Bauhaus (2)
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×
 

Bauhaus (2)

on

  • 900 views

 

Statistics

Views

Total Views
900
Views on SlideShare
891
Embed Views
9

Actions

Likes
0
Downloads
11
Comments
0

1 Embed 9

http://cga12.blogspot.pt 9

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Microsoft PowerPoint

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

Bauhaus (2) Bauhaus (2) Presentation Transcript

  • Comunicação Gráfica e Audiovisual Adriana Martins Nº1, TCMRPP, turma A
  • Índice 1 Introdução 2 Sobre a Bauhaus 3 Projeto de ensino 4 Curiosidades 5 Nomes ligados à Bauhaus 6 Conclusão
  • IntroduçãoEste trabalho é sobre a Bauhaus e apresenta informações tais como:A Staatliches-Bauhaus mais conhecida por Bauhaus, foi uma escola de design, artes plásticas e arquitetura de vanguarda que funcionou entre 1919 e 1933 na Alemanha. A Bauhaus foi a primeira escola de design do mundo, foi fundada por Walter Gropius a 25 de abril de 1919.
  • A intenção era fazer da Bauhaus uma escola de arquitetura, artesanato, e uma academia de artes, e acabou por ser a base de muitos conflitos internos e externos. A maioria dos trabalhos feitos pelos alunos nas aulas- oficina foram vendidos durante a Segunda Guerra Mundial.
  • Gropius percebeu que iria começar um novo período da história com o fim da Primeira Guerra Mundial e decidiu que dever-se-ia criar um novo estilo arquitetónico que marcasse essa nova época. Foi diretor da escola de 1919 a 1928, sendo sucedido por Hannes Meyer e Ludwig Mies van der Rohe.
  • A Bauhaus era subsidiada pela República de Weimar. Depois de uma mudança nos quadros do governo, em 1925 a escola mudou-se para Dessau, cujo governo municipal naquele momento era de esquerda. Uma nova mudança ocorre em 1932, para Berlim, devido à perseguição do recém-implantado governo nazista.
  • Após uma série de perseguições por parte do governo hitleriano, a Bauhaus é fechada em 1933, também por ordem do governo. A escola foi considerada uma frente comunista, especialmente porque muitos artistas russos trabalhavam ou estudavam lá.
  • A Bauhaus teve um impacto fundamental no desenvolvimento das artes e da arquitetura do ocidente europeu, dos Estados Unidos e Israel - para onde se encaminharam muitos artistas exilados pelo regime nazista. A Cidade Branca de Tel Aviv, em Israel, que contém um dos maiores espólios de arquitetura Bauhaus em todo o Mundo, foi classificada como Património Mundial em 2003.
  • A escola Bauhaus também influenciou a América do Sul, tendo como seu principal representante o arquiteto Oscar Niemeyer. A capital brasileira, foi projetada há 52 anos sob as tendências modernas e funcionalistas inauguradas pelo bauhasianismo. Tanto os edifícios residenciais como as construções públicas, são exemplos desta arte.
  • Apesar da escola ter passado por diversas alterações de ensino à medida que a direção da escola evoluía, a Bauhaus, de uma forma geral, acreditava que os seus próprios métodos de ensino deveriam estar relacionados às suas propostas de mudanças nas artes e no design. Um dos objetivos principais da Bauhaus era unir as artes, produzir artesanato e tecnologia. Com lugar de destaque estava a produção industrial e o desenho de produtos.
  • O Vorkurs era umcurso preparatório, e exigido a todos os aluno. Não se ensinava história na Bauhaus durante os primeiros anos de aprendizagem, porque acreditava- se que tudo deveria ser criado por princípios racionais. Só passado três ou quatro anos de estudo o aluno começava a ter aulas de história, pois assim não iria influenciar as suas criações.
  • Atualmente a Bauhaus de Weimar é uma das melhores universidades na Alemanha, estudando sobretudo o ramo da arquitetura, mas também o ensino ligado às artes, de onde se destaca o design, média, música, entre outros. O ensino da Bauhaus baseia-se muito na experimentação da prática de ideias e na realização de seminários e workshops.
  • Alguns dos artistas e professores da Bauhaus: Walter Gropius Anni Albers Josef Albers Mies Van Der Rohe Marcel Breuer Lyonel Feininger Johannes Itten
  •  Wassily Kandinsky Paul Klee Gerhard Marks László Moholy-Nagy George Muche Hinnerk Scheper Oskar Schlemmer
  •  JoostSchmidt Lothar Schreyer Gunda Stölzl Marianne Brandt Dietmar Starke Omar Akbar
  • Com este trabalho aprendi que a Bauhaus teveum papel importante. Fiquei a saber ainda queexiste na Alemanha.