Cap. 7 selecionando participantes

2,171 views
2,081 views

Published on

Mini-seminário dos alunos sobre o livro Handbook of Usability Testing, de Rubin e Chisnell. Disciplina Teste Formal de Usabilidade, Pós em Ergodesign de Interfaces e Arquitetura de Informação - PUC-Rio, 2014-1.
Prof. Luiz Agner.

Published in: Design
0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
2,171
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
1,834
Actions
Shares
0
Downloads
7
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Cap. 7 selecionando participantes

  1. 1. Teste de Usabilidade Pós graduação – Ergodesign de Interfaces: Usabilidade e Arquitetura de Informação Seminário Chapter 7 - FindandSelectParticipants Alunas: Professor(a): Luiz Agner Aline Alves Julia Merquior Naima Barbosa
  2. 2. Chapter7 - FindandSelectParticipants O usuário do produto é o elemento principal do teste de usabilidade. O histórico do participante (pelo que ele já passou e suas habilidades) determinam se este é o usuário ideal do seu produto, somente assim o seu teste de usabilidade pode ter valia ou não.
  3. 3. Chapter7 - FindandSelectParticipants USER PROFILE Descrição do usuário. Com o Userprofile determinado, é hora de requisitar os participantes de acordo com o recurso e tempo disponível e seu orçamento planejado. É preciso uma definição mais clara das características do END USER para que não ocorram deficiências de usabilidade; Para saber a verdadeira necessidade do usuário em relação ao produto é preciso uma pesquisa minuciosa; Como documentar o USER PROFILE do Público Alvo? O Userprofile terá que refletir comportamentos e conhecimentos ligados ao produto a ser testado. • Descrição do comportamento • Nível de experiência • Conhecimento • Informações demográficas • E outros fatores relevantes exigidas das pessoas que utilizaram o produto.
  4. 4. Chapter7 - FindandSelectParticipants O teste O objetivo do teste está relacionando ao perfil do usuário. O usuário final -> O comprador nem sempre é o usuário que enfrenta os obstáculos. Como desenvolver o UserProfile? • Acordar entre a equipe, dentre um, dois ou TRÊS perfis para escolha; • Caso o perfil ainda não atenda as expectativas, o grupo deverá correr atrás das informações que faltam para preencher os requisitos (ligações telefônicas, pesquisas).
  5. 5. Chapter7 - FindandSelectParticipants Os Requisitos e Especificação Documentos Especificação funcional O blueprint do produto. Nessa etapa já conseguimos identificar por alto o perfil do usuário. Requisitos Inclui informações sobre a quem o produto se destina. O público alvo e o porquê. Especificação do Designer Informação sobre o usuário final, mas é um documento mais sobre a arquitetura do sistema. Use cases A equipe que planeja atividades que esperam que sejam cumpridas, chamam de atores o usuário final. Pode-se encontrar algo relevante sobre o perfil. Benchmarking eanálises (concorrência): Essaequipe de pesquisa tem emmãosrelatórioscompletossobreos produtos daempresaedaconcorrênciaequemosusa. Umaótimafonte de informaçãoparaformaroperfil de usuário.
  6. 6. Chapter7 - FindandSelectParticipants Análises estruturadas Análises e estudos de MKT Incluem normalmente as habilidades e conhecimento requeridos para uso do produto com eficiência. Gerente de Produto R&D Ajuda a desenvolver o perfil do usuário, pois ele conhece o mercado e a quem se destina o produto, as vezes até o próprio cliente. Gerente de Produto Mkt As análises do MKT mais detalhadas talvez ajudem a formar esse perfil, como resultados de pesquisas, grupo de foco.
  7. 7. Chapter7 - FindandSelectParticipants Definir o critério para cada grupo Distinguir os leigos dos avançados. Avaliar Expertise como: tempo de uso e a freqüência; •usuário pode ser uma pessoa que passa horas na internet, mas usa atalhos criados pelo neto e não necessariamente entende o software, sabe mexer realmente. •A auto avaliação nesse caso pode gerar um resultado sujeito a erros. O usuário não deve se auto classificar.
  8. 8. Chapter7 - FindandSelectParticipants
  9. 9. Chapter7 - FindandSelectParticipants Especificar requisitos e classificação para seleção Tendo visualizado quem será o participante Colhido documentos, pesquisas e informações internas sobre o público alvo Definido o critério para os grupos Requisitos que os participantes devem preencher; Categorizar os grupos. - pessoas que se hospedam em hotéis algumas vezes ao ano. Pessoas que não ficam em casa de família, amigos e nem em hostel, apenas em hotéis. - Pessoas que são membros e não são. Documentar o perfil do usuário Combinação de todas as fontes de pesquisas encontradas na empresa; Se utilizar personas, é recomendado construir uma para cada grupo; Dependendo do seu objetivo do teste você terá grupos diferentes. “...depending on the objective and goals of the test.”
