trabalho de aise
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×
 

trabalho de aise

on

  • 1,413 views

uhuhhhhh

uhuhhhhh

Statistics

Views

Total Views
1,413
Views on SlideShare
1,413
Embed Views
0

Actions

Likes
0
Downloads
46
Comments
0

0 Embeds 0

No embeds

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Microsoft PowerPoint

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

trabalho de aise trabalho de aise Presentation Transcript

  • Adriana SaloioLeonardo HenriquesMiguel Carvalho
  • História do Windows Server Ao longo dos anos a Microsoft tem desenvolvido diversos sistemas operativos tanto para postos de trabalho como para servidores.
  • Sistemas operativos paraservidores desenvolvidos pela Microsoft Antes de começar a explicar a instalação do Windows Server 2003, vamos dar a conhecer a origem da tecnologia NT para uma melhor compreensão da evolução dos sistemas operativos servidores da Microsoft.
  • Início do projeto Windows NT Em 1988, a Microsoft formou um novo sistema operativo a 32 Bit para o mercado empresarial, designado por o Windows NT, deixando de parte as limitações existentes no MS-DOS, que trabalha a 16 Bit.
  • … O novo sistema operativo tem que incorporar tecnologias modernas, trabalhar com sistemas cliente - servidor, suportar, multiprocessamento, multiutilizador e incorporar sistemas de segurança, multitarefa preemptiva e multithreading.
  • 2 – Instalação e configuração do Windows Server
  • Planeamento da Instalação http://prezi.com/z83_nehbpsqy/planeamento/ Ficheiros de Instalação •Os ficheiros de instalação encontram-se na directoria i386 do CD-ROM do Windows Server 2003, tal como acontece com o Windows 2000 Server e com o Windows NT Server.
  • Sistema operativo MS-DOS Para fazer uma instalação a partir de um computador já com um sistema operativo instalado, como o Windows 9x, o Windows NT, o Windows 2000 ou o Windows XP, deve-se correr o programa WINNT32.EXE, que se encontra na directoria (Folder) o386. Mas caso o sistema operativo seja o MS-DOS, deve-se correr o WINNT.EXE que está localizado na mesma directoria. Caso seja feito um arranque por CD-ROM é necessário escolher o executável de arranque, pois a configuração será lançada automaticamente. Mas se a intenção é fazer uma actualização (upgrade), então convém saber de uma actualização de um sistema operativo Windows para o Windows Server 2003 só é possível a partir do Windows NT 4.0 Server ou o Windows 2000 Server e, para tal, deve-se correr o programa WINNT32.EXE, que se encontra na directoria (Folder) i386.
  • Papel dos Servidores É necessário dedicar algum cuidado no que concerne ao papel dos servidores, devido às diferenças existentes entre o Windows Server 2003 e o Windows 2000 Server relativamente ao Windows NT Server. Controladores de Domínio: Uma rede do tipo domínio precisa de pelo menos uma servidor. Qualquer rede que não tenha no mínimo, um domínio DC será um grupo de trabalho ou workgroup. Após a instalação do sistema operativo, um servidor pode ser convertido em Domain Controller. Um DC também é responsável pelo controlo de segurança dentro de um domínio e procede à autenticação dos utilizadores em rede.
  • Domínios, Árvores e Florestas Um domínio existe a partir do momento em que se instale o primeiro DC ao domínio. Árvore é um conjunto de domínios colocados de forma hierárquica, a partir de um domínio de raiz. Floresta é um sistema de vários domínios que partilham recursos.
  • Tipos de Licença Licença per server – Além da licença de utilização do sistema operativo que cada computador – cliente tem de ter, é necessária outra licença de acesso cliente para aceder ao servidor. Licença per seat – Este tipo de licença difere da anterior pelo motivo de cada ligação cliente – servidor requerer uma licença. Este tipo de licença é necessário por computador - cliente e não por utilizador.
  • 2.2 - Partições Uma partição de um disco é uma forma de dividir o disco de modo que em cada secção funcione uma unidade separada. Ao criar partições num disco, está- se a dividir o disco em uma ou mais áreas.
  •  Fat 32 – Sistema de ficheiros que apareceu com a segunda versão do Windows 95, é uma evolução do fat16, usado pela família Windows 9x, Windows 200x, Windows XP e Linux. É utilizado em discos de maiores dimensões. Fat ou Fat 16 – Sistemas de ficheiros mais antigos no Windows 3.x e no 95. É bom para discos pequenos. Conversão para NTFS – Caso se inicie uma instalação do Windows 2000 ou Server 2003 num computador que já conta com discos particionados em formato NTFS.
  • Partições Boot e System Há dois grandes grupos de ficheiros de sistemas, que são o system files – ficheiros de SO instalados no diretório windows, no caso do Windows Server 2003, e no diretório wint, no caso do Windows 2000 Server e NT Server – e o boot files – ficheiros usados para arranque, com menus para seleção de SO a usar.
  • 2.3 – Hardware Os requisitos de hardware para a instalação do Windows Server 2003 ou Windows 2000 Server dependem das versões utilizados e podem ser divididas em: Requisitos Mínimos; Requisitos Recomendados; Requisitos Máximos.
  • HCL Verifica se todo o hardware a instalar está na HCL (Hardware Compatibility List) – Lista em que a Microsoft coloca todo o hardware que é reconhecido como suportando Windows Server 2003. Esta lista é fornecida com o produto em manual próprio e também se encontra em CD-ROM.
  • Arquitetura do disco Aconselham-se discos SCSI e respetivas controladoras, Ultra Wide, de preferência, de modo a garantir um bom desempenho do computador – servidor.
  • Mirrors (Espelhos) Um espelho de um disco ou partição, mais não é do que uma duplicação do disco e partição, em que o segundo disco é cópia fiel do primeiro. Caso um dos discos avarie, o outro continua a trabalhar.
  • 2.4 - Software O coração de um computador é o seu sistema operativo. O software que controla o hardware. O sistema operativo opera o computador, é ele que carrega a memória do computador.
  • Drivers da Controladora de Disco Os drivers para as mais importantes controladoras de disco encontram-se no software de configuração.
  • Cache de Disco O sistema intitulado Cache Disco deve ser ativado no caso de se pretender fazer uma instalação a partir do DOS ou do Windows 3.1, antes mesmo de instalar a instalação, para aumentar a velocidade dos ficheiros.
  • Serviços a Instalar Os servidores disponibilizados pelo SO Windows Server 2003 ou pelo Windows 2000 Server são software com várias funções e muitas tarefas úteis e específicas.
  • Software Aplicacional Software aplicacional são todas as aplicações que terão de ser reinstaladas após a instalação do Windows Server 2003 e do Windows 2000 Server.
  • Executáveis de Instalação Pode iniciar-se a instalação do Windows Server 2003 e do Windows 2000 Server por meio de um dos seguintes comandos: Winnt.exe; Winnt32.exe.
  • 2.5 – Processo de Instalação Modos de Arranque: A partir do CD-ROM; A partir do CD-ROM, sobre o Windows 9x/NT/2000 Profissional/XP; Com disquete e depois a partir do CD-ROM; A partir de um share na rede; A partir de uma cópia residente no disco.
  • Tipos de Instalação Instalar um novo sistema operativo, fazer a instalação num servidor que nada tem instalado. Fazer a instalação num computador que já tenha um sistema operativo Microsoft instalado. Fazer a instalação a partir de uma atualização.