Conceitos audimetria programacao_jose_araujo_4

249 views
192 views

Published on

Published in: Education
0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
249
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0
Actions
Shares
0
Downloads
2
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Conceitos audimetria programacao_jose_araujo_4

  1. 1. Programação televisiva.Alguns conceitos essenciais de AudimetriaUniverso-Conjunto de indivíduos ou de lares claramente definido e passível de ser estudado nos seuscomportamentos. Corresponde a 3 045 000 lares em Portugal continental.Zapping-Migração de um número (ou percentagem) de espectadores de um canal para outro, por efeito derepulsa, de atracção ou de simples curiosidade.Alvo- Subconjunto de elementos de um dado universo cujo comportamento se pretende estudar, ou que sequer contactar/fidelizar. É definido geralmente por características socio-demográficas, de posse de bens,comportamentos, atitudes socio-culturais, etc.Amostra- Subconjunto do universo que se considera ter características e comportamentos muitosemelhantes aos do universo. A amostra, sendo representativa do universo, permite a inferência estatística:conhecendo o comportamento da amostra, é possível inferir o comportamento do universo. A composiçãopercentual da amostra por sexos, escalões etários, classes sociais, regiões de residência, profissão ouocupação, nível de instrução, estilos de vida e atitudes socioculturais deve ser idêntica ou muito próxima dacomposição do universo segundo as mesmas variáveis (condição de representatividade da amostra).Amostra útil -É o número de indivíduos inquiridos pelos audímetros cujas respostas são consideradasválidas. A dimensão da amostra útil é quase sempre inferior à amostra total ou teórica, variando de dia paradia em função, nomeadamente, de: · interrupções no fornecimento de energia eléctrica nos lares inquiridos; ·dificuldades/perturbações nas comunicações telefónicas entre audímetros e o computador central daagência de audimetria; · avaria de audímetros; utilização incorrecta do audímetro por parte de alguma daspessoas do lar inquirido.Audiência de televisão- Indivíduos que estão presentes na sala ou compartimento onde se encontra otelevisor ligado (e que se supõe darem alguma atenção ao que vêem e ouvem no receptor de TV).
  2. 2. Audiência média (rating)- Taxa média de audiência por segundo. Para o seu cálculo, cada indivíduo é ponderadorelativamente ao tempo de contacto com o programa ou suporte. Exprime-se em em percentagem do universo(ou do grupo-alvo em estudo), ou em milhares. Dá-nos a audiência provável que contacta com o canal/programaem qualquer momento do período horário (ou do programa) em estudo. Exprime-se em percentagem ou emmilhares. Abreviatura: rat% ou rat#.Audímetro- Nome genérico atribuído ao equipamento electrónico, na sua globalidade, que é instalado nos laresdo Painel, para a medição das audiências. Todos os membros do agregado familiar declaram a sua presença nocompartimento em que se encontra o televisor, através de um telecomando no qual cada botão está associado aum membro do lar. As visitas ao lar não são registadas, embora o sistema esteja tecnicamente preparado parafazer esse registo. Durante a madrugada, de modo automático através de modem, é feito o download dainformação de cada lar para o centro de processamento da Marktest Audimetria.Audimetria- Sistema de recolha electrónica de informação sobre o comportamento de um público face aotelevisor, sem intervenção de entrevistadores (e sem entrevistas pessoais, telefonicamente ou face a face,portanto sem que os membros do agregado familiar observado se apercebam), através de um dispositivoacopulado ao receptor de TV, denominado audímetro (peoplemeter) que regista momento a momento a situação(on/off/canal sintonizado) do televisor.Dia- O dia de audiências não coincide com o “dia legal” (nem com o dia solar). Tem início às 02H30 e fim àmesma hora do dia legal seguinte. Por conveniência do tratamento matemático dos dados, os tempos horáriosentre a meia-noite e as duas e meia da madrugada escrevem-se 24H00, 25H00, 26H00, 26H30 (fim do diaaudimétrico).Dona de casa- A pessoa responsável pelas compras dos bens não duradouros do lar, independentemente dosexo (atenção: há mesmo indivíduos do sexo masculino considerados e incluídos como “Donas de casa” nosrelatórios e estudos de audimetria). Existe, apenas, um(a) dona de casa por lar.GRP- Abreviatura de Gross Rating Points. Tradução: Pontos Percentuais Brutos de Contacto. Indicador usadona pré e pós-avaliação de campanhas publicitárias (ou de auto-promoção de programas) para medir a eficáciade um plano de inserções ou de um canal em contactar espectadores. Exprime-se em ratings e representa onúmero total de contactos conseguidos para cada 100 pessoas do universo (ou de um determinado alvo).
  3. 3. Técnicas de Programação•Estratégia Conservadora- Não toques naquilo que corre bem•Estratégia dinâmica- Elevado nível de risco•Insatisfação permanente do programadorFactores externos que condicionam o trabalho do programador:-Programadores rivais -as audiências somam 100-O público não é um colectivo homogéneo nem estético-Programadores nunca têm o controlo total sobre a grelha (ex: break do rival/acções inesperadas)Tipologias de Programação•Confronto Directo- ex: Praça da Alegria/Fátima Lopes,etc.Coexistência Complementar-prog port/progr.estrangeira/desporto•Programação de alternativa-manhã na 2-Infantil/notícias na 1 e nos outros canais•Colocação de Alicerces (ex: noticiários;talk-shows diários,etc)•Transferência de públicos-fixar público e captar outros•Escalonamento de idades•A tira diária-programação em strip•A tira de género-ex: 5 noites 5 filmes•A ponta de lança (ex: Escrava Isaura)•Protecção Couraçada•Suporte Central/golpes de efeito-programa forte com efeitos para diante e para trás•Duplex-ex: Morangos com açúcar-dois episódios seguidos um dos quais é repetidoConjunturas deConcorrência•Efeito pinça-dois produtos fortes em dois Canais Concorrentes- já está o público tomado•Efeito laço- aproveitar o break para ver dois canais ao mesmo tempo•Camas separadas- guerra dos sexos-futebol e telenovela•Guerra Total-fecho do mês ou do ano•Líder por acidente

×