolar. O Ambiente de Aprendizagem Pessoal (PLE) está a entrar no quotidiano do estudante, o objectivo do seu uso é o envolvimento profundo e significativo que os estudantes têm no processo de aprendizagem e a capacidade que tem em incentivar a auto-aprendizagem, dado a possibilidade ao estudante de este se tornar, contribuidor, criador e designer do seu percurso de aprendizagem.
  • O Personal Learning Environment é um sistema que ajuda os alunos a assumir o controlo sobre a sua aprendizagem. Ferramentas para apoiar os alunos a definir os seus objectivos de aprendizagem, gerir a sua aprendizagem, com a gestão dos conteúdos e dos processos de aprendizagem.A tecnologia RSS dá a possibilidade aos estudantes de criar a sua Rede Pessoal de Aprendizagem. Actualmente em basicamente todos os blog, wiki e site comum têm um botão para subscrever por RSS Feed, este botão dá acesso a subscrever a informação mais recente desse site. Existem vários leitores de RSS como Google Reader e Bloglines. Estes leitores estão vazios e é o estudante que tem que o preencher com conteúdo que acha mais importante para o desenvolvimento da sua aprendizagem.Estas são as plataformas que dão a possibilidade para o aluno criar a sua rede pessoal de aprendizagem que iremos ver a definição de seguida. Este ambiente pessoal de aprendizagem é uma facilidade para que cada indivíduo aceda, agregue, configure e manipule informações digitais da sua experiência de aprendizagem. O ambiente pessoal de aprendizagem é uma ferramenta para um individuo aceder, agregar, configurar e manipular objectos digitais sobre o decorrer da sua experiencia de aprendizagem. É uma interface inserida no ambiente digital do utilizador, integra os seus interesses pessoais e profissionais, conectando estes por uma série de ferramentas distribuídas. Não é só um ambiente pessoal, que pertence e é controlado pelo estudante, é também uma ferramenta social, que permite o utilizador conectar-se com outros ambientes pessoais que sejam do seu interesse.
  • Depois da análise dos vários serviços decidiu-se que, sempre que existam dois serviços com as mesmas funcionalidades e um deles seja da Google, optar por este. Outra regra que foi estabelecida é que quando um serviço disponibiliza mais ferramentas do que a ferramenta para que o queremos usar, optar pelo mais simples dos serviços. Baseados nestes princípios e pela análise das ferramentas optou-se por usar o Google Reader para fazer a gestão de Feeds RSS, o netvibes faz esta função mas também outras, que não são relevantes para o PLE a desenvolver. Para a edição e armazenamento de documentos foi escolhido o Google Docs, este serviço tem uma grande vantagem para o grupo de trabalho, pois é um serviço já conhecido e usado o que permite um grande a vontade para a sua utilização. Para armazenar e gerir bookmarks foi escolhido o Diigo, o Technorati apresenta características semelhantes, a opção feita pelo Diigo deveu-se ao facto de ser uma ferramenta com que o grupo se encontra um pouco familiarizado. O Evernote faz o armazenamento de bookmarks, mas apresenta outras características que não sou necessárias para o PLE a desenvolver. Para o armazenamento e disponibilização de apresentações foi escolhido o Slideshare, em detrimento do Scribd, visto que o Slideshare é uma ferramenta familiar para o grupo. Usaremos o Symbaloo, como página de ligação para todos os outros serviços que o nosso PLE irá incluir.
  • Para a implementação do PLE do grupo foi criado um endereço de email no serviço Gmail (ai1112.g6@gmail.com) para gerir os registos dos vários websites a utilizar e também os serviços da Google que serão utilizados.No serviço Symbaloo dispusemos os vários serviços como demonstramos na imagem apresentada em baixo. Incluímos um widget para disponibilizar o tempo na cidade do Porto, um para pesquisar directamente no motor de busca Google, outro para pesquisa em enciclopédias online como Wikipédia, Wolframalpha. Outro widget com link directo para o site do jornal nacional de referencia Expresso e outro para o Google News, outro widget para o site Dropbox e outro para o site do Moodle da ESEIG. Depois temos ligações para os grandes serviços que usamos para formar o nosso PLE, Google Reader, Google Docs, Diigo e Slideshare.
