CarnavalSalvadorItau
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×
 

CarnavalSalvadorItau

on

  • 861 views

 

Statistics

Views

Total Views
861
Views on SlideShare
861
Embed Views
0

Actions

Likes
0
Downloads
12
Comments
0

0 Embeds 0

No embeds

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Adobe PDF

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

CarnavalSalvadorItau CarnavalSalvadorItau Presentation Transcript

  • 1. RESUMO DO CASE
  • DESAFIOO Carnaval de Salvador é patrocinado por centenas de marcas.Como criar relevância, respeitando a cultura local, em umevento tão fragmentado e com tantos conteúdos atrativos?IDEIADestinar o budget que antes patrocinava blocos comerciais degrande visibilidade, para patrocínio apenas de blocostradicionais com dificuldades financeiras e revitalização daPraça Castro Alves, através da instalação de um palco comdiversos shows gratuitos.RESULTADOSMuito PR, buzz e a conquista da simpatia dos baianos e foliõesdo carnaval da Bahia.
  • 2. DESCRIÇÃO DOCLIENTE, MERCADO E PROBLEMA
  • DESCRIÇÃO DO CLIENTEO Itaú há 5 anos é patrocinador máster do Carnaval deSalvador. O banco também patrocina outras importantesmanifestações culturais em todos os cantos do país, como oFestival de Dança de Joinville, Festival de Teatro de Curitiba,Rock in Rio entre outros.Nos últimos anos o Itaú mudou a sua estratégia de ativação depatrocínio. Com o objetivo de criar mais proximidade,respeitando as diferenças e culturas locais, a marca passou aativar o patrocínio através de plataformas que extrapolam asimples visibilidade do logo, como prestação de serviços,benfeitorias e aplicação de logo que não sobressaia ao charmedos próprios eventos.
  • MERCADO E PROBLEMAO Carnaval de Salvador é patrocinado por centenas demarcas, de todos os segmentos. Palco de grandevisibilidade nacional através da ampla cobertura daimprensa, e do alto fluxo de foliões – mais de 2 milhõesde pessoas – o evento se tornou uma verdadeira guerraentre marcas.Como ativar pelo quinto ano consecutivo o patrocíniode um patrocinador máster, combatendo a pirataria demarcas não-patrocinadoras? Como criar relevância emum evento tão fragmentado e com tantos conteúdosatrativos? Esse foi o desafio para a agência.
  • 3. ESTRATÉGIA DECOMUNICAÇÃO E OBJETIVOS
  • 1º INSIGHT:Nada de blocos comerciais.Patrocínio apenas de blocos tradicionais comdificuldades financeiras.Em 2012 a agência sugeriu uma estratégia diferente. Ao invés depatrocinar os blocos comerciais que carregam os grandes nomesdo axé music, como fazem todos os outros patrocinadores, aagência desenhou a estratégia de patrocínios dos blocos afro,afoxés, blocos de índios e trios independentes, que fazem parte datradição do carnaval da Bahia, realizam um trabalho social que vaialém da festa, mas que estão cada vez mais esquecidos pelapopulação. Uma ação que, além de garantir grande visibilidade,deixa um legado social para a comunidade.
  • 2º INSIGHT: Revitalizar a Praça Castro AlvesPara resgatar de vez a tradição, o Itaú revitalizou o Carnavalda Praça Castro Alves, grande templo de encontro de trios eprincipal cenário de participação popular, que havia caído noesquecimento e degradação..
  • Praça Castro AlvesPALCODurante três dias (domingo a terça) a praça recebeu 12 artistas ebandas, que se revezavam entre palco e trios elétricos, fazendoshows gratuitos para a população. Artistas como CarlinhosBrown, Moraes Moreira, Luiz Caldas, Saulo, Timbalada, LazzoMatumbi, Filhos de Jorge e Magary Lord.
  • Praça Castro AlvesPROJEÇÃO MAPEADAUma ação que surpreendeu baianos e turistas. Umamegaprojeção mapeada durante 54 horas no Palácio dosEsportes e no antigo prédio do jornal A Tarde, com imagensalusivas do Carnaval, como o centenário de Jorge Amado.
  • 4. IMAGENS DASPEÇAS E AÇÕES
  • Coletiva de Imprensa
  • Coletiva de ImprensaDesde o início das negociações, acompanhadas sempre de um trabalho de assessoria deimprensa, a agência garantiu visibilidade para as ações e mídia espontânea para a marca. Asativações começaram no dia 3 de fevereiro, com uma coletiva de imprensa no Espaço Itaú deCinema – localizado na Praça Castro Alves – que reuniu diretores do Banco, além de artistas eentidades patrocinadas pelo Itaú.
  • Coletiva de Imprensa
  • Ativações na Praça Castro AlvesA Praça Castro Alves é o grande palco do Carnaval em Salvador, e por isso foi o foco dasativações de patrocínio da marca. Além do grande palco para shows, a Praça foi o ponto deencontro dos blocos e trios elétricos, e contou com ativações locais que valorizavam aqueleimportante patrimônio cultural.
  • Projeção Mapeada54 horas de projeção mapeada no Palácio dos Esportes e no antigo prédio do jornal A Tarde,com imagens alusivas do Carnaval. As imagens mais comentadas foram as de Jorge Amado.
  • Ações PromocionaisResgatamos um ícone que marcou geraçõesno Carnaval de Salvador. A Mamãe Sacode.40.000 mamães sacode, alem de Blimps, Óculos fantasia, e estandartes.
  • Ações PromocionaisResgatamos um ícone que marcou geraçõesno Carnaval de Salvador. A Mamãe Sacode.40.000 mamães sacode, alem de Blimps, Óculos fantasia, e estandartes.
  • Patrocínio de BlocosMais do que aplicar uma marca. Vestimos ela pra festa.Como sinal de respeito à cultura e tradição, vestimos as aplicações de marca nos blimpse estandartes respeitando o padrão visual das entidades carnavalescas.
  • Patrocínio de BlocosMais do que aplicar uma marca. Vestimos ela pra festa.Como sinal de respeito à cultura e tradição, vestimos as aplicações de marca nos blimpse estandartes respeitando o padrão visual das entidades carnavalescas.
  • Patrocínio de BlocosMais do que aplicar uma marca. Vestimos ela pra festa.Como sinal de respeito à cultura e tradição, vestimos as aplicações de marca nos blimpse estandartes respeitando o padrão visual das entidades carnavalescas.
  • Iluminação do Espaço Itaú de Cinema
  • 5. RESULTADOS
  • Mais do que um retorno às tradições, o acontecimento foium resgate da democracia, que faz do carnaval uma festado povo.O patrocínio do Carnaval mais uma vez superou asexpectativas. A sensação de ver mais de 1 milhão de foliõesimpactados, brincando como nos velhos tempos, e o mar demamães-sacode vibrando no ar foi indescritível, deixando umsabor de nostalgia e emoção. A marca apareceu centenas devezes na mídia, entre jornais locais e internacionais, portais naweb, blogs e mídias socias.
  • “A parceria com o Itaú tem superado todas as nossas expectativas. Extrapolamos a relação de patrocínio oficial, com a geração de conteúdo e fomento à cultura baiana, contribuindo decisivamente para o fortalecimento do circuito mais tradicional do carnaval. A mistura de música, tecnologia e entretenimento vai surpreender baianos eturistas que passarem pela Praça Castro Alves” . Claudio Tinoco, Presidente da SALTUR