Instituto Estadual CristóVãO De Mendoza
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×
 

Instituto Estadual CristóVãO De Mendoza

on

  • 8,080 views

 

Statistics

Views

Total Views
8,080
Views on SlideShare
8,074
Embed Views
6

Actions

Likes
1
Downloads
14
Comments
0

1 Embed 6

http://www.slideshare.net 6

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Microsoft PowerPoint

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

Instituto Estadual CristóVãO De Mendoza Instituto Estadual CristóVãO De Mendoza Presentation Transcript

  • Instituto Estadual Cristóvão de Mendoza
  • Histórico da Escola C om o objetivo de incentivar a juventude caxiense ao seu aperfeiçoamento intelectual e moral e para o exercício do Magistério,iniciava em 1920 uma intensa atividade para construir em nossa cidade uma Escola Complementar. Aos quinze do mês de junho de 1930, em ato solene, é instalada a Escola Complementar de Caxias do Sul. Em 1943,passa a denominar-se Escola Normal de Caxias, iniciando posteriormente, a funcionar o curso Ginasial -1º Ciclo e o Colégio Estadual -2º Ciclo. Em 1957, por decreto estadual é desanexado o Colégio Estadual da Escola Normal, constituído-se assim, o Colégio Estadual Caxias do Sul, recebe o nome de Colégio Estadual Cristóvão de Mendoza, em homenagem ao Padre Jesuíta que introduziu o gado no Rio Grande do Sul e foi martirizado em Água Azul, interior de Caxias do Sul. Em 1961, a Escola Normal e o Colégio Estadual mudam-se para o atual prédio,no Bairro Cinqüentenário e , em 1972 passam a ter uma única Direção.
  • Em 1975, por decreto estadual, as Escolas são unificadas sob a denominação de Escola Estadual de 1º e 2º Graus Cristóvão de Mendoza. Em 29 de maio de 2000 houve a alteração de designação e o nome da Escola passou a ser Instituto Estadual Cristóvão de Mendoza. Motivo de orgulho para todos os caxienses, a Banda Marcial Cristóvão de Mendoza,mas com empenho muito grande de todos para tornar-se novamente Banda Marcial.Está sob a regência do maestro Pedro Paulo Mandelli. A Escola funciona nos três turnos com aproximadamente 3.000 mil alunos e 140 professores.Oferece o Ensino Fundamental e o Ensino Médio, Curso Normal com aproveitamento de estudos.Oportuniza ainda como atividades Esportivas, entre outros projetos especiais. Atualmente a escola tem como objetivo resgatar valores, descobrir talentos e dar a essa juventude um sentido mais amplo de amor e civismo à Escola e à Pátria.Fazer com que juntos possamos lutar para que o Cristóvão continue sendo um marco Educacional e que possa muito bem representar Caxias do Sul.
  • Filosofia da Escola Educação que prepara o aluno para a vida, fornecendo-lhe os conhecimentos necessários direcionados na formação de valores morais conduta ética,indispensáveis ao convívio. Objetivos Readequar o currículo atendendo as diferenças do educando e a realidade da comunidade, Repensar as habilidades e competências resignificando os conteúdos, os quais deverão atender as necessidades dos educandos, Rever a metodologia que deve ser inovadora e reflexiva, Trabalhar o conhecimento como processo de construção pessoal e coletiva, Estimular a qualificação de professores através de reuniões de estudo, participação em cursos, seminários e palestras... Estimular a pesquisa e a criatividade,
  • Objetivos Engajar todos os segmentos da escola num trabalho participativo e de construção de ensino de boa qualidade, Priorizar boas relações interpessoais, promovendo técnicas e atividades concretas de valorização do ser humano e de respeito as diferenças individuais criando um ambiente solidário, Preservar o meio ambiente externo e interno, Equipar a escola com material necessário às novas tendências tecnológicas, pedagógicas e sociais.