  • DropboxAo colocar os ficheiros no Dropbox num computador, e ficam instantaneamente disponíveis em qualquer um de outros computadores onde se tenha instalado o Dropbox. Uma cópia dos arquivos é armazenada no servidor online do Dropbox, tornando-os acessíveis a partir de qualquer computador ou dispositivo móvel.O grupo de trabalho usa o Dropbox como uma pendrive virtual. Com o seu uso, deixou de ser necessário andar com pendrives, tento os documentos acessíveis em qualquer computador. Outra das grandes vantagens do Dropbox é que quando se instala a aplicação no portátil, os documentos sincronização automaticamente tornando a experiencia de utilização do serviço muito mais eficaz e prática.Google DocsO Google Docs é um serviço online, onde se pode criar, armazenar e partilhar documentos, folhas de calculo, apresentações e formulários online. Pode-se trabalhar nos documentos individualmente ou em colaboração, também é possível importar documentos do MS Office. O grupo usa o serviço para o armazenamento de documentos, normalmente de Word e PDF, e para a sua edição em grupo pelos elementos. Este serviço é muito prático para editar os documentos de trabalhos de grupo, em que cada elemento tem que se concentrar em certas partes do documento.Este serviço é maioritariamente usado para o armazenamento de documentos de unidades curriculares de semestres anteriores e a sua partilha com colegas.
  • Slideshare É um site onde se armazena e partilha com outros, apresentações. As apresentações podem ser ligadas ao próprio site incorporadas numa página Web. É possível também sincronizar um arquivo áudio MP3, com os slides para criar uma apresentação mais dinâmica. Aqui é um local também de descoberta de apresentações sobre os mais variados interesses.Google Reader Google Reader é um leitor gratuito baseado na Web para agregar e ler artigos que suportam a tecnologia RSS.Este serviço é usado para a subscrição de RSS Feeds, foi criado um perfil em que subscrevemos feeds de blogs, websites, canais do youtube, feeds to twitter que são do interesse para o ambiente pessoal de aprendizagem desenvolvido.
  • O Twitter é uma ferramenta para permanecer em contacto, não importando a onde se esteja, é um local óptimo para receber actualizações instantâneas de notícias de forma curta.O Youtube é um site de recursos onde se pode alojar e compartilhar vídeos. Quando se quer usar um vídeo, é muito fácil incorporá-lo numa página Web ou um blog, também é muito intuitivo partilhar o vídeo em qualquer rede social. É um serviço muito útil de conteúdo gerado pelo utilizador.O TED é o local privilegiado para encontrar palestras inspiradoras sobre os mais variados temas.
  • Diigo Diigo é uma ferramenta de anotação social, pode ser feito o destaque, o armazenamento e a criação de notas em qualquer página e, partilhar essas descobertas com outros.É usado o Diigo para a gestão e armazenamento de favoritos, o facto de este serviço ter a possibilidade para armazenar os favoritos por tags permitiu dar uma organização muito prática e eficaz para o desenvolvimento do ambiente pessoal de aprendizagem.Moodle ESEIG O Moodle é um sistema de gestão de cursos online, que está presente cada vez mais os serviços educacionais. É um serviço grátis que fornece todas as funções mais exigentes de um Course Management System.O Moodle da ESEIG é onde temos acesso aos documentos disponibilizados pelos docentes das várias unidades curriculares, é uma fonte privilegiada para a consulta de informação.
  • A Wikipédia é a maior enciclopédia multi-lingua grátis no mundo. Foi escrita colaborativamente por voluntários de todo o mundo e os seus artigos pode ser editador por qualquer pessoa na internet. É normalmente o primeiro recurso quando se quer fazer uma pesquisa por alguma informação.O Wolframalpha é uma ferramenta de pesquisa de conhecimento. Em vez de apresentar uma lista de links, este serviço oferece uma resposta directa. Não procura por sites, mas sim por informação. Procura por factos e dados oficiais que tenham ligação ao procurado e apresenta-os com gráficos e mapas.A B-on reúne as principais editoras de revistas científicas internacionais de modo a oferecer um conjunto vasto de artigos científicos disponíveis on-line.
  • O Skype é um serviço de comunicação e ferramenta colaborativa grátis que pode ser transferida e instalada no computador. É usado para manter conversas por texto ou por vídeo com outros utilizadores com Skype de forma grátis. O Facebook é a maior rede social existente no mercado. É o local para encontrar links, updates, conversar, partilhar e recolher opiniões. É uma ferramenta cada vez mais usada por profissionais e educadores pois é o local onde os estudantes estão, uma das formas mais eficientes de estar próximo deles.O Gmail é o serviço de email da Google, com muitos megabytes de armazenamento. É possível criar uma filtragem dos email de forma simples, fazendo a gestão das mensagens que são recebidas. O uso do serviço também pelo mail da comunidade IPP tornou possível aplicar as regras de gestão já utilizadas neste serviço.O Linkedin é uma rede social direccionada para a comunidade profissional. É o local para expandir a rede de contactos profissionais, disponibilizar o CV e encontrar outras pessoas da mesma área profissional.
