Rp em ação - Ford Models Sul
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×
 

Rp em ação - Ford Models Sul

on

  • 6,240 views

 

Statistics

Views

Total Views
6,240
Views on SlideShare
6,156
Embed Views
84

Actions

Likes
0
Downloads
16
Comments
0

2 Embeds 84

http://www.portal3.com.br 73
http://www.slideshare.net 11

Accessibility

Upload Details

Uploaded via as Microsoft PowerPoint

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

Rp em ação - Ford Models Sul Rp em ação - Ford Models Sul Presentation Transcript

  • Plano de Comunicação Ford Models Sul
  • A agência
    • A Ford Models Sul localiza-se em Porto Alegre, onde iniciou suas atividades em 1995. Trata-se de uma filial da Ford Models São Paulo, que existe desde 1990. A sede em São Paulo é vinculada à Ford Models, que foi criada na década de 40, do século XX, em Nova York, Estados Unidos. Atualmente conta com quatro funcionários e um elenco de cerca de 60 modelos.
    • Seu produto são modelos, que atuam nos mercados de moda e publicidade. Em ambos, a Ford Models Sul é a agência líder.
    • O perfil básico dos modelos é de pessoas a partir de doze anos. A altura mínima para mulheres é de 1,72m e, para homens, de 1,82m. Devem ser bonitos, ter cabelo e pele bem cuidados, o corpo magro e feições harmoniosas. Há também questões subjetivas envolvidas.
  • Atribuições da agência
    • Cadastramento de pessoas que se encaixem no perfil com que trabalha.
    • Quando solicitado por estúdios fotográficos ou audiovisuais, ou mesmo por agências de publicidade, envio de fotos e/ou vídeos dos modelos. Em caso de aprovação, os modelos vão para os testes. Após a aprovação final, fazem o trabalho.
    • Definição e negociação do cachê, cobrança e repasse do valor para os modelos.
    • Desenvolvimento da carreira dos modelos, divulgando-os para agências internacionais.
    • Orientação para os modelos a em relação à sua aparência, para que sempre estejam em dia e peguem muitos trabalhos.
    • Suporte aos modelos que estão fora do Brasil, de forma a assegurar-se de que estão bem, bonitos, saudáveis, trabalhando bastante e adaptando-se à rotina.
    • Auxílio na obtenção de vistos para os modelos que vão viajar, cuidando para que estejam com toda a documentação necessária em dia.
    • Orientação aos modelos para que tenham carteira de trabalho, tenham registro na Delegacia Regional do Trabalho e estejam cadastrados e com os pagamentos em dia junto ao Sindicato dos Modelos.
    • Informação às agências internacionais que representam seus modelos sobre os novos trabalhos, mandando sempre materiais para auxiliar em sua divulgação.
  • Públicos e interesses Vêem a empresa como um ambiente fútil e sem comprometimento social Gostaria que a comunidade compreendesse a importância da agência. Não possui interesse, a menos que alguém descobrisse um membro da comunidade como potencial modelo. Público em geral – comunidade As pessoas custam a entender qual o perfil, porque é dessa forma e como funciona o trabalho da agência. Quer que pessoas que possuem o perfil contatem a agência, para sempre ter novos modelos. Querem ser modelos, mas possuem temor, pois há muitas agências mal intencionadas e se ouve falar de modelos drogadas e anoréxicas. Modelos em potencial e suas famílias Há atritos por causa de agenda e valor de cachê. Quer que sempre este público a contate, para chamar os modelos para os testes. Estão interessados em sempre receber material dos melhores modelos e ser atendidos em suas solicitações. Estúdios, veículos de comunicação e agências de propaganda, anunciantes em geral, produtores de moda. Há pais que acham que a agência deve fazer mais do que suas atribuições ou que nunca entendem como funciona o trabalho. Mantê-los informados e tranqüilos para que apóiem seus filhos. Querem que seus filhos ganhem muito dinheiro, fazendo