  10. 10. Resumo do Perfil do Usuário Exemplo Adriana é uma estudante de jornalismo de uma universidade particular; Tem cerca de 25 anos e é solteira; Ela adora viajar e gosta de esportes ao ar livre; É romântica e acredita encontrar futuramente um grande amor. Tem desejo de terminar a faculdade no exterior, de preferência nos EUA. É de classe média e ainda recebe ajuda financeira da família. Pretende se estabilizar em seu país e sonha em ter 3 filhos.
  11. 11. Chapter7 - FindandSelectParticipants Número de Participantes - O grau de confiança que você quer obter dos resultados; - Recursos disponíveis para configurar e realizar o teste; - Disponibilidade do participante q você precisa; - A duração do teste Mínimo recomendado por Dana e Jeff: 4 a 5 participantes de casa tipo de usuário final (por grupo). Ideal 8 participantes para cada grupo quando houver. Teste Matrix Tabela que ajuda a organizar e classificar os participantes. Importante preencher com usuários Que estejam categorizados no interesse de estudo.
  12. 12. Chapter7 - FindandSelectParticipants Questionário de Triagem Para desenvolver o questionário de triagem: O questionário para qualificar e selecionar os participantes para a realização do teste. Pode ser simples ou mais detalhado. - Rever o perfil para entender o histórico do usuário. O conteúdo deste é obtido através das características, requisitos e classifica se a pessoa está inclusa no perfil do usuário e plano de teste. - Formular perguntas de triagem. Através de: Telefone - E-mail - Webagência que recruta os participantes - Identificar critérios de seleção específicos. - Organize as perguntas em uma ordem específica. - Desenvolver um formato para facilmente fluir o questionário. - Teste o questionário e revise-o. - Considere a criação de uma “folha de respostas”. ! Para aplicar esse questionário é melhor que seja alguém que não seja você mesmo.
  13. 13. Chapter7 - FindandSelectParticipants Questões do questionário de triagem: Apósisolarosdiferentesfatoresdatriagemvamosformular as questõesparadeterminar se umapessoa tem essaexperiênciaeoutrascaracterísticasdefinidasparaoteste. - Determinarosníveiscriando um jeito de checar a proficiência, teste de critério (similar quiz / Matrix). As pessoassãorelutantesem responder questõespessoais, então um jeitosutil de perguntaré: Emqualcategoriaoseusalárioatual se encaixa? - Exibiropções. Organizar as questões: Fazsentido as questõesquedesqualificamumapessoaestarem no início. Porexemplo, se vocêestátestando um produto de design gráficoprojetadoparaosusuáriosfinaisexperientes com conhecimentodateoriadacor, vocênãoiriaquererpedir 20 perguntasmuitogeraisapenasparadescobrirnaquestão 21 que a pessoa com quemestáfalandonãosabesaturação de matiz.
  14. 14. Chapter7 - FindandSelectParticipants Formato: 1. How long have you been involved in your business (that is, how long since you founded, bought, or joined it)? [ ] Less than 3 months [Terminate] [ ] 3–6 months [Continue] [ ] 6–12 months [Continue] [ ] 1–2 years [Continue] [ ] 2 years or more [Continue] Apenas as perguntasdeveriamaparecerse m as possíveisrespostas. As perguntassãofocadasemcompor tamentoenãodemográficas. 4. Which of the following do you currently use day–to–day as you do business? (Check all that apply.) [ ] Microsoft Word [ ] Corel WordPerfect or WordPerfect Office [ ] Microsoft Outlook/Outlook Express (email) [ ] Eudora (email) [ ] Microsoft Excel (spreadsheets) [ ] Quattro Pro (spreadsheets) [Recruiter: Participant must use at least two of the Microsoft products.] Teste o questionário e revise: Controle o processo e seja especifico, veja se seus amigos tem dificuldades ao realizar os testes.
  15. 15. Chapter7 - FindandSelectParticipants Answersheet (FOLHA de RESPOSTA) Spreadsheet Se o seu questionário não der respostas óbvias. Considere fazer, é bom para classificar e filtrar os dados.
  16. 16. Chapter7 - FindandSelectParticipants
  17. 17. Chapter7 - FindandSelectParticipants Encontrar a fonte de participantes: Até agora analisou o userprofile para o seu produto. Confirmou quem é o enduser Criou uma matrix ou lista com a descrição das características de quem você quer testar. Agora o próximo passo é recrutar pessoas. Participantes Internos Eles são parte da cultura corporativa e eles têm informações privilegiadas que os outros não têm. Eles também têm interesse em ver que o produto é bem sucedido. Quando usá-los é ok? Quando você quer faezr um teste piloto, não para achar problemas de usabilidade e sim para saber se o seu material está claro e objetivo. Pesquisa exploratória: tais como rever o modelo mental, técnicas de navegação primária, organização da documentação... para você saber se está no caminho certo. ‘‘best case’’ – testar o produto com um usuário muito experiente de dentro da empresa é melhor, pois você receberá mais criticas do que chamar uma pessoa de fora. Se este tiver problema, volte para o início do projeto e nem teste com um usuário menos avançado. Se o usuário final for de dentro da empresa, deverá utilizá-los. Para recrutar pessoas de fora da empresa ou agencias, o RH poderá realizar este trabalho. Amigos e família:Web site sign-UP:Lista de clientes:Clientes através de representantes de venda:Grupos ou clubes:Sociedades e Associações: Contatos pessoais:WebSIteCraigslist: Classificados online Estudantes de escola: Sempre procurando por dinheiro extra Empresas de pesquisas de mercado e especialistas em recrutamento:Agencias de emprego:Jornais:
  18. 18. Chapter7 - FindandSelectParticipants Selecionar participantes: Realizar alguns processos para saber se o candidato se qualifica. Através da tabela de qualificações. Questões múltipla escolha. Documento se chama Máquina de RX. Ótima ferramenta se você nunca fez um recrutamento.
  19. 19. Chapter7 - FindandSelectParticipants
  20. 20. Chapter7 - FindandSelectParticipants Perguntas abertas Se você recrutar de forma aparentemente mais casual e informal, usando um screener como uma lista de verificação durante uma conversa “entrevista. Aqui você pode fazer perguntas abertas para obter dos entrevistados informação sobre si mesmo que vai revelar se qualifica para o teste. Existem várias vantagens para esta abordagem. Uma delas é você construir um relacionamento com o candidato. Se o candidato for desqualificado nas primeiras perguntas você pode parar o questionário ou ir até o fim e de repente selecionar alguém como backup. Conduzir a entrevista telefone, e-mail Informe quem você é. Se for anônimo, o nome da empresa permanece confidencial e é preciso explicar para o participante. Por que você está ligando e como você conseguiu o contato deverá ser explicado brevemente. Avisar que o teste será gravado. Sempre se mostrar agradecido, mesmo que o cliente não tenha interesse.
  21. 21. Chapter7 - FindandSelectParticipants Vamos para as perguntas do questionário Baseado no seu plano de teste, userprofile e as questões previamente formuladas através do screener, elabore questões sobre as qualificações, experiência com computadores, responsabilidades no emprego e equipamentos utilizados. Se a agencia for realizar o questionário, teste antes, pois é dinheiro gasto. O questionário pode ser um checklist, uma entrevista mais casual, questões abertas para ter maior quantidade de informações - follow-up questions . Não esqueça de eliminar da lista a pessoa desqualificada, pois é envergonhoso ligar novamente para a mesma pessoa. Incluir usuários menos experientes no teste Se alguém com pouca experiência, um usuário final do produto com menos competência, consegue usar o produto, significa que foi bem elaborado. Tem o seu lado bom e ruim. bom: pessoas com menos qualificações conseguiram usar. Ruim: se esse grupo não passar no teste, isso não significa que é preciso consertar ou redesenhar o produto.
  22. 22. Chapter7 - FindandSelectParticipants Não teste apenas os melhores: Tenha cuidado para não recrutar apenas a “nata” da sociedade. Quem poderá provavelmente e facilmente utilizar o produto mesmo que seja mais complexo. Exemplo: Um cliente seu que envia pessoas e quer que elas façam um :bom trabalho”. Elas esperam uma recompensa. Marcar e confirmar os usuários: Você já os entrevistou e sabe os horários disponíveis. As pessoas que você quer muito que participem, tenha certeza de marcá-las primeiro. Oferecer recompensas pelo tempo. Uma vez que você tomou suas decisões de quem deverá participar e quando, mande e-mail ou se não tiver disponível, telefone e se der tempo mande carta as confirmações. Inclua: Horário Local Estacionamento Um lembrete sobre as condições para ganhar o incentivo. Peça para confirmarem o recebimento Ligue na véspera.
  23. 23. Chapter7 - FindandSelectParticipants RESUMO: Dê-se duas semanas para fazer recrutamento e programação uma vez que o critérios de seleção são identificados . Aqui está um esquema básico e cronograma para o processo . 1 . Identificar as características dos participantes e misturar. semana 1 2 . Identificar fontes para os participantes. 3 . Escreva o questionário de triagem ( screener ) 4 . Teste o screener . 5 . Encontre participantes. ◆ Criar listas, anúncios, ou convites - incluir pelo menos critérios de selecção / rejeição básicas, como disponibilidade. ◆ Publicar ou enviar listagens e convites. ◆ Receber respostas . ◆ filtrar e classificar as respostas para diminuir a candidatos mais apropriados. semana 2-3 6 . Refinar screener ainda , rever os critérios de seleção , se necessário. 7 . Selecione a partir de respostas . 8 . Envie mais perguntas ou fazer perguntas de acompanhamento , se necessário. 9 . Verifique a amostra de entrevistados contra matriz mistura. semana 3 10 . Selecione candidatos , rever o mix . 11 . Contato selecionado candidatos com datas e horários de compromissos . 12 . Confirme com os participantes , enviar informações de sessão , incluindo orientações e formulários.
  24. 24. Chapter7 - FindandSelectParticipants Recompense os usuários se contratados por empresas que já o fazem e mantenha as informações anônimas dos usuários.

×