  • Neste trabalho, para a Unidade Curricular de Aplicações Informáticas o grupo desenvolveu as suas capacidades de desenvolver um PLE de interesse para a sua formação académica.A existência de inúmeras ferramentas para se elaborar um PLE online mostra a importância que isto tem para o aluno. A realidade da prática de aprendizagem e educação não é apenas uma questão técnica, “embora as mudanças tecnologias sejam factores chave na mudança educacional” (Attwell 2007). O desafio para a prática educativa é desenvolver, realizar, estabelecer novas abordagens para aprender e conceitos didáticos que se constrõem sobre as vantagens do conceito de um PLE. É ainda de realçar que não se deve manter uma abordagem centrada no professor e passiva de aprendizagem.O desenvolvimento deste trabalho fez com que construíssemos novas formas de aprendizagem mais dinâmicas, e que contribuem largamente para o aumento do nosso interesse na descoberta de conhecimento e na sua organização.

Ai ad-tp2-g6-a Ai ad-tp2-g6-a Presentation Transcript

  • Gestão de Conteúdos com Aplicações Baseadas na Web Ambiente Pessoal de Aprendizagem Alexandra Ferreira Ana Moça Jorge Andrade Aplicações Informáticas L/O/G/O 22 de Outubro de 2011
  • Sumário 1 Ambiente Pessoal de Aprendizagem 2 Escolha das Ferramentas para a Implementação do PLE Implementação do Ambiente Pessoal 3 de Aprendizagem Caracterização dos serviços 42
  • A tecnologia RSS dá Personal Learning a possibilidade aos Environment serve estudantes de criar a para apoiar os sua própria Rede alunos a definir os Pessoal de seus objectivos de Aprendizagem aprendizagem e gerir Ambiente a mesma através do Pessoal de controlo de Aprendizagem conteúdos Text in here Além de um ambiente dedicado à aprendizagem também é uma ferramenta social3
  • Escolha das Ferramentas para a Implementação do PLEFuncionalidade Agregador RSS Edição e Armazenar e Armazenaments/Ferramentas Armazenament gerir oe o de bookmarks disponibilizaçã Documentos o de apresentações Netvibes √ Diigo √ Slideshare √ Scribd √ Evernote √ Google Reader √ Google √ (gestão fraca) Bookmarks Google Docs √ Technorati √ Fileurls √ (armazenamento)4
  • Escolha das Ferramentas para a Implementação do PLE Serviços com caracteristicas semelhantes, optar por Google Optar por serviços simples5
  • 6
  • Implementação do Ambiente Pessoal de Aprendizagem Foi criado um Utilizamos o endereço de email serviço no serviço Gmail Symbaloo para para gerir os disponibilizar os registos e utilizar serviços serviços Incluímos vários widgets de Outros widgets interesse geral, são como direccionados meteorologia ou para grandes notícias serviços7
  • Uma pendrive virtual. Deixou de ser necessário andar com pendrives, tento os documentos acessíveis em qualquer computador. Usado para o armazenamento de documentos de unidades curriculares de semestres anteriores e a sua partilha com colegas.8
  • Visto como um arquivo virtual de armazenamento e partilha de apresentações e ainda implementação de áudio mp3. Leitor que subscreve RSS Feeds, agregando e partilhando artigos preferidos.9
  • Subscrição de Feeds de Blogs e sites de interesse Ferramenta que recebe e partilha actualizações instantâneas de notícias encurtadas. Serve para alojar e compartilhar vídeos. Indicado para encontrar palestras sobre os mais variados temas.10
  • Permite uma organização prática através do destaque, armazenamento, criação e partilha de notas e favoritos. Gere cursos online e cria acesso aos documentos disponibilizados por docentes para os estudantes.11
  • Enciclopédia virtual multi-língua, escrita e editada por pessoas de qualquer parte do Mundo. Procura factos e dados oficiais que tenham ligação e apresenta-os com gráficos e mapas. Reúne as principais editoras de revistas científicas internacionais e disponibiliza online um vasto número de artigos.12
  • Outras Ferramentas Serviço de comunicação Mantém conversas por texto ou gratuita vídeo online Aproxima os utilizadores Maior rede social existente com updates, conversas e partilhas Serviço de email da Grande capacidade de Google armazenamento e boa gestão e filtragem Rede social com Disponibiliza C.V. e finalidade profissional expande rede de contactos profissionais13
  • Exemplos14
  • Exemplos15
  • Exemplos16
  • Exemplos17
  • Exemplos18
  • Exemplos19
  • ConclusãoO desafio para a prática educativa édesenvolver, realizar, estabelecernovas abordagens para aprender econceitos didáticos que seconstrõem sobre as vantagens doconceito de um PLE.20
  • Questões21
  • Obrigad@! Alexandra Ferreira Ana Moça Jorge Andrade L/O/G/Ohttp://ai1112-g6.wikispaces.com/