os melhores trabalhos. Famílias dos modelos Alguns modelos se sentem esquecidos, outros terminam ficando fora de forma. A empresa se interessa em mantê los felizes, bonitos e saudáveis, sempre prontos para os testes e viagens. Querem fazer muitos trabalhos, ganhar muito dinheiro, trabalhar e morar fora do Brasil. Também querem se sentir lembrados, pois a demanda de trabalho é variável. Modelos Como a demanda de trabalho é variável, há ociosidade, o que gera momentos de grande tédio. Possui interesse em mantê-los sempre motivados para trabalharem da forma adequada. São grandes interessados, pois seu trabalho na empresa se constitui em sua principal fonte de renda. Funcionários DISFUNÇÕES INTERESSE DA EMPRESA NESTE PÚBLICO INTERESSE DO PÚBLICO NA EMPRESA PÚBLICOS
  • Diagnóstico
    • O ambiente de trabalho é inconstante. Por vezes é calmo, por vezes é estressante. Há desmotivação e tédio nos momentos de ociosidade.
    • Todas as informações sobre o trabalho dos modelos, os contatos que são feitos para planejar as carreiras e os trabalhos são centralizadas em uma pessoa. Os dados financeiros ficam com outra pessoa, que depende da primeira para obter as informações. Assim, quando uma dessas pessoas se ausenta do escritório, há confusão e problemas. É necessário sempre contatá-las pelo celular. Assim, para os estúdios e veículos de comunicação, não fica claro o real motivo de poder esclarecer dúvidas somente com uma pessoa específica. Fica a impressão de que as demais presentes no escritório são incompetentes, por não terem conhecimento das informações.
    • Para a família dos modelos, por vezes não fica claro o esforço de trabalho da agência.
    • Muitas pessoas não entendem como é o perfil da agência e seu funcionamento, nem o porquê disso.
    • Muitos modelos não entendem a importância de se manterem bonitas e em forma, e, quando ganham peso, é preciso muita paciência para esperar que elas voltem a ficar bem.
    • Muitos modelos não têm noção da importância do trabalho ou de um cliente. Não têm conhecimento de moda ou sabem como cuidar bem do dinheiro que ganham.
    • A comunidade desconhece a importância do trabalho da agência de modelos,
    • e considera o local fútil e de utilidade discutível.
  • Estratégia de comunicação
    • Demonstrar por sua postura perante a sociedade, ratificada por sua atuação no meio da moda e da publicidade, o processo de condução da carreira dos modelos por ela lançados, possibilitando uma boa percepção por seus públicos no que diz respeito à credibilidade e seriedade do trabalho desenvolvido.
  • Plano de ação PROJETO STATUS REPORT FORD MODELS SUL Será realizada trimestralmente pesquisa de satisfação das famílias e dos modelos avaliando o trabalho da Ford Models Sul. Será realizada pesquisa trimestral com os funcionários para verificar a melhora do fluxo de informações na empresa. MÉTRICAS E FORMAS DE RETORNO ESPECÍFICO R$ 7.000,00 INVESTIMENTO - Disponibilização de horário para as reuniões, definições e testes. - Organizar a alimentação do sistema. - Organizar a exigência para que os modelos alimentem o sistema também - Assegurar-se de que todas as famílias interessadas recebam seu login e senha e consigam acessar o sistema, informar-se e interagir. PROVIDÊNCIAS ADMINISTRATIVAS - Reunião para definir os detalhes do Status Report. - Contratação da agência digital. - Reunião para definir junto à agência o escopo do projeto do sistema. - Desenvolvimento do projeto do sistema. - Apresentação do projeto completo do sistema: planejamento da funcionalidade e leiaute. - Desenvolvimento do sistema. - Testes finais de usabilidade e funcionalidade. - Disponibilização do sistema. - Comunicação a todos os modelos, via e-mail, da existência do sistema e da importância de sua alimentação. - Inserção de informações por parte da agência, alimentando o sistema. Cobrança dos modelos para que façam o mesmo, salientando a importância disso. ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS Funcionários da Ford Models Sul, modelos e suas famílias. PÚBLICOS ENVOLVIDOS - Criar um canal de comunicação entre modelos e suas famílias, e a agência. - Criar uma fonte oficial de informações da agência e da carreira dos modelos, com observações dos clientes. - Manter todos os interessados informados do que está acontecendo na agência e na carreira dos modelos, detalhando o trabalho que é desenvolvido, de forma a demonstrar sua importância. OBJETIVOS ESPECÍFICOS Minimizar falhas de comunicação, como falta de informações sobre onde estão determinados modelos, quais os trabalhos e comissões que já foram cobrados, onde há testes ocorrendo, dentre outras, que causam mal-entendidos e estresse. OBJETIVO GERAL A ferramenta estará disponível para o uso em um prazo de 90 dias, a partir do aceite do projeto da agência digital pela Ford. DATA/LOCAL Todos os departamentos da agência. DEPTOS. ENVOLVIDOS Desenvolvimento de um relatório de estado ( status report ). Será um sistema web com acesso restrito, onde estarão informações sobre os modelos, agências do exterior a que foram apresentadas, observações dos clientes comunicadas à agência, trabalhos e seus detalhes. Cada modelo terá um login, e também alimentará o sistema com informações novas sobre trabalhos e com seus comentários (foi bom ou não, houve dificuldade, reclamações etc). A agência terá acesso a tudo, e cada modelo terá acesso à sua área, assim como sua família. Serão criados diferentes logins de acordo com grupos: agência, família de cada modelo etc. DETALHAMENTO DO PROJETO
  • Plano de ação PROJETO AMBIENTE DA COMUNIDADE – UM MODELO PARA SALVAR O PLANETA Será realizada pesquisa anual na Unidade de Triagem para verificar o aumento do volume de lixo para ser reciclado. Serão observados os benefícios para a comunidade da Vila dos Papeleiros. Todo o lixo seco proveniente do prédio será pesado, e se divulgará, anualmente, o quanto de lixo foi reaproveitado. MÉTRICAS E FORMAS DE RETORNO ESPECÍFICO R$ 1.500,00 INVESTIMENTO - Contatar todos os condôminos. - Organizar as reuniões, com local e serviço de água e café. - Providenciar a divisão da compra dos sacos brancos e dos custos com agência de comunicação. - Alterar o procedimento de retirada do lixo, definir onde será colocado etc. PROVIDÊNCIAS ADMINISTRATIVAS - Reunião para definir a implantação do projeto. - Reunião com os condôminos. - Planejamento da compra dos sacos brancos. - Contratação de agência de comunicação para criar e produzir os cartazes e os panfletos. - Distribuição do material de divulgação. - Contato com a Unidade de Triagem AREVIPA. - Implantação do projeto. - Definição de quem irá fiscalizar o bom andamento do projeto. ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS Público em geral, comunidade. PÚBLICOS ENVOLVIDOS - Conscientizar da importância da separação do lixo para o ambiente e para a comunidade. - Estimular a cidadania dos envolvidos, colaborando com o planeta a partir da comunidade. - Divulgar a importância da separação do lixo para o meio ambiente e para a comunidade que sobrevive da reciclagem. OBJETIVOS ESPECÍFICOS Demonstrar que a Ford Models Sul também se preocupa com o ambiente e a comunidade. OBJETIVO GERAL Será implantado a partir de março de 2009. DATA/LOCAL Todos os da Ford Models Sul, os demais condôminos, a profissional de limpeza e o profissional da portaria do prédio. DEPTOS. ENVOLVIDOS Criação de uma campanha de conscientização da separação do lixo em seco e orgânico em todo o prédio de escritórios onde se encontra a sala da Ford Models Sul. Serão utilizados cartazes sobre as lixeiras e será distribuído um pequeno prospecto esclarecendo o funcionamento e a relevância da ação. Deve haver controle do que é colocado nas lixeiras. Assim, nos cestos de papel haverá sacos brancos, e os pretos serão somente para os cestos a que se destina o lixo orgânico. Será contatada a Unidade de Triagem AREVIPA – Associação de Reciclagem Ecológica da Vila dos Papeleiros, do bairro São Geraldo, a mais próxima à empresa, para que recolha o lixo seco do prédio. Será exigido que aqueles que forem recolher os resíduos não o façam utilizando veículo de tração animal. DETALHAMENTO DO PROJETO