  • Avaliação do desempenho escolar A escola realiza a avaliação do desempenho do aluno de forma contínua e cumulativa, baseada nos diagnósticos,no acompanhamento e na verificação do rendimento escolar. Na avaliação do desempenho, o nível dos objetivos propostos pelo professor é que determina a preponderância dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos. Os aspectos qualitativos referem-se ao nível de desempenho atingidos pelo aluno em relação aos objetivos propostos pelo professor , enquanto que os aspectos quantitativos referem-se à extensão de objetivos atingidos pelo aluno. De 1ª a 4ª séries do Ensino Fundamental os resultados da avaliação do aproveitamento escolar do aluno no processo ensino-aprendizagem são registrados, trimestralmente , através de Pareceres descritivos sendo que a expressão de resultado final ao término do ano letivo, far-se-à pelas menções (A) Aprovado ou (R) Reprovado . De 5ª a 8ª séries do Ensino Fundamental e no Ensino Médio os resultados da avaliação do aproveitamento escolar são registrados em pontos de escala de 0 (zero) a 100 (cem).
  • Avaliação do desempenho escolar A escola realiza a avaliação do desempenho do aluno de forma contínua e cumulativa, baseada nos diagnósticos,no acompanhamento e na verificação do rendimento escolar. A avaliação de 1º e 2º trimestres tem por valor máximo 30 (trinta) pontos cada e do 3 trimestre tem por valor máximo 40 (quarenta) , totalizando 100 (cem) pontos anuais. Para obter o resultado final do aproveitamento escolar, somam-se os pontos obtidos pelos alunos nos trimestres. Considera-se aprovado o aluno que, ao final do período letivos obtiver aproveitamento escolar igual ou superior a 60 (sessenta) pontos. O resultados do aproveitamento escolar são comunicados, trimestralmente, aos pais e ou responsáveis, através de documento próprio.
  • Estudos de recuperação Os estudos de recuperação propiciam ao aluno a oportunidade de superar dificuldades surgidas no decorrer do processo ensino-aprendizagem, podendo ser organizados de forma individual ou coletiva, sempre acompanhados pelo professor,devendo refletir seus resultados nas avaliações posteriores. Os estudos de recuperação acontecem paralelos ao período letivo e, se houver necessidade para os casos de baixo rendimento escolar,mediante acompanhamento do professor.
  • Controle de Freqüência A freqüência mínima exigida corresponde a 50% das atividades escolares programadas. A Escola comunica a infreqüência do aluno aos pais e/ou responsáveis e , também ao Conselho Tutelar, quando menor de idade, antes do aluno atingir o total máximo de infreqüência prevista na legislação vigente. O aluno infreqüente , amparado em legislação específica recebe um tratamento especial.
  • Direitos do aluno A)Receber educação inspirada nos princípios de solidariedade humana, capaz de torná-lo cidadão consciente e atuante na comunidade em que vive, B)Participar das atividades do Grêmio Estudantil, C)Votar e ser votado para cargos eletivos da diretoria do Grêmio Estudantil ,para representante dos alunos no Conselho Escolar, D)Votar para eleger professor conselheiro da turma,Direção da Escola,Conselho Escolar, E)Solicitar esclarecimentos, oralmente ou por escrito, sobre o resultado da avaliação, F)Estabelecer diálogo franco e aberto com a Direção e professores para possíveis esclarecimentos e enriquecimento mútuo, G)Justificar suas faltas,junto ao professor, no primeiro dia de retorno à Escola, H)Participar dos Conselhos de Classe, se necessário for, I) Participar das atividades promovidas pela Escola ou Grêmio Estudantil, J) Apresentar sugestões com relação ao aprimoramento das atividades da Escola,
  • Direitos do aluno M)Justificar suas atitudes perante o Conselho Escolar,quando convocado. Deveres do Aluno A)Respeitar e cumprir as normas regimentais da Escola, B)Freqüentar com assiduidade,pontualidade e interesse às aulas e demais atividades escolares, C)Zelar pela ordem e asseio do prédio,assim como pela conservação do mesmo e do mobiliário,do material didático e de todo o material de uso coletivo, responsabilizando-se pelos danos causados individualmente ou em grupo,indenizando a Escola dos mesmos, D)Ter bom relacionamento social,concorrendo, onde quer que esteja,pelo bom nome da Escola, E)Tratar com respeito a Direção,professores,funcionários e colegas, F)Informar aos pais e/ou responsáveis as comunicações da Escola.