Vitaminas
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×
 

Vitaminas

on

  • 2,116 views

 

Statistics

Views

Total Views
2,116
Slideshare-icon Views on SlideShare
2,116
Embed Views
0

Actions

Likes
3
Downloads
64
Comments
0

0 Embeds 0

No embeds

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Microsoft PowerPoint

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

    Vitaminas Vitaminas Presentation Transcript

    • As vitaminas são nutrientes importantes para onosso organismo. São de extrema importânciano processo de metabolismo de carboidratos,lipídios e proteínas. Principalmente, porqueajuda a evitar muitas doenças. Elas não são produzidas pelo organismo e,portanto, devem ser adquiridas através daingestão de alimentos (frutas, verduras, legumes,carnes etc). A falta de vitaminas pode acarretarem diversas doenças(avitaminoses). Atualmente é reconhecido que os sereshumanos necessitam de 13 vitaminas diferentes,sendo que o nosso corpo só consegue produzirvitamina D.
    • As vitaminas são classificadas conforme substânciasque as dissolvem. São lipossolúveis, solúveis em gorduras,as vitaminas A, D, K, armazenadas no fígado, e a vitaminaE, que é distribuída para todos os tecidos de gordura nocorpo. As substâncias lipossolúveis não são facilmenteexcretadas pelo organismo e tendem a se acumularprovocando intoxicação se ingeridas em excesso. Outro grupo é o das hidrossolúveis, ou solúveis emágua, como as vitaminas C e as do complexo B (1, 2, 3, 5,6, 8 e 9), que permanecem no corpo por um pequenoperíodo de tempo antes de serem excretadas pelos rins e,por essa razão, devem ser ingeridas diariamente. A B12também é hidrossolúvel, mas permanece armazenada nofígado.
    • Vitamina A: Retinol - Fundamental para a saúdedos olhos. Fortalece a membrana das células, prevenindoinfecções - Fontes: Espinafre, gema de ovo, óleo defígado de peixe, leite, manteiga, cenoura, mamão etomate. Vitamina D: Calciferol - Absorção de fósforo ecálcio. Reduz o risco de doenças renais - Fontes: Leite,atum, manteiga, óleo de fígado de peixe. Vitamina E: Tocoferol - Alivia cãibras e distensõesmusculares. Acelera a cura de lesões na pele. Éantoxidante e previne abortos - Fontes: Germe de trigo,soja, óleos vegetais, brócolis, ovos, leites e peixes. Vitamina K: Naftoquinona - Ajuda a regular osmecanismos da coagulação sanguínea. Também atuana prevenção de hemorragias - Fontes: Nabo, Iogurte,gema de ovo, brócolis, espinafre. É também sintetizadadentro do intestino por algumas bactérias.
    • Vitamina C: Ácido ascórbico - Ajuda a atenuar osefeitos da gripe e de algumas infecções. Acelera acicatrização depois de cirurgias e é antioxidante - Fontes:Frutas cítricas, brócolis, espinafre, acerola e pimentão. Vitamina B1: Tiamina - Oferece proteção aosnervos e músculos - Fontes: Pães, feijão, soja, ovos, fígado. Vitamina B2: Riboflavina - É importante para aprodução de energia no organismo. Protege os atletasdas lesões e melhora o desempenho físico - Fontes: Leite,queijo, iogurte, vegetais verdes folhosos, frutas, pão,cereais e vísceras. Vitamina B6: Piridoxina - Participa da multiplicaçãode todas as células e da produção de hemácias e dascélulas do sistema imunológico. Influencia o sistemanervoso - Fontes: Carnes, grãos integrais e levedo.
    • Vitamina B3: Niacina - Em doses normais evita apelagra, doença causada por desnutrição, queprovoca fraqueza e dificuldade de engolir alimentos -Fontes: Fígado, carne magra, pão integral, peixe,feijão, couve e cereais. Vitamina B12: Cianocobalamina - Evita a anemia eauxilia na formação e na regeneração do sangue.Acelera o crescimento - Fontes: Fígado, carne bovina esuína. é também sintetizada por bactérias no intestino.