  • Plano de ação PROJETO FORD MODELS SUL – UM MODELO DE TRABALHO Serão realizadas semestralmente pesquisas para identificar a percepção de jovens a respeito da profissão de modelo e do papel da agência de modelos no processo e com os funcionários da agência, para verificar se a percepção daqueles que entram em contato. MÉTRICAS E FORMAS DE RETORNO ESPECÍFICO R$ 15.000,00 INVESTIMENTO - Organizar a coleta de informações para enviar à assessoria de comunicação, e definir quem irá aprovar o informativo e a coluna . - Comunicar aos representantes no interior do estado a existência do informativo e a importância de sua distribuição nas regiões. - Fornecer à assessoria de comunicação o contato dos representantes no interior do estado. - Encaminhar à assessoria de comunicação possíveis sugestões, reclamações ou questionamentos. - Criação do e-mail glamour_kzuka@fordsul.com.br. - Encaminhamento dos e-mails, quando pertinente, à assessoria, como sugestão de pauta para as colunas seguintes. - Encaminhamento dos e-mails para outros responsáveis ( bookers etc) quando pertinente. PROVIDÊNCIAS ADMINISTRATIVAS - Escolha e contratação de assessoria de comunicação terceirizada. - Acompanhamento do contato e negociação com o Jornal Kzuka. - Reuniões para definir a coluna e o informativo - Estabelecimento de contato com as lojas que disponibilizarão o informativo. - Coleta de informações para o informativo e elaboração do mesmo, com subseqüente avaliação, aprovação e distribuição do informativo. - Coleta de informações para a coluna, elaboração da mesma, avaliação e aprovação, com subseqüente envio da coluna para publicação. ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS Público em geral, comunidade, modelos em potencial e suas famílias. PÚBLICOS ENVOLVIDOS - Demonstrar que uma carreira de sucesso de alcança com talento, disciplina, seriedade e muita dedicação. - Demonstrar que a profissão de modelo é séria e respeitável. - Demonstrar a importância de ter o amparo de uma agência séria para ser modelo. OBJETIVOS ESPECÍFICOS Demonstrar a seriedade e credibilidade da Ford Models Sul. OBJETIVO GERAL A circulação do informativo iniciará em abril de 2009. A segunda edição do ano será publicada em setembro. A publicação da coluna iniciará em maio de 2009. DATA/LOCAL Todos os departamentos da agência. DEPTOS. ENVOLVIDOS Criar dois instrumentos de comunicação dirigidos ao público em geral. O primeiro é um informativo, de periodicidade semestral, o “ FordSulNews”. Nele constará um pequeno texto sobre a Ford Models Sul e seu trabalho. Serão divulgados novos modelos da agência, e também por onde andam e o que estão fazendo os que já modelam há algum tempo. O trabalho de responsabilidade social da agência, com base no projeto Ambiente da comunidade - um modelo para salvar o planeta, será também difundido no informativo. A distribuição se fará através de representantes da Ford no interior do estado, e também em lojas, academias, cabeleireiros e clínicas estéticas de Porto Alegre e região metropolitana. O segundo instrumento de comunicação é uma coluna no Jornal Kzuka, que tem amplo alcance entre os jovens do Rio Grande do Sul. A coluna se chamará “Glamour?!”. Ali se esclarecerá como funciona uma agência e como é a vida de modelo, contando também algumas histórias da profissão. DETALHAMENTO DO PROJETO
  • Créditos do Trabalho
    • Belisa Zoehler Giorgis