Cap. 6   ambiente de testes
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×
 

Like this? Share it with your network

Share

Cap. 6 ambiente de testes

on

  • 1,613 views

Mini-seminário dos alunos sobre o livro Handbook of Usability Testing, de Rubin e Chisnell. Disciplina Teste Formal de Usabilidade, Pós em Ergodesign de Interfaces e Arquitetura de Informação - ...

Mini-seminário dos alunos sobre o livro Handbook of Usability Testing, de Rubin e Chisnell. Disciplina Teste Formal de Usabilidade, Pós em Ergodesign de Interfaces e Arquitetura de Informação - PUC-Rio, 2014-1.
Prof. Luiz Agner.

Statistics

Views

Total Views
1,613
Views on SlideShare
430
Embed Views
1,183

Actions

Likes
0
Downloads
3
Comments
0

5 Embeds 1,183

http://www.agner.com.br 1166
http://feedly.com 10
http://www.feedspot.com 3
http://webcache.googleusercontent.com 2
http://www.google.com.br 2

Accessibility

Upload Details

Uploaded via as Adobe PDF

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

Cap. 6 ambiente de testes Presentation Transcript

  • 1. Chapter 6 Set Up a Testing Environment Grupo: Helena Rodrigues Janine Assis Pedro Pim Leonardo Medeiros
  • 2. Você não precisa de um super laboratório para atingir seus objetivos.
  • 3. mudança cultural Primeiro passo do processo é educar a empresa, identificar o que seus gestores e Stakeholders consideram importante e mostrar ganhos através dessa medida
  • 4. comece pequeno Um programa firme desde a sua fundação, para ter pessoal com conhecimento básico sobre métodos e técnicas de usabilidade, depois planeje a evolução da metodologia
  • 5. entendimento do teste O mais importante é saber o que você quer responder, ter um entendimento do projeto para depois pensar na localização, na organização e nas pessoas. Pensar sempre em cumprir um objetivo e não somente em ter que desenvolver um teste.
  • 6. questões para melhor planejar um teste
  • 7. laboratório ou ambiente do usuário? Analisar qual será o ambiente que necessita o seu teste, verificar as necessidades que o produto e seus usuário possuem para definir o local, a quantidade de pessoas, disponibilidade, os equipamentos, e assim em diante.
  • 8. teste em mútiplas localidade? Averiguar se existe a necessidade de fazer teste em locais diferentes, dependendo do perfil dos usuário poderá ser necessário testar em outras regiões. O importante é definir qual é o contexto que o teste necessita ser feito baseado no perfil definido para o produto.
  • 9. sessões na localidade do usuário Testando na localidade onde o usuário usa o produto é necessário tomar precauções para não invadir o seu espaço e comprometer o teste. Ao mesmo tempo deve ser pensado e planejado previamente quais equipamentos precisaram serem levados. Seja político e tenha sensibilidade
  • 10. laboratório de teste portátil Um tipo de teste que visa reduzir o custo no processo pois não tem uma localização e pode ser levado para qualquer lugar. É bom para que está começando pois pode ser facilmente instalado em dispositivos móveis.
  • 11. criando um laboratório de testes permanente
  • 12. criando um laboratório permanente Existem diversos tipos de organizações de laboratórios, cada um possui vantagens e desvantagens. Deve-se levar em consideração a características da empresa, o investimento, a necessidade de sofisticação e os teste que serão executados laboratório com somente uma sala (modificado) laboratório com somente uma sala laboratório com somente uma sala (grande)
  • 13. laboratório com sala de observação eletrônica laboratório de teste clássico
  • 14. montando a equipe É importante definir qual papel cada um da equipe terá, não é necessário seguir sempre com os mesmo cargos. É importante analisar qual necessidades de pessoas o tipo de teste escolhido precisa.