    • Vitaminas fontes Doenças funções provocadas pela carência (avitaminoses) A Fígado, Manteiga, Problemas de Combater Leite, Gema de visão, secura da radicais livres, ovos, pele, diminuição formação dos (retinol) Sardinha,Queijos de glóbulos ossos, pele, gordurosos, Óleo vermelhos, funções da retina de fígado de formação de bacalhau, cálculos renais Abacate, Acelga, Caju D Atum fresco, Raquitismo e Regulação do Sardinha fresca, osteoporose cálcio do sangue Sardinha e dos ossos(calciferol) enlatada, Cogumelos, Leite, Gema de ovo, iogurte E Verduras, azeite e Dificuldades Atua como vegetais visuais e agente alterações antioxidante(tocoferol) neurológicas Fígado e verduras Deficiência na Atua na
    • B1 Cereais, carnes, beribéri atua no verduras, levedo metabolismo de cerveja energético dos tiamina açúcares B2 Leites, carnes, inflamações na atua no verduras língua, anemias, metabolismo de seborréia enzimas, proteçãoriboflavina no sistema nervoso. B5 Fígado, metabolismo cogumelos, milho, fadigas, cãibras de proteínas, abacate, ovos, gorduras e Ácido leite, vegetais musculares, insônia açúcarespantotênico B6 Carnes, frutas, crescimento, verduras e cereais proteção celular, seborréia, anemia, metabolismo de piridoxina distúrbios de gorduras e crescimento proteínas, produção de hormônios B12 Fígado, carnes formação de hemácias e anemia perniciosa multiplicaçãocobalamina
    • C Laranja, limão, escorbuto atua no abacaxi, kiwi, fortalecimento de acerola, morango, sistemaascórbico brócolis, melão, imunológico, manga combate radicais livres e aumenta a absorção do ferro pelo intestino. B7 noz, amêndoa, castanha, lêvedo de eczemas, exaustão, dores musculares, metabolismo cerveja, leite, gema de de gorduras, dermatite biotina ovo, arroz integral metabolismo dos anemia B9 cogumelos, hortaliças megaloblástica, verdes doenças do tubo aminoácidos, formação dasácido fólico hemácias e tecidos neural nervosos manutenção da pele, B3 ervilha, amendoim, fava, peixe, feijão, insônia, dor de cabeça, dermatite, proteção do fígado, regula a taxa de niacina fígado diarréia, depressão colesterol no sangue
    •  Pesquisas recentes demonstraram que a ingestão em excesso de betacaroteno e de vitamina A por mulheres lactantes portadoras de HIV aumenta a carga viral no leite. O tabagismo associado a altas doses de betacaroteno também parece aumentar o risco de câncer de pulmão. O excesso da vitamina A pode envenenar o organismo e causar doenças e má formação de nascença. As células cancerosas são as nossas próprias células que dispararam a crescer e a se multiplicar. Portanto, necessitam de nutrientes mais do que qualquer outra célula do corpo. Por essa razão, as vitaminas – em especial o ácido fólico (B9), indispensável para a divisão celular – podem contribuir para a propagação do câncer. Em pessoas livres dessa doença, as vitaminas têm grande poder de proteção contra esse mal.
    •  Pessoas que se alimentam principalmente de carboidratos processados (arroz beneficiado, farinha de trigo e açúcar brancos) estão sob o risco de deficiência da vitamina B1. O arroz e os grãos de trigo polidos, assim como o açúcar branqueado, têm todas as vitaminas removidas no processamento. O ácido pantotênico (B5) pode ser perdido no cozimento dos alimentos (assados e fervuras), bem como em alimentos regados a vinagre, bicarbonato de sódio e enlatados. A vitamina B12 também é perdida na fermentação para produção de iogurtes e no leite fervido.
    • ALUNOS:nº: Adryan fernandes 01 Arthur felipe 07 Isabela gomes 16 Isac cleidermam 17 Jainy kamila 18 Jerssier frança 20