Your SlideShare is downloading. ×
0
São tomas de aquino
São tomas de aquino
São tomas de aquino
São tomas de aquino
São tomas de aquino
São tomas de aquino
São tomas de aquino
São tomas de aquino
São tomas de aquino
São tomas de aquino
São tomas de aquino
São tomas de aquino
São tomas de aquino
São tomas de aquino
São tomas de aquino
São tomas de aquino
São tomas de aquino
São tomas de aquino
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×
Saving this for later? Get the SlideShare app to save on your phone or tablet. Read anywhere, anytime – even offline.
Text the download link to your phone
Standard text messaging rates apply

São tomas de aquino

672

Published on

0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total Views
672
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0
Actions
Shares
0
Downloads
31
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

Report content
Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
No notes for slide

Transcript

  • 1. Introdução ao estudo do Direito Diego Haneiko Lemes Jonas Vieira de Kepe Luis Gustavo da Silva Welton de Oliveira Capitelli
  • 2. São Tomas de Aquino Hugo Grócio John Locke
  • 3.  Tomás nasceu em Aquino por volta de 1225. Foi mestre na Universidade de Paris, no reinado de Luís IX. Morreu aos 49 anos, na Abadia de Fossanova, quando se dirigia para Lião a fim de participar do Concílio, a pedido do Papa.
  • 4.  A partir dele, a Igreja tem uma Teologia e uma Filosofia que se fundem numa síntese definitiva: fé e razão, unidas em sua orientação comum rumo a Deus. Explica que toda a criação é boa, tudo o que existe é bom, por participar do ser de Deus, o mal é a ausência de uma perfeição devida e a essência do mal é a privação ou ausência do bem.
  • 5.  Partindo de um conceito aristotélico, Aquino desenvolveu uma concepção hilemórfica do ser humano, definindo o ser humano como uma unidade formada por dois elementos distintos: a matéria primeira (potencialidade) e a forma substancial (o princípio realizador). Esses dois princípios se unem na realidade do corpo e da alma no ser humano. Ninguém pode existir na ausência desses dois elementos
  • 6.  Para São Tomas existe três exceções de vida fora da sociedadeMala Fortunia = AcidenteCorruptia Naturae = Debilidade MentalExelentia Naturae = Monges (alta espiritualidade)
  • 7.  Nasceu em, 10 de abril de 1583. Delft, Países Baixos Morreu em, 28 de agosto de 1645. Rostock, Pomerânia
  • 8.  Hugo Grócio definiu o direito natural como um julgamento perceptivo no qual as coisas são boas ou más por sua própria natureza. Com isso rompia com os ideais calvinistas pois Deus não mais seria a única fonte ou origem de qualidades éticas Os trabalhos em que descreve sua concepção do Direito natural são De Jure Praedae (Comentário sobre a lei do apresamento e botim) e De Jure Belli ac Pacis (Sobre a Lei de Guerra e Paz).
  • 9.  Nascimento,29 de agosto de 1632 Wrington, Somerset, Inglaterra Morte,28 de outubro de 1704 (72 anos) Essex, Inglaterra
  • 10.  Locke dizia que todos os homens, ao nascer, tinham direitos naturais - direito à vida, àliberdade e à propriedade. Para garantir esses direitos naturais, os homens haviam criado governos. Se esses governos, contudo, não respeitassem a vida, a liberdade e a propriedade, o povo tinha o direito de se revoltar contra eles.
  • 11. Hans KelsenAugusto Comte Emile Littré
  • 12.  Nascimento 11 de outubro de 1881 Praga Morte 19 de abril de 1973 (91 anos) Berkeley
  • 13.  Kelsen, por meio de uma linguagem precisa e rigidamente lógica, abstraiu do conceito do Direito a ideia de justiça, porque esta, a justiça, está sempre e invariavelmente imbricada com os valores (sempre variáveis) adotados por aquele que a invoca, não cabendo, portanto, pela imprecisão e fluidez de significado, num conceito de Direito universalmente válido. Uma de suas concepções teóricas de maior alcance prático é a ideia de ordenamento jurídico como sendo um conjunto hierarquizado de normas jurídicas estruturadas na forma de uma pirâmide abstrata.
  • 14.  Nascimento19 de Janeiro de 1798 Montpellier, França Morte5 de setembro de1857 (59 anos) Paris, França
  • 15.  A filosofia positiva de Comte nega que a explicação dos fenômenos naturais, assim como sociais, provenha de um só princípio. A visão positiva dos fatos abandona a consideração das causas dos fenômenos (Deus ou natureza) e pesquisa suas leis, vistas como relações abstratas e constantes entre fenômenos observáveis. O espírito positivo, segundo Comte, tem a ciência como investigação do real. No social e no político, o espírito positivo passaria o poder espiritual para o controle dos "filósofos positivos"
  • 16.  Nasceu 1 de fevereiro de 1801 em Paris Morreu 2 de junho de 1881 em Paris
  • 17.  Mais fiel discípulo de Augusto Comte (1798-1857) Na primeira acepção, dá-se este nome ao sistema de idéias filosóficas fundado pelo francês Augusto Comte (1789-1857) . De acordo com Littré na segunda, serve ele para designar um movimento bastante mais vasto, dentro do qual cabem numerosas escolas e tendências do século XIX, dentro e fora da França, em matéria de filosofia, de métodos científicos, de psicologia, de sociologia, de história, de direito e de política. Nenhum setor dos conhecimentos humanos ficou isento da sua influência. O positivismo foi definido por Littré como uma atitude mental que visa a dar à filosofia o método positivo das ciências e às ciências a idéia de conjunto da filosofia.

×